As bruxas da noite

As bruxas da noite Ritanna Armeni

Resenhas - Bruxas da Noite

Aninha 21/12/2023

Do crente ao ateu, do oriente ao ocidente, do capitalismo ao socialismo, o tratamento dos homens perante às mulheres é o mesmo. Mulheres históricas que são tratadas como uma simples nota de rodapé em toda a segunda guerra. Enfrentaram o pior que o mundo poderia oferecer, e se não fosse a fascinação de uma escritora e a sorte de a vida preservar a última bruxa viva. Muito provavelmente nunca teríamos a história dessas mulheres contado por elas próprias. A história pode ser contada sempre sob o ponto de vista dos vencedores, mas nunca por outrem além de um homem.

Kesy 19/12/2023

Amo as Bruxas da Noite!
Que história para ser contada, lida e relida!

Já havia lido A Guerra não tem rosto de mulher
da Svetlana Alexijevich, que foi um divisor de águas nas minhas leituras. Livro amado e idolatrado por minha pessoa.?

Apesar de ser um livro curto As bruxas da noite, é de tirar o folego. Eu ri, vibrei e chorei, mesmo já conhecendo a história. ??

Chegar tão perto dessas heroínas, entrar em seus corações, compartilhar de seus pensamentos, vencer as batalhas junto delas, sentir as perdas, viver suas vidas após a Grande Guerra Patriótica, é de um encantamento que só pode ter sido conjurado por bruxas!??????

Nessa 17/12/2023

Nunca tinha ouvido falar dessas mulheres até bem pouco tempo e ao me interessar pela história descobri que já tinha o e-book,(obrigada Skeelo)e pra melhorar tem no Audible.

Nos não estamos acostumados a ver mulheres em batalhas pois temos em nossa mente a parte feminina da mulher. E mesmo na guerra mulheres podem se quiserem ser tão perigosas como qualquer homem .
Ao lutarem na 2 guerra mundial , essas mulheres tiveram varios inimigos. Alem de lutar com os soldados de Hitler , tiveram que lutar contra os tantos preconceitos de sua sociedade .
Apesar de pela lei todo russo é considerado igual. Elas não foram tratadas com igualdade e nem o respeito mínimo dado a um companheiro de batalha. Essas pioneiras foram esquecidas pela história, mesmo o que elas fizeram ser incrível.
O mundo avançou, mas parece que a passos de formiga.

Silvana 16/12/2023

Sensacional
Um relato emocionante por meio da última bruxas viva. Exatamente, bruxa! Eram chamadas as mulheres do regimento aéreo composto somente por mulheres. Elas superaram medo, indiferença e tudo que se pode imaginar, antes de mostrar que assim como os homens poderiam defender o que acreditavam. Não deixem de ler, se emocionar e ainda testemunhar que "a mulheres podem ser traídas pela história, mesmo quando participaram ativamente e contribuíram para dar-lhe um rumo".

Alana 11/12/2023

Sempre bruxas
Não tenho nem palavras para escrever o quanto esse livro mexeu comigo. Delicadeza da narrativa em meio a tanta brutalidade; apreensiva muitas vezes no suspense dos aviõezinhos voltarem à base em segurança. Conquistou meu pódio justamente por contar história da aviação (para que tem seu pézinho na aviação, assim como eu, será um grande aprendizado). Que não deixamos as cair em esquecimento!!

Filipe 26/11/2023

Uma história extraordinária que, por pouco, não fica desconhecida ao ocidente.

Ao entrevistar a última das ?bruxas? viva para a construção desta obra, a autora e jornalista garantiu que uma parte extremamente relevante e fascinante da história não ficasse perdida do tempo, e mais, que pessoas fora da antiga União Soviética também tivessem acesso.

Creio que o livro em si já desperta curiosidade o suficiente para que não repita aqui a sinopse. Os acontecimentos aqui narrados são dignos de celebração, admiração e reflexão. Há muito dito e não dito aqui sobre a questão da luta feminina.

No mais, a estrutura do livro me incomodou um pouco, creio que a construção da narrativa poderia ser mais otimizada e os títulos dos capítulos, mais instigantes. A capa é extraordinária, muito bem elaborada.

Marcinho Boladão 30/10/2023

Bruxas da Noite
Uma história real, muito pouco conhecida pela humanidade, contada de forma poética, romântica e perfeita por essa autora. Bruxas da Noite é um livro absurdamente incrível, da primeira à última palavra!!! E isso não é exagero. Dei cinco estrelas pq não tem como dar seis, sete, oito....

Nahayra 23/10/2023

Ritanna Armeni é uma jornalista e escritora italiana.
Durante uma entrevista que realizou com Ivan Martinushkin, um dos primeiros militares soviéticos a entrar em Auschwitz, teve conhecimento sobre as ?Bruxas da Noite? no qual ele mencionara de forma casual sobre. Elas eram jovens mulheres temidas pelos alemães. E, imediatamente, a autora quis saber mais sobre elas.

Durante uma viagem à Rússia, Ritanna quis tentar contato com elas, já que Ivan teria mencionado que era possível conhecê-las, mas foram apenas tentativas. Até que sua amiga e tradutora Eleonora, conseguiu falar com Vladimir A. Naumkin, um dos responsáveis entre os veteranos, que concordou em encontrar com elas e apresentou-as à Irina Rakobolskaya, de 96 anos que foi vice-comandante do regimento 588 e chefe da equipe.

A obra é contada em terceira pessoa, através dos relatos de Irina e dos diários deixados pelas suas amigas. Muitas vezes a autora para a narrativa e conta gestos, e o que Irinia mostrava e explicava (mapas, fotografias e etc) enquanto contava algumas histórias. E até mesmo para falar de pesquisas externas que fazia através dos relatos.

Irina queria contar sua história e de suas amigas, queria que o mundo tivesse conhecimento de que tinham feito um papel crucial na história da Segunda Guerra Mundial, conhecida pelos russos como ?Grande Guerra Patriótica?.

Marina Raskova foi quem deu vida ao regimento feminino da Força Aérea Russa, enfrentando Stalin e conseguindo sua autorização, após dizer que as mulheres são capaz de tudo e que o regimento seria inteiramente feminino. Foi ela que treinou as mulheres, que logo depois, se tornaram tão temidas que ganharam o apelido de ?bruxas da noite? pelos alemães nazistas.

?As mulherzinhas que no início não sabiam voar, que não conheciam a disciplina militar e voltavam de toda missão com as pernas trêmulas e o estômago revirado finalmente são odiadas e temidas. São as Nachthexen. Mas eu gosto, nós gostávamos de dizer bruxas e pensar que nos definiam assim porque não conseguiam nos derrubar.?

? Mas afinal, o que as bruxas faziam? Em pequenas aeronaves, iam até o território ocupado pelos alemães e soltavam bombas quando eles menos esperavam. Foram 1100 noites de combate, as mesmas realizaram 23 mil voos.

?Fizemos um máximo de 325 voos em uma noite e queríamos fazer cada vez mais. Vinte e três mil em toda a guerra. Sim, claro, por patriotismo, mas também porque queríamos superar os homens. Os homens combatiam por dever e, por isso, obedeciam cegamente às ordens. Nós não queríamos ser iguais, queríamos ser melhores.?

? E qual o motivo de não conhecemos a história delas? Mikhail Kalin, presidente do Soviete Supremo aconselhou elas a deixarem de lado o recente passado dos combates e esquecessem, que elas tinham a nova missão de servir a pátria como mulheres e mães pois era preciso crescer a natalidade e a produção no Estado socialista. Que a pátria não queriam que continuassem exercendo papéis destinados aos homens. Então sim, não conhecemos as bruxas por uma razão machista.

Irina não gostou do discurso, e queria proteger o passado para que essa história não fosse esquecida. Como vice-comandante do regimento, ela possuia documentos, bandeiras, e até mesmo, alguns itens das bruxas que morreram em combate. Irina levou algumas coisas até o Museu do Exército Vermelho, em Moscou, local no qual ela nunca mais voltou. Outras ela guardou, e forneceu à autora da obra.

Irina faleceu em dezembro de 2016, com 97 anos e não chegou a ver a sua história pronta e publicada. E, seu próprio país, não deu tanto destaque à sua morte quanto o jornal inglês, que foi por onde a autora descobriu. Apenas concederam a honra de ser sepultada em Novodevichy, o prestigiado cemitério dos heróis em que repousam Tchekov, Eisenstein e muitos outros.

O livro conta não apenas a história delas, mas o quanto sofreram por estarem em um ambiente masculino. Conta suas estratégias de guerra, seus sofrimentos com as perdas, suas amizades, seus relacionamentos e o que fizeram após os combates. É uma história emocionante que prende o leitor desde o primeiro capítulo.

Lua 07/10/2023

Forte e verdadeiro
Li esse livro pela escola e não esperava que fosse gostar tanto!

Já conhecia a história das "Bruxas da Noite" muito por cima, mas lendo o livro fez eu me sentir lá!
A Autora conseguiu contar a história maravilhosamente bem. A gente sente as dores da guerra e vê o quanto aquilo pesa principalmente pelo fato de elas serem mulheres na linha de frente! Elas sofrerem Assédio e discriminação dentro do próprio exército é um negócio muito forte.

No livro a gente vê toda a dor que elas passaram, o quando elas foram importantes pra história e serem simples esquecidas e injustiçadas dentro do próprio país. Isso traz uma revolta tão grande!

Gostei que a autora também trouxe um pouco das conversas dela com uma das Bruxas, no caso a Irina, e ela contando que todas elas se reuniam todos os anos depois da guerra mostrou essa ligação que essas mulheres criaram em um momento de terror!
A gente consegue sentir a dor delas quando uma morre. E muitas morreram!

Apesar do fato de todas elas estarem lutando pela pátria Russa, a própria Irina conta que o próprio exército vermelhor foi tão cruel quanto alguns nazist4s, querendo se vingar da Alemanha usando o povo e só trazendo mais tragédia. Eu fiquei impressionada enquanto lia.

Acho muito triste que poucas pessoas conheçam essa história e que ela não seja contada nas próprias escolas, por que cara, uma das mulheres tava lá, pilotando e se arriscando GRÁVIDA! E ninguém percebeu! Vocês tem noção do quão importante isso é?

Quero de verdade que essa história chegue em mais lugares, e aconselho muito esse livro.

gsamyx 29/09/2023

"Mulheres podem tudo"
Eu já tinha um brevissímo conhecimento sobre as Bruxas da noite, já tinha ouvido falar sobre mas nunca me apronfundei na história, até encontrar esse livro.
A maneira que a autora conta a vida das bruxas e em particular a vida da Irina é gostosa, da vontade de continuar lendo, teve muitas vezes que cheguei a me emocionar um pouco com o livro pela maneira vivida que ele é contado. O livro conta os anos de guerra de uma forma humanizada, elas não são só combatentes, elas são seres humanos com sentimentos, medos, felicidades, tristezas, raivas e acima de tudo são mulheres.
Eu amei saber mais sobre elas e recomendo o livro sem nem pensar duas vezes, só não dou 5 estrelas porque pequenos detalhes me deixaram com uma pulga atrás da orelha, mas nada que atrapalhe a leitura e a história delas.

Daniela551 23/09/2023

Livro super importante!
A importância desse livro se deve ao fato de que, a maioria de nós, se quer sabe que houve um regimento feito e organizado por mulheres soviéticas, que lutaram bravamente contra os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Ele nos mostra como as mulheres são mais fortes do que imaginam!
Além disso, sua importância se deve ao fato de nos fazer entender a importância da URSS para a derrota dos nazistas alemães.

Só dou 3 estrelas porque esse livro necessita de imagens, mas não as fornece... acredito que seria muito mais rica a experiência de lê-lo se as houvesse.

Gabriella440 14/09/2023

Ainda sobre mulheres soviéticas no front...
Bruxas da Noite era como os alemães chamavam as aviadoras soviéticas que os bombardearam na escuridão, sem que eles pudesse ver de onde elas estavam vindo.
Essas mulheres se superaram e se esforçaram para superar os homens, para mostrar que " uma mulher pode tudo". E realmente mostraram.
Infelizmente a história depois do fim da guerra- tanto a soviética quanto do ocidente- se esqueceu de mostrar o feito das chamadas bruxas. Mas, ainda bem que hoje podemos ler um livro como esse.

Pedro.DallAgnol 12/09/2023

Stalin
O livro é maravilhoso de ser lido, peca apenas no tom elogioso a Stalin. Fora isso, uma leitura fundamental.

10/09/2023

Livro incrível
O livro me prendeu do início ao fim. É um livro que vai muito além de uma história de guerra, e a autora trouxe isso de uma forma muito bonita mostrando como era a força e amizade das mulheres do regimento aéreo da segunda guerra mundial. As mulheres são capazes de tudo, e mesmo assim, as mulheres podem ser traídas pela história sendo apagadas.