Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota

Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota Meteoro Brasil

Resenhas - Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota

Natus 02/07/2020

Debates necessários
Pontual e conciso, nessa obra o Meteoro Brasil, assim como em seus vídeos, nos pega pela mão e coloca frente a questões difíceis de lidar. Com tanta informação criada e compartilhada diariamente passamos por uma era de desinformação. Sem checar fontes boa parte da população reproduz notícias falsas e se torna massa de manobra pra interesses escusos de líderes nefastos.
A morte da verdade é debatida, pois somente com isso tais absurdos se tornariam os problemas gigantescos que temos hoje. Teorias da conspiração como globalismo, marxismo cultural, anti-vacina, terra plana e outros são debatidos com dados bibliográficos variados e precisos, além de dicas de conteúdo complementar ao final de cada capítulo (Para Ler, Para Ver e Para Jogar).
A necessidade de falar sobre tais temas é tão urgente quanto se faz entender ao longo do texto. Leitura de extrema importância para qualquer um que tenha noção de sociedade e ainda mais para egoístas que encontrarão lições valiosas.

site: https://hobbitsleitores.blogspot.com/
Hobbits Leitores 02/07/2020minha estante
Disse tudo! Todo mundo devia ler essa obra!

fellipe! 01/07/2020

"Sempre bom algo lúcido em volta ao caos diário"
Uma contra- resposta instrutiva (e divertida) ao "guru da virgínia": atual dissimulador, e base "intelectual" da extrema direita no BraZil. O "Meteoro Brasil" já vem contribuindo diariamente ao debate de assuntos corriqueiros no país, sempre com enfoque progressista, estética noventista (?), sempre dinâmicos, eles agora surgem em um formato diferente do usual, lançando um livro complementar a muitos assuntos que tão bem comentaram em seus vídeos.

Lara 30/06/2020

Extremamente necessário
O livro nos coloca diante de teorias da conspiração e fake news dos mais diversos tipos e nos elucida sobre a verdade dos fatos.
Em muitos momentos me peguei rindo de nervoso.

Tiago Bessa 30/06/2020

Trecho
Não se sabe se haverá um pós-pós-verdade. Alguns autores são mais otimistas que outros. Foi Hannah Arendt quem nos disse, em 1971, que o mentiroso jamais poderia encobrir toda a imensidão da realidade factual, “ainda que arregimentasse o auxílio de computadores”. Essa, segundo Arendt, é a lição que nos deixam os autoritarismos do começo do século XX: por mais assustadoras que tenham sido suas consequências, o obscurecimento duradouro da realidade jamais foi uma delas. Não importa quão poderoso seja o empreendimento político antirrealidade, e não importa quão avançadas sejam as ferramentas que ele usa: enquanto houver uma única testemunha consciente dos meios pelos quais essa técnica opera, seus objetivos jamais estarão plenamente cumpridos. Essa testemunha é você.

Lisa 17/06/2020

fortaleça seu sistema imunológico mental
Eu estava no twitter dos autores no dia em que eles sugeriram que queriam escrever um livro cujo título precisava ser "Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota". Automaticamente vários seguidores começaram a marcar as contas de editoras ali, para mostrar à elas o potencial que esse título teria. Não deu outra! Pouco tempo depois já estava disponível nas estantes e eu quase cai para trás quando li o conceito histórico e social do IDIOTA.

Impressionante como os autores foram fundo nas ideias conspiracionistas que embalam a "nova" política brasileira. Acho indispensável a leitura para quem quer entender de onde saem as ideias desses políticos seguidores de Olavo de Carvalho.

Wellington 16/06/2020

Leitura indispensável
Se pudesse resumir o livro por meio de uma breve citação da própria obra, eu escolheria este trecho: ?(...) um problema desse momento histórico é o uso radical da mentira como ferramenta política? (p. 269).
A obra é uma leitura indispensável para se entender as ideias que estão determinando as políticas públicas no Brasil. Texto leve e de fácil leitura, embora muito bem embasado teoricamente.

Anderson Alves 12/06/2020

Muitas verdades
O livro tem o objetivo de esclarecer algumas teorias da conspiração que colocaram o Brasil nessa situação ao qual nos encontramos, acho de extrema importância para compreender a situação atual e recomendo muito o canal do youtube do meteoro Brasil, mas só se você quiser!
Ronald 12/06/2020minha estante
Li no começo do ano! Show de livro!

Anderson Alves 12/06/2020minha estante
Demais, o canal do YouTube deles é fantástico também!

Giovanna 01/06/2020

Uma leitura necessária!
Há tempos venho me perguntando como é que chegamos até aqui. Por que é que as pessoas acreditam em coisas absurdas, como mamadeira erótica? Como foi que elegemos quem hoje nos governa? E esse livro veio justamente dar essas respostas, e muitas outras, como de onde foi que tiraram a história da existência da URSAL, e o porquê que em pleno século XXI ainda temos que debater que não, a Terra não é plana. A escrita é simples, mesmo trazendo dados científicos, e por vezes ácida. Ao fim dos capítulos sempre há a recomendação de outros materiais para assistir, ler ou jogar, uma vez que os próprios autores não têm a pretensão de serem os donos da verdade.

Thalles 31/05/2020

Desmistificando teorias conspiratórias
O livro é um apanhado das principais teorias conspiratórias (aka "mentiras") propagadas pelo Olavo de Carvalho. É uma obra muito necessária no momento atual da política brasileira, que está sendo guiada por essas mentiradas.
Em cada capítulo do livro é apresentado um factoide e a respectiva verdade. Os autores não se aprofundam muito nos tópicos mas as explicações são claras e objetivas. E tem sugestões de leituras, filmes e jogos no fim de cada capítulo para a pessoa que quiser se aprofundar. É bom lembrar que NÃO se trata de um livro-resposta ao "O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota" nem a nenhum outro livro ou artigo do citado filósofo. A ideia aqui é argumentar contra as FALAS equivocadas do Olavo. O livro cumpre bem esse objetivo. Embora dê para achar no google, os autores poderiam ter colocado sites e links das falas do Olavo.

Otavio.Arruda 25/05/2020

Leitura obrigatória
Se, por um acaso tens familiares ou amigos adeptos da pseudociência, este livro é uma indicação de obrigatória! Se não, também!

O livro traz as principais teorias conspiratórias, difundidas pelo Astrólogo e prolixo pseudo-intelectual que mora na Virgínia, de uma forma clara e objetiva, relatando sua origem e transformações ocorridas para absorção por parte da sociedade brasileira.

Lucas1818 29/05/2020minha estante
Ta na fila pra ler esse :)

Toni Nando 02/06/2020minha estante
Esse eu recomendo Thiago

Vitor Messias 13/05/2020

Excelente livro. Aborda as 24 principais teorias da conspiração que dão base ao governo Bolsonaro e que a sua maioria são propagadas por Olavo de Carvalho

Mônica Alves 13/05/2020

O único problema desse livro é precisar existir.
A maneira como os autores explicam e rebatem as teorias infundadas, cada vez mais em voga, é perfeita. Além disso, no final de cada capítulo há diversas sugestões de filmes, livros e até jogos sobre o assunto abordado. Recomendo muito!
André 13/05/2020minha estante
Obrigado pela dica!

Branco Junior 12/05/2020

Necessário para entender onde nos metemos
Num universo de respostas fáceis, onde tudo se resolve com teorias da conspiração e pensamentos rasos, o autor vai a fundo derrubando cada uma das bases que sustentam o reacionarismo político dos nossos dias sombrios. Pode ser cansativo em alguns momentos, mas a persistência na leitura vale a pena.