O Céu de Pedra

O Céu de Pedra N. K. Jemisin

Resenhas - O Céu de Pedra

Raquel.Euphrasio 31/07/2021

Esse com toda certeza é o mais lento dos três, mas isso não mudou em nada o meu sentimento por essa história, que me arrebatou e me estapeou a cada nova passagem. A autora usa da historias dos personagens incríveis para nos mostrar a nossa realidade, só leiam!

Yanna Paula 07/04/2021

Admirável...
Esse livro fez nascer a minha admiração pela N K Jemisin e me fez notar todo o poder que ela tem com as suas palavras. Essa trilogia tem um apelo social gigante e eu admiro a forma como a autora conseguiu retratar essa discriminação quanto aos orogenes e todo o impacto psicológico da vivência em um mundo que necessita desse povo, mas ao mesmo tempo oprime e rejeita toda a sua importância.

Eu adoro a forma como a autora escreve, é uma leitura fluida e a Essun é o que eu mais amo nesse livro. Ela é uma personagem muito bem desenvolvida em que, com toda a maestria da autora, nós conseguimos notar todas as marcas que a vida deixou nela e todo o percurso que ela faz durante a história é muito interessante. Por outro lado, a sua filha Nassun não me conquistou e foi impossível me conectar a ela o que tornou a leitura dos seus capítulos um pouco mais arrastada e me fez pensar em desistir do livro em alguns momentos.

Outro aspecto que me fez dar as 4 estrelas foi o excesso de explicações sobre o funcionamento das coisas que passou dos limites. Não é perfeito, mas admirável.

É uma trilogia muito boa e acho que todos devem dar uma chance.

Jorge Lavagnoli 07/04/2021

Decepção total
Na procura de uma nova série de ficção me deparei com esta e não tive dúvida, vencedora do Hugo Awards, crítica positiva, leitores satisfeitos... Não tinha como dar errado.
Me enganei.
Até agora não entendi toda a hype criada em cima desta série, tirando a virada da junção das 3 personagens no primeiro livro, não há nada de bom. Enredo fraco e superficial, nenhuma grande revelação, não há ganchos, descrições monótonas, diálogos rasos, enfim, uma série de, literalmente, dar sono.

Se vc está procurando uma série para começar, fuja desta, procure as séries da Licia Troisi e Brandon Sanderson que não tem erro.

Fernando 12/12/2020

Enfim o fim!
O terceiro livro da trilogia conseguiu não ser tão ruim quanto o segundo, pois desenvolveu melhor a mitologia desse mundo e deu o espaço devido aos personagens importantes. No entanto, o sentimento que ficou ao terminar a leitura, foi de alívio por poder me dedicar a outros livros.

G.B 31/03/2021

Desfecho
Um desfecho impecável e totalmente entendível quando você conhece a história da autora.
Como assuntos tao delicados são entrelaçados em um mundo de fantasia, como tao emocionais são as reações humanas :)

Ervilhaz 24/05/2020

Leia se estiver preparado pra sofrer
Não tem como chegar ao final da trilogia sem derramar uma lágrima.

alexememo 11/03/2021

Neste terceiro livro que conclui a trilogia, as criticas sociais são mais evidentes. Os orogenes sempre foram discriminados, mas são fundamentais para que o mundo seja melhor. Sera que se conseguirem será suficiente para haver igualdade?

Jessica1248 25/05/2021

Fantástico
"Eles tem medo porque nós existimos. Não fizemos nada para provocar medo exceto existir. Não há nada que possamos fazer para conseguir a aprovação deles exceto deixar de existir... Então podemos ou morrer, como eles querem, ou rir da covardia deles e continuar vivendo."

"Como podemos nos preparar para o futuro se não reconhecemos o passado?"

"Acho - diz Hoa lentamente - que, se você ama alguém, não escolhe como eles vão corresponder ao seu amor."

Sinceramente, uma trilogia fantástica, apesar de saber como terminaria (no caso, o fim de uma personagem), imaginava que poderia mudar, mas não mudou kkkkk porem eu amei do mesmo jeito, achei poético o desfecho, real. Amo fantasia e passei a amar sci-fi recentemente, então a junção dos 2 aqui, foi sensacional.

Uma história que fala sobre sociedade, preconceitos, escravidão, rejeição, amor (não o romântico) e claro, poderes, ah como amei esse sistema, esse povo que possui a orogenia, que fazem coisas maravilhosas e terríveis também. Um poder capaz de mover, transformar, modificar, sentir (sensar) e cresce absurdamente no decorrer dos livros. Se você acha forte no 1°, meu caro, a coisa muda de figura totalmente até aqui.

A escritora soube elevar a cada livro, a profundidade dos personagens, seus objetivos e conflitos, o mundo e os poderes, e claro, demonstrou escancaradamente, uma civilização que subjuga o outro, por medo de serem tratados como trataram o outro.

Ah, se você está acostumado com livros puxados para ação atrás de ação, aqui não é assim, as coisas acontecem? Sim, mas não em um ritmo frenético.

Indico fortemente essa leitura.

