A Gravidade de Júpiter

A Gravidade de Júpiter Ariel F. Hitz

Resenhas - A Gravidade de Júpiter

Let 02/06/2022

Fui surpreendida por essa leitura
Eu amei o estilo de narrativa como se fôssemos o diário da protagonista. A leitura foi TÃO fluída e gostosa que devorei em 1 dia. A delicadeza/sutileza desenvolvendo a protagonista trans, com os pronomes mudando aos poucos no diário. SENSACIONAL!

Amei toda a representatividade também, principalmente no personagem com TOC. Eu nunca tinha lido nada parecido. Eu já acompanho o trabalho do Ariel há um tempinho, e quando eu vi personagens de outro livro aparecendo aqui eu SURTEI! Amo quando autor faz isso. Achei alguns errinhos na escrita, mas nada demais. Mesmo sendo um livro curto e do ponto de vista apenas da protagonista, me apeguei a todos os personagens! Indico demais! Principalmente para pessoas trans que querem se ver mais nas histórias ??

lasthours 21/08/2021

A
Que delícia descobrir autores brasileiros e com narrativas tão importantes AAAAAA

A gravidade de Júpiter, na vdd não é sobre Júpiter, mas um pouco sobre o efeito que ela tem. Nesse livro acompanhamos, através de um diário, a vida de A, e a sua descoberta como uma mulher trans. Achei muito interessante esse formato de diário pois vamos descobrindo tudo junto com ela, e mesmo sabendo o que pode acontecer, ficamos ansiosos por antecipação.

Não posso expressar o quanto fiquei tocada pela obra e TODOS os personagens, e com um livro tão curtinho eu faria TUDO por mais. Como uma mulher cis, esse livro me ajudou a começar a entender melhor o assunto, principalmente a questão de como as pessoas se sentem com o uso incorreto dos pronomes.

Eu não só recomendo a leitura, como acho extremamente necessária. A literatura brasileira precisa ser mais valorizada, os livros são um meio de as pessoas propagarem suas vozes, e precisamos ?escutar.?

Bia 22/07/2022

Esse livro é tão bonito
A Gravidade de Júpiter é um livro bem rapidinho que conta sobre a história de autodescoberta da protagonista como uma mulher trans, mostrando todos os seus medos e sentimentos em relação a si e às suas relações.

A escrita é simples mas é leve e suave, deixando a leitura bem fluida, além de transmitir muito bem os sentimentos da personagem, o que faz com que seja fácil se conectar com ela. Esse com certeza foi um dos meus pontos favoritos do livro.

Me encantei com os personagens e com as relações entre eles, acho que foram bem trabalhados. A amizade da protagonista com o Elias é muito fofa, eu adorei a relação deles dois. Também gostei demais da Júpiter e da presença dela na narrativa. O romance foi bem desenvolvido e é super fofo e bonito.

Por ser um livro curto, acho que não dá direito pra abordar muito a fundo os assuntos, mas traz tópicos e discussões bem relevantes que na minha visão foram abordados de maneira responsável e sensível. Além disso, tem bastante representatividade boa, o que é muito legal e importante.

Foi, pra mim, um livro muito tocante e que me fez refletir também. Eu achei tão profunda a maneira como a narradora conta dos sentimentos e do que tá acontecendo ao seu redor e como ela lida com tudo. É uma história linda e emocionante.

Amanda 21/01/2022

Muito boooooom
Eu não tenho palavras para descrever o quão lindo esse livro é. Me lembrou muito a estrutura de As Vantagens de Ser Invisível, e isso foi muito confortável.

A Gravidade de Júpiter narra o diário de uma pessoa que é apaixonada por sua vizinha. E durante todo o livro, temas tão importantes e necessário são tratados de forma tão genuína, e nada forçado. Os personagens são construídos lindamente, e eu adoraria ser amiga deles. Tem um desenvolvimento muito forte neles, tanto de quem eles são e até em questão do que antes pensavam de forma errada e agora não mais.

É um livro nacional que descobri por acaso e eu não me arrependo de forma alguma. Eu recomendo para todo mundo!

Anala 02/11/2022

Que amanhecer bonito
Simples e perfeito. A escrita, a forma como a personagem vai se descobrindo, o cuidado com cada personagem, cada representação. Incrível. Há algumas palavras erradas, nada demais. O defeito mesmo é acabar. Leiam.

