Francisco de Assis

Francisco de Assis Hermann Hesse

Resenhas - Francisco de Assis

Luiza 03/04/2023

O santo favorito
Hesse, nesse breve relato, narra sua admiração por Francisco de Assis. A história do santo que fazia o que pregava. São belas impressões que o autor traz de forma perceptível em quase todas as suas obras.

Agora sei que o que Hesse sente por Francisco de Assis é o mesmo que sentimos por Hesse.

Mais uma linda obra.

Fabian Rodrigo 23/02/2020

Adoro a forma como Hermann Hesse escreve, consegue prender minha atenção do início ao fim. Minha única ressalva com relação a esse livro é ser tão curto.

Cristiano.Goes 11/08/2021

FRANCISCO DE ASSIS
Livro escrito pelo prêmio Nobel Herman Hesse sobre a trajetória de São Francisco. Adorei ler a história deste santo ecologista sob a batuta de escritor renomado e apaixonado pela trajetória de Francisco de Assis. Recomendo.

Dani.Giardin 09/01/2021

Adorei!
Francisco de Assis

Essa foi a minha primeira Hagiografia (biografia da vida de Santos) e Eu esperava algo até um tanto chato. Mas não. Herman Hesse conta a vida de São Francisco de uma forma que me agrada muito: sem floreios, direta, limpa. Com a escrita de Hesse, a vida do santo ganha status de literatura.
A jornada de Francesco é bem interessante e vale a pena ser conhecida. Além disso, o autor descreve a situação política da Itália nos tempos de Henrique VI, dando visibilidade ao contexto no qual Francisco cresceu e contextualizado bem a sua jornada.
Amei a passagem ?O jogo das flores?- só por essa parte já valeria toda leitura.
Terminei o livro louca para fazer uma viagem à Itália para conhecer Assis, em especial a igreja de São Damião.
O livro é bem curtinho e o Grupo Editorial Record fez uma edição nova do livro na qual cerca de 40 das 128 páginas são dedicadas a um ensaio de Fritz Wagner sobre a obra em si e sobre sua relação com São Francisco.

Lucas.Perine 09/07/2020

Um santo homem
Hermann hesse consegue retratar muito bem em suas lindas palavras a vida do il poverlo, um santo homem que habitou na terra e lutou com suas canções e palavras pelo amor e pela paz.

isa.dantas 03/12/2019

Este livro é um ensaio de Hesse sobre os principais fatos que permeiam a vida do santo. Não se aprofunda em nada, portanto. Talvez valha para quem queira começar a conhecer a história de São Francisco.

JoiceCoutinho 22/01/2022

Sob a ótica de Hermann, acompanhamos a vida de São Francisco, desde sua juventude boêmia, até sua conversão e entrega total ao serviço, amor e humildade. Simples e belo!

Pedro.Assis 12/05/2022

Leitura rápida pra alimentar o Espírito
Hesse transcreve em prosa pequenas passagens e contos da vida de Francisco de Assis (transcreve também uma oração do Santo), como pílulas de fé e poesia espiritual.

Lucas.Batista 18/09/2020

Um alento
Amo Hesse. É um de meus escritores preferidos.
Carpeux disse que Hesse foi um jovem revoltado com o cristianismo de seus pais, e é reconfortante saber que tal é a pureza da história de São Francisco, e tal é a verdade contida em seus ensinamentos, que o escritor germânico não foi capaz de esconder sua admiração por ele.
Leitura curta, que não possui nada de novo ou especial. Apenas os relatos de um homem que viveu a vida para dar Graças.

Beta Oliveira 09/12/2023

"– Um pequeno raio de sol é poderoso o bastante para clarear as trevas”
Comprei este livro porque a história de São Francisco de Assis desperta a minha atenção. Quanto mais leio sobre ele, mas me encanto com este testemunho intenso de espiritualidade.

O autor alemão Hermann Hesse era absolutamente apaixonado pela história de São Francisco de Assis. Ele pesquisou e escreveu uma pequena monografia reunindo as informações, algumas históricas, outras não, no estilo das lendas transmitidas pela tradição oral.

O encantamento por São Francisco transcendeu a vida pessoal e fez parte direta ou indiretamente de livros escritos por Hesse. Este livro reúne os textos que ele escreveu e a análise sobre “O florilégio de São Francisco de Assis”, após a publicação da tradução na Alemanha.

Gostei muito de ver e aprender sobre São Francisco pelos olhos e pelas palavras de Herman Hesse. O autor temia não fazer justiça a uma figura tão impactante da história da religião católica, mas não decepciona. Ao contrário, nos incentiva a querer ler mais.

O texto completo está no nosso site.

site: https://literaturademulherzinha.com.br/2023/10/08/francisco-de-assis-hermann-hesse-cap-1925/

Luciana.Lourenco 02/03/2022

Um livro escrito por admiração e devoção, cujo resultado é um texto surpreendente e comovente. Leitura leve sem ser superficial.

Rafael.Longo 17/04/2023

Indico, facilmente, esse livro a qualquer leitor assíduo de Herman Hesse.
A figura do santo, em geral, não me interessa tanto, mas achei interessantíssimo perceber a sensibilidade da escrita de Hesse nessa obra.
A partir dessa leitura, tornou-se possível perceber de que forma a vida de Francisco de Assis é referenciada e levada como base nas obras do escritor alemão.

Lorrana Feitosa 10/12/2023

São Francisco em minha vida
Para uma pessoa que se considera devota e amiga de São Francisco, é muito gratificante ler qualquer obra que fale sobre esta figura. Para mim, foi como estar mais próxima de São Francisco. A pesquisa de Hermann Hesse é espetacular!

Daniela742 19/03/2024

São Francisco de Assis
Tenho interesse e curiosidade pela história de mitos, lendas e figuras religiosas emblemáticas, por isso esperava encontrar uma narrativa mais rica em detalhes, aprofundada ou mesmo reflexiva, com mais considerações do autor. Não foi bem isso que encontrei por aqui...

É interessante para ter uma boa noção da vida do Poverello, mas acredito que se destaca, acima de tudo, como uma declaração de admiração e carinho de Hesse pela vida e pelo legado de São Francisco.