Um Esqueleto

Um Esqueleto Machado de Assis

Resenhas - Um Esqueleto

Mel Rabelo 03/11/2021

Mais uma vez Machado aborda a traição e eu super vi o Bentinho na figura de Dr. Belém (não duvido que faria o mesmo ~ risos ~)
Justificando suas atitudes como ‘’sendo uma pessoa que não tem medo dos mortos’’ e com sua obsessão disfarçada de amor, Dr. Belém é o clássico caso do homem que precisava de um psicólogo e não de uma mulher.
Mais um conto genial de Machado.

tacizera 19/05/2021

Um bom conto, a história é interessante e o Dr. Belém é um personagem intrigante, óbvio que minha cara de palhaça no final foi linda

Joany 11/05/2021

Machado de Assis é incrível fazendo terror. Gosto muito da dinâmica de um personagem estranho e outro que sente o estranhamento.

Felipe 06/05/2021

Um conto que, desde a forma às personalidades(as frases longas, o narrador intrometido, a excentricidade de um personagem contrastando com o estranhamento de outro) , tem muita influência de Edgar Allan Poe. E Machado, que era um fã do americano, traz o seu toque autoral que marca tanto. Temos Dr. Belém e Alberto, uma história intrigante, com personagens inteligentes sobre o que os cerca, e um esqueleto. O melhor é que o mistério, diferente do que pensamos antes de ler, nunca cai sobre o esqueleto mas sim no sentimento de ?será que isso vai acontecer mesmo??. Numa segunda camada, independe da excentricidade de Belém(e de todo o desenrolar do conto), há de se respeitar o seu questionamento de convenções. Pq o medo ou o respeito por uma pilha de ossos?

@carlatunes 15/02/2021

Me lembrou Edgar Alan Poe
Machado de Assis é muito versátil. Nesse conto, Machado lançou mão da comédia e do suspense de forma bem interessante. Enquanto lia, lembrei muito de alguns contos de Edgar Alan Poe. E o final é sempre daquele jeito do Machado. Nunca sabemos qual será o fim antecipadamente. Ótima sugestão de leitura breve, sozinho ou entre amigos.