La Planète des Singes

La Planète des Singes Pierre Boulle




Resenhas - O Planeta dos Macacos


505 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Dude 12/05/2023

Macacos me mordam
Excelente ficção científica sobre um planeta onde os macacos são a classe superior e os seres humanos animais sem inteligência.
comentários(0)comente



Amanda 11/05/2023

Assisti ao filme que adapta esse livro muitos anos atrás e gostei da premissa. Ler esse livro foi uma experiência diferente, em partes pq não sou mais criança, em partes pq a história apesar de similar possui algumas diferenças grandes. Mesmo os capítulos sendo curtos, assim como o livro, demorei a engatar na história. No geral, diria que é um ótimo livro, que da para fazer várias reflexões a respeito e que vale a leitura.
comentários(0)comente



Iago 10/05/2023

O que é ser racional?
Não sabemos ao certo como o ser humano passou de um animal sem muita importância, parafraseando o livro Sapiens, para um ser capaz de pensamento lógico, imaginativo, racional, fantástico e mítico. O mesmo poderia acontecer com outros símios? Como seria? Nesse clássico, adaptado e recontado no cinema várias vezes, temos um vislumbre de um mundo dominado por primatas não-humanos, inteligentes e inventivos, dotados de espírito, como Boulle sugere. É uma obra que irá chocar pelas inversões, onde o homem se verá como o animal de teste, submetido a humilhações e tratamentos cruéis, como algo a ser explorado, onde não há problemas, pois o homem nessa obra é só mais um animal útil para que os macacos possam entender mais sobre a biologia comparada. É uma verdadeira reflexão sobre o que nos faz diferentes e especiais. Talvez sequer o sejamos.
comentários(0)comente



Janine 30/04/2023

Socorro, são eles, os macacos
Que livro intrigante, comecei a leitura devagar, sem entender os termos galáticos, depois de 10 páginas emergi na história. Melhor que o filme, como esperado. Incrível vale a leitura. Final muito bom!
comentários(0)comente



pietra_zz444 30/04/2023

Inesperado esperado
O plot é bem interessante, mas ao mesmo tempo dá pra sacar desde o começo, e mesmo já esperando algo do tipo o final não falhou em surpreender, mesmo que um pouco
comentários(0)comente



Ogaiht 24/04/2023

Planeta dos Macacos ou Planeta dos Homens?
Eis um clássico da ficção científica francesa. Planeta dos Macacos, escrito por Pierre Boulle, é um livro repleto de simbolismo e um grande exercício de empatia.
A estória narra a viagem espacial de um grupo de 3 astronautas que deixam a terra para uma missão em direção a uma outra galáxia. Para eles, será uma viagem de 2 anos, mas para a Terra, se passarão alguns séculos.
Chegando a Soror, um planeta cuja atmosfera e características físicas são idênticas às da Terra, este grupo tem uma supresa: existe vida inteligente lá, e há seres muito parecidos com os humanos, exceto por não serem capazes de falar e possuírem hábitos e habilidades bem primitivos. Mas o verdadeiro choque da tripulação é descobrir que há outro tipo de vida no planeta: os símios! Estes seres nada mais são que chimpanzés, orangotangos e gorilas que possuem inteligência e habilidades similares às dos humanos da Terra. Capturado, Ulysse Mérou, personagem que narra a estória, tenta estabelecer contanto com a cientista chimpanzé que estuda humanos chamada Zira. No início a cientista parece não acreditar, mas à medida que interage com Ulysse e vê que ele não é desprovido de inteligência como os outros da espécie humana, Zira fará de tudo para que todos saibam de sua existência e que o homem pode sim ser provido de inteligência, mas tal descoberta poderá acarretar num verdadeiro terremoto na sociedade símia se provarem que o homem pode ser tão inteligente quanto o macaco!
Esta obra é como uma alegoria para nossa sociedade, onde a maioria acredita que o homem é o único ser pensante e inteligente não apenas no planeta mas no universo. Ao acompanhar a jornada de Ulysse, ficamos revoltados junto com personagem com a forma como os humanos são tratados naquela sociedade. Mas, se pararmos para pensar, não é assim que tratamos os outros seres? Não seriam os macacos da estória apenas uma alegoria para o homem? Este livro é um ótimo exército de reflexão e empatia, nos convidando a refletir e a se colocar no lugar dos seres que interagem conosco e que pensamos serem inferiores apenas por não serem humanos.
A linguagem do autor é muito simples e a leitura bem fluida. A editora Aleph fez um ótimo trabalho editorial, acrescentando alguns textos complementares no livro. Só achei a forma do livro (lembrando levemente um hexágono) um pouco incomum, mas nada que atrapalhe a leitura. Para os amantes de ficção científica esta obra é obrigatória.
Gustavo Kamenach 25/04/2023minha estante
Eu adorei esse livro, tive as mesmas percepções que você, Thiago! Comecei a ler sem muitas expectativas, porque ja tinha assistido a todas as adaptações e fui surpreendido demais.


