Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota

Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota Meteoro Brasil

Resenhas - Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota

Derek 20/07/2021

Quando o óbvio precisa ser defendido
O livro traz um bom panorama das teorias conspiratórias que infelizmente dominam a sociedade brasileira e do mundo como um todo, mostrando as falhas de cada uma delas, apesar de muitas serem óbvias.

Thales 16/07/2022

Não tem sido fácil
Vinte e quatro tópicos abordados nos quais não consigo aceitar os porquês a gente ainda tem de tentar desmentir e/ou jogar uma luz de racionalidade.

É, não tem sido fácil.

Cinco estrelas é pouco.

AL 31/03/2020

Para iluminar-se!

Mesquita 27/07/2020

Leitura agradável e acessível que cumpre o que propõe
Com o intuito de pesquisar e entender os limites entre a realidade e a mentira que orientam a auto proclamada filosofia que tem paulatinamente ganhado espaço no cenário público brasileiro e nas tomadas de decisão governamental, esse livro pode ser visto como um guia para entender a confusão dos discursos e das linhas de raciocínio que hoje moldam nossa vida enquanto sociedade brasileira.

Por vezes, o texto pode ser um pouco repetitivo ou prolixo, mas até isso serve ao propósito de melhorar o entendimento, visto que conceitos complexos são postos em linguagem simples para embasar o argumento.

O livro não se propõe a ser uma resposta acadêmico-cientifica para as teorias da conspiração sobre as quais discorre, mas um panorama dos contextos de criação e propagação delas. Além de apontar as incongruências para com o real. Na minha opinião, o texto cumpre muito bem o objetivo que se propôs. Indico a leitura.

Sara277 04/12/2020

Amei a leitura, o livro é bem embasado, tem muitas referências teóricas e sugestões de leitura e vídeos. Irei consulta-lo sempre que for necessário. Recomendo.

Bruna Chaves 23/01/2021

Confesso que já tinha ouvido sobre as teorias desmistificadas neste livro, mas não tinha muita noção de como elas são abordadas por aí. O livro desmente mostrando a origem e as fontes e ao final de cada capítulo há uma recomendação de leitura, filme ou jogo que complementa o assunto. Livro ótimo e necessário

vanessamf 18/07/2020

Um manual para as fake news
O Meteoro pega as principais mentiras propagadas a torto e a direito no Brasil e as explicam de modo sintético e objetivo. Seja como for, é apenas uma porta de entrada para os assuntos tratados. Então não deve ser visto como algo definitivo.

William 16/10/2022

Muito bem escrito com bastante informações, argumentos e referências.
Parabéns pela equipe do Meteoro pelo livro. A leitura flui bem e é bem informativo, refutando um monte de mentiras que circulam pela internet. É um livro indicado para todos mais infelizmente, muitos vão detestar a obra, pois não aceitam sair da sua bolha e olhar o que há por fora

Lisa 17/06/2020

fortaleça seu sistema imunológico mental
Eu estava no twitter dos autores no dia em que eles sugeriram que queriam escrever um livro cujo título precisava ser "Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota". Automaticamente vários seguidores começaram a marcar as contas de editoras ali, para mostrar à elas o potencial que esse título teria. Não deu outra! Pouco tempo depois já estava disponível nas estantes e eu quase cai para trás quando li o conceito histórico e social do IDIOTA.

Impressionante como os autores foram fundo nas ideias conspiracionistas que embalam a "nova" política brasileira. Acho indispensável a leitura para quem quer entender de onde saem as ideias desses políticos seguidores de Olavo de Carvalho.

Ana Morais 01/12/2020

Leitura necessária
Este livro é do Canal Meteoro Brasil, em tempos de obscurantismo onde ficções e teorias conspiratórias sem base factual ganham espaço nos meios comunicacionais atuais, ler um trabalho deste comprometido com a ciência e a realidade me deu muito prazer. Cada capítulo aborda uma teoria conspiratória diferente e como o próprio título já diz "Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota" nos mostra que para acreditar nessas teorias é preciso ignorar muito a racionalidade. Aqui encontramos teorias que vão do globalismo à uma nova ordem mundial, da terra plana ao negacionismo dos efeitos climáticos, entre outras, eles trazem essas ficções, o quão absurdo elas são e sempre voltando para a importância do método científico, do senso crítico e da importância da razão. Eu não acredito que quem se deixa envolver por essas fantasias e mentiras vão de fato abrir este livro, o que é uma pena. E o que foi pra fechar com chave de ouro foi a menção à Paulo Freire, que me emocionou, a educação é bem mais precioso de uma nação e a verdadeira liberdade. Indico a leitura deste livro a todos, vale muito a pena.

Ah outra coisa que achei bacana, no final de cada capítulo eles sugerem algum artigo, livro, filme ou jogos que case com o tema, achei bem legal pq acabei colocando alguns outros livros na lista. ?

Wellington 16/06/2020

Leitura indispensável
Se pudesse resumir o livro por meio de uma breve citação da própria obra, eu escolheria este trecho: ?(...) um problema desse momento histórico é o uso radical da mentira como ferramenta política? (p. 269).
A obra é uma leitura indispensável para se entender as ideias que estão determinando as políticas públicas no Brasil. Texto leve e de fácil leitura, embora muito bem embasado teoricamente.

Laura.Radicchi 23/02/2020

Excelente livro, para fazer contraponto com as loucuras ditas pelos members do governo e seguidores do presidente. A minha única tristeza é saber que as pessoas que realmente precisam, ler este livro, são as que nunca vão ler.

Carvalhoaingrid 19/01/2021

Necessário
Livro atual que aponta várias teorias da conspiração e faz com que elas caiam por terra com provas concretas, boa leitura para quem ainda não acredita na ciência e confia mais em fake news que em bons argumentos educacionais.