Mulheres, Mitos e Deusas

Mulheres, Mitos e Deusas Martha Robles
Martha Robles

Resenhas - Mulheres, Mitos e Deusas

cilia 16/11/2021

O livro é uma coletânea básica, não é ruim e é muito esteticamente bonito, mas eu sinto que não aprofunda de forma que va adicionar algo a história, e eu senti um foco de um ponto de vista cristão, o que não teria nada de errado se tivesse sido nas histórias cristãs mas o livro n é só sobre mitologia cristã, mas é bem sutil nada demais tbm. Não foi muito informativo pra mim pq eu tbm já sabia dessas histórias, mas pra quem n sabe pode ser bem interessante esse livro.

ale (leka) 11/04/2021

Capa lindíssima.
???
Livro: mulheres, mitos e deusas
Autor: Martha Robles
Editora: Goya

#1livroacada7dias

?"Algumas mulheres conheceram o céu, outras o inferno; umas foram enaltecidas, santificadas, outras demonizadas; mas todas tocaram as profundezas do próprio ser, chegaram ao limite de sua condição e de seu tempo e se eternizaram na história. Ao tomar contato com a história e os dilemas vividos por figuras como Afrodite, Cinderela, Simone de Beauvoir e Virginia Woolf, a autora nos guia em uma viagem de resgate da essência perdida ao ressignificar o papel feminino no mundo. O livro revela uma análise inteligente dos arquétipos, dos mitos e das lendas construídos em torno da mulher, demonstrando como eles acabaram por reafirmar o machismo na cultura ocidental."

????Minha opinião????
" Livro lindo, capa linda"

Algumas histórias interessantes outras nem tanto, e outras diria ate chatas.
Afrodite, Virginia Woolf e Simone Beauvoir em minha humilde opinião, foram umas das poucas que me fizeram querer ler mais.
Para mim foi um livro o qual a leitura não fluiu.
Mas quem sabe você venha a gostar.
Leitura que segue... Que venham leituras mais prazerosas ?

Anny 12/04/2021

???? O livro fala sobre mulheres desde a origem da vida de acordo com a religião cristã e a mitologia grega até hoje. Ele mostra como foi a participação, a importância e as características de mulheres conhecidas no decorrer da história.

???? Esse é um livro atemporal, sobre mulheres, mas não é só para mulheres. Pois mostra que desde os primórdios houve mulheres que não aceitavam essa superioridade masculina e batiam de frente com a sociedade atrás de seus interesses.

?? Infelizmente não foi como eu imaginava. A leitura foi bem densa, cansativa e arrastada em muitas partes. Achei que a autora diversas vezes se aprofundava demais em contar sobre a vida dos parceiros ou de outras pessoas e não da mulher cujo capítulo se referia.

? O conselho que eu dou para quem for ler o livro é intercalar com outras leituras para ficar menos cansativo.

liicca 07/10/2020

Confesso que algumas historias me animaram mais que outras, é um livro um pouco difícil de ler, você precisa se desconectar das coisas exteriores, particularmente minha felicidade foi grifar partes que me cativaram, alguns pontos importantes até mesmo ensinamentos para sempre lembrar daquilo, algumas coisas eu já sabia como a mulher é oprimida desde o inicio dos tempos pelo homem, esse livro te faz enxergar a força que existe dentro de cada uma para se libertar.

Glória 03/05/2021

Esperava mais
Me apaixonei pela capa e resenha e mantive minhas expectativas altas... O livro é bom, mas há capítulos mais interessantes do que outros, uma vez que cada um narra a vida de uma mulher real ou fictícia. Além disso, a linguagem e forma de escrita podem ser um pouco maçantes. De forma geral, indico a leitura, mas não se puna se você demorar mais do que o normal para ler e variar entre achar interessante e um saco.

mariana.vargas.lima 12/05/2021

Eu amei!!
Conta história de muitas mulheres relevantes além do tempo, seus mitos, poderes, empoderamento. Desde a mitologia até os dias atuais ?? perfeito

Anna.Beatriz 17/05/2021

"Mulheres demasiado sutis para o inferno, e excessivamente impetuosas para aspirar ao céu."
É galera... Esse livro me trouxe muitos altos e baixos, bem 8 e 80, em alguns momentos AMEI MUITO a leitura e em outros ODIEI MUITO. Quase abandonei em alguns momentos mas não me arrependo de ter continuado. Se vocês sentirem vontade de parar e desanimarem com a leitura façam um esforcinho e continuem, sério, vale a pena.

Me trouxe muitas informações bem interessantes, é definitivamente um livro histórico, traz uma grande profundidade na história de personagens que conhecemos e ao mesmo tempo também nos apresenta figuras icônicas pouco conhecidas. Em grande parte é um livro bem místico, mais voltado para figuras femininas dos mitos mesmo, mas também aborda personagens reais.