Rogeris.Barreto 25/04/2023minha estante
Eu passei a me interessa por ficção científica por causa deste livro. Todas as reflexões que você citou além da narrativa fizeram com que se tornasse um dos favoritos da vida. Será uma indicação de leitura que farei a todos sempre.




Libris.Infinitum 15/04/2023

Características de raças
Li o livro após conhecer várias versões e adaptações entre filmes e séries. Uma história muito conhecida pela ficção científica onde astronautas da Terra chegam a um planeta dominado por macacos evoluídos e os humanos levam uma vida selvagem e são tratados como animais. Gostei muito da versão original escrita pelo francês Pierre Boulle em 1968. No livro 3 pessoas e 1 chimpanzé fazem uma jornada de séculos em direção a estrela Betelgeuse que para eles dura apenas 2 anos devido às leis da relatividade (devidamente explicada na obra). Chegam a um planeta parecido com a Terra e o batizam de Soror. Ulysse, um jornalista é capturado por Gorilas e levado para um laboratório de pesquisas científicas onde as cobaias são os humanos. Lá conhece personagens que aparecem nos filmes: Zira, Cornelius e Dr. Zeius. Procura redenção provando ser mais inteligente que os demais humanos de Soror. Uma diferença interessante é que as 3 raças principais de macacos (chimpanzés, orangotangos e gorilas) vivem em cidades iguais a nossas do século XX e o livro é uma sátira contra algumas características da raça humana.
comentários(0)comente



jaca.jaca 30/03/2023

Um dos melhores que eu li esse ano
Leitura fluida e que prende o leitor, e me senti, honestamente, cativada.
Uma boa crítica ao uso de animais em experiências e como seria horrível se estivéssemos no lugar deles.
Pessoalmente,eu gosto do protagonista,ele é um personagem humano.
comentários(0)comente



Ju 26/03/2023

A evolução do macaquinho imitador
Planeta dos macacos é um clássico que ganhou algumas adaptações para o cinema então eu já tinha ideia do que aconteceria no final, mas o plot twist foi um pouco diferente, eu achei o do filme, aquele antigo, mais impactante, mas o do livro também é legal e dá pra imaginar o choque do personagem.
Mas acho que isso não afeta a experiência de leitura, porque levanta muitos questionando internos, na época em que foi escrito a discussão sobre testes em animais não era tão ativa quanto a que temos hoje, se é que existia, hoje nós temos mais técnicas para criar produtos sem origem animal e sem usá-los no teste, mas ainda há muito a ser feito.
Acho que justamente por isso a história ficou tão popular, a proposta de fazer as pessoas se colocarem no lugar dos animais, e o que uma possível revolta poderia causar, como seria a inversão dos papéis, o quão angustiante seria.
O melhor é que tudo isso é feito em uma leitura fluída e dinâmica.
comentários(0)comente



Menezes Torres 22/03/2023

Livro clássico da ficção científica mundial. Em um mundo distópico, mostra uma visão bastante peculiar da relação entre homem e macaco.
comentários(0)comente



Junior Rodrigues 22/03/2023

Um clássico atemporal
Um clássico da ficção que rendeu inúmeros filmes, desde a época da sua publicação até os anos mais recentes, esse livro traz uma história sobre mistérios que o ser humano tem sonhado há muito tempo, a descoberta de novos planetas e se existe vida em tais lugares. Podemos dizer que muitos autores dessa época foram visionários em seus textos, pois trouxeram muitas ideias sobre a evolução da tecnologia e seus livros influenciaram uma geração de novos autores do gênero. Isso por si só, já é uma grande contribuição, tanto para a literatura, quanto para despertar a curiosidade e fazer com que as pessoas tenham coragem na incessante busca do desconhecido.
Ter a visão da caça nesse contexto faz com que haja uma reflexão sobre esse ato, ainda mais que interfere em um ciclo da natureza que é importante para o desenvolvimento da vida.
Fico me perguntando porque demorei tanto a ler esse clássico...já que é um livro interessante, fluído e que traz muitas questões sobre comportamentos, reflexões sobre existência e pensamentos sobre o que é ser "humano", independente de qualquer coisa.
Após finalizar a história consigo entender o motivo por trás de várias sequências e novos rumos por meio dos filmes que surgiram posteriormente, já que a trama tem muito conteúdo para esse desenvolvimento.
Dessa maneira, a recomendação é mais do que apenas isso e sim um convite para conhecer esse excelente clássico.
Recomendo!
comentários(0)comente



