Matilda

Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Isadora 28/02/2023

Dos infantis que li arrisco dizer que foi um dos melhores. Matilda é uma personagem incrível, muito inteligente e divertida. Voltei à minha infância lendo como ela descobriu os livros, a biblioteca e suas amizades. Gostaria que tivesse um final mais interessante, mas como é um livro infantil acho que cumpre o prometido.

Vitória 28/02/2023

Matilda é aquele tipo de história que eu tenho contado quase desde que me entendo por gente. É meio maluco pensar que eu comecei a ver o filme baseado nesse livro na sessão da tarde antes mesmo de aprender a ler, e agora tô aqui lendo tudo no idioma original. Aliás, esse foi mais um do meu projeto de ler um livro em inglês por mês, vamos só fingir que não tivemos dois em fevereiro porque eu fui uma grande preguiçosa em janeiro.
O livro é muito parecido com o filme, principalmente no início. As cenas da biblioteca, da cola no chapéu, do pai da Matilda rasgando o livro, são praticamente iguais. Apesar de fazer tanto tempo que eu assisti o filme, ainda conseguia visualizar muita coisa na minha cabeça. As diferenças começaram a aparecer mais depois que ela conhece a miss Honey, e não sei se isso se deve ao fato de eu ter tanto apego emocional com o filme, mas tudo me pareceu melhor lá. Não temos as cenas divertidas da Matilda brincando com seus poderes, nem todo o plano pra resgatar a boneca e a caixa de chocolates da casa da Trunchbull, e isso deixou o livro um tanto quanto sem propósito no final.
Mas o que mais me incomodou tem a ver mais com o autor do que com a história em si. O autor é extremamente gordofóbico durante o livro inteiro, principalmente com as personagens mulheres. Não tinha como passar despercebido pra mim, como uma mulher gorda, que todas as vilãs da história carregavam essa característica, já que o próprio autor fazia questão de nos lembrar isso toda vez que elas apareciam, e garanto a vocês que não era de uma forma boa. Sei que esse é um livro escrito em 1988, e que devido a isso ele merece uma passada de pano, mas eu precisava pelo menos reclamar disso aqui. Além do mais, fiquei com medo do que eu posso encontrar nas outras obras do autor que tenho aqui em casa, já que todas elas são anteriores a Matilda.
A linguagem foi mais tranquila do que eu imaginava. Talvez o fato de eu conhecer tão bem o filme tenha ajudado nisso, já que só por saber qual era a cena que estava acontecendo eu já conseguia visualizá-la com clareza na minha cabeça. Não entendi algumas palavras, mas sequer cheguei a procurá-las no Google tradutor, o contexto já era suficiente pra entender bem o que aquilo queria dizer. Confesso que saí um pouco decepcionada. Gosto muito de livros infantis, leio vários ainda hoje, mas esse não chegou a ser sequer bom pra mim. Acho que vou dar um tempo no autor antes de pegar os outros dele que tenho aqui, e pretendo assistir o musical da netflix em breve, mesmo estando receosa.

se.renata 01/01/2023

matilda
Neste livro infantil, é contada a história de Matilda e sua mente brilhante. Apesar de ser extraordinária, Matilda é uma criança extremamente reprimida por seus pais, que obviamente a vêem como um empecilho.
Ao ir para a escola, Matilda percebe com a ajuda de Miss Honey que ela tem bastante potencial. Além disso, se desenvolve no meio social e faz amigos, que a ensinam sobre lealdade, amizade e companheirismo.
A escrita é boa e tranquila de ler. O inglês não é difícil, sendo até recomendado para iniciantes. Adorei os comentários ácidos que o autor adiciona para certos adultos e suas ações.
Adorei o livro.

Habner 28/12/2022

Eu não lembro se eu já tinha visto o filme, mas confesso quê não lembrava absolutamente nada da história.

Matilda foi uma surpresa incrivelmente positiva nas minhas leituras. Ela é uma menina inteligente, que adora ler, então nós leitores já nos identificamos com ela de cara.

A professora é outra personagem super tocante, carinhosa, muito pobre, mas com um coração muito bondoso. Amo ela.

A diretora da escola, a vilã da história, lembra muito a diretora da novela Carrossel. Deu pra perceber de onde a novela tirou a inspiração haha.

Agora que a Netflix lançou o filme baseado no musical da Broadway, provavelmente vai ter mais gente querendo ler. Eu super recomendo!

Se você é adulto, leia sabendo que é um livro infantil. Coloque sua persona criança e aproveite. O livro traz muitas lições importantes.

Kevin 27/12/2022

O filme soube desenvolver melhor a Matilda, o livro apesar de ser para crianças deveria ter mais desenvolvimento de personagem. Mas continua sendo um bom livro.

Miriam172 10/11/2022

Amei
Eu nunca assisti o filme Matilda na sessão da tarde, então eu não conhecia a história. No entanto, descobri recentemente a música "Matilda" do Harry Styles e chorei várias vezes ouvindo. Depois disso, resolvi que queria ler algum livro em inglês e vi que Matilda estaria no meu nível.

Estou terminando o livro agora e chorando de novo. A música com certeza foi feita pra esse livro.

anapachecoeumsm 17/10/2022

Mais que nostalgia, uma ode a Magia.
Matilda está na infância de todos como um filme da sessão da tarde sobre uma menina com laço na cabeça. Essa espécie de bruxinha inteligente que ama devorar livros atrás de livros, a procura de amor num cenário terrível de pais caricatos e sem caráter, além de uma terrível diretora de escola.

Porém Matilda é mais que isso. O filme, dirigido e produzido pelo também ator Danny DeVito, que interpreta o pai da Marilda, senhor Wormwood, é a adaptação perfeita do que um livro infantil deve ser, e no caso da obra de Roald Dahl, é. Pois Danny entendeu a cerne da questão do livro e a deixou em primeiro plano; a magia.

Matilda ecoa como uma ode as crianças, apesar do começo do livro deixar bem clara a separação entre crianças geniosas e crianças que os pais consideram geniosas, toda criança tem sua particularidade e a educação e instigar cultura é nosso papel como pais, irmãos, amigos e educadores.

Pense: Matilda é uma criança sem apoio, o apelo para o mundo dos livros vem como uma maneira de mostrar não só que ela não estava sozinha, mas que poderia chegar onde quisesse se fosse atrás.

Dona Honey, o exemplo puro de como um educador deveria ser, representa os professores carinhosos, caridosos, atenciosos que prestam atenção nas diferenças de aprendizado de cada criança e como a falta de apoio pode tirar não só oportunidades, mas a magia.

E Dona Trunchbull representa a vida adulta, o ser seco, duro por dentro e por fora, soar como uma fortaleza de grosserias e burrice, tal como o pai de Matilda, que retira, suga e desaprova qualquer estímulo de verdade e criatividade em crianças, porque supõe que sua magia na verdade é mentira, que são brincadeiras, pegadinhas, que elas nada tem a ensinar se não trapacear e serem nojentas.

A diretora inclusive, leva isso ao patamar de ódio as crianças, sua fala:
"Minha idéia de uma escola perfeita é uma sem crianças." Com ela, Roald Dahl torna imagético como muitos adultos se tornam child-free ou sem paciência para educar. Se esquecendo esses também, que crianças um dia serão adultos, que elas também são gente e principalmente, que todos um dia foram crianças e tiveram a inocência, o não saber.

No filme, a magia da protagonista não é explicada e, sinceramente, não precisa. É uma mão na roda que lhe cai bem pra narrativa do filme.

Já no livro, a explicação da professora define bem o que é desafiar e ensinar uma criança, e como cada criança é mágica e usa sua magia no nível que lhe é equiparado. A magia de Matilda ganha não só uma explicação plausível de surgimento e de fim, mas uma leitura metáforica para a magia das crianças ao longo da fase escolar.

