Dexter: A Mão Esquerda de Deus

Dexter: A Mão Esquerda de Deus Jeff Lindsay

Resenhas - Dexter

Marina 25/05/2010

Fazia tempo que eu estava querendo ler "Dexter: A Mão Esquerda de Deus". Criei uma expectativa gigante! O problema é que quando criamos uma grande expectativa, abrimos espaço também para a decepção.
Posso dizer que me decepcionei com o livro. Não que seja ruim, pois não é! Acho que se eu não visse a série, teria gostado muito da história. Ocorre que normalmente os livros são melhores que os filmes e as séries de tv. Mas isso não acontece com "Dexter". A série é muito mais dinâmica e emocionante do que o livro. Para mim, o excesso de "pensamentos" e divagações deixou a leitura um tanto massante, coisa que a série definitivamente não é.
Para quem não sabe, Dexter é uma série de livros lançada no Brasil pela editora Planeta, composta também por "Querido e Devotado Dexter" e "Dexter no Escuro". Nesse primeiro livro, somos apresentados ao carismático serial killer que segue a filosofia de somente matar pessoas más. Devido a traumas que são explicados ao longo da história, ele não é capaz de sentir emoções, então finge emoções humanas.
Dexter trabalha na polícia de Miami, como perito especialista em sangue. Em "A Mão Esquerda de Deus", a cidade está sendo assombrada por um assassino que mata prostitutas, com a peculiaridade de largar os corpos sem nenhuma gota de sangue! Dexter se envolverá nessa investigação, mas não tem nem idéia de como ela poderá mudar a sua vida.
Para quem assiste a série, trata-se da primeira temporada, em que há o assassino apelidado de "Ice Truck Killer". Só não espere o mesmo final! (se eu contar mais, perde a graça).
Bom, recomendo o livro principalmente para quem não assistiu a série ainda. A minha irmã não tinha visto e amou "Dexter: A Mão Esquerda de Deus". Para quem acompanha a série, aviso para se prepararem para um ritmo de leitura diferente e algumas surpresas, mas também se prepararem para a provável decepção que comentei no início.

Mais resenhas em http://vivendovidasalheias.blogspot.com/
Vitor 04/05/2012minha estante
Penso exatamente como você, inclusive marquei com a mesma nota hehe. Faço dos seus dois primeiros parágrafos meus.

O livro em sí é bom, acontece que a série é ótima e eles são muito parecidos. Seria ótimo se eu conseguisse separar esse pensamento, infelizmente não consegui e havia criado muita expectativa sobre o livro, o que me gerou uma certa decepção. Claro que há uma mudança ou outra mas fica difícil não pensar na série enquanto se está lendo.

Mas recomendo o livro a todos, principalmente aos que não assistiram a série ainda! Depois de ler, assita!

Um abraço.

fabiozoroastro 12/07/2012minha estante
Idem. =)

Fernanda W. Borges 26/07/2012minha estante
Eu só assisti o primeiro capítulo e achei o tema incomum e interessante. Talvez o livro não me decepcione por esta razão e também porque gosto de pensamentos dos personagens, gosto de analisá-los.

Marcelo 24/10/2012minha estante
Eu havia lido este post antes de ler o livro justamente pelo fato de ver a série. De fato a série é mais envolvente, porém eu gostei bastante do livro e, por ter um fim diferente, amei o final. Recomendo muito este livro, mesmo para quem acompanha a série! Vale a pena.

NessaJacomoLira 16/11/2012minha estante
Obrigada por compartilhar conosco a experiência, eu assisti 3 temporadas e gosto muuuito da série. sendo dessa maneira acho que não lerei o livro! rs

Lud 24/01/2013minha estante
certíssima! o livro não é ruim mas a adaptação da sério é muito melhor primeira vez que vejo isso aconter

Liv 29/01/2013minha estante
Nossa, eu assino embaixo tudo o que tu falaste. Criei bastante expectativa também e me decepcionei. Fui literalmente surpreendida pelo livro, que acredito ter fugido bastante à série. Mas em suma, se trata de um bom livro.

Camila 04/06/2013minha estante
Marina, concordo contigo. Também fiquei um pouco decepcionada com o livro. Não que o livro seja RUIM, porém, seguindo a regra do "o livro sempre é melhor" acabei criando expectativa demais, visto que o Dexter da série me ganhou completamente. O que mais me incomodou foi a diferença do Dexter da série para o livro. O jeito sério e sucinto de expressar vai mais de acordo com a imagem que criei de um serial Killer. Acho que combina mais com ele. Mas, em todo caso, não deixa de ser um bom livro. Já estou nas últimas páginas do "Dexter - A mão esquerda de Deus" e já estou procurando online para comprar 'Querido e Devotado Dexter'. Ou seja: ainda é uma boa leitura. Principalmente para os fãs que estão ansiosos esperando a próxima temporada.

Lucas 05/08/2013minha estante
Nossa, mas você falou tudo! Eu tive a mesma sensação! Esperava muito mais do livro, mais emoção e tudo mais. O livro é bom, mas a série é muito melhor.

Viviane 05/10/2013minha estante
Eu ia escrever uma resenha, mas desisti qdo vi esse post, pois diz tudo o que eu teria dito, então, não faz sentido ser redundante!
Pessoalmente, achei a leitura maçante, truncada, sem ritmo... Mais parece os devaneios de uma mente tomada pela loucura... Não sei se essa foi a ideia do autor, mas, de todo modo, foi uma péssima estratégia!

Fernanda 22/10/2013minha estante
Você passou pelo mesmo que eu, devido a série criei uma expectativa muito grande do livro, mas não fui correspondida. Mas não se pode dizer que o livro é ruim, mas vale mais a série...

Marco Aurelio 31/01/2016minha estante
Penso o mesmo e até marquei a mesma nota, achei que seria mais empolgante pq comecei vendo a serie, devo ter criado uma grande expectativa, vou ler o segundo ver se com o decorrer melhore a narrativa

Amanda 28/03/2021minha estante
Obrigada pelo aviso, vou assistir somente a série então ;)

Natty 04/09/2021minha estante
Eu amo o Dexter Morgan ?

Mony 17/05/2020

Bem... Eu demorei uns 6 anos pra ler esse livro depois de tê-lo comprado
Na época, eu estava assistindo a série e não quis misturar as coisas, então eu esperei até esquecer as coisas mais cruciais do programa de TV para ler o livro.
Acontece que eu acabei me lembrando de coisas importantes e pude comparar as coisas, e mais importante, não estava esperando pelas diferenças. O fim quase me fez chorar, até que me fez rir. Eu amei.
Algo sobre a escrita do Jeff me encantou. Não sei se é o jeito que ele fala sobre pessoas mortas de um jeito que não é desconfortável or o jeito que ele consegue fazer piada de situações horríveis, mas interessantes. Ele até me fez me sentir bem claustrofóbica em certos momentos. São muitos sentimentos para serem colocados juntos numa leitura tão rápida!
Eu definitivamente irei ler os outros livros da série. Não vejo a hora de ver como os personagens irão se desenvolver de forma ainda mais diferente e como apesar de eu já saber a história principal por causa da série de TV, muitas coisas podem mudar e me surpreender ainda mais.
Xabriel 17/05/2020minha estante
Tenho vontade de ler, gosto muito da série de TV.

Mony 17/05/2020minha estante
É ótimo! Recomendo. Eu achava a Debbie insuportável na série e no livro gostei mais dela kkk e tem umas diferenças bem gritantes TB apesar do enredo principal ser praticamente o mesmo

Xabriel 17/05/2020minha estante
Interessante hehehe, vou adicionar em minha lista.

Mari.Vasconcelos 22/10/2022

O que foi isso????
Eu meio que não soube no que estava me metendo qnd comecei esse livro, pra falar a verdade, qnd acabei ainda não sabia...
Dexter, é confuso de gostar e mais difícil de não gostar. Tem um humor cáustico e um senso moral meio louco, ele separa joio do trigo com uma facilidade peculiar. Apesar de não gostar de pessoas, ele simpatiza com crianças, até que gosta de Deborah, filha de Harry, seu pai adotivo, e mesmo depois de morto, Dexter o tem como uma espécie de bússola (O Que Harry Acharia Disso- pode fazê-lo repensar uma decisão).
Mas o "Passageiro das Trevas" é a sua consciência, uma espécie de Venom invisível que mostra o tempo todo que Dexter é Dexter, e sua natureza assassina faz parte dele, incontestavelmente.

