Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota

Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota Meteoro Brasil

Resenhas - Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota

Mrs. Brócolis 15/02/2020

Sinopse.
Sabia que enquanto você lê este texto comunistas eurasianos tentam dominar o mundo com a ajuda de organizações metacapitalistas secretas e sacerdotes da Religião Biônica Mundial, criada para exterminar a moral judaico-cristã da face da Terra, que é plana? Não, essa não é a sinopse do próximo filme do James Bond. É uma doutrina tida como filosofia por personalidades importantes da política e da cultura brasileiras. Antes marginalizada, essa ideologia começou a pautar posicionamentos e ações do governo, além de dominar as conversas em jantares de família. Neste livro, você desvendará as 24 principais teorias conspiratórias que estão tomando conta do debate público e de discussões privadas para ajudá-lo a entender a profundidade do buraco civilizatório em que o Brasil se enfiou. Com a mesma clareza e didática dos seus mais de 300 vídeos, que conquistaram mais de 580 mil seguidores no YouTube, o Meteoro Brasil explica a ficção e a realidade por trás de kit gay, marxismo cultural, gramscismo, Lei Rouanet, mudança climática, Paulo Freire, globalismo, vacinas e muito mais!

Gabi Voss 13/02/2020

Um livro extremamente necessário para compreender os dias atuais, com uma linguagem acessível e muito fluída.

Natália 10/02/2020

Um bom livro pra entender mais um pouco sobre o que tá rolando nessa última década. Apesar de ser brevemente aborda diversos assuntos interessantes

Carina143 10/02/2020

null
O livro é bom. Esclarece muitas coisas, explica de forma clara e simples tudo o que precisa ser explicado. Põe você pra pensar e questionar várias coisas. Faz a gente rir de nervoso com frequência. Um livro necessário nesse momento que estamos.

Ana 27/01/2020

Prepare-se para rir - de nervoso
Para quem, assim como eu, tem acompanhado as notícias do último ano num misto de comicidade e horror, o livro do Meteoro traz informações e fontes para nos ajudar a entender porque esse grupo de pessoas pensa como pensa e nos mune de argumentos para defender nosso ponto de vista, e até descobrir novos. É reconfortante descobrir que não estamos sós nesse momento caótico da história, e nos dá até uma ponta de esperança de que as coisas possam melhorar, ao invés de piorar mais.

day 16/01/2020

Perfeito!
Com certeza um dos livros mais necessários para esse momento tão obscuro do nosso país ,onde a ciência,artes e até a saúde tem sido ameaçada ,por teorias da conspiração e mentiras deslavadas.
O livro é simplesmente maravilhoso! Com certeza será um dos melhores livros que li esse ano.

regifreitas 10/01/2020

TUDO O QUE VOCÊ PRECISOU DESAPRENDER PARA VIRAR UM IDIOTA (2019), de Meteoro Brasil.

Globalismo, marxismo cultural, ideologia de gênero, terraplanismo, vacinas, Lei Rouanet, Paulo Freire e doutrinação... Estes são apenas alguns dos mais de vinte temas tratados neste livro, que procura esclarecer as principais teorias conspiratórias - que vêm ocupado cada vez mais espaço nas redes sociais e nos debates públicos - e as motivações por trás delas. Escrito numa linguagem acessível, mas sem perder o rigor nas análises, a obra apresenta uma ampla bibliografia para embasar as discussões a que se propõe.

O triste é constatar que, às vésperas de se entrar na segunda década do século XXI, alguns desses temas ainda necessitem de qualquer tipo de debate, por conta do obscurantismo que ronda a nossa sociedade na contemporaneidade.

O Meteoro Brasil é um canal do YouTube que vale muito a pena acompanhar, pois estão sempre apresentando vídeos com temáticas relevantes e sempre antenados com o que está acontecendo no momento. Um respiro no mar de idiotia a que estão relegando a internet nos últimos tempos!

Luiz 31/12/2019

Para sobrevivência
Em tempos tão sombrios um livro desses além de útil - rebatendo ignorância com a mais límpida ciência e argumentação - é uma forma de respirar melhor, de entender que a realidade não se perdeu por completo.

Henrique 25/12/2019

Necessário
Ao ver o título desse livro, pensei que se tratava de uma sátira. Definitivamente, não é. É um soco no estômago para quem quer manter um mínimo de sobriedade em meio a esse turbilhão de loucura que estamos inseridos.

Felipe Martins 12/12/2019

Necessário
Necessário. Essa é a primeira palavra que me vem à cabeça quando penso nesse livro. Em uma época em que ideias fascistas e obscurantistas têm balizado políticas públicas, "Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota" escrito pelos produtores do canal no youtube Meteoro Brasil, chega como um farol que tenta jogar luz sobre esses ideais fascistas e obscurantistas. Essa luz não é direcionada ao acaso, o livro desconstrói sistematicamente todas as ideias estapafúrdias empregadas pelo ideólogo do atual governo Olavo de Carvalho. É no âmbito dos significados que reside a maior disputa por poder na atualidade. Neste livro você irá descobrir que o fascismo é além de uma ideologia, um conjunto de técnicas, sendo uma delas a destruição de significados e conceitos históricos através de teorias conspiratórias, tudo com o intuito de sustentar um determinado projeto de poder.

Tatiane 09/12/2019

Leitura necessária na atualidade
"Se você nega o valor de uma obra que não conhece só porque foi ensinado a ver no autor dessa obra um doutrinador sem escrúpulos, sentimos muito: esse é um sinal de que você já foi doutrinado ? não há jeito fácil, brando ou carinhoso de dizer, mas é necessário que se diga mesmo assim." (p. 261)

Comecei a leitura deste livro sem muitas pretensões. No entanto, a cada nova página fui sendo surpreendida pela facilidade com que os autores apresentavam seus argumentos e contra-argumentos e a fundamentação teórica que não se eximiam de utilizar.

Creio que seja uma obra básica para os tempos atuais, principalmente pela sua simplicidade. O livro não se pretende teórico, mas elucidativo para leitores comuns, embora possa e deva ser lido por pessoas que já passaram por boa parte dos autores que eles indicaram em suas referências bibliográficas.

Vou aproveitar o Natal para dá-lo de presente a alguns amigos e familiares. Para alguns - que são da área acadêmica, mas estão meio cegos em suas bolhas -, indicarei que iniciem a leitura pelos capítulos 23 e 24, que tratam, respectivamente, das universidades públicas brasileiras (que são produtoras de muita pesquisa), e do brasileiro mais citado em pesquisas no exterior, nosso magnânimo Paulo Freire (que não doutrinou pessoa alguma. Ao contrário! Sonhou com uma educação para a liberdade.). Se eles perceberem que o livro se pretende esclarecedor de deturpações que estão se espalhando e se multiplicando nas redes sociais e prejudicando a nossa sociedade, deverão ler o livro inteiro.

Vale muito!

