As bruxas da noite

As bruxas da noite Ritanna Armeni

Resenhas - Bruxas da Noite

Capitã 09/05/2023

Incrível
A forma com que pareceu uma história fictícia a forma que foi escrito pra nós não só acompanharmos o jornalista mas de todos os momentos tão pessoais das grandes mulheres que lutaram na Rússia fortes mas sem querer parecerem heroínas porque mataram igual mas com motivos diferentes
A guerra exige mudanças que deixam marcas

Izabella 27/04/2023

Bruxas da noite
Não sei exatamente o que eu esperava desse livro mas não foi como eu imaginei que seria, o que não significa que foi ruim mas também não acho que eu tenha gostado muito, foi bom de certa forma para saber a história mas não me empolguei e em certos momentos achei muito denso mesmo não sendo um livro longo, enfim achei ok, e acho que eu deveria dar outra chance em outro momento porém recomendo vai que você goste muito mais do que eu gostei.

soph ⢠22/04/2023

Uma história linda e triste
Esse livro definitivamente entrou pra lista de livros que eu vou levar pro resto da minha vida.
é uma história extremamente interessante, linda e até triste de ler, visto que praticamente ninguém sabe a enorme importância dessas mulheres pra história.
se vcs tiverem a oportunidade, por favor leiam!!

cinnamongirl612 02/04/2023

Um livro extremamente necessário para a preservação da memória e da história de heroínas tão importantes e que pouco se falam a respeito. Bruxas da Noite traz uma narrativa emocionante, construída a partir da entrevista da autora com Irina Rakobolskaya, a última "bruxa" viva na época e cuja memória guarda com detalhes os rostos, nomes e lutas vividas pelo regimento aéreo feminino soviético durante a 2a Guerra Mundial. Uma leitura que desperta os mais variados sentimentos, raiva, tristeza, horror e principalmente admiração. Essas mulheres enfrentaram os nazis e a misoginia diária (que muitas vezes vinha dos próprios companheiros de batalha) de cabeça erguida e com uma coragem espantosa. São heroínas de guerra e merecem ter seus lugares na história devidamente marcados e lembrados.

Jane Machado 28/03/2023

588º Regimento de Bombardeio Aéreo Noturno Soviético
Olha o peso desse título!
Agora imagina mulheres jovens como bravas aviadoras?
Não consigo compreender o porquê negar a história dessas mulheres, só afirmo que nenhum homem conseguiu a façanha que as Bruxas da Noite fizeram em pouco tempo.

Camila1326 18/03/2023

Esperava outra narrativa,
Gostei muito da história, é inspiradora em vários aspectos. Mas acredito que a narrativa e o estilo que a autora escolheu contar a história das bruxas não era o que eu esperava.
Não que tenha sido ruim, mas não era bem o que eu queria talvez kkk Acho que a perspectiva é muito pessoal e até exageradamente romantizada em alguns momentos, afinal guerras não são o melhor cenário para se viver, isso é básico.
O mais legal do livro é perspectiva de ser uma mulher que lutou em uma guerra pelo que acreditava, mas que sofreu com preconceitos, perdas e no fim a falta do reconhecimento merecido.

helena 16/03/2023

Que obra
Mulher How i love being a woman.
Adorei adorei adorei. Adorei conhecer esse outro lado da segunda guerra, da participação das mulheres, eu sou viciada na Rússia social, cultural, e política. Ver o lado das mulheres em um dos momentos mais marcantes da história foi extremamente rica minha leitura que obra!!!!

Romeu Felix 24/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Fichamento: "As Bruxas da Noite: A História não Contada do Regimento Aéreo Feminino Russo Durante a Segunda Guerra Mundial" de Ritanna Armeni

O livro "As Bruxas da Noite" conta a história não contada do Regimento Aéreo Feminino Russo (RAF), um grupo de mulheres aviadoras que lutou na Segunda Guerra Mundial. A autora, Ritanna Armeni, oferece um relato emocionante e fascinante de mulheres corajosas e patriotas que não só superaram as barreiras sociais impostas a elas, mas também se tornaram pilotos de caça de elite que lutaram contra o poderoso exército alemão.

O livro está dividido em 15 capítulos, que apresentam uma narrativa cronológica desde a criação do RAF em 1941 até o final da Segunda Guerra Mundial em 1945. A autora começa por explicar o contexto histórico e social que levou à criação do RAF, destacando as dificuldades e desafios enfrentados pelas mulheres russas para se tornarem aviadoras. O livro também destaca as conquistas e realizações das mulheres do RAF, incluindo a capacidade de voar em aviões militares de alta performance e realizar missões de combate aéreo.

A autora mostra como o RAF se tornou um exemplo de igualdade de gênero e de força militar, mesmo em um momento em que o papel das mulheres na sociedade era frequentemente subestimado e marginalizado. Armeni também faz um relato minucioso da vida cotidiana das pilotos, incluindo sua formação, treinamento e condições de vida no acampamento militar.