Rodrigo 01/02/2021

Eu queria começar dizendo que essa trilogia é incrível e entrou nos meus livros favoritos.
Dito isso, queria dizer que nada me emocionou tanto nesse livro quanto os agradecimentos da Jemisin. Acredito que depois de ter lido esse livro todo que fala tanto sobre o relacionamento de pais e filhos e ler sobre a Jemisin falar sobre sua mãe, tudo começou a fazer sentido sabe? E eu acredito que o final de Essun foi ainda mais significativo depois disso e me fez amar ainda mais esse livro.
A relação de Essun-Nassun é uma coisa tão próxima da realidade sabe? Nossos pais podem cometer erros na criação que nos marcam para o resto da vida e eles nem imaginam, os filhos podem dizer e fazer coisas que machucam os pais e os filhos também podem não perceber coisas que seus pais sacrificam apenas para fazê-los felizes. Acredito que família é uma coisa tão complexa e o livro mostrou isso, até mesmo quando a Nassun vê o Schaffa como parte da sua família, coisa que me faz lembrar de RuPaul falando "nós, os LGBT+, temos a possibilidade de escolhermos nossa própria família" pois como uma minoria que muitas vezes sofrem preconceito e agressões dentro de casa, vemos outras pessoas como nossa família. E Nassun que é orogene, uma raça extremamente marginalizada e discriminada neste livro, não tem essa aceitação do pai e a mãe não demonstrou nenhum sinal de amor em sua criação. Por isso, Nassun vê o Schaffa como a família que ela "nunca" teve. Além de sempre ter as marcas na pele e na memória das coisas que sua mãe fez com ela.
Eu sou apaixonado pela relação das duas, porque percebo o quanto somos falhos não só como filhos mas como pais tamgem, mas, diferente de Nassun e Essun, não podemos deixar para tentar corrigir essas falhas tarde demais.

Além disso, a Jemisin tem um talento incrível para desenvolver personagens, no final do livro me senti completamente satisfeito pela história. Eu consigo ver que todos seus personagens tiveram um papel e contaram sua história de certa forma e que eles foram importantes para a trama. A narração é muito bem feita e justificada no final. A inserção de representatividade de raça e de LGBT+ é de forma tão natural, não é nada forçada, e isso me deixa tão feliz como fã de ficção científica pois é tão raro ler um livro assim nesse gênero que é majoritariamente com protagonismo homem, hétero e branco.

É notório o quanto a Jemisin se doou para esse livro, o quanto cada coisa foi pensada e como foi tudo tão bem trabalhado. Fico muito feliz pelos prêmios do Hugo tão merecidos e por ter finalmente ter tido a oportunidade de apreciar essa obra.

Leilane 11/12/2022

Que final! Jemisin soube finalizar a trilogia de um jeito maravilhoso e sigo apaixonada pela escrita da autora. A dor, o sofrimento, a raiva das personagens por serem quem são e com o fim (ou fins) do mundo são evidentes de uma forma intensa. E amei a construção do universo ao longo dos três livros, cada um inserindo novas camadas, e O céu de pedra finalizando à altura de toda a história.

Nathy 05/06/2022

O último livro e o fechamento mais que incrível que essa trilogia merecia!

A Lua está chegando e nos encaminhando pra salvação ou a total destruição de Quietude. Mãe de um lado, filha do outro. Essun e Nassun em lugares opostos, mas convergindo para um ponto em comum, só não com os mesmos objetivos. Enquanto Hoa nos leva pelo presente, nos conta também a história do seu passado, dos comedores de pedra e da civilização que existia ali antes.

Desde o começo, já dá pra perceber que ele é um pouco mais lento do que os outros dois da trilogia. Mas o desenvolvimento da história vai se dando de um jeito que você não sabe muito bem como vai acabar, só sabe que pode ou dar muito ruim ou dar MUITO ruim.

As personagens também ganham uma carga maior de responsabilidades, então vemos o crescimento e as escolhas que vão as levando. É uma história sobre jornada e caminhos, com grande emoções e grandes mudanças internas.

Nesse último livro, temos todas as pontas amarradas, tudo explicado e nada deixado de lado. Tudo tem sua finalização ou explicação e você não vai terminar a leitura com a sensação de algo deixado em aberto.

Foi um livro que eu demorei de mais pra ler por medo do fim. (???) Eu não queria que acabasse já que essa trilogia se tornou um xodózinho no meu coração!

O mundo criado pela autora é simplesmente espetacular, com seus seres e seus problemas tão perto dos nossos.
Essas críticas são cirúrgicas e super mascaradas dentro da história, fazendo a gente pensar sobre.

N. K. Jemisin é uma escritora mais que fantástica e que deveria ser lida por TODO MUNDO! Leiam N. K. Jemisin!!

Erwinnph 23/07/2023

Céu de pedra
Finalização primorosa? final aberto quanto a algumas questões sobre o futuro, mas porém satisfatório a vida continua apesar dos pesares ?

Natália | @tracandolivros 20/12/2020

O Céu de Pedra
A conclusão não poderia ter sido melhor e eu não poderia ter esperado nada melhor do que a perfeição que foi, Jemisin é uma autora fenomenal, ela consegue falar sobre questões raciais e políticas dentro do mundo de uma forma majestosa, tudo misturado dentro de um universo jamais imaginado.⁠

site: https://www.instagram.com/p/CGN7XxSjEQw/