Francisco de Assis

Francisco de Assis Hermann Hesse

Resenhas - Francisco de Assis

Lucas1429 22/06/2024

Isso é um livro?
Uma coletânea de textos sem nenhuma coesão entre si, o livro parece ser mais uma maneira de caçar uns trocados usando o nome de um santo e um escritor populares do que uma obra em si. Não vale a pena nem para os admiradores de ambos.
Único texto digno de nota é o breve "jogo das flores", mas melhor buscá-lo individualmente online ou em alguma outra coletânea.

Daniela742 19/03/2024

São Francisco de Assis
Tenho interesse e curiosidade pela história de mitos, lendas e figuras religiosas emblemáticas, por isso esperava encontrar uma narrativa mais rica em detalhes, aprofundada ou mesmo reflexiva, com mais considerações do autor. Não foi bem isso que encontrei por aqui...

É interessante para ter uma boa noção da vida do Poverello, mas acredito que se destaca, acima de tudo, como uma declaração de admiração e carinho de Hesse pela vida e pelo legado de São Francisco.

Lorrana Feitosa 10/12/2023

São Francisco em minha vida
Para uma pessoa que se considera devota e amiga de São Francisco, é muito gratificante ler qualquer obra que fale sobre esta figura. Para mim, foi como estar mais próxima de São Francisco. A pesquisa de Hermann Hesse é espetacular!

Beta Oliveira 09/12/2023

"– Um pequeno raio de sol é poderoso o bastante para clarear as trevas”
Comprei este livro porque a história de São Francisco de Assis desperta a minha atenção. Quanto mais leio sobre ele, mas me encanto com este testemunho intenso de espiritualidade.

O autor alemão Hermann Hesse era absolutamente apaixonado pela história de São Francisco de Assis. Ele pesquisou e escreveu uma pequena monografia reunindo as informações, algumas históricas, outras não, no estilo das lendas transmitidas pela tradição oral.

O encantamento por São Francisco transcendeu a vida pessoal e fez parte direta ou indiretamente de livros escritos por Hesse. Este livro reúne os textos que ele escreveu e a análise sobre “O florilégio de São Francisco de Assis”, após a publicação da tradução na Alemanha.

Gostei muito de ver e aprender sobre São Francisco pelos olhos e pelas palavras de Herman Hesse. O autor temia não fazer justiça a uma figura tão impactante da história da religião católica, mas não decepciona. Ao contrário, nos incentiva a querer ler mais.

O texto completo está no nosso site.

site: https://literaturademulherzinha.com.br/2023/10/08/francisco-de-assis-hermann-hesse-cap-1925/

Rafael.Longo 17/04/2023

Indico, facilmente, esse livro a qualquer leitor assíduo de Herman Hesse.
A figura do santo, em geral, não me interessa tanto, mas achei interessantíssimo perceber a sensibilidade da escrita de Hesse nessa obra.
A partir dessa leitura, tornou-se possível perceber de que forma a vida de Francisco de Assis é referenciada e levada como base nas obras do escritor alemão.

Luiza 03/04/2023

O santo favorito
Hesse, nesse breve relato, narra sua admiração por Francisco de Assis. A história do santo que fazia o que pregava. São belas impressões que o autor traz de forma perceptível em quase todas as suas obras.

Agora sei que o que Hesse sente por Francisco de Assis é o mesmo que sentimos por Hesse.

Mais uma linda obra.

Valério 12/01/2023

Ludibriado
O livro, assim considerado o texto em que Hesse conta a história de São Francisco, é muito bom. Mas deve corresponder a 40% da edição, no máximo. O restante é Hermann falando sobre o livro ou outros falando sobre Hermann - e, neste caso, repetindo boa parte do livro em aspas que chegam a ocupar uma página toda".

Assim, compramos o livro para ler Hermann Hesse contando sobre a vida de São Francisco. Vemos um relato enxuto, longe do que eu esperava.

Leandro190 15/10/2022

Sejamos todos um pouco mais franciscanos
O texto de Hesse sobre São Francisco de Assis é bem curtinho. O apêndice ocupa mais espaço que a biografia. Não gostei disso. Queria ler mais sobre Francisco e menos opiniões e explicações sobre a obra. Até porque a simplicidade de Francisco não requer grandes explicações. Trata-se muito mais de um exercício de contemplação.

Pedro.Assis 12/05/2022

Leitura rápida pra alimentar o Espírito
Hesse transcreve em prosa pequenas passagens e contos da vida de Francisco de Assis (transcreve também uma oração do Santo), como pílulas de fé e poesia espiritual.

