Biblioteca sobre rodas

Biblioteca sobre rodas David Whitehouse

Resenhas - Biblioteca sobre rodas

Gramatura Alta 16/01/2020

As primeiras páginas de BIBLIOTECA SOBRE RODAS são parte do clímax da história. Começamos a leitura com todos os personagens em uma situação limite, dentro do ônibus que serve de biblioteca, cercados pela polícia, na beirada de um precipício que termina no mar, sem perspectivas. Entretanto, ainda não sabemos como as coisas chegaram nesse ponto e nem como elas vão se resolver.

Então, a narrativa viaja ao passado, onde conhecemos o pequeno Bobby, uma criança que vive sob a violência e a indiferença do pai bêbado, com uma madrasta, e que se pergunta, todos os dias, o porquê da mãe biológica o ter abandonado sem dizer adeus. Para piorar, ele sobre bullying na escola, e tem como único amigo, Sunny, poucos anos mais velho. Quando quebra um osso em um acidente e recebe pinos de aço para prender os ossos, Sunny tem um plano para ajudar Bobby: virar uma máquina indestrutível de aço, como o robô do filme EXTERMINADOR. Para conseguir isso, ele se joga do alto de lugares para quebrar mais alguns ossos que possam ser substituídos. Óbvio que isso não poderia dar certo, como não dá, e após uma dessas tentativas, que quase mata Sunny, ele e sua família vão embora para uma outra cidade.

Novamente sozinho, Bobby acaba por conhecer Rosa , uma menina mais nova que ele, que também sofre bullying, por causa de seu jeito especial de falar e de agir. Numa tentativa de ajudá-la, Bobby se aproxima da mãe de Rosa, Val, que trabalha em uma biblioteca itinerante dentro de um antigo ônibus escolar. O amor pelos livros são o ponto em comum dos três e o que faz com que criem uma amizade, completando os espaços vazios que existiam em suas vidas.

Devido a um mal entendido, que não vou citar qual é, Val decide fazer uma pequena viagem curta com Rosa e Bobby, uma espécie de despedida, uma vez que eles não poderão mais se ver, usando o ônibus biblioteca como transporte. Nessa viagem, eles esbarram em Joe, um homem que está foragido da polícia, mas que jura não ser um criminoso, mas uma vítima de um mal entendido. A eles se junta Bart, um simpático cachorro, e os cinco atravessam quilômetros de encontros e desencontros, até que um deles desencadeia uma pequena tragédia, que os leva ao ponto onde o livro começou.

Bobby e Rosa são dois pequenos inocentes, que não possuem maturidade e nem experiência para compreenderem os problemas da vida que levam. Bobby é o personagem que causa mais compaixão no leitor. Ele se questiona se não possui alguma parcela de culpa pela fuga da mãe e pela forma como o pai o trata. E é revoltante acompanhar como os adultos pouco fazem para ajudar o garoto. Tanto na escola, como as autoridades. E isso não é uma artimanha da narrativa para provocar sentimentos, mas um reflexo da realidade. É muito difícil acontecer uma intervenção em uma família sem provas de que a criança sofre maus tratos. Apenas a palavra dela não é suficiente.

Val, apesar de adulta, consegue ver os problemas na vida de Bobby. Basta reconhecer na criança um ser humano em evolução, tratá-la com o devido respeito e credibilidade, para conseguir perceber suas dificuldades. E por causa disso, Val trata Bobby como se fosse um filho, e esse é o problema que desencadeia o tal desentendimento. Numa sociedade paranóica, onde qualquer coisa é vista pelo lado errado, com maldade, ainda mais por uma mãe solteira que não possui recursos financeiros e nem apoio familiar, as coisas podem dar muito errado. E realmente dão.

O encontro dos três com Joe, abre novas possibilidades. Ele é a presença masculina que faltava na vida de Val e de Bobby. Para ela, ele é o companheiro que pode ajudar a enfrentar os dias mais difíceis; para Bobby, ele é o pai amoroso que nunca teve. Só que Joe é um fugitivo, e antes de poder formar uma família, ele precisa resolver suas pendências com a lei. Mas como fazer isso sem perder todos?

BIBLIOTECA SOBRE RODAS trata de diversos assuntos importantes, com personagens quebrados que conseguem vislumbrar uma pequena esperança se conseguirem permanecer juntos, formar uma família de verdade. É uma história emotiva, simples, com um final impactante e corajoso.

site: http://gramaturaalta.com.br/2020/01/16/resenha-biblioteca-sobre-rodas-david-whitehouse/
Mila 31/01/2020minha estante
Achei a sua resenha fascinante.

Gramatura Alta 31/01/2020minha estante