Morangos mofados

Morangos mofados Caio Fernando Abreu

Resenhas - Morangos Mofados

marytagram 27/05/2024

Um dos melhores livros nacionais que ja li. a cada conto vc pensa que não vai ter mais nenhum que te faça sentir o que o anterior fez. é aí que você erra

luigigui 21/01/2022

O gosto constante de morangos mofados.
Aqui Caio Fernando Abreu mostra todos os pontos mais bonitos e brutais da sua escrita, cada conto explora uma faceta diferente daquilo que nos torna seres humanos, inseguros, ansiosos, hora infelizes e hora esperançosos. Não foram todos os contos que me atingiram da mesma maneira, confesso que alguns chegaram a tornar a leitura um pouco arrastada pra mim. Ainda assim, mesmo aqueles contos que não foram os meus favoritos, contam com a genialidade que Caio não perde em nenhum momento da obra. Mesmo que não seja exatamente perfeito e tenha alguns momentos que dificultaram a leitura pra mim, "Morangos Mofados" continua sendo uma leitura indispensável.

Teti 11/02/2022

desde a dedicatória de milhões e as referências musicais como angela ro ro até a carta final pro "zézim" em que conta sobre clarice lispector e que "escrever é enfiar o dedo na garganta", esse livro me acolheu. contos como "terça feira gorda", "sargento garcia", "fotografias", que me têm por inteira ao tecer de sexualidade e identidade e filosofia, guardam uma verborragia poética tão única do caio fernando abreu, mas que cabe ao leitor tomar, invadir, roubar. também tenho dezessete anos, quase dezoito, com esta tontura seca de estar começando a viver; também já li tudo, já tentei macrobiótica psicanálise drogas acupuntura suicídio ioga dança natação cooper astrologia patins marxismo candomblé boate gay ecologia e sobrou esse nó no peito. a liberdade de interpretar e possuir cada conto é nos dada, pois todos temos nossos morangos mofados. o livro tem um quê de clarice, de geração beat, de van gogh, de mpb, de cigarros compartilhados, de loucura cotidiana, de beatles, de virginia woolf.
além de tudo, é peça valiosíssima de uma perspectiva da resistência contra o regime militar, com a contracultura e o movimento desbunde.
outro ponto é que é uma obra similar a memes do twitter: você precisa saber de mil línguas mil referências mil culturas diferentes para entender kkkjjjkkkkjkj
enfim, estilo e estrutura literária que me inspiram a escrever algo do tipo futuramente!
pra reler, recitar e guardar no coração!

limoon 06/02/2022

"mas depois de pensar isso me deu um desgosto porque fui percebendo, por dentro da chuva, que talvez eu não quisesse que ele soubesse que eu era eu, e eu era".

vampdougie 16/06/2024

Comecei a ler logo que peguei do sebo, o problema é que estou demorando demais em todas as obras que me proponho a ler.
Surgem coisas mais importantes que devem ser feitas primeiro, tem o trabalho.
Essa obra me tirou da zona de conforto, não porque é um texto difícil (embora tenha alguns contos que demorei para pegar a estrutura e o que ele estava propondo desenvolver) - e sim porque ela transporta a gente pra essa época de quando foi escrita, com música ambiente do toca-discos, com gente classe média que questiona coisas que estão fora do nosso comum do dia a dia, muita gente fumando e a ausência completa de smartphone. Logo essas pessoas descritas nos contos estão vivendo vidas e momentos tão ancorados na realidade.
Bom demais perceber esses detalhes.
Gostei muito da obra, alguns contos (a maioria) são explicitamente gays e isso torna ela mais complexa ainda.

Raquel Galvão 10/12/2011

Top!

Caroline Z. 01/12/2013

Morangos mofados

Definitivamente não é uma obra para qualquer leitor. Uma alma permeada de moralismo não teria paz nessas páginas, se engasgaria na leitura, sem dúvida. A obra é de 1982, e carregada com muita coisa da geração que pagou o preço pelos anos 70 no Brasil militar. Há muita referência a drogas e sexo homossexual, mas a obra não é só isso; o autor toca fundo no que há de mais íntimo em nós, e a sua escrita é fenomenal.

A obra é dividida em três partes, cada qual composta de contos. A primeira delas "O mofo" trata da repressão social em todos os sentidos, fala de como a sociedade interfere e causa uma série de conflitos humanos. "Além do ponto" e "Luz e sombra" se destacam nessa primeira parte.

A segunda parte "Os Morangos" mostra um pouco do íntimo das personagens, o que sentem e como reagem a estrutura social imposta; e como usam brechas que permitem a sua própria satisfação. Os contos dessa segunda parte do livro são mais interessantes, principalmente "Transformações" e "Natureza viva" que são fantásticos.

Na terceira parte do livro "Morangos mofados" a personagem está em crise, aquele "mofo" carregado de ideais da sociedade sufoca, e deixa um gosto amargo na boca; pois atingiu todos os "morangos" tudo o que alguém possa exprimir de bom. Gostei de como esse último conto termina , gostei da reação diante dos "morangos mofados", demonstra o quanto há de escolha em tudo o que fazemos.

