Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota

Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota Meteoro Brasil

Resenhas - Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota

Talita 04/05/2020

Me sinto bem menos idiota... Hehehe
Sensacional o trabalho do pessoal do Meteoro, desmentindo teorias de conspiração e ajudando a desenvolver nosso senso crítico.
Recomendo tanto o livro, quanto o canal deles no YouTube. Conteúdo que faz a gente pensar e refletir é sempre bom!

Kelly Dias 30/04/2020

Meteoro Brasil nunca decepciona
É incrível como em pleno século 21 este livro é extremamente necessário, eu queria poder dizer que foi escrito para os adolescentes entenderem um pouco do mundo, mas infelizmente não é apenas para eles, tornou-se essencial a todos. Nesta época em que o obscurantismo, a anticiência, a pós-verdade e as notícias falsas estão em alta e crescendo, este livro expõe as principais falácias conspiracionistas que ameaçam os avanços conquistados pela humanidade nos últimos séculos, nos provocando a refletir sobre a realidade que nos cerca.
Além das desconstruções dos cenários ficcionais criados por uma pseudofilosofia capaz de influenciar a política nacional, o livro traz muita informação interessante é bastante útil mesmo aos que estão totalmente esclarecidos. A dinâmica é interessante e o conteúdo flui com naturalidade.
E tudo isso é abordado pelos autores com a mesma doçura com que fazem em seu canal; ao ler o livro é possível "ouvir" a voz da Mulher Mais Sábia e do Cara Mais Simples.

Cleber 22/04/2020

Simplesmente Maravilhoso
Excelente livro que ajuda a desvendar algumas mentiras dessa onda ceticista e a teoria da conspiração que tanto atrapalham a nossa história.
Vale apena ler cada capítulo. Muito bom mesmo.

AL 31/03/2020

Para iluminar-se!

katy.lira.7 17/03/2020

Tão necessário que dá nervoso!
Um livro que nem nas piores distopias imaginadas eu poderia acreditar que seria tão necessário. Se pararmos para notar que nos anos de 1990 estávamos clonando ovelhas e em pleno 2020 temos que passar um tempo explicando que a Terra é redonda e gira em torno do Sol, podemos ter um vislumbre do quão fundo é o poço.
Esse livro tenta ser como uma lanterna em um quarto escuro onde as pessoas não conseguem enxergar onde se apoiar. Pois é! Só tenho a dar parabéns aos autores do livro que sem citar o inominável propagador de mentiras que se passa por pensador, desmonta os argumentos para aqueles que não estão cegos, só no escuro. Como bem diz o livro, para quem quer acreditar que um ex-presidente de uma nação importante é um reptiliano colocado no poder pela KGB, não existem argumentos lógicos que superem sua certeza em seu mundo de faz de conta.
Recomendações são apenas reforços para esta necessária leitura, e como diz a contra-capa (e realmente aconteceu comigo) prepare-se para rir de nervoso.

Giovanna 04/03/2020

Quem realmente deveria ler a obra não o fará
Uma provocação, é claro, ao  O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota, do idiota que não pode ser nomeado, a obra é uma espécie de desconstrução de 24 teorias da conspiração levantadas e defendidas pelo obscurantismo da politica brasileira atual, grande parte vindo do próprio idiota não nomeado. O livro é bem humorado, irônico e debochado, e tem que ser, pois os temas são pesados e isso faz a leitura mais leve e fluída. O único defeito é que as pessoas a quem o livro mais traria clareza, com certeza, não lerão o livro.

Nat 02/03/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Pensei em começar dizendo que esse livro quebra tabus, mas não são tabus né. Acreditar que a terra é plana, que vacina mata, que Paulo Freire é horrível, nem deveriam ser questões que a gente duvide. Mas já que tem gente que não concorda, esse livro nos fala os motivos, tudo de forma embasada – ou seja, nada de porque sim. E ainda há várias indicações de conteúdos para quem quiser sair mais sobre cada tema, tanto em livros, quanto em filmes, séries e games.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Karmille 29/02/2020

Todo brasileiro deveria ler
DLL20: BASEADO EM FATOS

Apesar de extremamente interessante esse livro não me cativou desde a primeira página, achei o prologo bem enfadonho e os três primeiros capítulos bem repetitivos, contudo passados essas páginas iniciais a leitura começou a se desenvolver de forma mais satisfatória.

