La Planète des Singes

La Planète des Singes Pierre Boulle

Resenhas - O Planeta dos Macacos

ffabriciooliveira 27/01/2024

Lendo ele pela primeira vez, muito bom, traz muitas reviravoltas e reflexões. O final deixa um desejo pela continuação.

Thiago.Magano 25/01/2024

História Top
Curti bastante a escrita do Pierre a tradução da Aleph, os textos de apoio também são muito bons pra entender a obra de forma geral. Sobre a história achei muito boa, criativa e sempre muito curiosa com suas dualidades entre humanos e macacos no mundo de Soror. Gostei também das mudanças em relação ao filme, apesar de já saber o final, me surpreendi um pouco e achei bem Bacana, vale a leitura.

Marleyzao 25/01/2024

Um novo mundo
Em "planeta dos macacos", os papéis se invertem no planeta recém descoberto chamado soror, os humanos que antes eram o topo da cadeia agora são reduzidos a meros animais selvagens, e os macacos são os seres mais inteligentes.

Possuí um final diferente do filme original de 1968 e em nada se compara com a saga atual de filmes, final este que achei melhor que do primeiro filme.

Possui alguns furos, mas nada tão absurdo.

Por fim, Acredito que a analogia proposta pelo autor é "E se pudéssemos ler o relato de um animal capturado pelos humanos?"

Mandark 23/01/2024

Surpreendente...
Já tinha o desejo de fazer essa leitura há muitos anos. E quando me deparei com esse livro em um sebo, não hesitei em o adquirir. Inclusive eu amo essa essa edição específica, apesar de gostar das novas artes dos livros da Editora Aleph.
Mesmo já conhecendo os filmes, adentrei na história com poucas referências na memória e me surpreendi com um enredo bem amarrado e com uma linguagem inteligente e simples, que aliada a capítulos curtos e objetivos, torna a leitura extremamente agradável e divertida.
Minha mente explodiu em determinados trechos e ainda estou abalado com os direcionamentos do livro.
De longe uma das minhas melhores experiências com ficção científica. Já quero rever todos os filmes, principalmente o de 1968.

Raissa 20/01/2024

"São eles, os macacos!"
Leitura proveitosa e bem objetiva.

Ja conhecia a historia pela sequencia de filmes, desde os antigos até os atuais, mas ainda não havia lido a obra original de fato.
A narrativa é construida de capitulos bem curtos, os quais (pelo menos para mim) favoreceram a leitura, o que consequentemente me fazia ir logo para o proximo capitulo.
O planeta dos macacos é uma narratica que mostra sobre como seria um planeta, se macacos fossem a raça dominante, e humanos seriam o que são os macacos em nosso planeta, os animais. Tudo isso, a partir da perspectiva do personagem central da história, Ulysse Mérou, jornalista e um dos tripulantes da nave que aterrisa no planeta Soror.
Por conseguinte, a narratica traz consigo a reflexão de até onde o ser humano vai (ou o macaco) em nome da ciencia.
Ao fim da leitura, somos surpreendidos por um plot tão bom quanto o do filme de 1968.

Amei a leitura.

Iza 13/01/2024

Bom.................
Mdsssss......simplesmente sensacional??
"No campo da tecnologia, a simplificação é sempre um grande avanço."

Marcio Izidoro 12/01/2024

Melhor que qualquer adaptação
Uma ótima leitura.
Só conhecia as adaptações para o cinema, que sempre gostei, mas fiquei impressionado como libro é muito melhor (como acontece na grande maioria das vezes).
Uma história muito boa, e uma leitura muito fluida.
Recomendadissimo.

Neto Murracho 09/01/2024

Vale a pena
Um livro de leitura rapida, capítulos curtos, o que te induz a sempre quer finalizar mais um capítulo.
História bacana, faz refletir sobre como são tratados os animais testados em laboratório na nossa realidade, o personagem principal tem uma breve experiência em ser esse "animal de teste" claro no caso dele testes não danosos.
O livro termina com um final surpreendente.

