O Céu de Pedra

O Céu de Pedra N. K. Jemisin

Resenhas - O Céu de Pedra

Alessandra 09/04/2022

Eu gostei
Gostei do final, achei as coisas aqui muito boas, mas achei o livro com um ritmo mais lento e certas coisas aqui eu não consegui "engolir". Gosto muito da dinâmica Essun e Hoa e da comunidade que eles criaram, o final foi satisfatório, mas ainda assim me deixou com a sensação de que a história continua e seria super legal ver mais coisas escritas nesse mundo.

Beatriz 04/04/2022

O melhor dos 3!!
A série fechou com chave de ouro! Td oq foi se construindo nos outros livros fecha aqui com um ápice maravilho q entrega ao leitor uma tarefa. E essa é a melhor parte, pois os personagens começam uma batalha e nos entrega o mundo. E apesar de não haver orogenia, ainda há magia.

marina510 04/04/2022

promete e entrega
esse foi o meu menos preferido da trilogia, me perdi em vários pontos, confusa entre os interlocutores e com o momento que estava sendo narrado. mesmo assim, o livro consegue entregar o melhor fechamento pra essa história. faz muito sentido e casa com o rumo que as coisas já estavam tomando, com o perfil de cada personagem. então, as expectativas não importam muito, ao finalizar senti que estava contemplada e queria reler vários dos momentos que marquei. a terra partida é uma das obras mais importantes que já li, merece todo o reconhecimento, aclamação popular e os prêmios que recebeu. por mais livros que se impliquem, que saibam seu compromisso com o leitor e com o público que ele pode alcançar em um mundo tão carente de representatividade e de discussões significativas.

Lua 28/03/2022

Encerrou muito bem
Esse foi o menos preferido da série, algumas pontas ficaram soltas durante a história e não tenho certeza se gostei tanto do final, mas sendo bem sincera lá pelo meio do livro já estava tendo uma mínima ideia de como iria terminar. Porém isso não diminui a fascinação com a escrita dessa mulher, que autora FODA! A construção de mundo dela foi tão perfeita, essa mistura de fantasia com ficção científica me deixou fascinada.
A trilogia da terra partida se tornou uma das minhas "séries" preferidas de livros.

Pedro Avellar 27/03/2022

Lua e Terra!
Dos três livros, esse foi o que menos me empolgou e o que menos gostei. Mas, não entendam mal, o livro é realmente muito bom.

A história é uma continuação direta do volme anterior, Portão do Obelisco. Neste ponto, já se passaram 2 anos, aproximadamente, desde o início da narrativa. E, com isso, diversas mudanças são bastante visíveis.

Primeiro, é o estado mental, psicológico e físico de todos os humanos. O segundo ponto, pode-se dizer que é a própria Terra que, após a abertura da fenda, transformou-se, bem como seus habitantes, com a finalidade de se adaptar e sobreviver à atual Estação.

Falando um pouco sobre a trilogia:
Quinta Estação entrega tudo que Essun é, ou era, dando uma profundidade enorme a personagem e, assim, sendo possível entender o que a tornou quem é. Entendemos melhor o desespero de encontrar sua filha e os traumas que carrega, além da perda de Uche.
Em Portão do Obelisco, acompanhamos Essun, residindo em Castrima e ainda se sentindo deslocada, enquanto tenta aprender com Alabaster sobre o poder dos obeliscos, a magia que corre dentro de cada ser. Por outro lado, acompanhamos Nassun também, desde o momento em que encontra seu pai, Jija, sobre o corpo de Uche, morto. Nessas passagens, faz-se uma cronologia de quando os dois estavam na estrada e para onde foram, além dos motivos de irem às Antárticas.
Por fim, em Céu de Pedra, acompanhamos Essun e Nassun, ambas em busca da ativação do Portão, ainda que por motivos distintos, mas buscando ferrenhamente alcançar seus objetivos.

Gostei demais da trilogia como um todo, mas alguns pontos me incomodaram: em sua maioria foram as perspectivas de Nassun. Apesar de ser bastante importante para a modelagem da personagem, toda a birra que seguiu do segundo para o terceiro livro, me cansaram. Eu compreendo que a falta de empatia e carinho da mãe, bem como o ódio infundado do pai, a modelaram de modo a depender apenas de si mesma, além de não confiar em mais ninguém (além de Schaffa). E essa busca por vingança e aniquilação, me parece um exagero por tudo que a personagem tinha, enfrentou e se tornou.

Por fim, o final achei um pouco simples demais. Após o embate de vontades entre mãe e filha, onde a mãe se sacrifica, cede controle do Portão à filha, para que esta possa viver, Nassun muda de ideia bruscamente, após ver que Essun rastejava, enquanto virava pedra, chorando pela vida da filha e sorrindo por ter podido salvá-la no fim, muda completamente os planos que tinha, de acabar com tudo, para realizar o desejo de sua mãe.
Achei extremamente brusca essa mudança de pensamento e vontade de uma personagem que vinha mantendo, durante todo o terceiro livro, uma vingança e raiva imutáveis, pensando somente em acabar com o mundo como conhecido e tentar salvar Schaffa no final.