Luciana.Lourenco 02/03/2022

Um livro escrito por admiração e devoção, cujo resultado é um texto surpreendente e comovente. Leitura leve sem ser superficial.

JoiceCoutinho 22/01/2022

Sob a ótica de Hermann, acompanhamos a vida de São Francisco, desde sua juventude boêmia, até sua conversão e entrega total ao serviço, amor e humildade. Simples e belo!

jota 21/01/2022

MUITO BOM: uma hagiografia sobre o santo italiano de Assis, acompanhada de um oportuno ensaio sobre sua gênese
Lido entre 15 e 20/01/2022

O nome verdadeiro de são Francisco de Assis era Giovanni Bernardone (morreu em 1226; há dúvidas se nasceu em 1181 ou em 1182), coisa que eu sabia desde que visitei a encantadora cidade italiana alguns anos atrás. Curioso esse livro, que inspira bons sentimentos e certa paz no leitor. Porque não se trata exatamente de uma tentativa de biografar Francesco Bernardone, nome com que seu pai pretendia batizá-lo e que acabou prevalecendo sobre o escolhido pela mãe. Hesse escreveu uma hagiografia, ou seja, uma biografia elogiosa que exprime grande reverência pelo retratado, o que não ocorre apenas com homens e mulheres considerados santos, mas até com políticos corruptos e assemelhados.

Só que essa hagiografia foi escrita por ninguém menos do que um dos escritores humanistas mais conceituados da literatura universal, Hermann Hesse (1877-1962). Devido à sua inequívoca admiração (quase adoração, eu diria) por Francisco, o pobre de Deus – com esse título Nikos Kazantzakis, autor do consagrado Zorba, o Grego, escreveu outra bela obra sobre o santo, bem mais extensa e ficcional –, Hesse conta a vida de são Francisco de um modo tão terno, amável e respeitoso que parece que ela está sendo narrada por um anjo, caso anjos existissem. São belas páginas, algumas comoventes, e mesmo para um agnóstico é quase impossível não ficar tocado por elas. Antes, em 1904 mesmo, Hesse já havia publicado um romance, Peter Camenzind, personagem esse que nutria uma devoção mítica pelo santo.

A presente obra é dividida em várias partes, a saber: uma Introdução, em seguida vem A vida de são Francisco (que é o melhor texto do volume, claro), Lendas (seis textos curtos; as lendas são resumidas ao essencial), um Final, dois Apêndices (O Florilégio de são Francisco de Assis e O jogo das flores: sobre a infância de são Francisco, este bastante ficcional) e finalmente um bom ensaio de Fritz Wagner (cujo título já diz sobre o envolvimento do escritor com o santo): Francisco de Assis e Hermann Hesse. Esse ensaio é bastante interessante porque mostra a gênese, a escritura de A vida de são Francisco, o texto principal do volume. Ficamos sabendo mais acerca dos dois homens, do profundo interesse do escritor alemão pelo santo italiano, como a história deste atravessou os séculos, chegou até nós e certamente continuará a ser contada em futuro distante.
cid 21/01/2022minha estante
Interessante. Fiquei curiosa. Francisco de Assis pelos olhos de Herman Hesse.

jota 21/01/2022minha estante
Vale a pena dar uma olhada, sim. É um livro curto e Hesse, como sempre, escreve claramente, prende nosso interesse.

Anderson Souza 16/01/2022

Francisco de Assis
O livro é um primeiro contato interessante pra quem nunca ouviu falar de São Francisco de Assis, porém tem um estrutura de capítulos anti clímax e fala pouco sobre as lendas sobre o personagem, uma abordagem mais racional sobre o personagem, que inspirar as pessoas justamente pelo oposto disso.
Para pessoas não cristãs pode ser um abordagem interesse, porém muito rasa.

Cristiano.Goes 11/08/2021

FRANCISCO DE ASSIS
Livro escrito pelo prêmio Nobel Herman Hesse sobre a trajetória de São Francisco. Adorei ler a história deste santo ecologista sob a batuta de escritor renomado e apaixonado pela trajetória de Francisco de Assis. Recomendo.

carolina macedo 24/06/2021

Nesse livro encantador, Hermann Hesse narra a vida de São Francisco de Assis. O santo abdicou de todos seus bens materiais a fim de pregar a Palavra de Deus, vivendo a pobreza, o amor ao próximo e a paixão pela natureza.

A edição conta com pinturas belíssimas que ilustram as diferentes etapas da vida de Francisco. Particularmente não gostei do artigo extra no final, pois não acrescenta em nada hahah. Recomendo bastante o livro!