Isabela2703 26/12/2022

Eu gostei bastante da forma que o livro é construído, tem umas sutilezas que só pessoas trans são capazes de pensar em colocar. A história em si me deu bastante interesse também! E as duas coisas juntas me faz amar demais esse livro!

Grailson 15/04/2021

Sensível e necessário
Eu estava com este livro na biblioteca do meu kindle há muito tempo, até que finalmente decidi ler e falo com tranquilidade, amei esta leitura.
Geralmente livros escritos como um diário não me agradam muito, mas não foi o caso deste. A leitura fluiu muito bem e a escrita é incrível, mesmo sendo em formato de diário, não fica cansativo de ler.
A representatividade que este livro carrega e os debates que desperta, são MUITO necessários. Eu amei a escrita leve ao mesmo tempo que abordava assuntos tão importantes como identidade das pessoas trans/não binárias e o que envolve todas essas vivências. Amei mais ainda, o fato de o autor ter pesquisado sobre o TOC para escrever aqui e evitar equívocos. Uma leitura magnífica, assim como Júpiter e todes personagens presentes. Com toda certeza recomendo a todos.

wariafernand 05/02/2022

que livro P E R F E I T O.
Jupiter e Aurora lindas maravilhosas fofas af amei. Ver aurora se descobrindo e com amigos verdadeiros do seu lado deixou a historia tão linda. To com o coração quentinho.

windowseis 17/05/2021

Necessário e de ótima qualidade
Eu li o livro em um dia, ele é curtinho e de escrita simples. Admito que não esperava grande coisa de um livro escrito assim, porque não costumo gostar de livros-diário, mas eu simplesmente amei.

Ele fala sobre pautas importantes de maneira leve e natural, me senti tão representado que acabei chorando diversas vezes durante o livro por apenas me identificar com determinada personagem.

Só tenho à agradecer o autor por um livro tão lindo.

Okaywinx 10/07/2023

Nacional
Esse livro foi um abraço em forma de palavras

A cada página que lia, apesar de um livro curto, eu me sentia angustiada num nível extremo pela aurora, saber o que ela passa, apesar de ser uma forma diferente, me deixava com o coração na mão. E quando tudo começou a ficar bem, foi como um abraço ou um cafuné antes de dormir.

Aurora é uma menina trans que demorou um tempinho pra entender quem ela era de verdade, e conseguiu se entender ao fazer amizade com júpiter, que era como ela, e conseguiu se ver como uma pessoa normal, que poderia ser feliz e amada apesar das dificuldades. Que ser trans não é uma sentença de morte como muitos gostam de falar para dar medo, e que ela merecia uma vida feliz sendo quem gostaria de ser.

Nem sei descrever tudo que senti ao ler, devorei esse livro como se fosse as últimas palavras que leria na vida e não me arrependo disso.

É um livro incrível, que vale muito a pena para todas as pessoas.

Dominic nic nic 14/01/2021

Só leiam
Leiam esse livro pelo amor de Deus é muito fofo. Eu quero abraçar todos os personagens, apenas.

R4vi 04/01/2024

"Finalmente tenho um nome que me representa."
Fazia tempo que eu não lia uma história de personagem se descobrindo transgênero, sinceramente não me lembrava de o quão bom era ler isso. Me identifiquei demais com a protagonista, a escrita é em forma de diário super fluida e trata tudo com muita leveza, me apaixonei demais pela história e me apeguei a muitos personagens.

É uma história de autoaceitação com romance sáfico transcentado, foi muito bom ver a Júpiter ajudando a A.(não vou revelar o nome que ela escolhe) a se entender e se aceitar, a amizade com o Elias também foi muito carinhosa! Gostei muito de ter um personagem com TOC na história, conheço só duas que tratam desse assunto.

E tive o maior surto com o personagem Raví, ele usa pronomes femininos e masculinos e eu também, aida com o mesmo nome, tive um surto de alegria. Também me emocionei demais vendo a A. escolher o nome e ler sua felicidade ao ser chamada por ele, entendo totalmente isso, completamente apaixonado na história.

Obrigado, Ariel, por proporcionar litetatura trans e sáfica com tanto sentimento e delicadeza. Só leiam!