Agora, uma crítica que pesou muito pra mim e um dos fatores que mais me desanimou com essa leitura foi o fato de, por diversas vezes, mais ainda na parte inicial do livro, a autora dar um destaque desnecessário aos parceiros e relacionamentos amorosos dessas mulheres. O foco deveria ser elas e não quem elas se relacionaram ou se apaixonaram. Claro que poderia comentar do relacionamento, faz parte da história delas, mas eu achei que deu um enfoque muito grande e daí acabou contando mais a história dos HOMENS do que, de fato, das mulheres.

Joao.Gabriel 23/05/2021

Para curiosos em geral. Do fantástico ao real, a autores dá o pano de fundo e a reflexão fica por conta do leitor. Interessantíssimo!

Dai 19/04/2024

Diversas personalidades femininas
O livro descreve personalidades femininas desde o início dos tempos, algumas fictícias, outras reais, uma leitura muito interessante para acompanhar a evolução do papel feminino ao longo da história da humanidade

vifinkler 04/06/2021

Vale pra conhecer mulheres da história
Bom, eu esperava mais desse livro. Acho que faltou análise da autora sobre as mulheres.
É bacana pra conhecer histórias de mulheres que a gente nunca ouviu sobre ou naquelas que a gente só conhece o nome. Nas deusas e na tragédia grega até tem análises boas, mas conforme vai passando, parece que a gente acaba só conhecendo e não pensando criticamente.
Pulei toda a parte nas santas pq era um bando de milagre sendo descrito.

Carol 29/06/2021

O feminino através do tempo
Trata de diversas mulheres que durante os séculos marcaram a história ou nosso imaginário, tornando-se referência.

Rafa.Vital 22/07/2021

Leiam
Só leiam, só leiam, só leiam, juro que é muito bom, amei amei amei

Só escrevendo pra ser um resenha válida kkkkkkk

julinha 25/07/2021

Eu recomendo a leitura desse livro para quem realmente se interessa no assunto E se sente instigado em ler mesmo que o livro não seja uma história continua. Eu não sou essa pessoa, tenho muita dificuldade em continuar a leitura de uma obra que cada capítulo retrata uma história e não são interligados entre si. Eu demorei muito para concluir a leitura o que de fato deve ter contribuído na minha nota, amei o início, porém fui desanimando do meio para o final! Acho que também falta muita inclusão na obra!

Starming 01/08/2021

Contos
Com essa capa linda e a sinopse oferecida é normal que se esperasse uma leitura intrincada e, de certa forma, histórica. O que pareceu, no entanto, foi a mistura de uma tese de mestrado com uma revista de astrologia e muita liberdade para experimentar. Não entenda mal, a autora sabe muito bem sobre o que ela fala e o livro é sim interessante, eu aproveitei muito, especialmente a parte da mitologia, que deu a capa, mas não representou tanto do livro, eu só não acho que o conteúdo ofereceu o que eu esperava pela sinopse. Além disso, a posição religiosa e a visão sobre seu país, o México, representam papéis muito importantes no livro, o que de forma alguma é ruim, mas também desvia do esperado pela sinopse.
O livro é formado de diversos capítulos de imagens femininas importantes e escolhidas a dedo pela autora, não tendo ligação entre si, além disso alguns nomes escolhidos podem ser curiosos enquanto outros nomes esperados não aparecem.
É uma leitura agradável, mas em algumas seções tediosa, eu não percebi tanta diferença entre os diversos aspectos de Nossa Senhora, e como brasileira senti muita falta de Nossa Senhora Aparecida, já que essa seção, mais do que qualquer outra, fincou raízes no México.
Um livro para quem está disposto a ouvir a opinião de uma mulher esclarecida, mas que em muitos aspectos você pode não concordar, aprender sobre diversos mitos e mulheres ilustres, mas não espere que os aspectos históricos sejam o foco, já que ele é o grande valor subjetivo que essas personagens tiveram no consciente e como representam frutos de suas épocas e assim, nas entrelinhas, perceber a evolução do feminino na história.

Maria.Teresa 21/08/2021

Não vale o tempo gasto
Eu não entendi até agora o que a autora queria com esse livro, não fica claro se ela quer fazer um resumo de um conto ou da vida de uma mulher ou se quer discutir sobre a visão da sociedade referente a isso. Em alguns ela faz apenas um resumo e outros ela discute a questão social, em um capítulo relata a vida de uma mulher em formato de uma carta fictícia redigida pela própria figura histórica e em todos os outros conta a história em terceira pessoa. Em resumo, esse livro é uma bagunça.
Para não dizer que eu não tirei algum proveito do livro, no decorrer dele você acaba tirando algumas informações interessantes, porém pelo tamanho do livro são poucas informações que você tira.