O Céu de Pedra

O Céu de Pedra N. K. Jemisin

Resenhas - O Céu de Pedra

Marcello.Buzon 19/12/2023

O fim existe?
Eu sou apaixonado na escrita de N.K.. simples assim.
Dito isso, está trilogia mexeu muito comigo e de formas bem diversas. Este terceiro livro especificamente não foi o melhor (e eu nem esperava isso, porque o primeiro é insuperável), mas de longe foi ruim.
Um pouco confuso, abstrato demais, mas que no fim não atrapalham a leitura e nem a experiência deste 'encerramento'.
Essa trilogia mereceu cada um dos prêmios e merecia até mais, pois é única e extremamente inventiva.

Alan (@coracaodeleitor) 05/12/2023

PQ NINGUÉM FALA DESSA TRILOGIA? Gente esses livros são perfeitos. Eu tô sem chão com esse terceiro livro! Perfeito!
Rê Bastos 08/12/2023minha estante
Vou colocar na lista só pelo seu surto kkkkk

Kay 29/11/2023

Título
A conclusão dessa história fantástica e brutal foi tão surpreendente para mim, quanto o início da história. Não é meu livro favorito da trilogia, mas me manteve presa nele até o final.

Kiri 27/11/2023

Não é atoa que essa trilogia ganhou melhor livro do ano por três anos seguidos!!!
Tudo nela é perfeito: muito, personagens, narração, "sistema de magia"...TUDO e a cada ligação de pontos que a gente faz vai só ficando melhor
O FINAL MEUS SENHORES!!!
Essa trilogia toda é perfeita sem tirar nem por e eu quero levar ela pra vida toda no meu coração

Vinicius Marcolino 21/11/2023

Perfeito!!!
Como é bom ler um livro como esse. Toda a trilogia é perfeita e toca em tantos pontos importantes, eu me identifiquei com a Nassun, a Essun, o Alabaster e alguns outros personagem nas suas complexidades.

Esse último livro e os outros abordam tantos assuntos, maternidade, racismo, família e principalmente a nossa vida em sociedade.

Não tenho palavras para essa obra prima que fica mais especial depois de entender que ela começou a trilogia no momento em que a mãe dela estava doente e faleceu. O discurso pontente dela depois dela ganhar 3 vezes SEGUIDAS o prêmio Hugo!!!! Muitas das passagens dessa trilogia vou levar para vida, e com certeza existe um Vinícius antes e depois dele.

Nandearah 24/10/2023

Sobre relações acima de qualquer coisa
Eu amei muito o primeiro livro e minhas expectativas foram pro ápice, jurei que seria minha trilogia favorita da vida (não foi, mas acho que a leitura super vale a pena).

A história é muito sobre relações: entre nós e nós mesmos, entre nós e o mundo, sobre questões de pertencimento, afeto, lealdade. E isso torna toda a escrita absurdamente bonita. Te faz pensar, te faz refletir, te faz exercitar empatia.

A originalidade da trama, as descrições do mundo e a maneira como o livro é narrado são pontos fortíssimos dessa trilogia, mas sinto que uma duologia (ainda que necessitasse de mais páginas pra cumprir tudo o que se propõe) deixaria a leitura mais fluída pra mim.

Douglas 14/10/2023

5 Motivos para ler "O Céu de Pedra"
Resenha também disponível no meu Instagram literário: @doug_reads

"Pois bem, alguns mundos são construídos sobre uma falha de dor, sustentados por pesadelos. Não lamente quando esses mundos desmoronarem. Fique furiosa com o fato de que estavam condenados desde o momento da construção."

1) Expansão de Conceitos
Se existe uma certeza absoluta em A Terra Partida é o fato de ocorrer um aprofundamento constante do conceito da mitologia e do enredo da história a medida que ela transcorre. É como se a amplitude dessa trilogia fosse uma fenda aberta na terra que, a cada livro, revela-se mais e mais profunda conforme lemos.

2) Respostas satisfatórias
O Céu de Pedra é uma demonstração prática de como o enredo dessa trilogia é um grande quebra-cabeça, cujas peças são gradualmente reveladas e encaixadas. Neste terceiro livro recebemos os detalhes finais que estavam com as explicações pendentes desde A Quinta Estação. Aliás, um dos grandes atrativos desta trilogia é a forma como a N. K. Jemisin escolheu para nos contar sua história.