Doug 07/01/2024

O mundo dá voltas
Ótima leitura. Por já conhecer a história através do filme clássico eu já aguardava a ideia do plot, diferente do filme, sim, e penso que ambas funcionem bem. Se você lê esse comentário e ainda não assistiu o filme, leia, valerá a pena fazer esse caminho.

Quanto a leitura, bem fluída e instigante. Primeira leitura do ano e valeu a pena.

Jenni 06/01/2024

"Erramos em domesticá-los..."
Eu ainda estou sem palavras para essa obra excepcional. Mesmo sabendo da fama desse clássico e da grande franquia cinematográfica, eu não estava esperando uma história dessa magnitude. A linguagem é bastante acessível, o que acredito ser para um melhor entendimento por um maior número de pessoas. Sem dúvida, a obra apresenta em uma sátira, críticas sociais.
A premissa, ao mesmo tempo que é simples, é complexa por colocar em cheque questionamentos que ainda fazemos: o que nos torna racionais? Por que fomos os únicos a evoluir nesse nível? Entre outros. Nessa obra, em um futuro não tão distante, um trio de astronautas compostos por dois cientistas e um jornalista decidem fazer uma expedição a outro sistema solar. Eles encontram um planeta com composição parecida com a Terra e decidem explorá-lo. Lá, nosso protagonista descobre que os homens são praticamente animais, sobrevivem com seus instintos, mas não possuem nenhuma grande capacidade intelectual. Na verdade, quem possui esse cargo são os macacos, que comandam essa sociedade.
Amei tudo nesse livro, me apeguei aos personagens, a leitura foi tão fluida que não consegui parar, pois queria saber como isso iria acabar. E que plot twist no final! Fiquei incrédula e agora, repensando, faz muito sentido e encerra o livro de maneira impecável. O que com toda certeza mais chamou minha atenção foi esse foco no que nos diferencia dos animais irracionais, onde muitas vezes o protagonista não conseguia ver uma diferença entre esses comportamentos, ao mesmo tempo que tinha certeza da soberania humana e se questionava como os macacos teriam evoluído tanto. As respostas que o livro traz são um verdadeiro tapa na cara. Nossos verdadeiros inimigos também é um ponto importante a se refletir.
?"estávamos às voltas com habitantes semelhantes a nós do ponto de vista físico, mas que pareciam completamente destituídos de razão."

zxsaturno 06/01/2024minha estante
Já até coloquei na lista ?

Henrique Fernandes 06/01/2024minha estante
Nossa senhora, esse livro é perfeito em tantos aspectos que eu nem sei explicar, uma das leituras mais envolventes que tive. O plot twist do final me deixou desconcertado kkkkk

Jenni 06/01/2024minha estante
@zxsaturno Vale muito a pena, só não me responsabilizo por crises existências, é de lei kkkkkkkkk

Jenni 06/01/2024minha estante
@Henrique Fernandes Concordo com tudo, é um livro que não tem como descrever. Eu pensei que estava lendo errado o final, precisei olhar várias vezes kkkkkkkkk

annekkkj 06/01/2024minha estante
nossa parece muito bom,quero ler

Jenni 06/01/2024minha estante
@anne594 Leia sim, é uma experiência única ??

Sah 06/01/2024minha estante
MDS essa sua resenha me fez colocar o livro na minha lista imediatamente!! Kk

Jenni 06/01/2024minha estante
@Sah Fico feliz porque é uma leitura que eu recomendo para todos, isso que eu nem consigo expressar o tanto que o livro é bom kkkkkkk ??

Lays 03/01/2024

Nesse livro acompanhamos a jornada de Ulysses junto com dois colegas desvendando um planeta, que mesmo sendo ocupado por humanos, vão descobrir explorando o lugar que também é habitado por macacos.
Porém a trama da história recai sobre a diferença comportamental entre esses dois grupos.
Não acho interessante falar mais sobre a história porque ela se torna de fato interessante quando você não conheça ela, é uma trama bastante interessante e bem articulado mas percebi que, quando você já sabe o que acontece perde totalmente a graça.

Regis 31/12/2023

Uma distopia sarcástica e inquietante
O Planeta dos Macacos foi escrito pelo francês Pierre Boulle e publicado em 1963.

