O Céu de Pedra

O Céu de Pedra N. K. Jemisin

Resenhas - O Céu de Pedra

Pam 20/01/2022

Foi bom... mas poderia ser melhor?
Finalmente terminei essa jornada que foi ler a trilogia Terra Partida e apesar de eu ter gostado muito e não me arrepender de ter lido, eu confesso que esperava mais. É muito triste a gente terminar uma série pensando "nossa, então era isso?" e eu acabei bem assim.

O livro entrega tudo que ele promete, e é isso. Eu esperava que ele entregasse MUITO MAIS! Continuando a premissa do volume anterior, aqui a Essun segue na sua luta para tentar realinhar a Lua em sua órbita, além de termos a filha dela, a Nassun, com a missão contrária: duas orogenes poderosíssimas, mãe e filha, com objetivos e vivências diversos. Eu gostei de continuar vendo a mente das duas e como elas ficaram agora com o mundo já por 2 anos dentro de uma Quinta Estação, mas não é nada de muito diferente do que vimos nos outros (e tudo bem, porque a escrita era ótima).

Em relação aos enredos fiquei bem frustrada. Lá pela metade do segundo livro já dava pra adivinhar todo o final dessa série. Ela entrega alguns plot twists e isso foi outra coisa que me deixou com um gosto amargo na boca: tem plot twist extremamente previsível (muitos sinais foram deixados) e tem uns que eu achei meio... preguiçosos? Meio absurdos. Eu acho que entrei nessa trilogia esperando uma exploração mais pro lado da ficção científica, e mesmo sendo uma série em que as pessoas tem poderes e afins, a N. K. Jemisin sempre conseguiu dar explicações meio "racionais" pra tudo. Em "O Céu de Pedra" segue mais aquela linha da magia que foi abordada no segundo livro e eu achei um pouco preguiçoso, parece que era só pra gente aceitar as coisas e pronto.

Essa trilogia toda tem uma história muito grandiosa e que explode cabeças no primeiro e até um pouco no segundo livro, mas no terceiro — com o leitor mais acostumado — eu imagino que fique mais difícil fazer isso, e eu, pessoalmente, não fui tão convencida. De qualquer forma, tenho alguns elogios sim, até porque não foi ruim: a leitura continua difícil e densa, mas a autora ainda consegue fazer um ritmo que me mantém interessada. Os personagens continuam bem interessantes e envolventes e, como sempre, ainda temos cenas super grandiosas e diferentes. E mesmo previsível, o final foi bom sim, não fiquei muito "revoltada" com nada kk

Eu gostei dessa trilogia, mas já sei que jamais vou reler: uma leitura muito difícil e densa, mas ainda assim foi bom. Há muito tempo eu não lia um sci-fi/fantasia tão diferente assim, a mente da N. K. Jemisin é brilhante para world-building, eu só gostaria que o enredo tivesse sido um pouco mais elevado. Vou lembrar pra sempre da aura diferente e amedrontadora de Quietude e guardarei com carinho personagens como Essun, Alabaster e Schaffa, e por coisas assim essa trilogia valeu meu tempo.

Iza 31/12/2021

"Porque é assim que se sobrevive à eternidade - eu digo -, ou mesmo a alguns anos. Amigos. Família. Seguindo com eles. Seguindo adiante."

