Morangos mofados

Morangos mofados Caio Fernando Abreu

Resenhas - Morangos Mofados

Jefferson Vianna 30/05/2019

Frescos morangos vivos vermelhos. Sim.
Este é sem dúvidas um dos meus livros preferidos da vida. Em “Morangos Mofados”, Caio F. Abreu apresenta-nos um universo de possibilidades, um emaranhado de sentimentos que se entrelaçam como numa dança. Caio F. Abreu divaga sobre a busca pelo desconhecido, sobre a dor muitas vezes necessária, sobre o fracasso previsto, sobre os encontros que podem ser despedidas, sobre o amor como objeto de desejo e sobre a esperança tão necessária para se continuar vivendo. Este livro é de uma sensibilidade indescritível, o autor parece fazer amor com as palavras, sua escrita é na maior parte das vezes intensa, poética e arrebatadora. O livro é composto de 18 crônicas, repletas de metáforas, personagens e situações inusitadas e uma realidade difícil de aceitar. Os temas variam entre: amor, homofobia, solidão, existencialismo, melancolia, desejos, medos, etc. “Morangos Mofados” causa uma forte inquietude, por isso é alvo de várias criticas, mas também de inúmeros elogios. Confesso que reler este livro despertou-me um desejo ardente de Recomeçar ou de quem sabe plantar “frescos morangos vivos vermelhos”. Leitura recomendada.

Quotes do livro: “Querer um sentido me leva a querer um depois, os dois vêm juntos, se é que você me entende.” – pag. 92, “[...] minhas delicadezas nem sempre são suficientes para despertar a suavidade alheia, e mesmo assim insisto...” – pag. 142, e “Natural é as pessoas se encontrarem e se perderem.” – pag. 184.

Beatriz Novais 20/06/2019

Sem decepção
É um pouco difícil falar de um livro de contos, já que sempre vamos ter preferência por uns mais do que por outros, mas no geral, vale mt a pena. A maioria dos contos são mt profundos e por vezes nos deixam pensativos após a leitura. Caio não me decepciona nunca. Que obra linda para um primeiro livro publicado!

Thais CardBeg 24/03/2020

A escrita de Abreu é muito diferenciada, pontuação, processar a narrativa psicológica e imaginar o ano que foi publicado! Deve ter sido um tapa!
Recomendo muito.

Tamara 07/05/2020

Mofado, porém um morango
Minha primeira leitura integral de Caio. Antes, a admiração pelas tantas frases de impacto compartilhadas em tempos virtuais. Hoje, depois desta leitura, uma visão mais realista - ora indigesta - do autor. A escrita verborrágica do início contrasta com as histórias bem construídas que surgem ao persistir na leitura. Um livro pra tirar qualquer leitor da zona de conforto, pela forma e conteúdo. Contos favoritos: "Fotografias", "Pera, uva ou maçã?" e "Aqueles Dois"

site: https://tamarapsi.wordpress.com/

alekele_ 07/05/2020

Para sempre Caio
Este não é o primeiro livro que leio de Caio F. Abreu.... eu me apaixonei por Caio há muito tempo. Tanto que já nem lembro.
Apesar da grande maioria indicar que devemos começar a adentrar o mundinho de Caio pelo livro ?Morangos Mofados?, eu confesso que fiquei feliz ter lido após certos obras dele.
Caio é intenso, sincero, calmo, frenético... são muitas pessoas em um, muitos sentimentos para poucas linhas, os quais ele consegue expor com uma maestria única.
Por favor, não deixem de ler... ??

emlindh 17/06/2020

perfeito
Mas que texto! cada conto é uma onda de sentimentos diferentes, cada um com seu ritmo e alma próprios. Não é o tipo de livro que eu costumo ler, mas nunca vou me arrepender de passar por essas páginas.

Guilherme 24/11/2021

Que livro maravilhoso, tenho que agradecer primeiro a caio Fernando por ter deixado essa obra como presente para a humanidade e o meu amigo Rudson por ter me indicado esse livro e feito a adaptação para o teatro. Um livro único e particular cada conto tendo suas particularidades . Me envolvia a cada conto nem todos me deixava tão aguçado mas a grande maioria. É um livro que todos devem ler. Se pegar para valer acaba em uma garrafa de café .

Felipe 14/12/2021

Conhecendo Caio
Dividido em três partes, o mofo, os morangos e os morangos mofados. A diferença da escrita, narrativa e personagens em cada uma das partes é linda. Cada conto apaixonante, outros difíceis, mas sempre falando da vida, dos medos, das belezas. A sensibilidade e a sexualidade, tudo isso em palavras que as vezes não eram claras, principalmente na parte dos mofos.

yas 04/01/2022

??
esse livro eh do c4r@lh0!
o autor escreve de maneira acida e delicada ao mesmo tempo seus contos e, em quase todos eles fala sobre doenças psicossomaticas alem de drogas.
existem tres partes, "o mofo" que conta a forma dura de sobrevivencia dentro da ditadura militar, "morangos" que representa o medo, a angustia e o anseio por liberdade numa epoca recheada de incertezas, onde o autor procura de qualquer forma um resquicio de esperança e "morangos mofados" que fala sobre a homossexualidade abertamente, principalmente no conto "sargento garcia".
a trilha sonora impecavel com certeza foi o que me cativou mais, alem de ser sensacional quando voce entende e interpreta o porque do titulo do livro!
incrivel, recomendo demaaaaais.

Le Vieira 14/01/2022

Livro árduo, ácido
A escrita de Caio Fernando Abreu é acida e pesada. Toca em pontos tão sensíveis de forma bruta e crua. A dinâmica da escrita, com o uso incomum da pontuação faz o leitor perder o fôlego.

Eu não sabia muito bem o que esperar quando comecei essa leitura. Mas acho que nada teria me preparado para essa experiência.

"- O tempo não existe.
- O tempo existe, sim, e devora."

Agnes.Camargo 17/03/2022

Ler CFA
é sempre estar disposto a mergulhar profundo.
Caio não se atinha à superfície das coisas, cada conto mexe com você de uma forma diferente, só é preciso se abrir para sentir.

Uma delicia!

Cica 24/03/2022

Primeiro livro que leio de Caio e fiquei completamente apaixonada, a forma de escrita me fascinou, me sentia numa conversa ou numa roda de histórias. Começava o conto e eu já queria saber como ia terminar. Vivências apaixonantes, e algumas doloridas.

Amanda 01/05/2023

Uma mistura de "Notas de um velho safado" com "Pessoas Normais". Eu gosto muito da escrita do Caio Fernando Abreu, e essa é uma ótima obra

vitherartt 28/03/2022

O Mofo, Os Morangos, Morangos Mofados;
o livro é dividido em três partes: o mofo, os morangos e morangos mofados; os contos são bons, uns me agradaram e pegaram mais que outros - mas tudo isso é relativo, cada um é cada um! ótimas indicações musicais também - e amo isso. confesso que talvez eu tenha certo apego devido memórias afetivas com a pessoa que me indicou a leitura, mas é uma delícia e vale muito dar uma chance!

zoro's girl 19/04/2022

Razoável
Alguns contos são um pouco interessantes e até dá para tirar algumas citações isoladas, mas só, não acho que seja uma leitura compensatória.