Francisco de Assis

Francisco de Assis Hermann Hesse

Resenhas - Francisco de Assis

Daniela742 19/03/2024

São Francisco de Assis
Tenho interesse e curiosidade pela história de mitos, lendas e figuras religiosas emblemáticas, por isso esperava encontrar uma narrativa mais rica em detalhes, aprofundada ou mesmo reflexiva, com mais considerações do autor. Não foi bem isso que encontrei por aqui...

É interessante para ter uma boa noção da vida do Poverello, mas acredito que se destaca, acima de tudo, como uma declaração de admiração e carinho de Hesse pela vida e pelo legado de São Francisco.

Lorrana Feitosa 10/12/2023

São Francisco em minha vida
Para uma pessoa que se considera devota e amiga de São Francisco, é muito gratificante ler qualquer obra que fale sobre esta figura. Para mim, foi como estar mais próxima de São Francisco. A pesquisa de Hermann Hesse é espetacular!

Beta Oliveira 09/12/2023

"– Um pequeno raio de sol é poderoso o bastante para clarear as trevas”
Comprei este livro porque a história de São Francisco de Assis desperta a minha atenção. Quanto mais leio sobre ele, mas me encanto com este testemunho intenso de espiritualidade.

O autor alemão Hermann Hesse era absolutamente apaixonado pela história de São Francisco de Assis. Ele pesquisou e escreveu uma pequena monografia reunindo as informações, algumas históricas, outras não, no estilo das lendas transmitidas pela tradição oral.

O encantamento por São Francisco transcendeu a vida pessoal e fez parte direta ou indiretamente de livros escritos por Hesse. Este livro reúne os textos que ele escreveu e a análise sobre “O florilégio de São Francisco de Assis”, após a publicação da tradução na Alemanha.

Gostei muito de ver e aprender sobre São Francisco pelos olhos e pelas palavras de Herman Hesse. O autor temia não fazer justiça a uma figura tão impactante da história da religião católica, mas não decepciona. Ao contrário, nos incentiva a querer ler mais.

O texto completo está no nosso site.

site: https://literaturademulherzinha.com.br/2023/10/08/francisco-de-assis-hermann-hesse-cap-1925/

Rafael.Longo 17/04/2023

Indico, facilmente, esse livro a qualquer leitor assíduo de Herman Hesse.
A figura do santo, em geral, não me interessa tanto, mas achei interessantíssimo perceber a sensibilidade da escrita de Hesse nessa obra.
A partir dessa leitura, tornou-se possível perceber de que forma a vida de Francisco de Assis é referenciada e levada como base nas obras do escritor alemão.

Luiza 03/04/2023

O santo favorito
Hesse, nesse breve relato, narra sua admiração por Francisco de Assis. A história do santo que fazia o que pregava. São belas impressões que o autor traz de forma perceptível em quase todas as suas obras.

Agora sei que o que Hesse sente por Francisco de Assis é o mesmo que sentimos por Hesse.

Mais uma linda obra.

Valério 12/01/2023

Ludibriado
O livro, assim considerado o texto em que Hesse conta a história de São Francisco, é muito bom. Mas deve corresponder a 40% da edição, no máximo. O restante é Hermann falando sobre o livro ou outros falando sobre Hermann - e, neste caso, repetindo boa parte do livro em aspas que chegam a ocupar uma página toda".

Assim, compramos o livro para ler Hermann Hesse contando sobre a vida de São Francisco. Vemos um relato enxuto, longe do que eu esperava.

Leandro190 15/10/2022

Sejamos todos um pouco mais franciscanos
O texto de Hesse sobre São Francisco de Assis é bem curtinho. O apêndice ocupa mais espaço que a biografia. Não gostei disso. Queria ler mais sobre Francisco e menos opiniões e explicações sobre a obra. Até porque a simplicidade de Francisco não requer grandes explicações. Trata-se muito mais de um exercício de contemplação.

Pedro.Assis 12/05/2022

Leitura rápida pra alimentar o Espírito
Hesse transcreve em prosa pequenas passagens e contos da vida de Francisco de Assis (transcreve também uma oração do Santo), como pílulas de fé e poesia espiritual.

Luciana.Lourenco 02/03/2022

Um livro escrito por admiração e devoção, cujo resultado é um texto surpreendente e comovente. Leitura leve sem ser superficial.

JoiceCoutinho 22/01/2022

Sob a ótica de Hermann, acompanhamos a vida de São Francisco, desde sua juventude boêmia, até sua conversão e entrega total ao serviço, amor e humildade. Simples e belo!

jota 21/01/2022

MUITO BOM: uma hagiografia sobre o santo italiano de Assis, acompanhada de um oportuno ensaio sobre sua gênese
Lido entre 15 e 20/01/2022

O nome verdadeiro de são Francisco de Assis era Giovanni Bernardone (morreu em 1226; há dúvidas se nasceu em 1181 ou em 1182), coisa que eu sabia desde que visitei a encantadora cidade italiana alguns anos atrás. Curioso esse livro, que inspira bons sentimentos e certa paz no leitor. Porque não se trata exatamente de uma tentativa de biografar Francesco Bernardone, nome com que seu pai pretendia batizá-lo e que acabou prevalecendo sobre o escolhido pela mãe. Hesse escreveu uma hagiografia, ou seja, uma biografia elogiosa que exprime grande reverência pelo retratado, o que não ocorre apenas com homens e mulheres considerados santos, mas até com políticos corruptos e assemelhados.