Fico feliz que essa tenha sido a minha última leitura de 2021

Nati 07/12/2021

O céu de Pedra fecha essa trilogia magnífica da N. K. Jemisin que durante três livros teve como missão nos levar através de uma terra arrasada por fenômenos naturais, chamados de quinta estação, fenômenos que tornava a sobrevivência ainda mais difícil. Na série temos três espécies retratadas: os quietos, humanos sem a habilidade de controlar a terra, os Orogêneses, que têm a habilidade nata de controlar a terra e os comedores de pedra. Sem esquecer também dos guardiões que controlam os Orogêneses.
Ao longo dos dois primeiros livros vamos acompanhando a saga de Essun para reencontrar sua filha perdida, para sobreviver a essa quinta estação, para se adaptar a uma comunidade que tentar conviver pacificamente com os Orogêneses. E nesse último vamos ter todo o desenlace da saga da Essun, mas também vamos ter o desenlace da saga pessoal da sua filha Nassun, que vai narrar ativamente o livro também, bem como vamos ter o narrador narrando sua própria história aqui também e esclarecendo alguns pontos.
O final dessa trilogia não me decepcionou, a autora continua tendo uma narrativa vibrante, cheia de acontecimentos inesperados, além do crescimento que Nassun vai demostrar durante essa narrativa toda. Contudo, a autora decidiu contar a história dos comedores de pedra nesse último livro, retomando aquela sensação de que eu estava completamente perdida toda vez que chegava nessa parte, durante os primeiros capítulos eu mal conseguia entender ser a história dos comedores de pedra, quem estava narrando e em que tempo estava aquela narrativa. Entretanto, quando enfim a autora situa-nos da narrativa fica muito interessante e no final deixa a história ainda mais completa e rica.
A história nessa trilogia é muito rica, com paralelos bem desenvolvidos com a realidade, mas que em nenhum momento se perdi na tarefa de ser uma ficção especulativa com um desenvolvimento de mundo completo e com personagens não lineares, que instiga sempre a medida que vamos desvendando-os. Eu gostaria que os personagens mais secundários tivessem sido melhor explorados nesse último livro, mas talvez tenhamos mais desse mundo, quem sabe?

Fernanda 14/04/2022minha estante
Nassun não abriu o portão ali. Ela usou o safira. Foi no mesmo momento q Esssun usava o portão pra matar rennanis.

A questão dis guardiões é simples. Não se pode fazer nada com orogenia contra eles. E fulcro nunca deixava um orogene chegar perto da magia. Essun só foi compreender magia junto com Alabaster em Castrima... somente com magia dá pra vencer um guardião, não com orogenia. Pq eles anulam orogenia.

Macartiney 15/04/2022minha estante
Huuumm, tá exclarecido agora. Obg Ymei,

Luuh_hs 28/11/2021

Sem defeitos
É com muita dor no coração que termino esta que não é apenas uma das minhas melhores leituras do ano; mas uma trilogia que é uma das melhores leituras da minha vida! Obrigada N. K. Jemisin por me proporcionar essa jornada incrível!

Breno 19/11/2021

Uma baita trilogia
Se encerra está ótima trilogia, mas com o livro "menos bom" dos três.

Uma trilogia bem diferente, com uma escrita que as vezes é confusa mas muito intrigante e com excelentes personagens.

Gostei muito da história, ela tem várias camadas que autora sabe trabalhar muito bem e dar a devida atenção pra elas. Tanto a camada mais "simples" da relação da mãe e filha até a parte mais grandiosa sobre o fim do mundo são muito interessantes.

O mundo é bem criativo e muito bem desenvolvido. Tudo nesse livro se pode fazer uma paralelo com o nosso, desde a parte ambiental até a parte cultural e os preconceitos.

Algumas partes nesse livro não me agradaram muito, sendo um pouco confusas. Mas no geral foi uma ótima experiência.

Mii 30/09/2021

Jemisin é tudo pra mim
Essa trilogia virou a preferida da vida, a história é incrível. Assumo que virei cadela da Jemisin sim e tá tudo bem. O céu de pedra é o último livro da trilogia Terra partida e talvez seja o meu livro preferido entre os três. A conclusão da história da Essun é linda. A forma como a Jemisin escreve para mim foi intrigante, inicialmente você se perder, mas aos poucos você já faz parte do mundo. Enfim, super indico essa preciosidade.

