Um Esqueleto

Um Esqueleto Machado de Assis

Resenhas - Um Esqueleto

Michela Wakami 05/12/2023

Amei
Um conto com uma pitada de terror, que vai te surpreender no final.

Leitura fácil e rápida.

Recomendadíssimo!
Gleidson 05/12/2023minha estante
Não conhecia esse do Machado...

Michela Wakami 05/12/2023minha estante
Peguei gratuitamente lá na Amazon.?

Vanessa.Castilhos 05/12/2023minha estante
????

Felipe 06/05/2021

Um conto que, desde a forma às personalidades(as frases longas, o narrador intrometido, a excentricidade de um personagem contrastando com o estranhamento de outro) , tem muita influência de Edgar Allan Poe. E Machado, que era um fã do americano, traz o seu toque autoral que marca tanto. Temos Dr. Belém e Alberto, uma história intrigante, com personagens inteligentes sobre o que os cerca, e um esqueleto. O melhor é que o mistério, diferente do que pensamos antes de ler, nunca cai sobre o esqueleto mas sim no sentimento de ?será que isso vai acontecer mesmo??. Numa segunda camada, independe da excentricidade de Belém(e de todo o desenrolar do conto), há de se respeitar o seu questionamento de convenções. Pq o medo ou o respeito por uma pilha de ossos?

jujuwithbooks0 26/12/2021

Eu sou apaixonada pelo Machado então qualquer coisa que ele escreve eu cadelo, mas esse aqui é realmente muito bom!! Não tem o que falar do maior escritor brasileiro!!!

Joany 11/05/2021

Machado de Assis é incrível fazendo terror. Gosto muito da dinâmica de um personagem estranho e outro que sente o estranhamento.

Fernanda 31/12/2022

Uma rasteira final
O conto é muito bem escrito, assim como todos do Machado, com um toque de terror e suspense, nos faz devorar cada parágrafo. O final tem um quebra de expectativas que me pegou de supresa e valeu muito essa leitura.

Joyce231 03/12/2022

Horror moderado
Apesar de não haver uma reviravolta no final da história, Um Esqueleto é uma obra em que os personagens excêntricos e a escrita única (e, nesse conto em especial, levemente macabra) de Machado de Assis mantêm o leitor investido. É impossível ler o conto sem se recordar de Poe, pois, aqui, Machado foi conciso em carregar o legado do autor estadunidense. Um Esqueleto traz uma breve, mas singular análise sobre a morte e, obviamente, esqueletos.

tacizera 19/05/2021

Um bom conto, a história é interessante e o Dr. Belém é um personagem intrigante, óbvio que minha cara de palhaça no final foi linda

Vanessa.Carla 04/01/2023

mais um conto do Machado
Esse é um conto que me surpreendeu pelo toque de terror.
A escrita como sempre impecável e no caso desse conto extremamente de fácil e rápida leitura, ótimo pra quem quer começar a ler escritores clássicos.
é muito cativante e facilmente lido uma sentada.
ps: Primeira leitura concluída do ano e primeiro livro do Machado lido desse ano também.

Mel Rabelo 03/11/2021

Mais uma vez Machado aborda a traição e eu super vi o Bentinho na figura de Dr. Belém (não duvido que faria o mesmo ~ risos ~)
Justificando suas atitudes como ‘’sendo uma pessoa que não tem medo dos mortos’’ e com sua obsessão disfarçada de amor, Dr. Belém é o clássico caso do homem que precisava de um psicólogo e não de uma mulher.
Mais um conto genial de Machado.

Aline 26/11/2021

Intrigante
Apesar de macabra, a história despertou muito meu interesse, fiquei imaginando que final teria.
Ah... o humor de Machado de Assis!(Não darei spoilers rs).
Muito bom!

@carlatunes 15/02/2021

Me lembrou Edgar Alan Poe
Machado de Assis é muito versátil. Nesse conto, Machado lançou mão da comédia e do suspense de forma bem interessante. Enquanto lia, lembrei muito de alguns contos de Edgar Alan Poe. E o final é sempre daquele jeito do Machado. Nunca sabemos qual será o fim antecipadamente. Ótima sugestão de leitura breve, sozinho ou entre amigos.

lalidesu 06/01/2022

Alberto e Dr. Belém
"É inútil dizer o efeito desta declaração".
Faço minhas as palavras de Machadão para resenhar este conto. Da mesma forma que o conto 'Uma Noite', apenas passando pela experiência da leitura, cada indivíduo pode ter o efeito dela.

Stabachfefa 10/12/2022

Fui dormir muda e acordei calada
Alberto narra a história de Dr. Belém, um homem excêntrico, irônico e intelectual.
Um livro bem curtinho, você termina ele em uns 30min, com uma linguagem simples, uma pena que achei alguns erros ortográficos nessa edição. Um livro ótimo para quem tá começando a ler. A história é bem intrigante e te prende do começo ao fim, o final que é meio capenga, poderia ser melhor, mas aí tem aquela quebra de expectativa que faz ter 5 estrelas, por quebrar a expectativa.

Heloisamarina_ 16/02/2023

Cada maluco com sua maluquice
Cada maluco com sua maluquice, essa frase é velha conhecida nossa, basta que aprimoremos ela e se tornará um ensinamento para vida.
Cada maluco com sua maluquice, antes de se casar verifique se as maluquices são compatíveis.