La Planète des Singes

La Planète des Singes Pierre Boulle

Resenhas - O Planeta dos Macacos

Vanilson7 28/03/2024

Plot Twist genial no final.
Há momentos em que o livro tem uma abordagem científica, porém simples. Inicia com uma tripulação composta por três homens e um macaco de estimação que estão viajando o universo à procura de novas descobertas, até que chegam a um planeta muito semelhante ao da Terra e, devido a essa semelhança, decidem dar o nome de Soror, cujo significado é irmão. Repentinamente descobrem que o Planeta é dominado por macacos.

O livro nos convida a uma reflexão nos colocando no lugar de outro ser vivo: o Macaco; cuja raça forma a sociedade dominante/pensante, enquanto a raça do Homem é totalmente incapaz de ter quaisquer pensamentos superiores, são simplesmente seres bestiais...

Stephanys27 19/03/2024

Que livro incrível!
Amei a história e os personagens, foi escrito tão bem que não parece nada ridículo na verdade até parece um pouco plausível.
O início é um pouco arrastado mas quando você se habitua fica excelente.

MarcosBatista92 14/03/2024

Sensacional
Lembro me vagamente da história através do filme que assisti quando era mais novo. O livro é espetacular. Me vi cativado com a história de Ulysse no planeta Soror. É muito doido imaginar uma civilização onde o homem perde seu "domínio" para uma raça que sempre dominou. Senti muita repulsa enquanto lia sobre os procedimentos que faziam com humanos e isso me trouxe uma reflexão de como o homem age como animal pior que os macacos no que diz respeito ao tratamento dado aos seres "irracionais" e como o homem as vezes se julga superior a outro homem que as vezes julga como "selvagem".

Sheila.Bisson 06/03/2024

Vale muito a leitura!
Por mais que a história seja conhecida, vale muito a leitura. A escrita é bem fluída, a narrativa segue em uma tensão crescente até uma das cenas finais, que é impactante.
Além disso, podemos refletir muito sobre o que é a humanidade, de onde viemos e prá onde vamos, no sentido espiritual e real.

Laura 06/03/2024

QUE FINAL FOI ESSE?
Eu nunca senti tantas coisas com um livro só. To com muita raiva, mas ao mesmo tempo muito satisfeita. Super leve e super intrigante, fiquei muito nervosa e ansiosa em alguns momentos de tanta curiosidade que senti. Além desse plot que eu tava sentindo que viria.
Quanto as críticas, são claras. Experimentos anti-bioéticos, pertencimento na sociedade, estigmas relacionados a inferioridade (intelectual e de espécie) de indivíduos, humanidade no geral. A proposta é justamente inverter os papéis e causar um tão desconforto capaz de refletir até mesmo os mais ignorantes.
Sem dúvidas, um dos meus favoritos a partir de agora. ?

Remy Olem 05/03/2024

Que leitura MARAVILHOSAAAA! Antes de ler, eu fiz uma maratona de todos os filmes e depois fui lara o livro. Todas as obras são ótimas, mas o livro é surpreendente, espero que façam uma adaptação fiel a esse livro um dia, pois certeza que as pessoas que não conhecem a história ficariam de queixo caído. Entrou para meu top 10!

Aylla.Mendes 02/03/2024

Planeta dos Macacos
Leitura ótima!!! Esperava um pouco mais do final, mas me surpreendi. Não deixo de indicar o livro, bastante interessante ?

Paulo.Vitor 29/02/2024

Os livros da Aleph sempre acabam por me surpreender, aconteceu com Eu Sou a Lenda e aconteceu de novo com esse. Nesse caso, eu não tinha visto o filme para fazer as comparações, mas, eu já tinha visto a cena final, e, fiquei bem surpreso de ver que o final é diferente.
A história é diferente, e sem saber muito o contexto já consigo ver que a série de filmes se perdeu totalmente em seu propósito.

Jóice 29/02/2024

Eu amei esse livro! Essa história é uma revolução da literatura e do imaginário. A maneira como o autor criou todo esse mundo é o detalhe contido em cada traço da história, foi sensacional. Eu fiquei presa em cada capítulo. Mesmo já tendo assistido ao filme antigo, pois muitas coisas são diferentes na adaptação, me surpreendeu e adorei o plot do final. Essa edição tem uma entrevista com o autor, com detalhes de como ele teve a ideia inicial e vários outros aspectos que enriqueceram muito a experiência da leitura.

pedro4292 29/02/2024

Que livro bom! Dinâmico e reflexivo na medida certa, o autor parece saber bem o que quer explorar e usa a sociedade de macacos pra fazer paralelos com a sua própria de maneira eficaz, mesmo sendo nada sutil.
E sem poder deixar de fazer uma comparação com o filme de 68, o único ponto em que ele se sobressai do livro é no final, que pra mim soube utilizar o plot twist de maneira mais dramática.

Adelson 27/02/2024

Mas que maravilha em
Tentei ler esse livro anos atrás e não bateu, não estava em um tempo bom e tradução não era legal.
Porém agora mais velho que leitura gostosa, ficção científica sem rodeios, o autor não enrola na história é pá pum.

vitoraprado 24/02/2024

O planeta dos macacos - 5/5
Uma clássica ficção científica que marcou a segunda metade do século XX (e com motivos)
Uma trama bem construída, que não fica nem um pouco cansativa ou viajada, porque traz discussões sobre a consciência animal e a dita "superioridade" do ser humano
O autor foi bem sagaz com o final do livro e, sim, eu prefiro o final do livro do q o final do filme (mas como eu nunca assisti o filme nao posso opinar mais)

Danii 23/02/2024

Melhor que todos os filmes
Nunca me imaginei lendo essa obra, porém como grande fã da trilogia recente de filmes, resolvi dar uma oportunidade e não me arrependo nem um pouco. Esse livro possui uma história completamente diferente e criativa onde vai cativando com o passar das paginas, e fazendo com que a leitura seja fluida, principalmente, pq não sabia o que esperar a cada pagina. Acabei devorando de uma vez só, pois estava louca pra descobrir o que acontecia, e o final ainda deixou um gostinho de quero mais. Li também a parte da entrevista que consta no ebook e fico um pouco triste em notar uma certa decepção do autor com os filmes que foram lançados na época. Nunca cheguei a ver completos mas acredito que tenham mudado muita coisa, o que é uma pena pois eu não mudaria nada desse livro.

Bruno 23/02/2024

Livro foda
?Com meu estômago pesando por essa sucessão de horrores acompanhados pelos comentários de um chimpanzé risonho, eu vi homens parcial ou totalmente paralisados, outros artificialmente privados da visão?.

?Vocês fazem esse tipo de coisa na Terra??

?Sim, nos macacos! eu retruquei em fúria?.

Dilema ético
Dilema existencial
O que determina a alma ou espírito?

Livro foda

Não esperava nada. Já havia visto o filme há uns 18-20 anos, não lembro muito, mas sei que não é igual ao livro. Fui muito surpreendido, melhor do ano até agora e o primeiro 5 estrelas do ano. Muita reflexão a ser feita.

maju.Munimu 22/02/2024

Planeta dos macacos
Achei um bom livro, bem rapidinho de ler, e é um clássico da ficção científica apesar de eu não ser tão fã desse gênero até gostei do livro. Porém, certas explicações foram muito jogadas, mas tudo bem pq serviu pra história prosseguir de um jeito bem interessante.