Vitu Nasuca 20/08/2021

Muitas pessoas por aqui podem, e fizeram, resenhas com muito mais propriedade sobre essa obra, e tudo que ela representa, em vários significados que essa palavra "representa" significa, então é só procura que as resenhas dessas pessoas para mais detalhes (eu indico as do Alec do um bookaholic)

Eu só queria deixa o comentário que essa é umas das leituras mais incríveis e fantásticas que eu já tive o oportunidade de ler, a forma como a Jemisin escreve, apresenta e conta as histórias é simplesmente impressionante, apaixonante e de tira o folego, meus favorito da vida.

Priscila.Freitas 15/08/2021

Um final digno da grandeza desta série. Nunca li nada parecido com essa história e estou empolgada para conhecer os novos lançamento da autora. Indico muita a leitura dessa trilogia que além de ser muito original, é umas das melhores histórias que li nos últimos tempos. A reflexão sobre temas como preconceito , racismo, machismo vale muito a pena , a literatura é uma das mais belas formas de resistência e transformação.

Bia 07/08/2021

Fechando com chave de ouro
Essa trilogia foi um misto de emoções pra mim.

Acho que eu poderia ter lido esses livros um pouco mais no futuro porque sinto que não tenho capacidade intelectual o suficiente pra entender tudo que eu li kkkk muitas vezes eu me senti perdida e sem entender muito, mas as coisas foram se encaixando e fazendo mais sentido pra mim nesse terceiro volume. E o final foi uma conclusão incrível e emocionante, eu realmente não esperava que terminasse desse jeito.

Eu gostei muito dos personagens e achei eles bem reais. Todos eles cometem erros e não são perfeitos, mas conseguem nos cativar e nos conectar com seus sentimentos. Foi emocionante acompanhar toda a jornada de cada um deles.

Eu também tenho que comentar a escrita da N.K. Jemisin porque, caramba. É meio complicada porque ela é bem detalhada e tem palavras difíceis, além de ser meio abstrata? Então acho que por isso eu ficava confusa e meio perdida em muitos momentos. Mas mesmo assim, a escrita dela é incrível, é bem própria e inovadora, me prendeu muito e me deixava sempre empolgada e ansiosa pra ler mais.

Achei muito boa a abordagem de problemas sociais e como eles foram refletidos nos livros. Todo o universo é sensacional e bem original. Ele é complexo, mas a autora conseguiu explorar e nos apresentar muito dele, eu me surpreendi demais e adorei a construção dele.

Enfim, essa trilogia me impactou muito, vou me lembrar dela ainda por muito tempo. Recomendo demais!

Raquel.Euphrasio 31/07/2021

Esse com toda certeza é o mais lento dos três, mas isso não mudou em nada o meu sentimento por essa história, que me arrebatou e me estapeou a cada nova passagem. A autora usa da historias dos personagens incríveis para nos mostrar a nossa realidade, só leiam!

jael 23/07/2021

É assim que o mundo termina. Pela última vez...
"Para uma sociedade construída com base na exploração, não existe ameaça maior do que não restar mais ninguém para oprimir."
Trilogia da terra partida finalizada! O céu de pedra encerra o que A quinta estação e O portão do obelisco começaram...O terceiro livro concluí de forma satisfatória todo o enredo construído anteriormente. N.K. Jemisin construiu um universo interessantíssimo com muitas analogias do nosso mundo, como a escravidão. Um tema que ficou muito forte nesse último livro, foi a maternidade, foi notório que era algo que a autora queria muito contar e isso fica mais claro quando conhecemos a situação dela com sua mãe na época em que o livro foi escrito.
Pra mim o primeiro livro é perfeito, não gostei tanto do segundo, mas o terceiro consegue responder muitas perguntas em aberto, fazendo a trilogia se fechar. Ansioso por sua adaptação nos cinemas.

Nathalia.Ramos 27/06/2021

O desfecho dessa série é muito bom
Os diversos pontos do universo se ligam e tudo começa a fazer muito sentido
Você toda hora que ser o que vai acontecer
Esse universo é um dos melhores que já li
Achei o final um pouco confuso mas não faz o encanto do livro acabar.