Três homens chegam ao planeta Soror, há quatro anos luz de distância da terra, onde os seres superiores eram símios e os homens eram criaturas bestiais, com um psiquismo embrionário e desprovidos de consciência.

É totalmente arbitrário ver os humanos na posição da presa sendo vítima das atrocidades que eles mesmos praticaram com a espécie que agora o fazem prisioneiros. É espantosa a inversão de papéis e as perguntas que isso suscita: O que nos diferencia dos animais? O que define o humanidade? Somos os únicos detentores do direito de possuir alma? O que o futuro reserva para nossa espécie?

O livro traz uma ótima crítica social com uma pegada satírica por meio de uma distopia inquietante e sarcástica. A constatação do fato de que qualquer espécie que evoluir será tão cruel com a espécie involuída quanto nós humanos somos, me fez pensar que a capacidade de pensamento, em qualquer ser, não é capaz de mudar a brutalidade e a vontade de subjugar o mais fraco que parece estar vinculada a superioridade intelectual.

O personagem (Ulysse Mérou) questiona a crueldade dos senhores do planeta Soror por tolerar e quiçá permitir massacres (como o que ele fora vítima) talvez, esquecendo-se que na terra a humanidade pratica, até os dias de hoje, a mesma subjugação de animais e, até mesmo de seus próprios semelhantes.

O fato do planeta não ter exércitos e guerras faz um contraste gritante com a terra e talvez isso explique, também, o fato de que os símios existam há bem mais tempo que a humanidade e ainda não chegaram a um estágio avançado de conhecimento sobre sua própria espécie e sobre o universo.

Os personagem Zira, Ulysse e Cornelius têm diálogos instigantes e completamente pertinentes sobre a evolução dos símios que eu adorei ler

Estou espantada com as diferenças gritantes da obra original com a adaptação para o cinema. Nada do que o filme de 1968 e as outras quatro sequências dos anos 1970 mostrou me preparou para a obra original e esse final espetacular.
A riqueza e engenhosidade do livro supera enormemente o que Hollywood fez com a história durante todos esses anos.

Esse é um livro que tem um rápido desenvolvimento e que prende a atenção desde as primeiras páginas sem nunca perder o fôlego. O autor possui uma escrita muito imersiva e faz uma ótima construção de um universo que desperta a curiosidade e o desejo por mais. O final me causou arrepios me deixando estupefata.

Recomendo muitíssimo essa leitura para todos.
mpettrus 31/12/2023minha estante
No último dia do ano de 2023 você ainda conseguiu nos trazer mais uma brilhante resenha sobre um livro que você leu. E eu fiquei também estupefato que sim, já quero ler esse livro. Pois, confesso, eu amo os filmes ???

No mais, minha caríssima,

Feliz Ano Novo ??? ?

Que em 2024 você nos brinde com mais resenhas incríveis aqui nessa rede social (um tanto aborrecente, mas que não vivo sem ?)

Grande abraço ? e boas festas!!!!

Regis 02/01/2024minha estante
Obrigadíssimo, querido mpettrus!
E um feliz Ano-novo para você também! ???

DeniseSC 04/01/2024minha estante
Adorei sua resenha, muito completa!! Li esse livro ano passado e também fiquei bastante reflexiva, algo que me deu angústia foi a sensação de não pertencimento do Ulysses entre os símios e entre os homens não racionais, a vontade de retornar e conseguir compartilhar suas experiências com pessoas que o entenderiam.

Regis 04/01/2024minha estante
Obrigada, Denise! Também senti angústia, mas nada me pegou mais que o que aconteceu após o final da carta que o casal estava lendo. ?

HenryClerval 05/01/2024minha estante
Essa foi uma resenha nota dez, Régis. Parabéns! ???

Regis 05/01/2024minha estante
Obrigada, Leandro! ? ?

Lucas 30/12/2023

Incrível
Um livro maravilhoso para quem gosta de ficção científica. Ele não tem enrolações e cada página algo surpreendente te espera. Tem uma leitura fluida como interestelar. O final é surpreendente te deixando aberto a imaginar a sucessão.