Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota

Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota Meteoro Brasil

Resenhas - Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota

M. Machado 16/05/2021

Leitura obrigatória
Esse foi um dos poucos livros que dei cinco estrelas. Nesses tempos sombrios, é uma leitura extremamente necessária. Qualquer brasileiro vivo deve ler e absorver cada palavra. São temáticas polêmicas, mas de necessária reflexão a partir do ponto de vista científico. Merece um capítulo extra sobre a pandemia!

Myy 16/05/2021

?A gente precisa ser humilde e dizer que não sabe?.
A parte sobre Freud sempre necessária! Assim como Alan Turing e abordar inúmeros dos tabus. Ah, método científico é importante sim e pelo amor de Deus, nem preciso falar a respeito das vacinas né?! UNIVERSIDADES PÚBLICAS REALIZAM PESQUISAS SIMM!

Rodrigo.Macedo 28/06/2021

Saia da bolha e descubra que vc é um ignorante
Característica principal notada: fácil entendimento. Para mim q sou iniciante nesses assuntos esse aspecto foi de suma importância. Essa leitura me fez perceber como as construções de narrativa tiraram o foco do verdadeiro debate político de 2018. Caramba, os principais assuntos que circulavam era o kit gay, forum de São Paulo, Paulo Freire, Globalismo, desacreditação da mídia. O whatsapp estava carregado desses assuntos. Vc verá nesse livro, q esse tipo de estratégia compõe algo muito maior.

Marina.Encinas 05/09/2021

Necessário e Incrível
Esse livro me ensinou muito mais do que eu imaginava que precisava aprender, coisas que eu nunca pensei serem possíveis de se existir no brasil atual, confesso que desconhecia da maioria das teorias conspiratórias aprensentadas no livro.

É de extrema importância dar a devida atenção a essas loucuras que estão sendo inventadas e que atigem pessoas mais vulneráveis a acreditar nessas besteiras inventadas por pessoas mal intencionadas.

Eu fiquei particularmente impressionada com as partes destinadas a falar sobre a educação no brasil, e acredito muito que a criminalização das universidades possui o fim de emburrecer ao máximo a população, para que a mesma siga elegendo esses idiotas que estão governando o país.

Agradeço muito ao Meteoro Brasil por escrever esse livro tão importante que deveria ser lido por todos os brasileiros que possuem acesso a ele.

DanielSLopes 03/10/2021

O livro aborda muito bem as principais teorias da conspiração em voga no Brasil e no mundo. É incrível como um livro escrito em 2019 faz mais sentido em 2021. Alguns capítulos estão diretamente ligados a assuntos pós-pandêmicos.

Gaja Rocha 07/11/2021

Um livro que pelo título, que deixa óbvio a intenção de refutar as ideias e pelo título ridicularizar o livro: Tudo que vc precisa saber para não ser um idiota. Pela título, se presta bem a isso mesmo, para quem só conhece o título do primeiro. O título se presta muito bem para tirar um sarro, contando que não se compre o livro, que simplesmente é um nada, no vazio de pensamento crítico.
Américo 12/06/2022minha estante
Mas o título do primeiro livro ao qual você se refere é na verdade "O MÍNIMO que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota", e não "TUDO Que Você Precisa Saber...". Então pelo jeito, nem o mínimo (o título correto do primeiro livro) você foi capaz de absorver :/

Esdras 29/01/2023minha estante
Argumentum ad hominem.

Gaja Rocha 29/01/2023minha estante
Argumentum ab autoritate

Gaja Rocha 29/01/2023minha estante
Verdade, errei o título do livro do Olavo !! Na verdade eu nem li essa obra do Olavo!
Geralmente os livros dele são calhamaços e a obra dele é muito grande e temos apenas uma vida para lermos os inúmeros livros que existem.
Sobre o livro que errei o título (obrigado por ter me corrigido!), eu assisti muita coisa entre resenhas e palestras sobre o mesmo.
Já esse "livro" distorcido de verdade e conteúdo eu li.
O outro, por certo vc não leu e quanto a esse, não serviu como papel higiênico para vc porque tem poucas páginas (não tem nada de verdadeiro e relevante dentro que não teria como ser diferente), quanto ao outro um sucesso de vendas.
É só esquecer o preconceito do autor e perder a preguiça de saber o outro lado.
(Existe um fato curioso para esse e outros livros do autor, muitos fazem a leitura de uma parte ou outra sem a ouvinte saber de quem se trata o autor e muitos concordam com o que está escrito).

