As bruxas da noite

As bruxas da noite Ritanna Armeni

Resenhas - Bruxas da Noite

Jessica Farabotto 11/01/2023

Uma parte da história importantíssima.
Muito bom... Relato importante e impressionante sobre a coragem e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres russas que se dedicaram a pilotar frágeis aviões na 2ª guerra. Leitura imprescindível.

Ana 28/12/2022

Já li parecido
Este livro é muito parecido com o A guerra não tem rosto de mulher da Svetlana. Acho que o dela me impactou mais ou por ter lido algo antes esse não me marcou em nada. Mas bom livro pra quem não leu o da Svetlana

Lubis 27/12/2022

Que sabor, sabe?
Um livro que simplesmente não dei NADA, e entregou TUDO!
Comecei o título em uma live da pronomeint e DEVOREI o livro.
Absurdamente bem escrito, com detalhes, e ainda te dá a possibilidade de abrir mais o leque e encontrar mais informações da época.
Absurdamente bacana! Recomendo DEMAIS a leitura.

Mr Barros 17/12/2022

Um registro histórico bastante interesante. Conheci brevemente o regimento 588 através de uma música. Tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as façanhas das mulheres soviéticas que combateram bravamente contra os nazistas.

Beatles 17/11/2022

Livro muito bom falando de um assunto que nunca foi abordado completamente , apenas vi em alguns livros algumas linhas falando delas.
Livro cumpre o que promete, sem enrolação.

Alex 16/11/2022

Fiquei sem palavras
O livro é um relato de como foram os dias de guerra das bruxas, um relato da última bruxa. Bem detalhado contando os desafios, as perdas, e as vitórias, bem emocionante de se ler, a gente acaba se apegando as pessoas do relato. Doi e mas também é muito inspirador.
"Este ano - diz - não haverá nenhuma celebração. Que sentido teria? Minhas companheiras não estão mais aqui. Fiquei sozinha."

Laís 29/10/2022

As bruxas da noite
As bruxas da noite de Ritanna Armeni nos mostra a história de um grupo de mulheres que fez parte de um regimento especial da força aérea russa que colaborou no combate contra os alemães durante a guerra.

Ritanna reconstrói a história que foi apagada do mundo, indo atrás de uma das ?bruxas? ainda viva.

Em seu livro ela traz a entrevista com a ex combatente Irina Rakobolskaya, que foi navegadora de voo, colaborando diretamente para o sucesso durante a guerra.

Irina há época da entrevista com seus 96 anos, relata de forma lúcida os fatos, desde o seu recrutamento para a guerra no ano de 1941, até o seu desligamento ao final da guerra.

O relato é único e empolgante, as mulheres do regimento especial eram fortes e, em momento algum foram forçadas a se recrutarem, de maneira alguma, foram elas voluntárias.

O que chama a atenção no livro é que, diferentemente do que se possa imaginar, essas mulheres já haviam sido preparadas para a guerra quando se ouviu rumores dos ataques de Hitler, e a ex combatente relata que só estava aguardando o chamado para de fato exercer o seu treinamento.

A história é envolvente e única, nos mostra a força da mulher e a sua astúcia, as bruxas da noite, assim chamas pelos alemães, eram temidas pois atacavam durante a madrugada, em pequenos avisões, quando o exército alemão estava cansado depois de um dia inteiro de batalha e de andar por quilômetros.

Elas encontraram o ponto fraco é o atacaram.

Confere só essa passagem do livro:
?As bruxas - assim me faziam pensar os livros com suas memórias e os filmes com as entrevistas - não tinham sido vítimas da história; ao contrário, haviam assumido um papel de primeira importância; tinham feito da guerra uma oportunidade de emancipação; tinham aproveitado o conflito para ampliar a própria esfera de liberdade.?

Sim, esse livro é sobre liberdade e o poder feminino, vale demais a leitura!

Paulascrap 08/10/2022

Impactante!..
" Escreveram que também havia homens no nosso regimento, Não é verdade éramos todas mulheres e assim permanecemos até o final.Não deem ouvidos a quem diz o contrário".

📌📖 Ritanna Armeni, jornalista, tem a missão de encontrar a última bruxa da noite viva para uma entrevista: Irina Rakobolskaya, com 96 anos foi a vice comandante do regimento 588 e chefe de equipe, um caminho cheio de obstáculo face a super proteção russa para que se tenha acesso a ela.

📌📖 Marina Raskova convenceu o comando do exército vermelho e Josef Satlin a acolhê-las, com um rápido treinamento e muita má vontade dos soldados : estudantes, donas de casas e diversas profissionais se tornaram pilotos e mecânicas, e mostraram uma bravura na linha de frente da guerra muitas vezes seguindo em frente quando o exército vermelho recuava.

📌📖 Mesmo lutando de maneira extraordinária, com ressentimento a bruxa descreve o abandono da pátria socialista, rejeitando qualquer mulher nos papeís que ocuparam durante a guerra. Irina não completou 97 anos, morreu em 22 de dezembro de 2016, sem grande destaques nos jornais de Moscou, embora tenham concedido a honra de ser sepultada em Novodevichy , um prestigiado cemitério de hérois.

📌📖 Irina narra todo o funcionamento do regimento, a perda de integrantes nos campos de batalha, mostrando um episódio pouco conhecido na História em detalhes, e o abandono da Rússia de pilotos de combate sem lugar no exército da nação, mesmo após colocarem sua vida em risco seu patritotismo não possuia mais valor.

📌📖 Uma narrativa densa, mas com muita informação e o relato biográfico de uma heroína de guerra que assutou nazistas com motores desligados e voos rasantes destruindo acampamentos mas sem reconhecimento da própria Patria - apagando seus registros,- silenciando seu heroismo, excelente leitura.