Só que essa hagiografia foi escrita por ninguém menos do que um dos escritores humanistas mais conceituados da literatura universal, Hermann Hesse (1877-1962). Devido à sua inequívoca admiração (quase adoração, eu diria) por Francisco, o pobre de Deus – com esse título Nikos Kazantzakis, autor do consagrado Zorba, o Grego, escreveu outra bela obra sobre o santo, bem mais extensa e ficcional –, Hesse conta a vida de são Francisco de um modo tão terno, amável e respeitoso que parece que ela está sendo narrada por um anjo, caso anjos existissem. São belas páginas, algumas comoventes, e mesmo para um agnóstico é quase impossível não ficar tocado por elas. Antes, em 1904 mesmo, Hesse já havia publicado um romance, Peter Camenzind, personagem esse que nutria uma devoção mítica pelo santo.

A presente obra é dividida em várias partes, a saber: uma Introdução, em seguida vem A vida de são Francisco (que é o melhor texto do volume, claro), Lendas (seis textos curtos; as lendas são resumidas ao essencial), um Final, dois Apêndices (O Florilégio de são Francisco de Assis e O jogo das flores: sobre a infância de são Francisco, este bastante ficcional) e finalmente um bom ensaio de Fritz Wagner (cujo título já diz sobre o envolvimento do escritor com o santo): Francisco de Assis e Hermann Hesse. Esse ensaio é bastante interessante porque mostra a gênese, a escritura de A vida de são Francisco, o texto principal do volume. Ficamos sabendo mais acerca dos dois homens, do profundo interesse do escritor alemão pelo santo italiano, como a história deste atravessou os séculos, chegou até nós e certamente continuará a ser contada em futuro distante.
cid 21/01/2022minha estante
Interessante. Fiquei curiosa. Francisco de Assis pelos olhos de Herman Hesse.

jota 21/01/2022minha estante
Vale a pena dar uma olhada, sim. É um livro curto e Hesse, como sempre, escreve claramente, prende nosso interesse.

Anderson Souza 16/01/2022

Francisco de Assis
O livro é um primeiro contato interessante pra quem nunca ouviu falar de São Francisco de Assis, porém tem um estrutura de capítulos anti clímax e fala pouco sobre as lendas sobre o personagem, uma abordagem mais racional sobre o personagem, que inspirar as pessoas justamente pelo oposto disso.
Para pessoas não cristãs pode ser um abordagem interesse, porém muito rasa.

Cristiano.Goes 11/08/2021

FRANCISCO DE ASSIS
Livro escrito pelo prêmio Nobel Herman Hesse sobre a trajetória de São Francisco. Adorei ler a história deste santo ecologista sob a batuta de escritor renomado e apaixonado pela trajetória de Francisco de Assis. Recomendo.

carolina macedo 24/06/2021

Nesse livro encantador, Hermann Hesse narra a vida de São Francisco de Assis. O santo abdicou de todos seus bens materiais a fim de pregar a Palavra de Deus, vivendo a pobreza, o amor ao próximo e a paixão pela natureza.

A edição conta com pinturas belíssimas que ilustram as diferentes etapas da vida de Francisco. Particularmente não gostei do artigo extra no final, pois não acrescenta em nada hahah. Recomendo bastante o livro!

none 09/04/2021

Leitura para todos
Mais um grande livro de Hermann Hesse, ficção, inspiração, hagiografia, biografia, outra visão de Francisco o pobre de Assis, na Úmbria. O livro inclui outros textos do autor sobre Francisco, entre contos traduções e um belo ensaio no final abordando o texto e a obra de Hesse. A obra de Hesse está espalhada por várias editoras no Brasil, acho que é chegada a hora da reedição ou tradução de textos menos conhecidos e divulgados,Peter Camenzind, por exemplo, que bebe na fonte desse livro.
Francisco de Assis aqui não é uma biografia propriamente, Hesse busca inspiração em contos medievais, textos literários sobre Francisco, mas é bem verdade que segue as melhoras biografias sobre o santo de Assis. Não é um livro exclusivo para católicos, não é um livro contra católicos, ao mencionar isso muita gente vai torcer o nariz (católicos e não católicos). A verdade é a maioria que le busca ratificar suas convicções e não ser contestado, isso não tem graça nenhuma nem leva a aprendizado algum. Francisco de Assis, ou São Francisco pregava a simplicidade e alegria de todos em meio à natureza e ao compartilhamento da vida. Há algo nocivo nisso? Sim se você cair no dogma, buscar estigmatizar-se ou estigmatizar outra pessoa. Mas Francisco é contra - quer dizer - não defende dogmas, não pretendeu criar uma igreja, e sim unir aquela que ele conhecia. Ao contrário do moralista (detrator) fofoqueiro Chesterton, outro biografo de Francisco de Assis, que sempre procurava atacar inimigos em seus livros para ensinar uma tese louvando sua igreja e seu partido político contra os outros e contra o mundo, Hesse ressalta - com a simplicidade necessária - a inocência do biografado, parte da infância, da influência francesa materna, o contraste com o pai comerciante rico, o sonho de um jovem querer sucesso na sociedade onde vivia porém sem pisar nos demais, ou sem obter êxito material desnecessário ou excessivo.