O Céu de Pedra

O Céu de Pedra N. K. Jemisin

Resenhas - O Céu de Pedra

Nathy 05/06/2022

O último livro e o fechamento mais que incrível que essa trilogia merecia!

A Lua está chegando e nos encaminhando pra salvação ou a total destruição de Quietude. Mãe de um lado, filha do outro. Essun e Nassun em lugares opostos, mas convergindo para um ponto em comum, só não com os mesmos objetivos. Enquanto Hoa nos leva pelo presente, nos conta também a história do seu passado, dos comedores de pedra e da civilização que existia ali antes.

Desde o começo, já dá pra perceber que ele é um pouco mais lento do que os outros dois da trilogia. Mas o desenvolvimento da história vai se dando de um jeito que você não sabe muito bem como vai acabar, só sabe que pode ou dar muito ruim ou dar MUITO ruim.

As personagens também ganham uma carga maior de responsabilidades, então vemos o crescimento e as escolhas que vão as levando. É uma história sobre jornada e caminhos, com grande emoções e grandes mudanças internas.

Nesse último livro, temos todas as pontas amarradas, tudo explicado e nada deixado de lado. Tudo tem sua finalização ou explicação e você não vai terminar a leitura com a sensação de algo deixado em aberto.

Foi um livro que eu demorei de mais pra ler por medo do fim. (???) Eu não queria que acabasse já que essa trilogia se tornou um xodózinho no meu coração!

O mundo criado pela autora é simplesmente espetacular, com seus seres e seus problemas tão perto dos nossos.
Essas críticas são cirúrgicas e super mascaradas dentro da história, fazendo a gente pensar sobre.

N. K. Jemisin é uma escritora mais que fantástica e que deveria ser lida por TODO MUNDO! Leiam N. K. Jemisin!!

Karol 29/11/2020

A trilogia da Terra Quebrada foi uma das histórias mais incríveis que já li. Não é à toa que os TRÊS LIVROS venceram o Hugo Awards como livro do ano.

Impossível não se emocionar com a história dos orogenes e perceber a crítica a uma sociedade que oprime, mata e causa genocídio a um povo com o propósito de manter um lugar de poder, uma estrutura social.

Mulheres incríveis em uma história muito bem construída, com personagens profundos e um universo repleto de detalhes. N.K. Jemisin é com certeza uma das minhas novas autoras favoritas.

Oziryon 21/01/2023

A melhor ficção
Essa trilogia me pegou em diversos pontos: as habilidades, o mundo, a organização das cidades, os preconceitos claramente baseados nos preconceito do nosso mundo, a relação entre os personagens, os proprios personagens e suas caracteristas próprias, tudo nesses livros é impecável.
Com toda certeza foi e é serie de ficção/ fantasia mais bem escrita que ja li, a complexidade inicial foi uma certa dificuldade, mas no 2° e 3° livro fica muito mais simples de entender.
De longe o que eu mais gostei nessa historia é os misterios e segredos, principalmente da forma que eles foram apresentados e explicados, na qual voce mesmo tem que ler e tirar suas próprias conclusões, 90% delea sao explicados, mas no fim ainda fica alguns pontos meio abertos e isso para mim é perfeito.
Super recomendo a leitura.

"Eu a tranformei em mim. Que a Terra nos coma, eu a tranformei em mim."

Luuh_hs 28/11/2021

Sem defeitos
É com muita dor no coração que termino esta que não é apenas uma das minhas melhores leituras do ano; mas uma trilogia que é uma das melhores leituras da minha vida! Obrigada N. K. Jemisin por me proporcionar essa jornada incrível!

marina510 04/04/2022

promete e entrega
esse foi o meu menos preferido da trilogia, me perdi em vários pontos, confusa entre os interlocutores e com o momento que estava sendo narrado. mesmo assim, o livro consegue entregar o melhor fechamento pra essa história. faz muito sentido e casa com o rumo que as coisas já estavam tomando, com o perfil de cada personagem. então, as expectativas não importam muito, ao finalizar senti que estava contemplada e queria reler vários dos momentos que marquei. a terra partida é uma das obras mais importantes que já li, merece todo o reconhecimento, aclamação popular e os prêmios que recebeu. por mais livros que se impliquem, que saibam seu compromisso com o leitor e com o público que ele pode alcançar em um mundo tão carente de representatividade e de discussões significativas.

Michelle 15/03/2022

Ai gente, é tanta coisa que não sei nem o que dizer. É uma história fantástica em muitos níveis diferentes (mas difícil de entender as vezes, risos)

Ju 04/05/2022

Enfim o fim, ou apenas o começo?
Como é o terceiro livro da trilogia, vou me atentar as minhas percepções e sentimentos durante a leitura para não dar spoiler.

