As bruxas da noite

As bruxas da noite Ritanna Armeni

Resenhas - Bruxas da Noite

10/09/2023

Livro incrível
O livro me prendeu do início ao fim. É um livro que vai muito além de uma história de guerra, e a autora trouxe isso de uma forma muito bonita mostrando como era a força e amizade das mulheres do regimento aéreo da segunda guerra mundial. As mulheres são capazes de tudo, e mesmo assim, as mulheres podem ser traídas pela história sendo apagadas.

Henrique225 03/09/2023

Informativo
Tive muita curiosidade sobre as bruxas da noite, havia lido um livro que mencionava Marina Raskova e emprestei esse livro quando vi que uma amiga tinha.
Ele tem relatos de uma das bruxas que estava viva, se não me engano a última e é impressionante tudo o que elas passaram.
Entraram na guerra em uma divisão só de mulheres, um ambiente extremamente machista, que por fim trazia motivação para elas.
Muito informativo, pra quem gosta de ler sobre o tema.

tabatatucat 14/08/2023

Um livro extremamente importante sobre uma história que muito pouco se houve falar. É impressionante o tanto que elas contribuíram na segunda guerra e não há muito sobre os seus feitos. A leitura é simples e fluida, contada por uma das bruxas da noite.

Bia 02/08/2023

Nachthexen
Li esse livro por conta de um trabalho escolar. E que bom que o li. Essas garotas se tornaram uma inspiração de força e coragem para mim. A simples ideia de que eu poderia nunca ter lido sobre elas me entristece. Principalmente ao saber quantas mulheres que viverão sem conhecê-las.
Eu amei ver a perspectiva de uma bruxa da noite. Acompanhar os momentos alegres, de dor, de tristeza e de alívio. Principalmente como lidavam diariamente com o machismo. Adorei acompanhar a jornada da simpática Irina, e como ela foi forte e destemida durante um momento tão difícil como uma guerra.

Carolayne7 31/07/2023

? As Bruxas Da Noite ?
Eu amei a história delas, a leitura é muito boa, um fato interessante é que enquanto lemos podemos entender e ver assuntos de história que já vimos enquanto estudávamos.
Eu me sinto um pouco triste e chateada pela história delas não ser tão reconhecida, elas foram grandes heroínas no país delas. Acho injusto não falarem delas, pois mesmo na guerra onde podemos ver um cenário cruel e doloroso, vi que tinha uma pitada de esperança e alegria ao estarem lutando pelo seu país mesmo que fosse horrível em vários pontos da história, mas tudo isso levou para que tudo acabasse logo.
Ver elas lutando contra os alemães, com os próprios "colegas homens" por serem mulheres e conseguir receber o respeito foi muito importante para elas, mesmo que após isso elas tiveram que sair pois "poderiam voltar às vidas normais de uma mulher onde é ser esposa e mãe" sei que depois dessa guerra o país teve grandes perdas iguais ao outros lugares, mas a paixão que cada mulher sentiu ao estar voando ou concertando um avião é sensacional.
Elas me encantaram, sei que em guerra ocorrem tempos difíceis onde tem que tomar decisões muito complicadas, mas elas se colocarem em igualdade aos homens e superarem eles em voos é impressionante e inspirador.
"As mulheres podem tudo" essa frase eu fiquei marcando ela em todo lugar que eu via pelo menos, uma frase impactante que possui alto valor para muitas pessoas que fizeram história e para as gerações que já estão aqui e que vão vir.
Em minha opinião, todos deveriam ler esse livro para poder compreender além da história o trabalho árduo que era ser mulher e conseguir essas conquistas ou até mesmo o respeito.

Obs: Eu amei, cinco estrelas. Por favor leiam, vocês não vão se arrepender se vocês gostam de história.

Maria8833 27/07/2023

Muito legal ver sobre esse regimento da segunda guerra mundial feito só por mulheres, é incrível como a história apaga a importância das mulheres durante a segunda guerra e muitas delas lutaram mas suas histórias não são contadas.

Lebis 23/07/2023

Leitura fluída com personagens importantes que nunca deveriam cair ao esquecimento. Essa obra retrata o regimento aéreo soviético formado exclusivamente por mulheres que atuou na segunda guerra mundial. Tal regimento foi muito desacreditado e desprezado no início por ser feminino, porém as bruxas (como foram chamados pelos alemães por serem extremamente ágeis e difíceis de capturar) mostraram-se competentes, superando inclusive os números dos regimentos masculinos. Apesar de ser uma história excepcional, em muitos momentos achei que foi retratada de forma fantasiosa e até um pouco romantizada, porém isso não diminui a importância do livro, que relembra a histórias das combatentes que foram esquecidas pela história.