O livro é rico em detalhes e histórias pessoais que ilustram a determinação, a coragem e o espírito de equipe das pilotos do RAF. A autora também explora a relação entre as pilotos e seus superiores, bem como a forma como os homens do exército soviético lidavam com a presença das mulheres em um ambiente militar. Ela enfatiza o papel das pilotos na história da aviação e da Segunda Guerra Mundial, e como suas realizações foram subestimadas e esquecidas pela história oficial.

"As Bruxas da Noite" é uma obra emocionante e envolvente que presta homenagem às mulheres corajosas que lutaram e morreram pelo seu país durante a Segunda Guerra Mundial. A obra oferece um novo olhar sobre a história da Segunda Guerra Mundial e da aviação, e destaca a importância da igualdade de gênero em todos os campos, inclusive no militar. O livro é recomendado para leitores interessados em história, militares, aviões e nas histórias inspiradoras das mulheres que superaram preconceitos e se tornaram pioneiras em seu campo.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

209 21/02/2023

As bruxas da noite
Li pela indicação do Bookster no Instagram, adorei demais essa leitura, muito interessante ao mostrar como elas foram parar na Força Área na guerra, seus dilemas durante e o que aconteceu depois, faz a gente refletir sobre a guerra, seus sacrifícios, perdas e também a vida da mulher.

Marlon.Roth 12/02/2023

Não podemos esquecer as façanhas das bruxas
A vontade de mudar o mundo, ajudar seu país e transformar sua comunidade está no interior de todas as pessoas, mas só é permitido que os homens façam os trabalhos grandiosos e por isso sejam reconhecidos.

As bruxas da noite, voluntarias, receberam uma oportunidade, com muitos não antes do sim, que veio acompanhado de muita descrença. Elas foram jovens, unidas pela vontade e um sonho simples de querer ajudar, em tarefas que não sejam ditadas por homens que acreditam que mulheres são frágeis e doces.

Provaram que eram iguais ao homens em suas missões e que não precisavam deles nem para construir um aeroporto de madeira. Que sua organização era mais efetiva do que os códigos do que a rigidez militar, levando elas a voarem e soltarem mais bombas sobre o inImigo que do seu companheiros.

Conquistaram bem mais do que um uniformes, nome para o regimento e medalhas. Eram vistas e respeitadas por que faziam, responsáveis por ganhar batalhas e serem tão letais que os alemães por não verem de onde eram atacados um as deram o melhor dos títulos: bruxas da noite.

O livro leva você a conversar uma das bruxas lhe contando a história desse regimento por alguém que não foi a mais importante, mas viveu essas conquistas, amizades e levando você para cada voo com cada uma delas.

thalbuquerque 07/02/2023

Leitura importantíssima
A história de Irina me prendeu desde o início. É uma leitura mais que essencial para quem se interessa pela história da Segunda Guerra Mundial, a presença feminina existiu e jamais deve ser esquecida!

Inae 28/01/2023

As bruxas da noite ??
Um livro MA-RA-VI-LHO-SO
Ele parte do relato feito por Irina Rakobolskaya, a última das Nachthexen vivas- que infelizmente faleceu em 2018-, e denuncia o injusto e revoltante apagamento das aviadoras que temerosamente foram apelidadas como Nachthexen, "bruxas da noite", por seus inimigos.
É uma reconstrução da trajetória das aviadoras que comporam o 588° Regimento de Bombardeio Aéreo Noturno Soviético, perpassando o início da guerra, a relutante e tardia convocação dessas mulheres e principalmente o seu período de atuação na guerra.
A obra relata muito bem tanto os feitos militares quanto o cotidiano dessas personagens na guerra, permitindo uma visão multifacetada de quem foram essas mulheres: seus medos, seus sonhos, suas formações e vidas antes da guerra, suas crenças, suas amizades e principalmente suas vontades de serem reconhecidas como tão capazes como os homens.

dandgrandi 23/01/2023

As Bruxas da Noite
Gostei do livro, não conhecia a história e acho que ela foi apresentada de uma forma clara e que deu pra compreender quem essas mulheres foram.

A forma que a história do livro é narrada me agradou demais, eu estava realmente interessada no que estava sendo contado. Enfim, recomendo.

Mari 18/01/2023

Leitura necessária
Não conhecia essa história e acabei me pegando pelo título do livro.
Que conteúdo! Uma pena terem sido esquecidas onde deveriam ser ovacionadas.
Mas tiveram suas memórias descritas nesse livro necessário e na internet também é possível encontrar mais informações.
Vale demais navegar por ele, elas merecem nossa saudosa memória.

Belquis.Rosson 16/01/2023

As Bruxas da Noite
A obra retrata as histórias de um grupo de mulheres aviadoras em busca do seu espaço. Enfrentaram a discriminação por serem mulheres em um hambiente masculino e conquistaram seu espaço. Infelizmente algumas perderam suas vidas.