P. S. A sua primeira "experiência humana" me fez rir aos montes ???
Ahh Dexter, a quem eu peço desculpas por gostar de vc?
Midi.Gomes 24/10/2022minha estante
Veja a série.

Mari.Vasconcelos 24/10/2022minha estante
Ouvi uns comentários que o livro só funciona pra quem não viu a série

Sofia 28/12/2022minha estante
Adorei seu comentário, representa minha opinião tb rs

Bárbara 19/06/2020

Li o livro após assistir a série! Foi bem legal ver o Dexter de maneira escrita!
NatAlia1584 03/08/2020minha estante
Eu amei a sério, mas me falaram que o livro não é tão bom quanto ela. É uma leitura que eu venho adiando bastante, mas uma hora ela vai ter que acontecer hahaha

NatAlia1584 03/08/2020minha estante
*série

Bárbara 06/08/2020minha estante
A série realmente é melhor, explora mais a fundo o universo do Dexter... Mas acho q valeu a experiência ler o livro tbm!

oLola 29/11/2021

meu código moral p julgar livros: se é gostoso de ler. puramente egoísta, acontece, e dexter é muito bom PORQUE é delicioso de ler. e agonizante. desperta todos esses sentidos ambíguos.

o plot não é grande coisa, daqui alguns anos não vou lembrar dele e dá p concluir que os próximos vão ser iguais nesse quesito. é só o que o impede de ser perfeito.
mas por mim ok, o forte da história é estar dentro da mente de uma pessoa que flerta com a insanidade; um descompassado charmoso.

o dex é ácido, tem noção que o é, sabe que não tem sentimentos e finge tê-los pra se misturar na realidade. o jeito que o lindsay escreve é irônico e desperta bom humor. eu amei os sentimentos que tive ao ler essa obra, principalmente o desespero e a alegria em níveis iguais.
isso não vou esquecer com alguns anos.

e o modo como vc gosta e se preocupa com o dex, que te faz questionar a própria mentalidade?
sinceramente jeff. maravilhoso!

ps. o plot é fraco e o final é apressado. parece que jogaram o dado e escolheram um desfecho só pq precisava de um. ou ficaram sem páginas. acabou o prazo de entrega do rascunho. o filho do jeff escreveu. parece aquele meme do cavalo de trabalho em grupo. as vezes eu acordo 3 da manhã pensando nisso. na luz do dia prefiro fingir amnésia. é que eu li errado.
sevenseas 29/11/2021minha estante
que legal, parece um personagem muito exótico e interessante, fiquei com vontade de consumir...

oLola 29/11/2021minha estante
só pode acontecer duas coisas: vc odiar ou amar. meio termo não existe, garanto. PODE LÊ

oLola 29/11/2021minha estante
a menos q eu deixei tua expectativa muito alta, aí vc vai voltar me xingando KKKKKKKKKKK

Priscilla 13/02/2017

Com exceção da péssima tradução....
Gostei muito do livro e a forma como foi escrito. Eu já havia assistido à série, então em muitos momentos parecia uma cópia fiel do que havia assistido. Algumas coisas se alteram, e na verdade, não gostei muito das alterações, acho que já havia me acostumado com o desfecho dado pela série. Um ponto muito negativo é a tradução do livro. Muitos, mas muitos erros de português no geral, foi um tanto penoso ler com a má tradução do livro. Tinha momentos que tinha que adivinhar, literalmente, qual era a palavra original. Apesar disso, foi uma boa leitura, muito cativante.
Sophia1534 10/01/2018minha estante
pensei que era a minha edição que estava mal trabalhada! Bom saber que foi a editora rsrsrs

Priscilla 17/01/2018minha estante
Foi a editora, é o pior é que eles nem pensam em lançar outra versão revisada... Pelo que ouvi por aí

San 07/04/2013

ADOREI.
Amo livros de suspense, e como não assisti a série ñ me decepcionei com a leitura do livro, já que não sabia oq me esperava.
Muita gente disse q a série é melhor, acredito q será mais empolgante qdo eu terminar de ler todos os livros.Por enquanto estou amando a leitura com Dexter.
San 09/06/2013minha estante
Oie sumido!!! Pode colocar, mas te aviso q terá q ler os outros tb...é tipo Bis..impossível ler um só..rss.. Vc pode ver as séries tb, são ótimas. Estou assistindo a 3a. temporada...viciada total..rss..