BruPimentel 20/03/2022

Amei quase tudo!
Que ótimo terceiro livro!

Esse livro explicou tudo, não ficou nenhuma ponta solta e foi incrível descobrir todos os detalhes sobre os comedores de pedra e ver a Terra como um personagem de fato.

A autoria executou muito bem toda a trilogia. A única coisa que não amei, ainda assim achei bom, foi o final.

Achei o final muito previsível, a autoria levou por um caminho e achei que fosse ter algo diferente, mas não, foi exatamente como previsto. Foi ruim? Não, mas foi ok, apenas ok.

Gian.Calixto 18/03/2022

O céu de pedra e desgraça pra quem não merecia desgraça
Muito bom. Achei melhor que o anterior, por ser mais direto ao ponto. Talvez pelas coisas já estarem se encaminhando para o final, daí não foi preciso encher muito a barriga. Já esperava por algo desastroso no final, e de certo modo foi, mas com um resquício de esperança para o futuro daquela história. Gostaria que alguns personagens tivessem sido mais trabalhados e q ficassem mais claros quais eram seus objetivos, por menor q tenha sido sua participação na obra. Por outro lado, a autora poderia seguir a ideia de menos é mais com outros, mesmo q eles sejam do núcleo principal da história(vcs mesmos Nassun e Schaffa). Ansioso pra ler as outras obras da autora.

Michelle 15/03/2022

Ai gente, é tanta coisa que não sei nem o que dizer. É uma história fantástica em muitos níveis diferentes (mas difícil de entender as vezes, risos)

Rosangela Max 12/03/2022

A originalidade foi o ponto forte da trilogia.
Gostei da escrita da autora. Ela tem um potencial incrível como escritora de fantasia/ficção científica, mas, como conclusão geral, achei a trilogia apenas mediana.
O primeiro volume foi o melhor porque tinha o fator surpresa trabalhando a favor, principalmente por se tratar de uma história com elementos originais. Para os dois outros volumes já não havia este fator surpresa e foi aí que a história se tornou medíocre.
Achei que faltou ação e melhor interação entre os grupos de ?espécies? da história, também algumas pontas ficaram soltas. Foi um ótimo trabalho de estreia.
Estou curiosa para ver o que mais a autora poderá nos proporcionar como leitores. Criatividade e talento ela tem de sobra.
Recomendo a leitura.

Ana Júlia 25/02/2022

Nesse último volume é vamos entender o que realmente aconteceu para que Quietude chegasse no cenário que estamos no presente.

Ou seja, tem muitas cenas cujo foco é nos explicar coisas. Então esse foi o primeiro livro que eu fiquei entediada e empaquei na leitura algumas vezes.

A história tem um final que me deixou satisfeita e fez sentido mas ao mesmo tempo me perguntando ?então é isso?? Como se tivesse faltando algo.

Dos três, esse foi o que eu tinha mais expectativa e foi o que eu menos gostei.

Taty 21/02/2022

Fechamento perfeito
Até então essa se tornou minha trilogia favorita da vida!!!!
Mesmo que no decorrer do livro a história tenha sido um pouco confusa, os anteriores já me deixaram atenta aos detalhes e já estava acostumada com esse tipo de narrativa da autora. Ela joga diversas informações que parecem aleatórias mas que no fim se juntam e se transformam na justificativa para os acontecimentos.
Eu amo esse universo, os personagens tão imperfeitos, a mistura é bom e ruim e o fato de não ter um vilão nem um herói me ganhou demais!
Cada segundo que passei lendo essa trilogia foram muito bem investidos! Recomendo de olhos fechados pra quem gosta de um desafio

Bonnie | @bonnielendo 14/02/2022

finalização impecável!
sem resenha de verdade desse livro, porque tudo vai ser spoiler, então só vou dizer que finalizou perfeitamente a trilogia.

todos os livros foram 5 estrelas e favoritados. amei demais e recomendo muito.

Mary 05/02/2022

Eu sou ela, ela sou eu
Que história magnífica.
A N.K deu tudo dela nesse livro.
Eu senti de verdade tudo!!!! Cada emoção, cada acontecimento. A maneira como ela conseguiu me colocar dentro da história, foi incrível demais!!!
Eu não tenho nem palavras pra descrever a perfeição dessa obra.
Eu só quero chorar nesse momento.
Obrigada por esse livro N.K

Tata 22/01/2022

Uma obra prima
"Então, onde deveriam ter visto um ser vivo, eles viram apenas mais uma coisa a explorar. Quando deveriam ter pedido permissão, ou deixado em paz, eles violaram."
Com toda a certeza um dos melhores livros de fantasia/ficção científica que já li. Que maravilhoso! Apenas leiam