La Planète des Singes

La Planète des Singes Pierre Boulle




Resenhas - O Planeta dos Macacos


502 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Daniel1242 10/05/2024

Planeta dos macacos é totalmente diferente do que eu imaginava, diferentemente dos filmes, nós não lemos pela perspectiva de um símio, e sim pela de um humano, aprisionado, testado e investigado como um ser inferior. Planeta dos macacos me surpreendeu imensamente, homens caçados e macacos em grandes convenções científicas, bizarro.
comentários(0)comente



Luiz 05/05/2024

Fuja do spoiler!
O que já não foi feito ou escrito desse livro que eu vá escrever e que seja spoiler? Agora, fico imaginando na década de 60, pegar a história totalmente naïve? Putz! Que experiência!
Sci-fi maiúscula!
A demência de um dos personagens foi mal
explicada? Foi! E isso é um erro que não compromete, mas tira o brilho por mostrar uma preguiça. A inteligência acima da média de um
outro personagem ficou esquisita? Sim, mas não comprometeu, pois o personagem era sem importância. Isso posto, cabe o comentário sem profundidade de que o livro é bacana!
Acho que a dica é seguir essa ordem: o livro, depois o filme de 1968, depois o de Tim Burton.
comentários(0)comente



Bruna 02/05/2024

Aquela música do Skank, macaco cidadão!
Em uma sociedade futurística e muito avançada tecnologicamente, acompanhamos a viagem de três astronautas que encontram um planeta muito semelhante a Terra. A questão central é: nesse planeta os humanos são bestas selvagens, enquanto os macacos são a espécie dominante. Buscando sobreviver a essa realidade, a história toma rumos inesperados e levanta importantes questionamentos.
É uma leitura super tranquila de ser feita, em muitos momentos te deixa surpresa com certas conclusões e em outros te faz rir de pequenas piadas. O autor usa um tom crítico, mas jocoso, principalmente, quando questiona os comportamentos dos símios que também são os nossos como seres humanos pensantes? A inteligência também é colocada em xeque, porque como mesmo com o protagonista tentando estimular seus semelhantes, estes entraram em processo de involução.
O autor, mesmo que de forma secundária, aborda questões sobre a hierarquia social determinada pelo poder e força, a descrença proposital da Ciência e da História a fim de assegurar o que se presume ser a verdade, e a violência e degradação de outras espécies da manutenção da sociedade.
Minha desaprovação é como o protagonista representa muito o ?homem branco universal?, sendo muito raro encontrar alguém que ache ele agradável. E por meio dele é verbalizado muitos discursos machistas e que reduzem as personagens femininas a interesses românticos ou tentação sexual.
Destaque para a caçada dos símios na floresta e na cena final, ambos tiram o fôlego de leitor e são boas reviravoltas.
comentários(0)comente



LeoContigli 27/04/2024

Um livro muito legal, que não tem absolutamente NADA a ver com as últimas adaptações do cinema. Ele suscita questões muito interessantes do que é humanidade, consciência e a subjugação de animais em prol da ciência. Linguagem muito simples e bem fácil de ler, da pra acabar em pouquíssimos dias.
comentários(0)comente



Giulia 22/04/2024

? Planeta dos macacos
Não sei se é cedo (mês 4) pra considerar que esse livro é minha maior surpresa literária de 2024. Comecei a ler despretensiosamente pensando: não tem o livro da franquia planeta dos macacos? Nunca assisti o filme, mas os capítulos da primeira parte me instigaram a fazer isso. Costumo comprar apenas os livros que eu gosto tanto que vale a pena ter, é esse era um desses livros, mas estava tão empolgada com a história, que precisava terminar a leitura pelo Kindle mesmo. É uma ficção científica muito palpável, onde o autor fez várias correlações com nossos próprios conhecimentos humanos e, talvez, por isso, nos deixe tão envolvidos. O fato de parecer muito com os primeiros filmes, ao mesmo tempo que ter um final inesperado e não parecer nada com a última trilogia, deixa tudo ainda mais interessante.
comentários(0)comente



Book 'n' Beverage 20/04/2024

Sobre superioridade de espécies.
Sou uma das poucas pessoas que ainda não assistiram à adaptação para o cinema dessa que é considerada uma obra prima da ficção científica - embora o autor francês não considere esse o gênero da sua obra publicada em 1963.
.
Uma história que te prende pela aventura e pelos dilemas vividos pelo protagonista que aterrissa em um planeta desconhecido cujos valores e espécies estão invertidos.
.
Adorei a crítica ao sistema exploratório de animais e à prepotência humana. Realmente coloca em perspectiva nossas práticas. Gostei bastante e o final surpreendeu!
.
Filmes na ordem cronológica da história:
.
Planeta dos Macacos: A Origem (2011)
Planeta dos Macacos: O Confronto (2014)
Planeta dos Macacos: A Guerra (2017)
Planeta dos Macacos: O Reinado (2024 ? a ser lançado)
O Planeta dos Macacos (1968)
De Volta ao Planeta dos Macacos (1970)
Fuga do Planeta dos Macacos (1971)
A Conquista do Planeta dos Macacos (1972)
Batalha do Planeta dos Macacos (1973)
Patricia 20/04/2024minha estante
Que legal que colocou a ordem dos filmes! Digno de maratona




Wes 13/04/2024

O livro nos conta a história de 3 humanos que viajam para um sistema distante com o intuito de estudar sua estrela. Porém, ao visitar uns dos planetas deste sistema, eles percebem que o mesmo não se encontra inóspito.