Giorgio Agamben, filósofo diz que" As crianças, como os personagens das fábulas, sabem perfeitamente que, para serem felizes, precisam conquistar o apoio do gênio na garrafa, ou a galinha dos ovos de ouro. E elas são menos tristes quando adquirem a imaginação de que a mágica existe."

Nesse caso de Matilda, o livro nos ensina: a magia é a soma do amor + educação. Não há nada mais poderoso, que não possa ser visto pelos olhos de uma criança (olhos brilhantes como ficam os da Matilda) do que isso.

"I would look after her with loving care."
"Its fine with me."

Gabi Rocznieski 08/10/2022

Divertido, ótimo passa tempo
Matilda é um clássico e uma excelente história. Achei o livro divertidíssimo, acredito que a própria Matilda adoraria. Este livro definitivamente me promoveu momentos bastante agradáveis.

lettiebee. 06/10/2022

Apesar do alívio cômico em alguns momentos, a história da Matilda (e da Miss Honey) é bem triste. Ambas estavam acostumadas com a solidão e sofreram muito durante a infância.

Um ponto positivo do livro é que o autor explica como a Matilda desenvolveu o seu poder telecinético, e temos diversas cenas dela treinando e aperfeiçoando cada vez mais esse dom.

O filme é bem fiel ao livro, e não temos muitas surpresas lendo o desenrolar da história, mas eu achei o final muito corrido e mal explicado. Eu ainda prefiro o filme, acho ele mais nostálgico, mas o livro é bom também e rápido de ler.

Aurora75 27/09/2022

bittersweet, ou agridoce
honestamente, eu não estava esperando um livro como esse quando peguei Matilda para ler. caramba, começando pelo humor um toque ácido, particularmente para um livro infantil. uma mãozada de piadas desse livro a faixa etária recomendada acabará por não compreender.
no início, temos aquele procedimento padrão da filha exclusiva, renegada e prodígio. talvez um clichê, mas quando contado nas palavras de roald dahl, torna-se algo bastante apetitoso.
ambientada em ambiente escolar, somos apresentados aos amiguinhos da protagonista e ao local insólito que é sua escola. é humorística esta parte, e consigo ter um pouco de empatia pela Trunchbull. ela possui um pouco de carisma, apesar de tudo.
mas logo um pouco a metade do livro, quando a menina descobre seu poder, as coisas já mudam de órbita, até chegar ao seu plot twist ferrado e finalizar daquele modo tão sensível e peculiar. achei interessante a iniciativa do autor de, talvez, apresentar para as crianças outras perspectivas de finais felizes.

muito legal! li para uma "maratona", contei e deu 6 horas e 30 minutos.
curando minha ressaca

isidoraquintana 11/09/2022

amo
Quem não gosta dessas histórias clássicas ? Não tem como não amar isso .... Discrição: ótima , desenrolar da história : incrível ! Características dos personagens: variadas e surpreendentes ! A Matilda tem um caráter e personalidade incrível , não tem como não gostar dela ... :)
( recomendo pra quem ama ler livros de fantasia )

Ewerton Farias 06/09/2022

Matilda
Nem preciso dizer que o livro se tornou um dos meus favoritos. Amei a história e os personagens

O livro é rápido de ler. A pessoa consegue ler em 1 dia por ter 184 páginas ( no meu pdf)

Amo quando o personagem principal é leitor. Amo a Matilda, amo o jeito que ela descobre os poderes dela

Esse livro foi a luz no fim do túnel porque eu tive 2 leituras desagradáveis, então o livro Matilda é um bom livro pra tirar uma pessoa da ressaca literária
Ewerton Farias 06/09/2022minha estante
*3 leituras desagradáveis

obcecada pelo harry 04/09/2022

Matilda é um clássico e todos sabem que vale a pena ler!
Adoro a narração do livro e a senhorita Mel e a Matilda são muito cativantes, queria colocar as duas em um potinho ?
Ewerton Farias 04/09/2022minha estante
Os livros sendo citados fazendo criar uma meta de leitura chamada " livros lidos por Matilda "

1 | 2 | 3 | 4 | 5