Guilherme 13/07/2023

Um bom livro, que conta a impressionante história de um esquadrão aéreo russo exclusivamente formado por mulheres. Em princípio desacreditadas pelo simples fato de serem mulheres, se provaram muito corajosas e de muita ajuda no front de batalha, superando o batalhão masculino em diversas vezes, mesmo com equipamentos e incentivos piores. A segunda guerra é sem dúvida uma fonte inesgotável de histórias...

Danieli37 13/07/2023

Heroínas!
Sempre amei estudar história, mas nunca havia ouvido falar das "bruxas da noite" até começar a pesquisar sobre o feminismo.
A história das bruxas se tornou a minha favorita para estudar, elas eram incríveis, fortes e corajosas, enfrentaram coisas que muitos duvidavam que uma mulher era capaz de fazer.
Acabaram com vários nazistas e mesmo vendo suas amigas morrendo. Elas não desistiam, pelo contrário, se sentiam ainda mais motivadas a continuar lutando contra os nazi.

Sempre vão ser lembradas por mim!

Robbie 03/07/2023

Outro ponto de vista sobre a Guerra
É interessante poder ler sobre um outro ponto de vista sobre a 2° Guerra Mundial. Ainda mais sendo a visão de mulheres que viveram um papel diferente do habitual.

Guilherme.Oliveira 30/06/2023

Não tem como não admirar a força, garra, coragem e competência dessas mulheres fortes e destemidas!

O livro nos narra os fatos reais das Bruxas da Noite, que aterrorizou os alemães na 2GM, tão sutis como "os sopros dos ventos", e tão eficazes em suas incursões.

Inspiradoras...

ðMab 27/05/2023

Nunca vou me esquecer das bruxas da noite, elas são verdadeiramente heroínas. Mulheres fortes que deram tudo si e mesmo assim tentaram apagar suas histórias. Pelo menos em minhas memórias elas sempre vão ser lembradas.

Lilian_89 24/05/2023

As mulheres soviéticas na guerra
Um livro com uma narrativa leve e cheia de informações interessantes que pouco vemos por aí, inclusive em livros importantes sobre a história da União Soviética e a II Guerra Mundial.

As destemidas mulheres soviéticas lutaram ao lado dos soldados soviéticos sendo reconhecidas como heroínas da pátria, pois defenderam bravamente os territórios soviéticos durante a luta contra os nazistas.

Além de lutar na guerra, essas mulheres marcaram o mundo pela determinada luta pela igualdade entre homens e mulheres. Como diz a capitã do regimento das mulheres: "As mulheres podem tudo".

Um livro emocionante e aí mesmo tempo inspirador. A luta dessas mulheres para se provarem como grandes defensoras da pátria, tendo lutado com toda força, inteligência e determinação para ajudar a mudar os rumos da guerra inspira e emociona.

O mais triste é perceber o quão pouco sabemos sobre essas grandes mulheres e suas histórias. A própria URSS e Rússia de hoje parecem pouco fazer para evidenciar os grandes feitos dessa grandes mulheres.

Amei a leitura. Super recomendo!

Caroline 21/05/2023

Bruxas! Mulheres fortes, mulheres únicas!
Termino essa leitura emocionada, mas, assim como a própria autora, também frustrada e triste. Nunca tinha ouvido falar sobre as bruxas da noite ou sobre qualquer possibilidade de ter existido um Regimento totalmente feminino na Segunda Guerra Mundial. Tenho 34 anos e acho isso um absurdo. Essas mulheres quebraram barreiras, foram hostilizadas, humilhadas, menosprezadas, e, mesmo assim, ergueram suas cabeças raspadas para se parecerem com homens e mostraram serem muito superiores. Mostraram sua força sendo sábias, estudando, se dedicando, se apoiando. Não é surpresa para mim que o machismo as tenha arrastado ao esquecimento. Que somente as usaram enquanto eram "úteis" e "necessárias". Mas foi surpresa para mim não saber sobre suas existências até hoje. Esse livro me mostrou o quanto ainda estamos no passado em tantas coisas, e mais uma vez me fez valorizar imensamente e ainda mais todas aquelas que deram o primeiro passo para que hoje eu esteja onde estou. Agora que conheço essas bruxas maravilhosas, passarei adiante seu heroísmo não somente no combate à Guerra, mas aos nossos direitos, nossas vontades, e nossas ambições.

verotopia 16/05/2023

Não conhecia a história das Nachthexen e pra mim foi uma descoberta empolgante. A narrativa fictícia escolhida pela autora foi perfeita. Um livro de extrema importância com personagens e fatos que jamais deveriam cair no esquecimento.