Boa parte do livro é formado por narrativas com poucos diálogos. (O que pode cansar algumas pessoas) Entretanto, o livro te prende durante toda a descrição do planeta soror e seus habitantes.

A sensação de mistério que o autor te impõe durante o desbravamento ao planeta é tão interessante quanto todas as reflexões que um mundo habitado e dominado por macacos pode te causar.

Portanto, acredito que este livro seja uma obra obrigatória para todos que curtem ficção científica.
comentários(0)comente



M.Castrin 13/04/2024

Curioso
A perspectiva que são abordados as relações humanas, testes em animais, dominadores vs dominados são simplesmente fascinante, uma leitura essencial e atemporal
comentários(0)comente



Nathelly.Gama 13/04/2024

Final surpreendente
Não assisti aos filmes, sabia apenas da vaga premissa do livro, e que boa leitura às cegas. Uma linguagem muito fluida que te envolve rapidamente na história, achei muito satisfatório e divertido e quando pensado de forma mais crítica podemos elencar inúmeros pontos de reflexão. E o final, ah ele realmente me surpreendeu.
comentários(0)comente



ArtTorres 11/04/2024

"Jinn e Phyllis passavam as férias maravilhosas no espaço, o mais distante possível dos astros habitados"
Cara, que premissa interessante, que ideia BOA!
Infelizmente a execução deixou MUITO a desejar. Ele tenta ser um livro de ficção científica e falha miseravelmente. Ele chega perto de ter umas sacadas interessantes e umas passagens legais, mas não passa disso.
A narrativa é corrida e resumida, os diálogos rápidos e muito rasos. NADA é explicado no final e não é aquele final aberto que te deixa pensando, é aquele final aberto que parece que autor não soube terminar.
Alguns relacionamentos entre personagens (Não vou detalhar), são bem problemáticos e bizarros para dizer o mínimo.
Enfim, uma exceção a regra onde o filme é muito melhor
comentários(0)comente



Lysiane.Correa 02/04/2024

Mais um favorito no ano
Já havia visto o filme há muitos anos. Que bom que eu esqueci tudo... fui surpreendida positivamente!

O livro em si é muito fluído de ser lido, com uma escrita nada complicada e com críticas muito pontuais em toda a trama. Estou me sentindo desconcertada... sentindo dor física e psicológica.

A experiência mais próxima que tive desse sentimento tão catártico foi "Saboroso Cadáver" (Agustina Bazterrica) ? honestamente não se aproximam em conteúdo, mas sim no sentimento que causa. Aquela tirada de tapete que te deixa sem chão, sabe?

Os fatos em si até podem ser facilmente previsíveis, mas me deixei levar e fiquei com cara de besta no final. E que bom! Que experiência!
comentários(0)comente



Erika 31/03/2024

Não imaginava
Uma leitura bem interessante, fácil mas ao mesmo tempo "pesada". Trás algumas reflexões sobre a humanidade, nossos princípios e atitudes. Gostei mais do que pensei que gostaria.
comentários(0)comente



Vanilson7 28/03/2024

Plot Twist genial no final.
Há momentos em que o livro tem uma abordagem científica, porém simples. Inicia com uma tripulação composta por três homens e um macaco de estimação que estão viajando o universo à procura de novas descobertas, até que chegam a um planeta muito semelhante ao da Terra e, devido a essa semelhança, decidem dar o nome de Soror, cujo significado é irmão. Repentinamente descobrem que o Planeta é dominado por macacos.

O livro nos convida a uma reflexão nos colocando no lugar de outro ser vivo: o Macaco; cuja raça forma a sociedade dominante/pensante, enquanto a raça do Homem é totalmente incapaz de ter quaisquer pensamentos superiores, são simplesmente seres bestiais...
comentários(0)comente



Stephanys27 19/03/2024

Que livro incrível!
Amei a história e os personagens, foi escrito tão bem que não parece nada ridículo na verdade até parece um pouco plausível.
O início é um pouco arrastado mas quando você se habitua fica excelente.
comentários(0)comente



MarcosBatista92 14/03/2024

Sensacional
Lembro me vagamente da história através do filme que assisti quando era mais novo. O livro é espetacular. Me vi cativado com a história de Ulysse no planeta Soror. É muito doido imaginar uma civilização onde o homem perde seu "domínio" para uma raça que sempre dominou. Senti muita repulsa enquanto lia sobre os procedimentos que faziam com humanos e isso me trouxe uma reflexão de como o homem age como animal pior que os macacos no que diz respeito ao tratamento dado aos seres "irracionais" e como o homem as vezes se julga superior a outro homem que as vezes julga como "selvagem".
comentários(0)comente



502 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR