Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota

Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota Meteoro Brasil

Resenhas - Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota

Emerson 28/10/2019

Uma vela no escuro
Parafraseando Carl Sagan em seu livro O Mundo Assombrado pelos Demônios, este livro, escrito pela dupla de jornalistas que produzem vídeos no canal Meteoro Brasil, é uma vela no escuro, levando em conta obscurantismo que assola o Brasil e o mundo.
O livro tem como objetivo analisar e desconstruir as teorias conspiratórias que hoje regem as políticas públicas nacionais. O livro possui uma excelente introdução e vinte e quatro capítulos, e ao final de cada um há dicas de leituras, filmes e jogos relacionados ao tema explorado.
Despertando o senso crítico do leitor, sem a intenção de serem os detentores de todo o saber e da verdade, os autores, com um tom humanista e técnico, se fazem necessários no debate público nacional. Livro necessário nessa época de obscurantismo.
day 29/10/2019minha estante
Que resenha maravilhosa

Helida3 04/09/2023minha estante
Comecei a ler agora e é de fato um vela no escuro.

day 05/09/2023minha estante
Verdade

@prazerliterariooficial 28/07/2022

Todos deveriam ler (mas só se quiserem)
O livro é impressionantemente coeso e direto. Assim como os vídeos do canal, os capítulos são curtos e concisos, de maneira a organizar de forma verdadeiramente didática o pensamento, considerado hoje por alguns como filosofia, que embasa essa grande teoria da conspiração que governa nosso país. Outra sacada muito boa da dupla foram as sugestões, ao final de cada capítulo, para se aprofundar nos temas, mas de forma multimídia, não apenas indicando livros ou artigos, mas também filmes e jogos. Recomendo fortemente como forma de tentar entender o que está acontecendo hoje com o Brasil e o mundo e também como forma de reaver a esperança de tempos melhores.

Ivo 20/01/2022

Uma obra necessária nos tempos da pós verdade.
Está obra é mais que um livro de cabeceira, ela é luz em tempos sombrios e desesperançosos. Sem sombra de dúvidas, o melhor guia para análise e desconstrução das principais mentiras e teorias conspiratórias que envenenam uma parcela significativa da população.

A forma como cada capítulo é apresentado, cada dado histórico e/ou científico é posto e as várias sugestões em mídias distintas para aprofundamento nos temas abordados só mostra todo o cuidado e zelo que a equipe teve ao fazer este livro.

É uma leitura fluída, muito, muito rica em informações e um excelente presente para aquele seu conhecido negacionista.
Fatinha 21/01/2022minha estante
Esse acho que vou ler ?

Lucas1818 29/05/2020minha estante
Ta na fila pra ler esse :)

Toni Nando 02/06/2020minha estante
Esse eu recomendo Thiago

Tiago638 27/10/2019

Um livro bem escrito, com linguagem clara e objetiva, que se propõe a analisar as principais teorias da conspiração existentes no cenário social e político do Brasil atual. Apresentando o contexto do surgimento das teorias, os autores também indicam dados científicos e sugerem leituras, filmes e jogos, bem ao estilo de seus vídeos do canal no YouTube. O tom oscila entre o bastante informal e o técnico, mas a linguagem, como em seus vídeos e ao contrário do objeto que estudam, é sempre conduzida pelo respeito, pela autonomia do leitor, pela humanidade e pelo otimismo quanto ao conhecimento. Boa leitura!
day 29/10/2019minha estante
Ameiiii sua resenha

Tiago638 29/10/2019minha estante
Que bom! ;) abs

Oxente_Johany 22/11/2019minha estante
Estou começando agora, não conhecia nem o canal e muito menos o livro. Estou braba comigo mesma porque não comecei antes. Aliás, ótima resenha.

Tiago638 25/12/2019minha estante
Valeu, Jojoh!

jotavegs 11/10/2020

Um livro necessário, desmistifica teorias que só de existirem já é uma piada. É denso devido a tanta informação porém a leitura flui. Tinha uma expectativa grande e não me decepcionou. Pena que o idiota, a quem o livro é dedicado, não irá ler.

Talita 04/05/2020

Me sinto bem menos idiota... Hehehe
Sensacional o trabalho do pessoal do Meteoro, desmentindo teorias de conspiração e ajudando a desenvolver nosso senso crítico.
Recomendo tanto o livro, quanto o canal deles no YouTube. Conteúdo que faz a gente pensar e refletir é sempre bom!

Adriana Naves 18/02/2023

Com uma linguagem acessível esse livro nos coloca a par das principais teorias conspiratórias em voga atualmente, no Brasil, além de nós informar sobre como se estruturam e funcionam teorias conspiratórias. É uma leitura muito interessante e necessária nesses tempos de "-verdade".

Kelly Dias 30/04/2020

Meteoro Brasil nunca decepciona
É incrível como em pleno século 21 este livro é extremamente necessário, eu queria poder dizer que foi escrito para os adolescentes entenderem um pouco do mundo, mas infelizmente não é apenas para eles, tornou-se essencial a todos. Nesta época em que o obscurantismo, a anticiência, a pós-verdade e as notícias falsas estão em alta e crescendo, este livro expõe as principais falácias conspiracionistas que ameaçam os avanços conquistados pela humanidade nos últimos séculos, nos provocando a refletir sobre a realidade que nos cerca.
Além das desconstruções dos cenários ficcionais criados por uma pseudofilosofia capaz de influenciar a política nacional, o livro traz muita informação interessante é bastante útil mesmo aos que estão totalmente esclarecidos. A dinâmica é interessante e o conteúdo flui com naturalidade.
E tudo isso é abordado pelos autores com a mesma doçura com que fazem em seu canal; ao ler o livro é possível "ouvir" a voz da Mulher Mais Sábia e do Cara Mais Simples.

Silvana 14/05/2022

Fora da bolha
O livro consegue elaborar argumentos que tiram o leitor da zona de conforto, que resultam na desmistificação das fake News, principalmente. Super indico, para você que deseja não aceitar argumentos e frases prontas como verdade absolutas.

Milena.Oliveira 20/03/2021

Tudo que você precisou desaprender para de tornar um idiota
Na discrição os autores falam que você vai "rir de nervoso", é um expressão muito real. Se eu não estivesse vivendo este momento, eu não acreditaria na quantidade de absurdo que certas pessoas consideram "corretas".

Frederico.Andrade 27/12/2022

Este foi um livro em que durante toda a leitura ri muito - de nervoso ! São realmente assustadoras alguma pós-verdades mas dá um alívio saber que existe este livro, que realmente busca informações confiáveis e não delírios de ditos ?filósofos? .

gabrielt3norio 02/10/2020

Introdutório em muitos assuntos, referencial diverso, e escrita bastante fluida.
Recomendo.

Jaqueline 10/07/2020

Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota
Um livro muito esclarecedor, aprendi muito! Ele é tão bem escrito que dá vontade de grifar inteiro. Algo que eu achei incrível foram as recomendações no final de cada capítulo (livros, filmes, jogos...) para o leitor ter mais contato com o assunto abordado.

Dirlene Rezende 02/12/2020

Questão de utilidade pública
Muito bem escrito, leitura te prender. Além de te fazer pensar em como pode alguém em sã consciência ter se deixado levar por tantas aberrações. Bom faz parte de tudo que vivemos hoje. Eu considero um livro necessário. Gostaria que muitos lessem.