Me diverti em descobrir os absurdos (na minha opinião) que andam se espalhando por ai, me surpreendendo tanto em quantidade como na criatividade de várias dessas teorias. Realmente não sei como algumas delas podem ser levadas a sério.

No fim o livro se caracteriza pela critica e tom de deboche do título, que lembra e se confunde com “O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota”, até o ultimo capítulo, obviamente essa característica me agradou e muito principalmente por eu concordar com o que o livro defende, entretanto esse deboche pode afastar quem realmente deveria ler esse livro e faz com que ele circule principalmente por quem já não acredita nas teorias.

Um ponto que me desagradou foi a explicação das teorias mais próximas ao fim do livro, elas começaram a ficar mais superficiais e sem trazer mais detalhadamente como o outro pensa e de quais argumentos eles utilizam para defender, mas foram justamente algumas delas que mais ri ao ficar sabendo que existe alguém crendo nessas informações.

Jonathan.Ferreira 28/02/2020

Crítica
O livro é interessante em alguns aspectos, principalmente as referências de leitura,jogos e filmes ao final de casa capítulo, todavia, parece meio tendencioso ao discorrer sobre as supostas teorias de conspiração (que confesso que não conhecia a maioria, talvez por falta de erudição minha) sempre atribuindo alguma semelhança com os representantes do atual quadro político brasileiro.
É possível perceber em alguns momento que esse livro foi escrito em resposta ao livro de Olavo de Carvalho ?o mínimo que você precisa saber pra não ser um idiota?, então pra entender a confusão toda recomendo que faça a leitora do livro citado antes. Por coincidência estava lendo os dois ao mesmo tempo.
Claudia Guergolet 29/02/2020minha estante
Interessante, vou colocar pra ler

Jonathan.Ferreira 29/02/2020minha estante
Eu sinceramente não gostei do livro, pensei que seria um livro de desenvolvimento pessoal mas não tem nada a ver, não gostei.

amaroigor 27/02/2020

Título mais que nescessário
Livro maravilhoso que nos ajuda a entender o porquê desse obscurantismo na política do nosso país nesses últimos anos.
Andrea 27/02/2020minha estante
Quero muito ler também, desde que fiquei sabendo dele!

Laura.Radicchi 23/02/2020

Excelente livro, para fazer contraponto com as loucuras ditas pelos members do governo e seguidores do presidente. A minha única tristeza é saber que as pessoas que realmente precisam, ler este livro, são as que nunca vão ler.

Henrique.Alves 23/02/2020

Um farol em meio a uma noite escura
Desmistificar mitos e combater a ignorância e o obscurantismo tão iminentes no nosso contexto.

renatodsp3 20/02/2020

Mais uma boa obra do Meteoro Brasil
Com textos muito bons e de fácil compreensão, este livro de propõe a apresentar e desmentir as teorias conspiratórias que tem ganhado protagonismo na política e sociedade do país desde 2018.

A leitura é muito rápida e os autores fazem questão de apresentar todas as referências de onde as idéias saíram para o leitor que queria ir atrás e se aprofundar.

Acompanho o trabalho do Meteoro Brasil desde 2019 e eles são ótimos nas suas discussões sobre os limites e influência da cultura pop na sociedade e vice-versa. Recomendo que todos conheçam o canal... mas só se vocês quiserem.

Marcelo 18/02/2020

Um livro feito para pessoas que não o lerão.
Seria ótimo se as pessoas que realmente precisam ler esse livro, o lessem, contudo, sou pessimista quanto a isso. Mas encaro o livro como uma ferramenta, para pessoas como eu e você(otimistas na ação), de combate aos mitos ou ao Mito. Nesta obra você encontrará subsídios e argumentos contra as chamadas pós-verdades(mentiras), o que é perfeito pra debater com aquelas pessoas que querem e merecem o debate. Parafraseando os autores, a desconstrução destas mentiras, de forma isolada, é relativamente fácil, ocorre que a sua união as torna imbatíveis, então faça sua parte, mastigue esse livro para quem precisa, digeri-lo.