#bruxasdanoite #regimentofemininorusso #segundaguerra #pilotodeguerra #exercitovermelho #IrinaRakobolskaya #MarinaRaskova

Karoline 23/09/2022

nachthexen!!!
que livro incrível, o jeito que a Irina simplesmente guardou em detalhes as memórias de 70 ANOS. recomendo a leitura pra todo mundo que goste de história e seja um pouquinho feminista? esse pedacinho da história eu queria guardar pra sempre cmg

Paulinha 06/09/2022

As mulheres são capazes de tudo
Amei o livro, me prendeu muito, li em dois dias.
Todo mundo precisa ler, a história das bruxas da noite não pode morrer.
É muito triste como a história negligência as mulheres, como a Rússia não valorizou essas guerreiras. Antes de ler o livro eu nunca tinha ouvido falar delas... triste
Termino o livro chorando, pq não é um final feliz, mas é inspirador
As bruxas da noite foram perfeitas

Ariadne 06/09/2022

Eu adoro ouvir algum podcast nos momentos em que estou trabalhando. Eis que um dia ouço um episódio do Leitura Obrigahistoria sobre as mulheres russas que combateram nos céus da II Guerra Mundial e fiquei surpresa!! Nunca tinha ouvido falar que as mulheres participaram de maneira tão ativa assim.

Esse livro é uma das indicações desse episódio, e adianto desde já que o amei do inicio ao fim. A leitura dele é muito fluída, e por causa disso, o fato de o mesmo ser curto se torna um imenso pecado.

A narrativa se concentra em torno das memórias de Irina Rakobolskaja, a última bruxa viva quando a autora pesquisava sobre essas mulheres. Através de suas memórias, voamos automaticamente para um país perto de ser derrotado para o exército alemão.

Tenho certeza de que, diante de tal situação, eu não hesitaria em fugir o mais longe possível de tudo. Mas não foi isso o que muitas jovens fizeram. A maioria resolveu ficar e atormentar as autoridades para que pudessem combater.

Esses apelos chegaram até Marina Raskova, que já era uma aviadora pioneira e heroína, antes mesmo da guerra. Aproveitando-se de seu status, ela consegue permissão para formar três regimentos aéreos femininos.

O 588° regimento é o mais famoso deles, e era formado exclusivamente por mulheres, desde as pilotas até mecânicas. De maneira extremamente corajosa, elas usaram os ultrapassados aviões que lhes foram fornecidos e aterrorizaram os inimigos.

Sobrevoavam o alvo, em plena madrugada, sem poder usar radar e em completo silêncio. Desligavam os motores quando estavam perto, lançavam as bombas e sumiam, sem deixar rastros. O apelido foi dado pelos nazistas, tamanho assombro que eles tinham por elas.

Assombro que me acompanha também, mesmo após o término da leitura. O livro infelizmente não conta com fotos, então a cada menção lá ia eu pesquisar na internet. Algumas delas vocês encontram passando os slides dessa publicação.

Fico indignada que não foram reconhecidas como merecem após a guerra, mas ainda bem que vários livros estão surgindo, enfim!

site: https://www.instagram.com/p/Ch7gwgeL-Sq/

Sheila 30/07/2022

“Dizem que a mulher é o sexo frágil. Mas que mentira absurda”. Eu tenho obrigação de parafresear Erasmo Carlos para definir esse livro.
Em “As Bruxas da Noite” a ex-aviadora Irina Rakobolskaya relata para a jornalista italiana Rittana Armeni a fascinante e pouco conhecida história do único regimento completamente feminino na aviação soviética destinado a combater os alemães na Segunda Guerra Mundial. Sob o comando de Marina Raskova, que convenceu Joseph Stalin em sua formação, foi de extrema importância para a vitória da URSS sobre a Alemanha Nazista de Hitler, mesmo sob o olhar descrente dos homens. As integrantes do Regimento 588 provaram que Marina sempre esteve certa quando dizia que “as mulheres podem tudo”. Por amor à Rússia socialista, elas bombardeavam os inimigos na calada da noite, em aviõezinhos desprovidos de avanços tecnológicos, mas bastante ágeis causando terror ao adversário que não imaginava quem ou o que eram, rendendo às combatentes o apelido de “bruxas da noite”. Infelizmente, ao final da guerra essas incríveis mulheres, embora tenham sido homenageadas, foram obrigadas a deixar o regimento para retomar o curso de vida “adequado” ao sexo feminino.
A leitura do livro é fluida, prazerosa e consegue despertar no leitor um misto de emoções. Amei rir, chorar e me solidarizar com Irina.

Vinnylit 18/07/2022

"Diante das dúvidas sobre a capacidade das mulheres para pilotar aviões e bombardear o inimigo, Marina exclama: 'Zhenshchina mozhet vse!', uma mulher é capaz de tudo!"
As Bruxas da Noite conta a história do regimento aéreo feminino soviético 588, a partir das memórias de Irina Sebrova.
Conta as dificuldades de ser mulher em uma guerra majoritariamente masculina e, todas as façanhas que, elas, mulheres conseguiram e os homens não foram capazes de realizar.

Um livro que mostra os horrores da guerra e a incrível força feminina que é inabalável.

Bárbara 17/07/2022

Girl power
O livro conta a história das ?bruxas da noite?, um regimento aéreo soviético, formado exclusivamente por mulheres, cujo objetivo era bombardear os alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Uma história fascinante de um grupo de mulheres que foram essenciais para a história, mas não receberam o reconhecimento merecido. De todo modo, provaram que qualquer coisa que um homem faz, uma mulher não só faz - como faz melhor.