none 14/11/2019

Meteoro de Coragem
É preciso coragem para combater as trevas, usando a luz e a razão porque xingamentos, ódios, violência só alimentam a mentira. O mundo enfrenta ataques de charlatães, falsários e gurus desde o início dos tempos. O que mudou foi a forma como a mentira foi sistematicamente veiculada. Usando argumentos religiosos, morais, lendas urbanas e muita dose de cara-de-pau, os gurus do nosso século atual vendem teorias da conspiração e tem obtido sucesso porque a internet oferece excesso de informação de graça. As pessoas não podem ou não querem verificar uma postagem que curtiram e disseminaram por falta de tempo, confiança na pessoa que compartilhou tal ideia, ou medo de encontrar a tão temida verdade por trás dos fatos. Esse livro desmascara muitas das ideias tão caras ao guru e à sua criatura que juntos dissipam mentiras consciente ou inconscientemente.
O livro traz referências inusitadas, não só livros e filmes, mas jogos de vídeo game. Aí conseguiram me conquistar. ''Contra fatos não há argumentos'', repete o gado doutrinado pelo guru, sim, falta amar verdadeiramente a filosofia que ensina que ninguém é dono da verdade. Filosofia não é astrologia nem esoterismo barato, não é xingar quem pensa diferente (todos pensamos diferente, ora bolas), não é atacar a honra e violentar quem é diferente. Filosofia é amar não a esperteza, mas a sabedoria, não ser politicamente incorreto e jogar a culpa no próximo, cuspindo fakenews, fel e saliva gratuitamente.
"Os autores deste livro não tem a menor pretensão de explicar a responsabilidade imposta por essa condição que transforma cada um de nós na frágil sustentação da realidade contra uma enxurrada de mentiras, muito menos de recomendar a linha de ação mais adequada. Essas decisões são suas. A gente precisa ser humilde e dizer que não sabe o que você deve fazer."
Por isso valeu a pena ter lido esse livro, por oferecer-me a liberdade de concordar e discordar dos argumentos apresentados*, ao contrário de certos livros dogmáticos que usam o recurso do ataque sem possibilidade de defesa do atacado (um tal guru ataca inimigos mortos porque eles não tem possibilidade de recorrer, isso eu chamo de covardia).
Marc 14/05/2021minha estante
Tive a impressão que vc criou uma nova função para a filosofia, só sua. "Filosofia é amar não a esperteza, mas a sabedoria, não ser politicamente incorreto e jogar a culpa no próximo, cuspindo fakenews, fel e saliva gratuitamente." Então ser "politicamente correto é ser filosófico? Parabéns, eis o público do meteoro Brasil...

Emerson 28/10/2019

Uma vela no escuro
Parafraseando Carl Sagan em seu livro O Mundo Assombrado pelos Demônios, este livro, escrito pela dupla de jornalistas que produzem vídeos no canal Meteoro Brasil, é uma vela no escuro, levando em conta obscurantismo que assola o Brasil e o mundo.
O livro tem como objetivo analisar e desconstruir as teorias conspiratórias que hoje regem as políticas públicas nacionais. O livro possui uma excelente introdução e vinte e quatro capítulos, e ao final de cada um há dicas de leituras, filmes e jogos relacionados ao tema explorado.
Despertando o senso crítico do leitor, sem a intenção de serem os detentores de todo o saber e da verdade, os autores, com um tom humanista e técnico, se fazem necessários no debate público nacional. Livro necessário nessa época de obscurantismo.
day 29/10/2019minha estante
Que resenha maravilhosa

Helida3 04/09/2023minha estante
Comecei a ler agora e é de fato um vela no escuro.

day 05/09/2023minha estante
Verdade

Tiago638 27/10/2019

Um livro bem escrito, com linguagem clara e objetiva, que se propõe a analisar as principais teorias da conspiração existentes no cenário social e político do Brasil atual. Apresentando o contexto do surgimento das teorias, os autores também indicam dados científicos e sugerem leituras, filmes e jogos, bem ao estilo de seus vídeos do canal no YouTube. O tom oscila entre o bastante informal e o técnico, mas a linguagem, como em seus vídeos e ao contrário do objeto que estudam, é sempre conduzida pelo respeito, pela autonomia do leitor, pela humanidade e pelo otimismo quanto ao conhecimento. Boa leitura!
day 29/10/2019minha estante
Ameiiii sua resenha

Tiago638 29/10/2019minha estante
Que bom! ;) abs

Oxente_Johany 22/11/2019minha estante
Estou começando agora, não conhecia nem o canal e muito menos o livro. Estou braba comigo mesma porque não comecei antes. Aliás, ótima resenha.

Tiago638 25/12/2019minha estante
Valeu, Jojoh!