O Céu de Pedra

O Céu de Pedra N. K. Jemisin

Resenhas - O Céu de Pedra

Alessandra 09/04/2022

Eu gostei
Gostei do final, achei as coisas aqui muito boas, mas achei o livro com um ritmo mais lento e certas coisas aqui eu não consegui "engolir". Gosto muito da dinâmica Essun e Hoa e da comunidade que eles criaram, o final foi satisfatório, mas ainda assim me deixou com a sensação de que a história continua e seria super legal ver mais coisas escritas nesse mundo.

Sid 09/04/2022

Não tenho palavras para explicar o quanto eu amei essa trilogia! Esse último livro veio para fechar com chave de ouro essa história incrível, onde ela revela todas as explicações para as teorias que criamos desde o primeiro livro. Com uma criação de mundo super original ela conta uma história com muitos paralelos com o nosso mundo de hoje. Apesar de ser um pouco mais complexo com algumas cenas difíceis PRA EU entender, o livro como um todo entregou tudo. Apenas leiam! E no final do livro, ela discursando quando ganhou Hugo Awards, me arrepiou todinho!

Bia 07/08/2021

Fechando com chave de ouro
Essa trilogia foi um misto de emoções pra mim.

Acho que eu poderia ter lido esses livros um pouco mais no futuro porque sinto que não tenho capacidade intelectual o suficiente pra entender tudo que eu li kkkk muitas vezes eu me senti perdida e sem entender muito, mas as coisas foram se encaixando e fazendo mais sentido pra mim nesse terceiro volume. E o final foi uma conclusão incrível e emocionante, eu realmente não esperava que terminasse desse jeito.

Eu gostei muito dos personagens e achei eles bem reais. Todos eles cometem erros e não são perfeitos, mas conseguem nos cativar e nos conectar com seus sentimentos. Foi emocionante acompanhar toda a jornada de cada um deles.

Eu também tenho que comentar a escrita da N.K. Jemisin porque, caramba. É meio complicada porque ela é bem detalhada e tem palavras difíceis, além de ser meio abstrata? Então acho que por isso eu ficava confusa e meio perdida em muitos momentos. Mas mesmo assim, a escrita dela é incrível, é bem própria e inovadora, me prendeu muito e me deixava sempre empolgada e ansiosa pra ler mais.

Achei muito boa a abordagem de problemas sociais e como eles foram refletidos nos livros. Todo o universo é sensacional e bem original. Ele é complexo, mas a autora conseguiu explorar e nos apresentar muito dele, eu me surpreendi demais e adorei a construção dele.

Enfim, essa trilogia me impactou muito, vou me lembrar dela ainda por muito tempo. Recomendo demais!

Silas Jr 28/04/2024

Um final interessante
Minhas expectativas para esse livro estavam totalmente na forma como a autora iria desenvolver o enredo. Foi satisfatório, mas não perfeito. Tive as mesmas dificuldades dos outros dois livros de me conectar em alguns momentos. Masssss, é uma narrativa interessante e de uma originalidade incrível. O final ficou ótimo. Quero conhecer outros livros da autora!

Ralibô 22/07/2022

Premiado
Se você chegou até esse terceiro livro, você sabe, vale cada página. Terminei o livro e fiquei admirando essa obra fantástica. É denso, emocionante e muito revelador. Fiquei pensando que cabecinha intensa e linda dessa mulher. Não há um herói que não tenha seu lado obscuro e nenhum vilão sem o seu lado, tive vontade de várias vezes de estrangular os protagonista e outras queria por no colo. Amei de mais.

Marcello.Buzon 19/12/2023

O fim existe?
Eu sou apaixonado na escrita de N.K.. simples assim.
Dito isso, está trilogia mexeu muito comigo e de formas bem diversas. Este terceiro livro especificamente não foi o melhor (e eu nem esperava isso, porque o primeiro é insuperável), mas de longe foi ruim.
Um pouco confuso, abstrato demais, mas que no fim não atrapalham a leitura e nem a experiência deste 'encerramento'.
Essa trilogia mereceu cada um dos prêmios e merecia até mais, pois é única e extremamente inventiva.

BruPimentel 20/03/2022

Amei quase tudo!
Que ótimo terceiro livro!

Esse livro explicou tudo, não ficou nenhuma ponta solta e foi incrível descobrir todos os detalhes sobre os comedores de pedra e ver a Terra como um personagem de fato.

A autoria executou muito bem toda a trilogia. A única coisa que não amei, ainda assim achei bom, foi o final.

Achei o final muito previsível, a autoria levou por um caminho e achei que fosse ter algo diferente, mas não, foi exatamente como previsto. Foi ruim? Não, mas foi ok, apenas ok.

Maisa @porqueleio 20/05/2022

Resenha / O céu de pedra /@porqueleio
Terceiro livro da trilogia, portanto pode ter spoiler dos livros anteriores.

Estamos em Quietude, um mundo instável, cujos eventos sísmicos levam ao caos de tempos em tempos. Os seres humanos têm dificuldade de lidar com isso, mas são resilientes, e contam – ainda que contrariados, com os orogênes, humanos com habilidade sobre a geologia, e que podem amenizar os possíveis desastres. Bom, mas foi um orogêne que desencadeou o fim do mundo...

Mais uma vez, temos capítulos intercalando os acontecimentos envolvendo Essum, que acordou do coma após a destruição de Castrima, e Nassum, que compreende como nenhum outro a orogenia e a magia que corre em suas veias, e nos veios do pai terra.