Wania Cris 25/03/2021

Oi, Dexter
Há muitos anos tive indicação de leitura dessa série, ainda no começo do hype pela série televisa. Ficou ali aguardando a oportunidade até que, por indicação de outros dois amigos, resolvi passar a leitura na frente das programadas (significado do eu que lute...)

Dexter Morgan é um sujeito adorável e querido por quase todos, menos por aqueles que percebem que ele não é tão maravilhoso assim. Dexter não tem sentimentos humanos como amor, amizade, simpatia. Como ele mesmo se define, ele não é humano. Ainda assim ele tem laços fortes com Deborah, sua irmã adotiva e, ainda mais fortes com Harry, o pai que o acolheu e o criou desde os três anos de idade e que percebeu que Dex era um garoto diferente, com gostos peculiares e tentou direcionar essa característica da melhor forma possível.

Dexter e Deborah se tornam policiais, ele de laboratório, ela, investigadora e juntos tentam decifrar um serial killer tão despojados de sentimentos quanto o próprio Dexter...

A escrita do autor é boa, cativante, envolvente, apesar de um tanto repetitiva. Não chega a ser maçante, mas, poderia ser mais ágil. Considero a trama como além do suspense policial, a parte thriller psicológico tem que ser respeitada porque tem seu valor bem representado.

No tocante ao suspense propriamente dito, não é nada inesperado ou inovador sendo que consegui prever boa parte dos acontecimentos. Não é um livro pra se surpreender, é pra encantar e isso ele consegue fazer bem. Animada para seguir com os próximos.
Gabs 25/03/2021minha estante
Me senti representada aqui, hein? ??

Wania Cris 25/03/2021minha estante
E foi mesmo! ??

Marcelo 02/06/2023

Muito doido
Eu pirei por estar dentro da cabeça de um assassino, procurando outro assassino, ou ele corre atrás do próprio rabo? ?
E poxa Dexter, quase matou eu do coração com esse final akakka
Tata.Jesus 02/06/2023minha estante
Voltou com as melhores resenhas ??

Tata.Jesus 02/06/2023minha estante
Tava com sdds?

Aline 08/01/2017

Instigante
No inicio do livro fiquei curiosa como o autor ia fazer para escrever um psicopata politicamente correto, ao decorrer da leitura achei o livro até tediosos. Porém, nas ultimas folhas ele conseguiu despertar a minha curiosidade a tal ponto que vou dedicar o inicio deste ano a ler os seis livros da serie Dexter para poder começar a assistir a serie que foi inspirada nos livros.
Rafael_POA 12/01/2017minha estante
Olá Aline. Comigo aconteceu o contrário, primeiro eu assisti as 8 temporadas da série e somente depois fiquei sabendo da existência dos livros (estou lendo o terceiro agora). Aliás, a série é baseada apenas no primeiro livro, então caso queira, pode assistir a série mesmo que ainda não tenha lido os demais livros :)

Aline 23/07/2017minha estante
Obrigada! Vou assistir a serie então ;)

TheBoy 06/10/2020

Escrita boa como a série de TV
Foi a primeira série mais hardcore que me interessei. Fui atraído pro livro achando que o nível seria superior, mas achei a mesma coisa, é tão boa quanto a série, nem mais e nem menos (ao menos o primeiro livro). Quem cria expectativa pode decepcionar. Não é mais e nem menos do que coloquei pra mim. Tem momentos que nada acontece, mas como é o prologo você fica interessado sim, está começando a mostrar quem é Dexter. O problema é que as pessoas vão atoladas de informações por causa da série e querem coisas novas já no primeiro volume e não é assim, como já to lendo o segundo percebi. Dexter do livro, como na série, pensa muito e ele vai colocar todos os pensamentos dele na narrativa então sim, pode ser maçante pra quem vem da série da Showtime. Há um debate filosófico no ponto certo, sobre o Dexter estar correto e deve se extender pelos proximos livros, nesse já começou bem. Ah o final do livro é diferente do final da primeira temporada da série!
Juh Saint 07/10/2020minha estante
bela analise fiquei interessada

TheBoy 14/10/2020minha estante
Obrigado amor, embora agora esteja decepcionado com o quarto livro.

Irinia Zachello 27/10/2012

Dexter
Dexter, apaixonado pela Lua brilhante, gorda e avermelhada. Que despertava o seu verdadeiro eu, da sua realidade mais cruel e doente que um ser humano possa ter, mas ao mesmo tempo ele transforma essa sede de sangue e maldade em justiça e deixa suas ações justificáveis...

Se julga um monstro sem sentimentos e a única que pessoa o entendeu foi seu Pai (padrasto) Harry que sempre o conteve em sua insanidade, e após a morte de seu pai adotivo e de sua recomendação: Fazer somente com quem precisa, Dexter se entrega a sua maneira mais cruel de ser um justiceiro.

E em sua vida "normal" ele se vê em mais um caso de Serial Killer tão requintado quanto ele, e isso o faz ficar tão admirado e tão deliciosamente com vontade de participar dessa "brincadeira".

Um livro de fácil Leitura, com requintes de crueldade, com ironias o que torna a história mais leve e descontraída.

Eu nunca gostei tanto de um assassino como eu gostei do Dexter.

Fantástico!

Como o comentário que consta atrás do livro:

"Talvez o primeiro assassino serial killer que solicita nosso amor sem nenhuma vergonha.*
Entertainment Weekly

Obs.: E há quem não goste do livro por causa da série como eu andei pesquisando devido a série ser mais ativa e pelo que percebi com finais diferente do livro. Porém sou suspeita para falar pois não quero ver a Série até terminar os livros. :-)
Juh Avila 28/10/2012minha estante
Vou fazer como vc. Terminei o primeiro livro e só vou assistir à série depois de terminar todos. Estou amando!

Marina Costa 04/07/2020

Diferente da série
Totalmente diferente do seriado. Curiosa pra saber como vai terminar, espero q o final seja melhor...
Na Tancredi 02/09/2020minha estante
Não sei se já terminou de ler a série, mas apartir do segundo livro a história é completamente diferente da série. Agora se é melhor ou pior depende da pessoa

Suh 18/08/2013

...
De início fiquei magoada com a simplicidade da escrita, até uma criança de 10 anos conseguiria ler o livro e compreendê-lo facilmente. E então a história demorou para me instigar, não consegui ver nada que me surpreendesse ou que me chamasse atenção. Já no final, ocorre algo diferente com Dexter. Por algum motivo não consegui me "apaixonar" pelo personagem. As últimas 50 folhas conseguiram me surpreender até me deixar em dúvida! Mas não passou disso... Não sei se daria continuidade na na leitura dos próximos litros.

Pra quem nunca leu Hannibal, algo sobre jack the ripper, Agatha Christie, entre outros, talvez ache Dexter surpreendente. Pra mim deixou a desejar.

PS: não assisti a série na TV
Al 10/11/2013minha estante
Ia perguntar se vc tinha visto a série de tv que aliás, é infinitamente melhor. Esse livro além de ter essa escrita facilitada, tem um tom cômico e por vezes o Dexter deixa de ser um sociopata e vira um esquizofrênico que devaneia infinitamente sobre agir ou não.

Edianara.Lino 19/07/2016

Intrigante
Ah Dexter, o que pensar sobre você? Seria um personagem extremamente divertido ou que nos dá arrepios ao perceber que podem existir muitos outros como ele lá fora que não tiveram um Código Harry a seguir, fazendo assim atrocidades com pessoas inocentes. Porém, como Dexter mesmo descreve: “Qualquer pessoa pode ser atraente, se não se incomoda em fingir e dizer todas as coisas idiotas, óbvias e nauseantes que a consciência impede que a maioria diga. Felizmente, eu não tenho consciência. Por isso, digo tudo” (p.32). O que faria ele agir assim? Seria psicopatia? Este livro apesar de dar um pouco mais de leve (eu acho) ao falar sobre este assunto, realmente nos deixa intrigado referente a o que se passaria na mente de um serial Killer, algo que penso que é de grande curiosidade da maioria, principalmente para mim como estudante de psicologia.
Por fim, em relação à história relatada através da visão de Dexter, que com um tom irônico e com certo humor ao se tratar de coisas ou fatos que podem ser assustadores acabava deixando um pouco menos perturbador ler as atrocidades descritas. Confesso que foi um tanto inesperado o fim, pois no decorrer da leitura eu criava mil e umas possibilidades para tudo o que estava ocorrendo, porém nunca imaginei que teria o desenrolar que teve.
Matheus.Noronha 20/03/2017minha estante
undefined