Enfim, o autor me surpreendeu, apesar dos contos oscilarem em qualidade a obra como um todo é muito boa, mas é uma obra para um leitor maduro. De qualquer forma, só o estilo do autor já vale a leitura.

" As pessoas falam coisas, e por trás do que falam há o que sentem, e por trás do que sentem há o que são e nem sempre se mostra."

Rick 26/12/2013

Conto ou Crônica. Caio ou Here Come The Sun.
Sem sombra de dúvida, até agora é um dos livros mais cativantes que eu li. Caio Fernando de Abreu joga o homossexualismo, a casualidade, o sexo e o conflito entre a sorte e o azar e embrulha tudo de presente pra um amigo a quem fez o livro. Morangos Mofados tem 160 páginas da ficção mais real, das palavras mais cortantes e dos romances e dramas mais adoráveis. Não é que os contos são bonitos, apenas que as crônicas são reais, escritas com a plena consciência da própria alma.

Gislene Puga 02/04/2014

Terrível. Não te prende em nenhum momento. Depressivo. Desconexo.

Jé b. 29/12/2022

Se molda a cada leitor
Foi meu primeiro contato com a escrita de Caio Fernando de Abreu e não me arrependo. Achei o livro muito bem escrito, as palavras simplesmente aparecem e começam a fazer sentido quando colocadas no contexto. Ainda assim, nem todos os contos me pegaram, mas destaco que outros me fizeram ansiar por mais linhas. Questionei a humanidade e me envolvi na história dos personagens, o que classifica uma experiência de leitura como ótima, a meu ver. É um livro que se modifica de acordo com a experiência de cada um com seu entorno, todos deveriam tentar.

Lethycia Dias 22/04/2019

Beleza única
Ano passado, li o conto "Aqueles dois", de Caio Fernando Abreu, numa antologia de 100 melhores contos brasileiros. Eu já o havia lido, anos atrás, quando ainda era muito nova para entender a relação entre os personagens, e ver isso sob uma nova perspectiva me deu vontade de ler mais Caio Fernando Abreu. E assim cheguei a esse livro.
"Morangos mofados" reúne 18 contos organizados em partes, denominadas "O mofo", "Os morangos", e por fim, a parte-conto que dá nome ao volume, "Morangos mofados". Muitas das histórias crescem numa escala de intensidade que parece estar relacionada a esse conceito dos morangos e do mofo.
Alguns dos contos falaram diretamente comigo, como aquele em que os personagens não suspeitam da realidade em que vivem. Houve aqueles que me vi envolvida pelos diálogos ou pelo fluxo de consciência, presente em muitas das histórias. E houve aqueles em que eu mergulhei de uma forma que só a ficção poderia permitir.
Entre os meus preferidos, estão "Os sobreviventes", "Além do ponto", "Terça-feira gorda", "Natureza viva", "O dia em que Júpiter encontrou Saturno" e o melhor de todos, "Aqueles dois". Esses são contos em que cada palavra parece ter sido escolhida com precisão, porque precisava estar ali, porque nenhuma outra poderia ser usada.
Acho que as maiores características desse livro são o diálogo interno, o pensamento, o sentimento. As relações homoafetivas são abordadas aqui de uma forma que eu nunca tinha visto antes, com uma naturalidade que acho muito adequada. É um livro de uma beleza única, que eu sei que vou querer reler várias vezes.

site: https://www.instagram.com/p/BwiTkALgGGe/

Beatriz Novais 20/06/2019

Sem decepção
É um pouco difícil falar de um livro de contos, já que sempre vamos ter preferência por uns mais do que por outros, mas no geral, vale mt a pena. A maioria dos contos são mt profundos e por vezes nos deixam pensativos após a leitura. Caio não me decepciona nunca. Que obra linda para um primeiro livro publicado!

Thais CardBeg 24/03/2020

A escrita de Abreu é muito diferenciada, pontuação, processar a narrativa psicológica e imaginar o ano que foi publicado! Deve ter sido um tapa!
Recomendo muito.

Tamara 07/05/2020

Mofado, porém um morango
Minha primeira leitura integral de Caio. Antes, a admiração pelas tantas frases de impacto compartilhadas em tempos virtuais. Hoje, depois desta leitura, uma visão mais realista - ora indigesta - do autor. A escrita verborrágica do início contrasta com as histórias bem construídas que surgem ao persistir na leitura. Um livro pra tirar qualquer leitor da zona de conforto, pela forma e conteúdo. Contos favoritos: "Fotografias", "Pera, uva ou maçã?" e "Aqueles Dois"

site: https://tamarapsi.wordpress.com/

alekele_ 07/05/2020

Para sempre Caio
Este não é o primeiro livro que leio de Caio F. Abreu.... eu me apaixonei por Caio há muito tempo. Tanto que já nem lembro.
Apesar da grande maioria indicar que devemos começar a adentrar o mundinho de Caio pelo livro ?Morangos Mofados?, eu confesso que fiquei feliz ter lido após certos obras dele.
Caio é intenso, sincero, calmo, frenético... são muitas pessoas em um, muitos sentimentos para poucas linhas, os quais ele consegue expor com uma maestria única.
Por favor, não deixem de ler... ??