Gosto muito de fantasia principalmente se tiver romance no meio, mas ficção científica é algo novo para mim.
Demorei quase 1 mês para ler apenas esse livro, sem leituras em paralelo, apenas ele mesmo, imagino que seja por essa não familiaridade com a ficção científica. Mas apesar disso eu gostei muito da história. (*se você gosta de fantasia e ficção-científica esse livro é para você!).

Gostei da escrita e da forma que a autora constrói a narrativa, da forma com que ela vai deixando as explicações no meio da história e vamos conectando as coisas enquanto vamos lendo os livros.

O final foi lindo. Uma obra de arte.

Como minha zona de conforto ser os romances e por não ter me trago a sensação de favorito (para mim o livro 5estrelas e favorito tem que me gerar sensações especiais, esse livro não me trouxe essas sensações, por isso não foi um 5 estrelas).

Matheus1028 16/12/2022

Adeus Essun
Nunca é fácil se despedir de personagens que passaram dias com você, de um mundo do qual você conheceu cada detalhe, cada história, de cada momento que você presenciou como expectador. Não é fácil. Ainda mais quando a saga se tornou uma das suas favoritas...

Estava muito ansioso pela conclusão dessa trilogia e não fiquei nem um pouco decepcionado. Tudo foi explicado direitinho, ao meu ver não ficou nenhuma ponta solta. Foi muito legal saber como realmente tudo se originou, a origem dos comedores de pedra, como o mundo acabou e começou mais uma vez. A conexão entre os comedores de pedra e as pessoas que eles "escolhem como protegidos.".

Em alguns momentos a construção do mundo, o modo como foi narrado, se mostrou cansativo e até difícil de entender, por isso não vou dar 5 estrelas (e porque na minha opinião esse volume não se equipara ao primeiro da saga). Mas fora isso, é tudo muito bem construído, os personagens continuam cativantes, a história, o enredo.. E aquele final.. Aquele final foi simplesmente fantástico, li a última frase do livro emocionado!

Deixarão saudades. Até mais Quietude...

Lua 28/03/2022

Encerrou muito bem
Esse foi o menos preferido da série, algumas pontas ficaram soltas durante a história e não tenho certeza se gostei tanto do final, mas sendo bem sincera lá pelo meio do livro já estava tendo uma mínima ideia de como iria terminar. Porém isso não diminui a fascinação com a escrita dessa mulher, que autora FODA! A construção de mundo dela foi tão perfeita, essa mistura de fantasia com ficção científica me deixou fascinada.
A trilogia da terra partida se tornou uma das minhas "séries" preferidas de livros.

Carol.Camargo 10/04/2022

Ótimo
A autora aborda tantas coisas importantes nesta trilogia, não tem como ler e não se impactar. Eu gostei bastante de como foi finalizada a história, porém acho que não consegui captar todos os detalhes. Recomendo muito.

alice 23/02/2021

Um final grandioso.
Com certeza a trilogia A Terra Partida entrou para a minha lista de favoritos da vida, sempre fico com medo de ler finalizações de sagas mas N. K. Jemisin fez um final incrível, todas as revelações nesse livro se encaixam de uma maneira perfeita e as discussões abordadas são tão atuais que dão medo.

Um livro com representatividade e mulheres fortes. Um mundo quase destruído e cheio de raiva e desejo de vingança, onde os vilões somos nós mesmos.

Essun e Nassun foram personagens que odiei em alguns momentos mas amei intensamente na maioria deles, no final meu amor e admiração por elas cresceu mais ainda. As duas tão parecidas, o mundo tirou tanto delas e mesmo assim decidiram lutar por ele. Hoa é tão precioso, ele foi de longe meu personagem favorito dos três livros, junto com Alabaster.

Aqui o mundo acaba pela última vez.

Lais Souza 10/06/2021

Finalmente terminei a trilogia, é um misto de sensações, apesar de ser uma escrita difícil, essa foi uma história que eu gostei muito de ter lido, todas as perguntas são respondidas aqui, o final foi de partir o coração, mas ao mesmo tempo muito bonito e coerente, foi difícil aceitar as escolhas da Nassun, mas deu pra entender, afinal foram as as emoções conturbadas de uma criança que sofreu bastante, que a guiaram durante toda sua jornada. Acho que ainda vou ficar mais um tempo pensando nessa história e admirando a genialidade dessa autora.

Alyson.Fagner 04/03/2021

trilogia I M P E C Á V E L
maravilhosa! bem construída! dramática... e cruel.

chega o fim dessa trilogia. e o final foi de arrancar lágrimas e suspiros. eu já sabia o que aconteceria (estava bem explícito), mas lá a autora conseguiu fazer isso ser mais doloroso ainda...

essa não é uma história feliz. é sobre sobrevivência e lados.

e eu recomendo com TODAS AS MINHAS FORÇAS. porque ela é maravilhosa, espetacular, esplêndida!