Além das duas protagonistas, também teremos inserções que nos ajudarão a compreender Hoa e os comedores de pedra. Desde o livro anterior, foi possível perceber que Hoa era o narrador e, ao chegar ao final de O Céu de Pedra, descobrimos o motivo da narração.

E é quando a magia da estória da Jemisin se revela: Quietude já foi Syl Anagist, uma sociedade com tecnologia avançada, que explorou a terra até o limite. Mas, o pai Terra resolve revidar, e começa uma guerra milenar, que criou os guardiões, comedores de pedra e os orogenes. A origem disso tudo se deu através da exploração da terra e de pessoas...

“Mas, para uma sociedade construída com base na exploração, não existe ameaça maior do que não restar mais ninguém para oprimir.”

E assim finalizou a saga de Essun, Alabaster, Nassun, Hoa e muitos outros, que me deixou com um aperto no coração e muitas saudades. Uma conclusão agridoce, com uma maestria de deixar sem palavras!

Eita, espere... o fim do livro trouxe o discurso da autora na cerimônia de premiação do Hugo Awards – leitura obrigatória, quando a autora menciona a tentativa de atrapalhar o brilho de uma mulher preta escrevendo ficção científica. Não passarão...

site: https://www.instagram.com/p/CdOipw4rvSc/

Natália 13/11/2022

Um dia, um minuto ou mesmo uma eternidade...
Em "O Céu de Pedra" temos o desfecho do final do mundo, onde duas mulheres irão usar a tecnologia de uma civextinta aos seus propósitos.
Por um lado este livro respondeu muitas perguntas em aberto, principalmente sobre os comedores de pedra, Orogenes e esta Guerra, este foi o ponto alto para mim, porém alguns pontos da ficção científica me incomodaram e o grande final foi lento e previsível.
Valeu a pena para terminar a trilogia e entender mais sobre os comedores de pedra, mas pontos como o sistema de magia não conseguiram me prender.

Isa 18/08/2022

O céu de pedra
Último livro da trilogia e, para mim, o melhor deles. Essun e Nassun (mãe e filha) seguem suas jornadas separadas, cada uma ultrapassando desafios e medos e evoluindo cada vez mais. Conhecemos mais a fundo sobre os comedores de pedra, como e porquê foram criados milênios atrás. Desembarcamos em Garantia, terra dos Guardiões, onde fica localizado Ponto Central e também onde Essun e Nassun se reencontram para tentar concluir a missão em busca de um mundo melhor.
Sinceramente esse último livro, com um ótimo desfecho emocionante, me fez gostar mais dos livros anteriores. É uma série de ficção científica e fantástica densa mas muito bem escrita, não foi a toa que cada livro recebeu o prêmio Hugo Awards. Quem gosta de FC tem que ler essa série.

Janaina 26/04/2021

Fechando com chave de ouro!
N. K. Jemisin, meu coração é seu, mulher!!!
Li essa trilogia quase que "em uma sentada" e já estou morta de saudades de cada um dos personagens (menos do Jija ?).
Esse terceiro livro foi um pouquinho moroso ali pela metade dele, na minha opinião, por que acredito que a autora exagerou um tantinho na ambientação da história,mas nada que me fizesse desfrutar menos da experiência.
O final foi bem construído, com um clímax após o outro e mtas revelações.
Em todos os 3 livros há o debate de temas polêmicos e sensíveis costurados com mto talento na narrativa.
Fiquei com aquele gostinho de "pôxa, N. K., manda um livro #4, vai?"

Yanna Paula 07/04/2021

Admirável...
Esse livro fez nascer a minha admiração pela N K Jemisin e me fez notar todo o poder que ela tem com as suas palavras. Essa trilogia tem um apelo social gigante e eu admiro a forma como a autora conseguiu retratar essa discriminação quanto aos orogenes e todo o impacto psicológico da vivência em um mundo que necessita desse povo, mas ao mesmo tempo oprime e rejeita toda a sua importância.

Eu adoro a forma como a autora escreve, é uma leitura fluida e a Essun é o que eu mais amo nesse livro. Ela é uma personagem muito bem desenvolvida em que, com toda a maestria da autora, nós conseguimos notar todas as marcas que a vida deixou nela e todo o percurso que ela faz durante a história é muito interessante. Por outro lado, a sua filha Nassun não me conquistou e foi impossível me conectar a ela o que tornou a leitura dos seus capítulos um pouco mais arrastada e me fez pensar em desistir do livro em alguns momentos.

Outro aspecto que me fez dar as 4 estrelas foi o excesso de explicações sobre o funcionamento das coisas que passou dos limites. Não é perfeito, mas admirável.

É uma trilogia muito boa e acho que todos devem dar uma chance.

Raquel.Euphrasio 31/07/2021

Esse com toda certeza é o mais lento dos três, mas isso não mudou em nada o meu sentimento por essa história, que me arrebatou e me estapeou a cada nova passagem. A autora usa da historias dos personagens incríveis para nos mostrar a nossa realidade, só leiam!

nico 11/05/2021

Jemisin é um gênio. não é exagero nenhum dizer que essa é uma das melhores trilogias de todos os tempos ( se não a melhor!). estou apaixonado pela mente dessa mulher, e pqp, quero devorar TUDO que ela já escreveu até a data de hoje e absorver ao máximo a tamanha brilhanteza dela.