3) Clímax emocionante
A sequência derradeira do livro é equiparável ao grande momento de Essun no volume anterior, O Portão do Obelisco. Aqui, entretanto, temos um embate que impacta não apenas o destino de todos os personagens, como também da própria Terra. E o fato deste momento ter se construído e se justificado ao longo de todo o livro o torna ainda mais desesperador e emocionante.

4) Essun
Essun é minha personagem preferida em A Terra Partida, pois ela é uma mãe que não poupa esforços para salvar a vida de sua filha Nassun e de garantir que ela tenha um futuro. Neste livro, em especial, ela dá uma demonstração do poder gigantesco que uma mãe revela possuir quando a vida de um filho passa a estar ameaçada.

5) Desfecho coerente
O desfecho de O Céu de Pedra, e da trilogia como um todo, é coerente com a jornada dos personagens e com os rumos escolhidos para o enredo. As últimas páginas são extremamente emocionantes e me deixaram com um sorriso no rosto ao terminar de lê-las.

site: https://www.instagram.com/p/CsOT9_xrMDB/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

Lais666 09/10/2023

Eu, você, Essun e Nassun
Que trilogia! Impecável do começo ao fim. Gostei muito do universo da autora, de como escreve e como dá vida aos personagens.
Óh Terra Cruel, que no fim era apenas Terra, tentando se manter.
O fim da praga não é o fim dela, ela continuará bem mesmo depois disso.
Temperamento, ferrugens, cinzas, trememores, sensar e sentir.
É uma obra que te preenche, que sacia. Muito bom, mesmo quando você não consegue entender do que estão falando e nem onde aquilo vai dar.

Giulia143 07/09/2023

Essa é, sem duvidas, a fantasia/ ficção científica mais difícil que já li. Mas valeu cada página. Este último volume li em pequenas doses, levei uns meses pra terminar por conta disso, mas foi preciso pra conseguir digerir a história por inteiro. O Mundo criado por Jemisin é diferente de tudo que já vi e é incrível. Assim como a escrita dela também.

Rute 30/08/2023

Sinceramente é uma bo triologia que tinha tudo para dar certo no entanto nao consegui ligar a personagem principal
Gostei do final no entanto acho q deixou demasiado aberto, com demasiado detalhes que nao nos levam a lado nenhum

Iaszz 18/08/2023

Tô com aquela sensação ruim de quando um livro mto bom acaba, o vazio e tal. Que trilogia impecável, foi muito bom acompanhar a história da Essun, a construção de mundo é impecável, muito bem escrita e bem feita. Queria esquecer pra poder ler dnv

Steh 16/08/2023

Dos 3, esse foi o livro mais fraco.
Não gostei da Nassun, então os povs dela foram arrastados para mim.
Mas me emocionei com Essun, com tudo o que ela ainda passou, com o que Alabaster passou, e isso fez o livro valer a pena.
A escrita dessa trilogia me lembrou bastante Mistborn (1 era), então fica aqui minha dica de leitura pra quem leu A Quinta Estação.

Valner.Wasilewski 26/07/2023

ABSURDO
N. K. Jemisin é simplesmente ABSURDA e MARAVILHOSA e INCRÍVEL e SENSACIONAL.
Me faltam adjetivos para descrever o quão incrível foi essa trilogia. Chorei amargo com o fim da história, com o final do livro, mas muito feliz por essa incrível história fazer parte da minha vida. Ao longo da nossa trajetória sempre temos livros que nos marcam, não é? Esse é um deles. Queria ter lido antes, queria ter espalhado a palavra de N. K. Jemisin a todas as pessoas antes. E esse será meu papel agora.

Sobre o final da história: Jemisin encerra a história de forma magistral e amarga, num cenário que a esperança existirá embora possamos passar por por problemas. Não nego a motivação da Nassun, mas... Na verdade, até concordei com ela em alguns pontos haha
Acho que o mais incrível da Jemisin nessa história é os POV, construindo as ideias e você vai vendo as citações no POV de outros personagens e vai conectando-os, é simplesmente incrível.