Mulheres empilhadas

Mulheres empilhadas Patrícia Melo

Resenhas - Mulheres empilhadas

Ana_Beleze 31/03/2024

Um relato vívido sobre violência contra a mulher
Simplesmente maravilhoso! Comecei minha leitura por indicação de um professor para um trabalho e me surpreendi com a riqueza deste livro. Esta obra mudou minha percepção sobre vários aspectos da sociedade e relação homem-mulher. Os casos tão crueis vistos pela protagonista mostram para a leitora que não importa a raça, idade ou condição financeira: Nenhuma mulher está segura. Não falo isso como ameaça; assim como dito na obra, os assassinos de mulheres não precisam de razão para matar, basta ser mulher. Principalmente nos últimos capítulos, percebemos essa afirmação latente na escrita da autora, o que me fez terminar o livro com uma sensação de vazio, já que mesmo que a história não tenha um final feliz, é preciso seguir em frente. Este livro foi excencial para minha vida e sempre me lembrei da experiência que foi passar por suas páginas.

Diane 11/03/2024

Leitura impactante!
Apesar de ser uma obra de ficção, o livro Mulheres Empilhadas tem mulheres reais como protagonistas, mulheres de todas as idades, todas as raças, todas as formas, todas as classes sociais. De forma dura e poética, a autora aborda a temática do feminicídio no Brasil, e através de uma jovem advogada paulistana, acompanhamos a impunidade diante de casos tão chocantes. Os capítulos da trama são apresentados de forma onírica, e a advogada se une a tribo de guerreiras amazônicas que lutam contra homens opressores, fazendo justiça com as próprias mãos.

"Não importa onde você esteja. Não importa sua classe social. Não importa sua profissão. É perigoso ser mulher."

Quanto impacto em apenas uma leitura! A autora apresenta de forma dura e crua a realidade dos crimes praticados contra mulheres, e como a justiça ainda é falha nestes casos. É desconfortável em alguns momentos? É! Mas comprova que não interessa classe, cor ou o papel que ocupa na sociedade, ser mulher é um risco, estamos à mercê de um mundo machista, e mesmo com alguns avanços, ainda não somos valorizadas da forma que merecemos. A leitura desse livro não é fácil, mas é necessária para que possamos abrir os olhos para essa realidade, para que possamos lutar contra a impunidade e obter o nosso direito de sermos mulheres, sem o perigo que nos rodeia dia a dia.

Vivi 03/03/2024

Lido : Mulheres Empilhadas - Patrícia Melo

Já li algumas obras sobre a violência contra mulheres e tbm está tudo aí em nosso dia á dia. Basta 5 minutos de noticiários e temos já vários casos.
Mulheres Empilhadas nos é mostrado essas violência muitos feminicidios. Mas o que diferencia dos outros que li é fato é que a narrativa vem dessas mulheres. A curiosidade por essa leitura já nos instiga pela capa que mostra ao mundo. Não importa a cor ou a classe social qualquer mulher está em perigo. Todos os casos aqui infelizmente são verídicos. Acompanhamos também uma experiências com bebidas alucinógena como terapêutica pela protagonista. Outro ponto que não muda e é mostrado em casos que nossa autoridade policial ainda é muito fraca em nossa proteção e como são tantos os casos por vezes chegam tarde demais. É uma escrita difícil não pela escrita mas pela dor em saber que anos e anos se passam e nada muda e muitos saem impune por vezes.
Vale e muito a leitura.

?Com sua linguagem ao mesmo tempo dura e poética, Patrícia Melo está de volta com um romance urgente que aborda a temática da matança de mulheres no Brasil

Mulheres empilhadas é uma obra de ficção, mas todas as personagens desse livro existem de fato.

As protagonistas dessa história são as mulheres.

Todas elas: as já feitas e as meninas, as gordas e as magras, as negras e as pardas, as indígenas e as descendentes de imigrantes, as analfabetas e as com grau universitário.

Nesse romance intenso, que se lê de um fôlego só e que acompanha a trajetória pessoal de uma advogada, Patrícia Melo fala sobre a matança sistemática de mulheres no Brasil, que atinge democraticamente todas as classes sociais.

Suse.Passos 08/02/2024

Forte. Uma leitura necessária
Minha primeira leitura da autora, foi o livro "menos que um". De cara eu gostei bastante da forma com que Patrícia escreve, dura e real. Sua escrita me encantou antes e me encanta agora.
Este livro é sem sombras de dúvidas um retrato da sociedade assassina de mulheres. Eu gostei da leitura, gostei da riqueza de detalhes sobre a cultura indígena. De fato foi uma leitura que me despertou muitos sentimentos de raiva, principalmente pela impunidade dos assassinos, que sabemos que não é mera ficção.

Lud 31/01/2024

Que leitura importante. Não é uma leitura fácil, o assunto é bastante indigesto e revoltante, porém achei muito massa a iniciativa de contar uma história abordando a violência contra mulheres, infelizmente tão presente em nossa sociedade. É um livro que aponta essas injustiças, então é revoltante, é triste em muitos momentos. Mas achei bonita a maneira que a autora conta, trazendo algumas passagens com elementos fantásticos, trazendo um pouco da cultura indígena também. Eu gostei bastante da leitura. A única coisa é que tem trechos muito pesados, então às vezes eu precisava deixar o livro um pouco de lado pra digerir tudo aquilo.

honnegeyserzznn 29/01/2024

Por todas as mulheres
Um livro com sentimentos transbordantes, dores reais, desconfortos físicos, tudo que há mais pra sentir é sentido. Mulheres empilhadas, conta a história de uma advogada que vai ao acre para fazer um estudo sobre vítimas de feminicídio. Apesar de ser um romance, durante o livro inteiro a autora tributa mulheres reais que foram vítimas, desse tipo de homicídio. Explana seus autores, nos faz lembrar que essas mulheres apesar de um curto fim, ainda vivem, em todas as mulheres. Ainda vivem na luta diária pela sobrevivência de todas nós. Nos mostra também, a realidade de mulheres indígenas, que ao serem mortas, se tornam apenas mais uma que foi assassinada, reafirma a maneira que tratamos os donos da nossa terra que nos foi tirada e ainda é. O livro se torna tão dolorido, pela mistura do fictício e do real, o próprio fictício faz uma releitura tão certeira da realidade que até é de justo sentimento duvidar que coisas nesse nível sequer tenham um pingo de realidade. Mas é exatamente isso que o livro faz, nos mostra que o fictício é a nossa vida, a vida das mulheres que sao estupradas com garrafas de vidro, enforcadas com cabos de tv, esfaqueadas com facas de cortar carne. Ler e sentir nos faz aumentar a solidariedade por aquelas que não tivemos a chance de lutar a favor, presente por todas as mulheres.

Val 21/01/2024

Os perigos de ser mulher
Mulheres Empilhadas foi minha primeira leitura em 2024, e não poderia ter escolhido melhor. Ao longo do livro, Patrícia Melo deixa muito claro o quanto o mundo é perigoso para as mulheres, todas nós, independente de cor ou classe social corremos perigo. Carlas, Ritas, Txupiras são mortas o tempo todo, e nós apenas assistimos incrédulas.

Simona.Karen 31/12/2023

Que tapa na cara
Patricia Melo não é pra todo mundo. Mulheres Partidas traz a busca incessante de uma mulher por se conectar com seu passado, através da tentativa ajudar a fazer justiça para outras mulheres. Em ambas as jornadas ela descobre que as coisas não são tão nítidas quanto imaginava. A obra é um mergulho profundo na cultura feminina Acreana, com profundas reflexões feministas. A escrita de Patrícia é densa e dura, não agrada todo tipo de leitor, mas a mim agradou bastante, pois entendo que sua estética combina com a dureza da história.

steplr 30/12/2023

Uma leitura necessária
Simplesmente uma das melhores leituras que tive o prazer de desfrutar, além de ser um imenso prazer explorar a literatura nacional eu fico admirada com a narrativa da Patricia Melo que conseguiu trazer tanta presença cultural na história, escolhendo a representação de um estado quase que esquecido do nosso país, Acre, dando visibilidade não apenas à flora e cultura do local mas fazendo também uma imersão na cultura de tribos indígenas que permeiam a região. Mas a obra vai para além de uma imersão cultural, ela aborda de forma poética e intrigante a violência contra a mulher, numa trama quase não-ficcional ela aborda de forma sensível a dor de ser mulher e a hostilidade dos sistemas políticos, judiciais e da justiça do "povo", nos levando a refletir a dinâmica social do nosso país.

Mulheres Empilhadas se revela, para mim, um livro impactante, que usa de forma estratégica a personagem principal como mecanismo de denunciar as violências cotidianas que estão de forma sorrateira à nossa volta, junto de uma escrita quase poética e nada cansativa.

Luciane.Gunji 30/12/2023

Peguei o gás na última semana do ano e terminei o livro. Estava me sentindo desconectada da leitura, mas finalmente consegui abraçar a obra.

O que demorou pra engatar, acelerei as últimas páginas em um só fôlego. Tenho um sentimento de alívio por não querer mais continuar lendo relatos tão tristes, mas também queria que não acabasse.

Beatriz3345 03/12/2023

Forte
A leitura pode ser muito forte e por vezes ate pesada, mas gostei muito do livro e da forma como foi escrita. Ele aborda temas importantes sobre o papel da mulher, sua percepção na sociedade, entre muitos outros. Recomendo muito.

phaladeira 17/10/2023

Eu li esse livro em 4 dias porque ele me deixou totalmente obcecada! a Patrícia Melo conseguiu passar por quase todos os tipos de violência contra a mulher de maneira responsável e realista, do jeito que só uma mulher faria. é uma leitura pesada, com muitos gatilhos, ao mesmo tempo que é muito envolvente. muito bom!

Safira 15/09/2023

Livro pontual que toda mulher deveria ler. Os trechos que ela traz de crimes contra mulheres sao devastadores mas mto necessários. As partes q ela fica viajando pq tomava chá é meio desnecessário. Ao mesmo tempo que amei a temática e fiquei muito envolvida, a escrita dela não me agradou tanto, o desfecho também achei um pouco preguiçoso.

Andrea Janaina 14/08/2023

Mulheres assassinadas
Ano passado participei de um workshop sobre escrita com a autora Patrícia Melo. Não a conhecia ainda e nem tinha lido nenhum dos seus livros.
Na bienal do livro do ano passado, aqui em São Paulo, me deparei com esse livro dela. E, claro, comprei! Mas fiquei entre ?quero ler logo?, porque afinal de contas tinha conhecido a autora, e ?ai? deve ser uma história tensa?, porque no evento ela tinha citado do que se tratava o livro. Levei para casa e fiquei passando vários na frente, até que chega uma hora que não dá para adiar mais.
Seguidores!!!! É sim, um enredo bem tenso, mas muito necessário, por dois motivos:
O primeiro porque estamos em agosto, que é o mês do ?Combate à violência contra a mulher?, é um livro necessário para qualquer pessoa entender como isso acontece e de alguma forma ficar alerta. A autora intercala a ficção com muitos casos reais.
E o segundo, que o livro trata desse assunto que uma forma tão esclarecedora e tão impactante. Foi escrito a partir de muitas pesquisas e análises que estão tão fora do nosso alcance e tão dentro do nosso dia a dia, que acho que não nos damos conta da realidade.
A escrita é cativante e fluida de forma que não dá vontade de largar o livro.
A história conta a vida de uma advogada que ficou órfã, quando criança, porque o pai matou a mãe. E acontece um violência contra ela que a faz mudar, de São Paulo para o Acre, a trabalho para pesquisar sobre mortes de mulheres.
?Vocês, homens, tomam porre e nos matam. Querem foder e nos matam. Estão furiosos e nos matam. Querem diversão e nos matam. Descobrem nossos amantes e nos matam.
São abandonados e nos matam. Arranjam uma amante e nos matam. São humilhados e nos matam. Voltam do trabalho cansados e nos matam.?
Sugiro que não demore tanto quanto eu para ler porque a leitura realmente vale a pena!