Zetha 15/03/2023

Que livro!
Eu não esperava me surpreender tanto com esse livro, no início achei q seria até meio lento e chatinho, mas assim q as coisas começam a acontecer em Soror, o livro não pisa no freio. Ele é cheio de questões filosóficas, que nos fazem até pensar a respeito da nossa evolução. Todo drama que envolve Ulysses a tentar mostrar aos Macacos q ele é um ser pensante e intelectual é minha parte favorita, pq é de certo ponto desesperador. O final do livro é algo que eu não consigo descrever, aquilo me arrebatou de uma forma que qse nenhum livro consegue fazer. Recomendaria esse livro quantas vezes fossem necessárias, QUE OBRA! "merece palmas com as 4 patas"
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Karrydaa 07/03/2023

UAU UAU UAU
O Planeta dos Macacos foi uma surpresa TÃO agradável pra mim. Não sei nem por onde começar essa resenha...
O começo não estava me cativando muito, todo aquele papo sobre viagem no tempo e sobre viagens à estrelas e naves que conseguem viajar mais rápido que a velocidade da luz... meh...
A coisa, pra mim, começa a desenrolar quando chegamos em Soror. É muito interessante o que o autor faz com palavras simples, reduz um homem a sua essência mais visceral.
Minha parte favorita é quando Úlysse começa a ter um contato mais civilizado com os macacos e percebe o quão nociva é a posição dos animais em nosso próprio planeta, é muito interessante todo esse desenvolvimento, especialmente quando Úlysse está em uma posição de mais privilégio que os outros seres humanos.
Minha única questão com esse livro é que o Úlysse Mérou, o protagonista, é uma pessoa detestável.
De resto, toda a parte filosófica, as questões sobre o que torna um ser humano um ser pensante e ACIMA DE TUDO o plot twist final fazem o livro valer a pena em toda e qualquer circunstâncias.
Adendo: essa edição tem uma entrevista maravilhosa com o Pierre Boulle, morri de rir com ele descascando as adaptações cinematográficas de Planeta dos Macacos.
comentários(0)comente



Valério 06/03/2023

Como boa ficção científica deve ser
As melhores ficções científicas nos tiram do nosso cotidiano nos lançando em uma realidade inventiva intrigante, imaginativa. Nesse ponto, nos vemos com nossa imaginação trabalhando a mil por hora. E isso torna a leitura tão atrativa.
Aqui a lição foi cumprida com louvor. Um planeta onde macacos tem a soberania - e não os humanos - e o desenrolar da estória que vai revelando como se chegou a isto. Bem fundamentado com princípios de física para justificar a chegada em Soror, o planeta dos maciços - título do livro.
Mesmo em ficção científica, deve haver lastro na realidade, tornando a trama minimamente plausível. Superman tem super poderes? Precisamos de explicação. Não pode simplesmente voar. Então ele é de outro planeta e o sol lhe dá super poderes.
No caso dos macacos, a explicação vem de dois motivos: 1) serem de outro planeta. 2) Uma explicação vai surgindo no decorrer da história mas não é revelada completamente ainda quando o livro termina.
Em alguns momentos, acho que o autor não foi feliz nisso.
Se eu chego em um planeta com vida desenvolvida como na Terra, onde o comportamento é identico ao nosso a não ser na língua, saberei me comunicar de outras formas. E no livro essa comunicação não ocorre. Mas esse deslize não afeta o todo significativamente

E a termina também como deve ser: fica muita coisa no ar. Você fecha o livro e começa a processar a informação. Hipóteses, teorias.
Acabou dando base para o cinema pegar o fio e desenvolver em vários filmes.

Livro interessante, divertido.
comentários(0)comente



505 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR