O Céu de Pedra

O Céu de Pedra N. K. Jemisin

Resenhas - O Céu de Pedra

Valner.Wasilewski 26/07/2023

ABSURDO
N. K. Jemisin é simplesmente ABSURDA e MARAVILHOSA e INCRÍVEL e SENSACIONAL.
Me faltam adjetivos para descrever o quão incrível foi essa trilogia. Chorei amargo com o fim da história, com o final do livro, mas muito feliz por essa incrível história fazer parte da minha vida. Ao longo da nossa trajetória sempre temos livros que nos marcam, não é? Esse é um deles. Queria ter lido antes, queria ter espalhado a palavra de N. K. Jemisin a todas as pessoas antes. E esse será meu papel agora.

Sobre o final da história: Jemisin encerra a história de forma magistral e amarga, num cenário que a esperança existirá embora possamos passar por por problemas. Não nego a motivação da Nassun, mas... Na verdade, até concordei com ela em alguns pontos haha
Acho que o mais incrível da Jemisin nessa história é os POV, construindo as ideias e você vai vendo as citações no POV de outros personagens e vai conectando-os, é simplesmente incrível.

Lua 28/03/2022

Encerrou muito bem
Esse foi o menos preferido da série, algumas pontas ficaram soltas durante a história e não tenho certeza se gostei tanto do final, mas sendo bem sincera lá pelo meio do livro já estava tendo uma mínima ideia de como iria terminar. Porém isso não diminui a fascinação com a escrita dessa mulher, que autora FODA! A construção de mundo dela foi tão perfeita, essa mistura de fantasia com ficção científica me deixou fascinada.
A trilogia da terra partida se tornou uma das minhas "séries" preferidas de livros.

marina510 04/04/2022

promete e entrega
esse foi o meu menos preferido da trilogia, me perdi em vários pontos, confusa entre os interlocutores e com o momento que estava sendo narrado. mesmo assim, o livro consegue entregar o melhor fechamento pra essa história. faz muito sentido e casa com o rumo que as coisas já estavam tomando, com o perfil de cada personagem. então, as expectativas não importam muito, ao finalizar senti que estava contemplada e queria reler vários dos momentos que marquei. a terra partida é uma das obras mais importantes que já li, merece todo o reconhecimento, aclamação popular e os prêmios que recebeu. por mais livros que se impliquem, que saibam seu compromisso com o leitor e com o público que ele pode alcançar em um mundo tão carente de representatividade e de discussões significativas.

Lais Souza 10/06/2021

Finalmente terminei a trilogia, é um misto de sensações, apesar de ser uma escrita difícil, essa foi uma história que eu gostei muito de ter lido, todas as perguntas são respondidas aqui, o final foi de partir o coração, mas ao mesmo tempo muito bonito e coerente, foi difícil aceitar as escolhas da Nassun, mas deu pra entender, afinal foram as as emoções conturbadas de uma criança que sofreu bastante, que a guiaram durante toda sua jornada. Acho que ainda vou ficar mais um tempo pensando nessa história e admirando a genialidade dessa autora.

Tha 10/04/2022

Ela é tão filha da mãe dela.
Que experiência boa essa trilogia fazia muito tempo que não ficava tão animada de ficar ansiosa e não querer parar de ler, o único problema que tive com a trilogia talvez porque não estar tão acostumada a ler ficção científica as partes que era mais nessa pegada eu ficava muito perdida, mas depois ia fazendo sentido, por isso não foi uma trilogia 5 estrelas, mas de resto foi incrível. É uma história com muitas explicações não tem ação ou plot acontecendo a todo momento acredito que por isso os personagens e os laços são bem construídos, escrita maravilhosa e fluida assim como nos outros dois.
Os paralelos com a história são tão bons, que algumas partes chega até doer o coração, com certeza uma história que ensina a gente olhar pra algumas coisas na vida com novos olhos.
A primeira parte não acontece muita coisa, mas na segunda parte vai desenrolando mais.
Essun é o amor da minha vida, mesmo com todas as falhas, os capítulos dela são tão profundos e íntimos, foi um pouco massante os capítulos do Hoa, e apesar de eu entender a Nassun em alguns aspectos tava ficando com raiva, e a motivação dela no final. Já imaginei mais ou menos como seria o final, mas mesmo assim chorei e foi emocionante.

Diego 26/12/2022

Um final digno para essa trilogia fantástica. Fantasia com crítica social, que nos faz pensar, refletir...
Recomendo fortemente essa leitura

Breno 19/11/2021

Uma baita trilogia
Se encerra está ótima trilogia, mas com o livro "menos bom" dos três.

Uma trilogia bem diferente, com uma escrita que as vezes é confusa mas muito intrigante e com excelentes personagens.

Gostei muito da história, ela tem várias camadas que autora sabe trabalhar muito bem e dar a devida atenção pra elas. Tanto a camada mais "simples" da relação da mãe e filha até a parte mais grandiosa sobre o fim do mundo são muito interessantes.

O mundo é bem criativo e muito bem desenvolvido. Tudo nesse livro se pode fazer uma paralelo com o nosso, desde a parte ambiental até a parte cultural e os preconceitos.

Algumas partes nesse livro não me agradaram muito, sendo um pouco confusas. Mas no geral foi uma ótima experiência.

Wesley 24/04/2022

Uma conclusão digna
A Terra Partida é uma trilogia de fantasia e ficção científica absolutamente brilhante, única dentro do gênero. É inquestionável a importância de toda a gama de assuntos que NKJ aborda ao longo dos três livros: maternidade, amor, opressão, racismo, comportamento de sociedade. Que história completa, complexa, emocionante!

Como finalização, é mais um acerto, apesar de ter achado o livro mais lento de toda a trilogia. A primeira metade leva bastante tempo pra engatar a narrativa de fato. A segunda metade ainda sofre um pouco disso até começar a encaminhar as coisas que eram prometidas desde o início. Muitas coisas surpreendentes, Hoa um personagem brilhante e Essun uma protagonista que nós como leitores vamos amando mais e mais, com seus erros e acertos ao longo dos três livros. Já Nassun... Não sei se é exagero recorrer à suspensão de descrença pela trajetória da personagem desde o segundo livro, mas na falta da certeza, é o que temos. Se eu tivesse que apontar uma falha dentro de toda a trilogia, seria o seu desenvolvimento conveniente e que soa forçado em alguns momentos. Fora isso, que finalização!

A Terra Partida é aquela obra que chamamos de fundamental e obrigatória. Fascinante, brilhante, inovadora, revolucionária e emocionante. Leiam, só leiam!

Vitu Nasuca 20/08/2021

Muitas pessoas por aqui podem, e fizeram, resenhas com muito mais propriedade sobre essa obra, e tudo que ela representa, em vários significados que essa palavra "representa" significa, então é só procura que as resenhas dessas pessoas para mais detalhes (eu indico as do Alec do um bookaholic)

Eu só queria deixa o comentário que essa é umas das leituras mais incríveis e fantásticas que eu já tive o oportunidade de ler, a forma como a Jemisin escreve, apresenta e conta as histórias é simplesmente impressionante, apaixonante e de tira o folego, meus favorito da vida.

Monica Sobrinho 30/07/2022

Esse livro final foi intenso. A autora conseguiu me prender do início ao fim. Fiquei ansiosa para saber como a série iria terminar e foi surpreendente.

Pedro Henrique 11/06/2021

Épico!
Que conclusão incrível de saga, minha gente! digna de apreciação coletiva hahaha. Nesse último volume, temos muitas respostas referente ao passado desse mundo onde se passa essa história, sobre civilizações que foram exploradoras e por último e não menos importante, o sentimentalismo do ser, seja ele humano ou não. Confesso que me emocionei muito com certas decisões que a autora resolveu optar por seguir, caminhos que nem sempre vão nos levar ao final feliz, mas sim ao que a história sempre se propôs a tratar, o verdadeiro instinto da humanidade. Essa história ainda vai ficar batucando na minha cabeça por um bom tempo, foi uma jornada muito querida e que espero guarda-lá sempre comigo.

Thais B 25/04/2021

A trilogia toda é muito bem construída do início ao fim e o livro três fecha de forma muito satisfatória.
O estilo de narrativa é uma das coisas mais geniais na escrita de Jemisin. O modo como o narrador dialoga com a história e com o leitor é estimulante, o arco interno dentro de cada capítulo é trabalhado de um jeito que poucos escritores conseguem fazer e a quebra ocasional da escrita em prosa tradicional é um extra que só reforça o estilo próprio da escritora.
Os personagens são igualmente bem trabalhados, cada um com sua história e personalidade, moldados de acordo com suas vivências nesse mundo brutal.
Gosto de como a história reinventa todo um gênero sem precisar se apoiar em clichês e em reproduções de elementos comuns. Tudo é muito único. Jemisin virou uma das autoras favoritas da vida.

kk3thess 11/09/2020

Ser oprimido por uma sociedade que não lhe vê como nada além de uma ferramenta e crescer escutando que você é menos do que um ser humano. Saber que a morte, o fim é inevitável, mas não permitir que isso faça com que você desista da vida. Experimentar tanta dor, mortes e sofrimentos e ser capaz de seguir em frente.

No fim, a trilogia da Terra Partida não é sobre obeliscos, orogenia, magia, estações e tudo isso. Essa é apenas a superfície. Como O Céu de Pedra deixa claro, essa história é sobre persistir, insistir, não desistir e sempre tentar, mesmo quando tudo lhe diz para fazer o oposto. Um encerramento lindo e trágico para uma trilogia que já é um marco do gênero.

Angelita 13/07/2022

Associação de proteção aos comedores de pedra (e Essun)
"Quando dizemos que 'o mundo acabou', lembre-se: normalmente é mentira. O planeta está bem."

Após compreendermos e o portão do obelisco o que aconteceu para que a quietude passasse por estações tão violentas, acompanhamos no terceiro livro da trilogia da terra partida os esforços de Essun e Nassun para recuperarem a filha perdida do pai terra, a lua.
Porém Essun está muito longe de Nassun, e a mais jovem descobre em si o poder de domar os obeliscos e abrir o portão do obelisco, mas não para dar uma chance para a humanidade se reestruturar, mas para destruir tudo de vez.
Acompanhamos a saga de Essun em tentar de alguma forma recuperar a humanidade de sua filha e nesta obra podemos ter mais vislumbres sobre as criaturas exóticas e que preenchem o imaginário das pessoas da Quietude, os comedores de pedra. Quem são? De onde surgiram?
Devo dizer que se eu já tinha ficado interessada pela história da quietude e dos Orogenes antes, em céu de pedra temos a origem de tudo e é encantador poder ver o que desencadeou as estações, em como os comedores de pedra se tornaram o que se tornaram. O ritmo final da obra é uma explosão e paz após a tempestade. Tal qual sua inspiração Octavia Butler, N. K. Jemisin entrega uma finalização que é aberta à interpretação, podendo ser agridoce para quem esperava final feliz de uma obra de ficção distópica, mas entregando tudo e muito mais para enriquecer o mundo da literatura.