O Planeta dos Macacos

O Planeta dos Macacos Pierre Boulle

Resenhas - O Planeta dos Macacos

Ogaiht 24/04/2023

Planeta dos Macacos ou Planeta dos Homens?
Eis um clássico da ficção científica francesa. Planeta dos Macacos, escrito por Pierre Boulle, é um livro repleto de simbolismo e um grande exercício de empatia.
A estória narra a viagem espacial de um grupo de 3 astronautas que deixam a terra para uma missão em direção a uma outra galáxia. Para eles, será uma viagem de 2 anos, mas para a Terra, se passarão alguns séculos.
Chegando a Soror, um planeta cuja atmosfera e características físicas são idênticas às da Terra, este grupo tem uma supresa: existe vida inteligente lá, e há seres muito parecidos com os humanos, exceto por não serem capazes de falar e possuírem hábitos e habilidades bem primitivos. Mas o verdadeiro choque da tripulação é descobrir que há outro tipo de vida no planeta: os símios! Estes seres nada mais são que chimpanzés, orangotangos e gorilas que possuem inteligência e habilidades similares às dos humanos da Terra. Capturado, Ulysse Mérou, personagem que narra a estória, tenta estabelecer contanto com a cientista chimpanzé que estuda humanos chamada Zira. No início a cientista parece não acreditar, mas à medida que interage com Ulysse e vê que ele não é desprovido de inteligência como os outros da espécie humana, Zira fará de tudo para que todos saibam de sua existência e que o homem pode sim ser provido de inteligência, mas tal descoberta poderá acarretar num verdadeiro terremoto na sociedade símia se provarem que o homem pode ser tão inteligente quanto o macaco!
Esta obra é como uma alegoria para nossa sociedade, onde a maioria acredita que o homem é o único ser pensante e inteligente não apenas no planeta mas no universo. Ao acompanhar a jornada de Ulysse, ficamos revoltados junto com personagem com a forma como os humanos são tratados naquela sociedade. Mas, se pararmos para pensar, não é assim que tratamos os outros seres? Não seriam os macacos da estória apenas uma alegoria para o homem? Este livro é um ótimo exército de reflexão e empatia, nos convidando a refletir e a se colocar no lugar dos seres que interagem conosco e que pensamos serem inferiores apenas por não serem humanos.
A linguagem do autor é muito simples e a leitura bem fluida. A editora Aleph fez um ótimo trabalho editorial, acrescentando alguns textos complementares no livro. Só achei a forma do livro (lembrando levemente um hexágono) um pouco incomum, mas nada que atrapalhe a leitura. Para os amantes de ficção científica esta obra é obrigatória.
Gustavo Kamenach 25/04/2023minha estante
Eu adorei esse livro, tive as mesmas percepções que você, Thiago! Comecei a ler sem muitas expectativas, porque ja tinha assistido a todas as adaptações e fui surpreendido demais.

Rogeris.Barreto 25/04/2023minha estante
Eu passei a me interessa por ficção científica por causa deste livro. Todas as reflexões que você citou além da narrativa fizeram com que se tornasse um dos favoritos da vida. Será uma indicação de leitura que farei a todos sempre.

Libris.Infinitum 15/04/2023

Características de raças
Li o livro após conhecer várias versões e adaptações entre filmes e séries. Uma história muito conhecida pela ficção científica onde astronautas da Terra chegam a um planeta dominado por macacos evoluídos e os humanos levam uma vida selvagem e são tratados como animais. Gostei muito da versão original escrita pelo francês Pierre Boulle em 1968. No livro 3 pessoas e 1 chimpanzé fazem uma jornada de séculos em direção a estrela Betelgeuse que para eles dura apenas 2 anos devido às leis da relatividade (devidamente explicada na obra). Chegam a um planeta parecido com a Terra e o batizam de Soror. Ulysse, um jornalista é capturado por Gorilas e levado para um laboratório de pesquisas científicas onde as cobaias são os humanos. Lá conhece personagens que aparecem nos filmes: Zira, Cornelius e Dr. Zeius. Procura redenção provando ser mais inteligente que os demais humanos de Soror. Uma diferença interessante é que as 3 raças principais de macacos (chimpanzés, orangotangos e gorilas) vivem em cidades iguais a nossas do século XX e o livro é uma sátira contra algumas características da raça humana.

jaca.jaca 30/03/2023

Um dos melhores que eu li esse ano
Leitura fluida e que prende o leitor, e me senti, honestamente, cativada.
Uma boa crítica ao uso de animais em experiências e como seria horrível se estivéssemos no lugar deles.
Pessoalmente,eu gosto do protagonista,ele é um personagem humano.

Ju 26/03/2023

A evolução do macaquinho imitador
Planeta dos macacos é um clássico que ganhou algumas adaptações para o cinema então eu já tinha ideia do que aconteceria no final, mas o plot twist foi um pouco diferente, eu achei o do filme, aquele antigo, mais impactante, mas o do livro também é legal e dá pra imaginar o choque do personagem.
Mas acho que isso não afeta a experiência de leitura, porque levanta muitos questionando internos, na época em que foi escrito a discussão sobre testes em animais não era tão ativa quanto a que temos hoje, se é que existia, hoje nós temos mais técnicas para criar produtos sem origem animal e sem usá-los no teste, mas ainda há muito a ser feito.
Acho que justamente por isso a história ficou tão popular, a proposta de fazer as pessoas se colocarem no lugar dos animais, e o que uma possível revolta poderia causar, como seria a inversão dos papéis, o quão angustiante seria.
O melhor é que tudo isso é feito em uma leitura fluída e dinâmica.

Menezes Torres 22/03/2023

Livro clássico da ficção científica mundial. Em um mundo distópico, mostra uma visão bastante peculiar da relação entre homem e macaco.

Junior Rodrigues 22/03/2023

Um clássico atemporal
Um clássico da ficção que rendeu inúmeros filmes, desde a época da sua publicação até os anos mais recentes, esse livro traz uma história sobre mistérios que o ser humano tem sonhado há muito tempo, a descoberta de novos planetas e se existe vida em tais lugares. Podemos dizer que muitos autores dessa época foram visionários em seus textos, pois trouxeram muitas ideias sobre a evolução da tecnologia e seus livros influenciaram uma geração de novos autores do gênero. Isso por si só, já é uma grande contribuição, tanto para a literatura, quanto para despertar a curiosidade e fazer com que as pessoas tenham coragem na incessante busca do desconhecido.
Ter a visão da caça nesse contexto faz com que haja uma reflexão sobre esse ato, ainda mais que interfere em um ciclo da natureza que é importante para o desenvolvimento da vida.
Fico me perguntando porque demorei tanto a ler esse clássico...já que é um livro interessante, fluído e que traz muitas questões sobre comportamentos, reflexões sobre existência e pensamentos sobre o que é ser "humano", independente de qualquer coisa.
Após finalizar a história consigo entender o motivo por trás de várias sequências e novos rumos por meio dos filmes que surgiram posteriormente, já que a trama tem muito conteúdo para esse desenvolvimento.
Dessa maneira, a recomendação é mais do que apenas isso e sim um convite para conhecer esse excelente clássico.
Recomendo!

Zetha 15/03/2023

Que livro!
Eu não esperava me surpreender tanto com esse livro, no início achei q seria até meio lento e chatinho, mas assim q as coisas começam a acontecer em Soror, o livro não pisa no freio. Ele é cheio de questões filosóficas, que nos fazem até pensar a respeito da nossa evolução. Todo drama que envolve Ulysses a tentar mostrar aos Macacos q ele é um ser pensante e intelectual é minha parte favorita, pq é de certo ponto desesperador. O final do livro é algo que eu não consigo descrever, aquilo me arrebatou de uma forma que qse nenhum livro consegue fazer. Recomendaria esse livro quantas vezes fossem necessárias, QUE OBRA! "merece palmas com as 4 patas"

Karrydaa 07/03/2023

UAU UAU UAU
O Planeta dos Macacos foi uma surpresa TÃO agradável pra mim. Não sei nem por onde começar essa resenha...
O começo não estava me cativando muito, todo aquele papo sobre viagem no tempo e sobre viagens à estrelas e naves que conseguem viajar mais rápido que a velocidade da luz... meh...
A coisa, pra mim, começa a desenrolar quando chegamos em Soror. É muito interessante o que o autor faz com palavras simples, reduz um homem a sua essência mais visceral.
Minha parte favorita é quando Úlysse começa a ter um contato mais civilizado com os macacos e percebe o quão nociva é a posição dos animais em nosso próprio planeta, é muito interessante todo esse desenvolvimento, especialmente quando Úlysse está em uma posição de mais privilégio que os outros seres humanos.
Minha única questão com esse livro é que o Úlysse Mérou, o protagonista, é uma pessoa detestável.
De resto, toda a parte filosófica, as questões sobre o que torna um ser humano um ser pensante e ACIMA DE TUDO o plot twist final fazem o livro valer a pena em toda e qualquer circunstâncias.
Adendo: essa edição tem uma entrevista maravilhosa com o Pierre Boulle, morri de rir com ele descascando as adaptações cinematográficas de Planeta dos Macacos.

Valério 06/03/2023

Como boa ficção científica deve ser
As melhores ficções científicas nos tiram do nosso cotidiano nos lançando em uma realidade inventiva intrigante, imaginativa. Nesse ponto, nos vemos com nossa imaginação trabalhando a mil por hora. E isso torna a leitura tão atrativa.
Aqui a lição foi cumprida com louvor. Um planeta onde macacos tem a soberania - e não os humanos - e o desenrolar da estória que vai revelando como se chegou a isto. Bem fundamentado com princípios de física para justificar a chegada em Soror, o planeta dos maciços - título do livro.
Mesmo em ficção científica, deve haver lastro na realidade, tornando a trama minimamente plausível. Superman tem super poderes? Precisamos de explicação. Não pode simplesmente voar. Então ele é de outro planeta e o sol lhe dá super poderes.
No caso dos macacos, a explicação vem de dois motivos: 1) serem de outro planeta. 2) Uma explicação vai surgindo no decorrer da história mas não é revelada completamente ainda quando o livro termina.
Em alguns momentos, acho que o autor não foi feliz nisso.
Se eu chego em um planeta com vida desenvolvida como na Terra, onde o comportamento é identico ao nosso a não ser na língua, saberei me comunicar de outras formas. E no livro essa comunicação não ocorre. Mas esse deslize não afeta o todo significativamente

E a termina também como deve ser: fica muita coisa no ar. Você fecha o livro e começa a processar a informação. Hipóteses, teorias.
Acabou dando base para o cinema pegar o fio e desenvolver em vários filmes.

Livro interessante, divertido.

Gustavo Rodrigues 28/02/2023

Já tem um tempo que não fico tão surpreso com um livro. Confesso que iniciei a leitura pensando ?ah, deve ser bom, mas nem tanto. Como é pequeno, vale o risco.? Ledo engano. Em 20% do livro eu já tava totalmente imerso na história e só querendo mais.

Isso aqui é genial. O autor trabalha a inversão de papéis entre homem e macaco de uma forma muito direta, objetiva e, por vezes, mostra a crueldade que ambas as raças podem fazer.

Acho até que algumas coisas que aparecem na história podem ser discutidas com mais propriedade por quem é do meio da psicologia - não é o meu caso - ou de áreas correlatas: conformação com o ambiente depois de um longo período exposto a ele; o oprimido que, quando tem oportunidade, gosta de ser opressor; entre outras coisas. Se eu, que não entendo muito, já fiquei tentando achar uma explicação pra certos comportamentos, imagine quem manja dessas coisas?

Livrão que consegue ser excelente com pouco mais de 200 páginas. A prova que não precisa estender muito pra ter uma bela história. Como diria o Fogaça: menos é mais! ?
NayLyra 01/03/2023minha estante
Livraço mesmo !!!

Marcelo.Pedroni 27/02/2023

Clássica obra, leitura imprescindível!
Apenas acho que minha leitura seria de alguma forma mais impactante se não houvesse visto o filme antes.
Saber o desfecho, ainda que em seu formato hollywoodiano, fez com que boa parte do plot do livro fosse esperado (em algum momento).
Mas a obra em si é ainda mais instigante que o filme, sendo mais descritivo e mais repugnante o enfrentamento do homem com sua decadência no planeta dos macacos.
Uma obra que não tenta ser maior do que é, um livro que considero clássico pelo seu tamanho e grandeza dentro do gênero de ficção científica (muito embora o próprio autor não considere -a como tal), de leitura fácil (mesmo não sendo 100% fluida) e muito instigante!

-natalia 19/02/2023

Quantas reviravoltas!!!
Uau!!! Apesar de não ter assistido aos filmes, eu já os conhecia faz tempo (mesmo que apenas pelo básico do título: encenam um planeta dominado por macacos), mas só há pouco tempo tive vontade de ler a obra que deu origem. Fico feliz de ter lido!!!

Mesmo não sendo um livro muito longo, acontece muita coisa, e é de uma forma tão bem explicada que poderia facilmente ser real. Várias vezes me peguei imaginando a possibilidade de algo como o relatado realmente acontecer, e, ao mesmo tempo, era tão estranha aquela realidade que eu sem querer imaginava o Ulysse como um macaco e os macacos como humanos kkkk. Adorei também toda a ciência que o autor trouxe na história. Em nenhum momento ela fica difícil de entender, e só me trouxe mais curiosidade por pesquisar alguns assuntos que eu não conheço ou sei muito pouco a respeito.

São muitas reviravoltas ao longo do livro, e o final me deixou sem palavras. Cada vez mais pretendo ler ficção científica. Super favoritado!
Vínia 19/02/2023minha estante
Amo muito os filmes, e o César nos livros é durão assim como os filmes?

-natalia 19/02/2023minha estante
Não tem nenhum César no livro!!! ??

Diovanna 16/02/2023

Livro incrível. A história trás uma reflexão sobre como a humanidade trata os animais de uma forma extraordinária, você consegue sentir a agonia que eles passam apenas acompanhando a trama. Adoro livros com histórias que contam histórias e esse é um deles, não inicia com os personagens principais, e sim com personagens lendo sobre eles. O Plot twist é maravilhoso.