Incidentes na vida de uma menina escrava

Incidentes na vida de uma menina escrava Harriet Jacobs

Resenhas - Incidentes na vida de uma menina escrava

Vitor 15/03/2024

Pelos olhos de quem sentiu?
O livro é um clássico que, infelizmente, pelo menos aqui no Brasil, não é tão difundido. Provavelmente por estar ligado diretamente a situação escravagista dos Estados Unidos. De qualquer forma, a leitura é intensa, pesada, mas importante por ser um documento histórico mundial para falar sobre o racismo e a construção do mesmo na sociedade como um todo.

Os relatos de Harriet, com pseudônimo de Linda, são tocantes e aterrorizantes. Nos colocando numa busca contínua por um final feliz, mas vale mais uma vez destacar: o relato é a vida da autora.

Gigante, engrandecedor e profundo.

Lais 06/01/2024

Que livro , que livro!! Ainda estou digerindo todos os acontecimentos que permearam a vida da autora. Só sei de uma coisa , leiam!! Não é uma leitura fácil, tampouco agradável mas é essencial para entendermos um pouco o que foi a escravidão do ponto de vista do escravizado, um relato verídico dessa época nem tão distante assim...

Raiane.Priscila 07/12/2023

Vocês precisam ler esse livro!
Não tenho muito para dizer à respeito desse livro além de que é perfeito em cada palavra. Ao mesmo tempo fico triste em saber que é um relato real. É difícil pensar no quão ruim o ser humano é capaz de ser com seu próprio semelhante. Recomendo muito esse livro até mesmo para a conscientização das pessoas.

manumoura18 15/11/2023

Destaques preferidos
"Apenas por meio da experiência é possível perceber a profundeza, a escuridão e o fedor daquele poço de abominações."

"Em todo lugar, os anos trazem a todos bastante pecado e arrependimento, mas na escravidão já o próprio despertar da vida é obscurecido por essas sombras."

Tuca 14/11/2023

Escravidão
A vida como ela foi, contada por quem tanto sofreu com a escravidão, tempos difíceis para todos que tiveram a infelicidade de nascer coma pele Negra.

Paula1798 29/08/2023

Incrivelmente enojador
Recomendo DEMAIS. A narração é muito boa e é fácil se imaginar nas situações (reais) do livro. A realidade do sistema de escravizados nos Estados Unidos nua e crua e muito bem contada. A autora já falou que por ser uma história trágica e pessoal ela não queria escrever nada e que só mudou de ideia pq ela poderia educar as pessoas sobre a escravidão. Ela merece muito reconhecimento por essa corajem de mostrar uma realidade tão constrangedora quanto a que ela viveu.

Lenas 14/02/2023

Você não pode ler livros desse tipo e não ser tocado pelas histórias, que vão desde a degradação moral da posse de escravos até as diferentes formas de resistência.

O relato em primeira pessoa deste livro mostra o trauma excruciante mulheres escravas precisavam suportar – como o corpo sendo considerado propriedade de um homem e a constante ameaça e medo de seus filhos serem tirados dela.

Um registro forte e importante.

Fáuston 15/09/2022

Diário de Anne Frank
Esse livro só não é tão famoso (ainda) quanto o Diário de Anne Frank porq os crimes contras os negros tem sido revistos de forma muito mais morosa que as compensações (corretíssimas) obtidas por judeus. Por favor, leiam esse livro! Lembrei do relato da Anne Frank em razão das óbvias semelhanças? ter que se esconder em um cubículo por vários anos, a pureza e força de ambos os relatórios e a indiscutível monstruosidade de ambos os momentos - escravidão e holocausto. Sei que estou recomendando um livro que vai cortar seu coração?. Mas a tristeza é muito importante para o progresso do nosso intelecto.

Layla.Ribeiro 01/08/2022

Por se tratar de uma autobiografia sobre a escravidão, pode se preparar porque terá relatos indigestos, entretanto apesar de um tema pesado você quer devorar o livro para saber o que aconteceu com a narradora do livro e como/porquê ela chegou a escrever esses relatos. Eu recomendo esta leitura para que todos possam fazer um dia e refletir sobre esse passado sombrio que cerca não só nosso país, mas outros da América.

gabs 16/04/2022

neu deus. meu deus. meu deus.
Eu to literalmente sem palavras pra falar
sobre o livro, mas leiam. apenas leiam.
A história é narrada vividamente, Harriet usa o pseudônimo de "Linda" e conta sua trajetória com minuciosos e sensíveis detalhes.
Conta com um prefácio magnífico que faz uma coligação com a escravidão e racismo no Brasil, me deixou hiper reflexiva sobre o tema

@ALeituradeHoje 25/02/2022

Necessário
Muito forte ler a escravidão pelo olhos da escravizada. Que mulher! Que força! Que luta!
Fiquei profundamente tocada.
Janaina Edwiges 25/02/2022minha estante
Quero muito ler este livro!

@ALeituradeHoje 26/02/2022minha estante
Leia tão logo puder. Você não vai se arrepender!! ?

Sofia 30/01/2022

Mas na minha imaginação mesmo as enormes cobras venenosas eram menos apavorantes do que os brancos daquela comunidade dita civilizada.
Harriet escreveu esse livro e o publicou com um pseudônimo de Linda Brendt. Ela foi uma mulher escravizada que viveu a sua vida no Sul dos Estados Unidos, presenciando o pior que a escravidão poderia causar a si mesma e a sua família. Ela começa a nos contar a sua história quando era ainda uma menina e não sabia que era uma menina escravizada, quando acreditava na liberdade. E, aos poucos, quando foi crescendo tudo mudou.

A única coisa que Harriet tinha certeza na vida é de que queria conquistar a sua liberdade e a dos seus filhos, custe o que custar. Ela só aceitaria viver a vida, se fosse lutando pela liberdade, que ela ressalta a todo momento que sempre foi um direito seu e quão absurdo era ter que lutar ou pagar por isso.

Acompanhamos tantas injustiças, tanta dor, tanta tristeza que por anos esse livro foi considerado uma história de ficção sobre a escravidão. Mas não, Harriet existiu e sobreviveu para contar e escrever a sua história, pedindo com suas palavras para todos os seus leitores para que nada parecido com isso se repita na história da humanidade.

Quando consegue fugir para os estados do Norte, Harriet percebe que mesmo que a escravidão não exista ali, ela ainda permanece como pensamento, como atitudes, nas formas que é olhada e tratada. E nos estados que se diziam tão livres, ela continuou a enfrentar o preconceito, o racismo e muita desigualdade social.

Uma história triste, pesada, cruel, mas que deve ser lida, espalhada e conhecida para que todos possam ler das próprias palavras de uma mulher escravizada o quão cruel foi esse momento da nossa história e como tudo que ele deixou permanece enraizado nas sociedades de hoje e precisa ser constantemente combatido até ser erradicado.

Augusto Stürmer Caye 24/07/2021

Linguagem direta e emotiva
É um livro escrito por uma mulher alforriada. É uma história verdadeira com relatos terríveis escritos sem introdução e rodeios, como se percebe logo pelos 5 primeiros parágrafos. Muito emotivo, deve ser lido com olhos abertos a uma escrita mais simples porém sincera.