Américo 01/02/2023minha estante
Sim você tem razão, o livro do Olavo é um calhamaço que não vale a pena ser lido, concordo inteiramente.

Melhor ler resenhas e palestras e deixar que outros "resumam" o livro pra você, olha que prático :) pra quê se dar ao trabalho de investigar a obra mais a fundo, não é mesmo?

E considerando que o que o Olavo escreve é pura m*rda (e não, não preciso ler um livro inteiro dele pra deduzir isso, mas sim, cheguei a ler uns trechos apenas para me certificar disso), então nesse caso podemos sim considerar esse outro livro como uma espécie de papel higiênico, não no sentido pejorativo, mas no sentido de que ele tenta limpar todas as baboseiras contidas no livro do Olavo.

E claro, o sucesso de vendas definitivamente é uma boa métrica para atestar a qualidade de um livro (só que não).

Eu até consigo tirar algum proveito do conteúdo do Olavo, digamos que talvez 1 ou 2%, mas na maioria dos casos, o proveito que tiro é "como ser um intelectual prepotente, lunático e mal educado".

Lilia.Tranin 09/02/2022

Didático
O livro é bem crítico e voltado exclusivamente para combater ideias absurdas de um autor influenciador digital, astrólogo e filósofo para alguns.

Thainá Almeida 27/10/2022

Complicado encontrarmos numa situação como um livro com esse conteúdo, tendo que falar obviedades por causa de histórias inventadas por (desculpe-me a expressão) um bando de malucos. Mas o livro é simples e esclarecedor - principalmente quando destaca que é difícil refutar uma teoria da conspiração porque ela se intitula como algo não refutável e sequer tem alguma base.

Renan 03/11/2022

Além do mínimo que você precisa saber
Livro muito útil para entender e saber fazer frente a toda a loucura conspiratória da extrema direita, especialmente a brasileira, forjada por anos no escritório esfumaçado do finado Olavo de Carvalho. É necessário ao novo Brasil que começará em 2023 entender como viemos parar nessa tragédia toda que nos custou tanto nesses últimos 4 anos. O Meteoro escolheu 24 teorias da conspiração e “refutou” (termo também usado pelos malucos do outro lado) todas elas inclusive com ajuda de ótimas dicas de coisas parar ler, filmes e documentários para assisti e jogos para jogar.

GabrielGobbo 22/01/2024

Eu gostei de como o livro foi escrito, você pode ler os capítulos em sequência (como eu fiz) ou de forma independente. Ainda assim os capítulos se conectam em alguns pontos e eu recomendo ler todos eles, algumas teorias de conspiração aboradadas se sustentam umas nas outras. Cada capítulo é como um verbete de uma ideia muito doida pra gente que está lendo, mas que precisamos entender se quisermos criticá-las e combatê-las. Outro ponto interessante e diferente são as recomendações ao fim de cada capítulo que vão além de outras leituras, os autores sujerem tanto livros como jogos, filmes e documentários que podem nos levar a aprofundar o tema sob outros pontos de vista e com outras interações. Eu com certeza recomendo a leitura se você quiser entender de forma crítica as ideias conspiratórias que vemos em muitas conversas hoje em dia.

Carina143 10/02/2020

null
O livro é bom. Esclarece muitas coisas, explica de forma clara e simples tudo o que precisa ser explicado. Põe você pra pensar e questionar várias coisas. Faz a gente rir de nervoso com frequência. Um livro necessário nesse momento que estamos.

Anelise.Sobral 05/07/2020

Extremamente necessário
Todo mundo deveria ler esse livro... Enquanto ainda podemos! :(

GLIGLI 15/07/2021

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Siliane.Ferrari 13/04/2024

Desmistificando as teorias conspiratórias
Livro didático, explicando o surgimento das teorias conspiratórias e trazendo os contrapontos (seguindo fatos e a ciência) para mostrar o motivo de não fazerem sentido. Gostei muito da leitura, os autores trazem alguns pontos de humor, para tornar a leitura mais tranquila e parecer uma conversa entre amigos. Aquelas conversas em que aprendemos muito. Sério, leia!

amy.dunne 23/05/2022

Um livro para a era da pós-verdade
Essa obra investe em desmistificar algumas das teorias da conspiração e notícias falsas que estiveram em voga nos últimos tempos, porém peca na profundidade de alguns capítulos (que acabaram sendo muito curtos e apressados). Apesar desse defeito, é uma leitura interessante e de fácil compreensão.