Contos Inacabados

Contos Inacabados J. R. R. Tolkien

Resenhas - Contos Inacabados

h4gatha 23/04/2022

essa foi uma leitura com muitos altos e baixos, então precisei de muita persistência pra conseguir finalizar. Creio que seja uma coisa normal visto que são narrativas inacabadas e algumas estão mais polidas e atrativas que outras

muitas das histórias contidas aqui estão presentes em outras edições mas continua tendo alguns trechos e comentários inéditos que tornam a leitura valida.

Tolkien tem uma construção de mundo incrível e eu pretendo reler "contos inacabados" algum dia, por enquanto esse é meu ponto final na leitura do legendarium e posso dizer que foi uma experiência bem proveitosa. Mal posso esperar pra chegar setembro e eu mergulhar novamente na terra média pela série dos anéis do poder no prime

RafaelM 19/04/2022

Quiça inacabados..
É tão bom poder voltar e "completar" certas lacunas das histórias e/ou partes das vidas de seus personagens favoritos e nesse livro a sensação é bem assim.. E nunca vi um título ser tão justo com a obra, inacabados, como deve ser..

Para fãs do professor a obra nunca deveria acabar, e cada obra/material que vem pra somar já faz valer a pena a leitura, mesmo entrando em contradições ou divergências de algum ponto/referência já escrita ( Silmarillion), mas mesmo assim, sinto-me mais fã e realizado após acabar o inacabado (não resisto um trocadilho, kk).
Em resumo, valeu valeu..
PS: O Silmarillion ainda é meu livro favorito kk!

Xandy 15/04/2022

O universo criado por Tolkien sempre é algo maravilhoso de ser visitado e Contos Inacabados ajuda a melhorar e a expandir ainda mais a experiência dos outros livros. São relatados e curiosidade das três eras da Terra-Média, com informações que ajudam a completar a história de vários personagens e transformar O Silmarillion em um livro ainda importante.

Enricky 14/04/2022

Difícil e confuso, mas interessante
Esse livro tem muita informação interessante e detalhes e planos de fundo sobre as histórias.

O termo "Inacabados" é usado de várias formas, seja no sentido de autor nunca ter terminado a história, ou de ser o complemento de uma história de outros livros. Mas em geral esse é o maior problema desse livro. Ele é confuso. Tem MUITAS notas e edições, é tanta informação e correção que tu fica perdido as vezes.

O conto de Galadriel e Celeborn por exemplo, é muito confuso por não ter sido completado e ter várias incertezas (e o próprio editor sabe disso). Agora não sei se isso é proposital ou não kkkkkk (O Tolkien tem dessas)

Mas há outros contos que são Inacabados, mas que de certa forma "acabam". Como o de Erendis e Aldarion, Da chegada de Tuor a Gondolin e A demanda de Erebor (os meus três favoritos por sinal hehe).

O conto mais chato é o das Batalhas nos vaus do Isen. É só batalha, abandonei na metade kkkkkkkkk

Os demais são interessantes.

O livro é bom pra quem quer mais detalhes sobre as histórias do Tolkien. Mas não é tão empolgante quanto os outros livros.

Marcus Martins 14/04/2022

Os Antigos Contos da Terra-Média
Contos inacabados parece ser um título autoexplicativo, mas não é, não é apenas uma compilação de escritos aleatórios e desordenados que não acrecentaram em nada no nosso conhecimento do universo de Senhor dos Anéis.
Assim como tudo que Tolkien faz até seus rascunhos e rabiscos inacabados são dotados de completude e criatividade impares, mesmo que em algumas situações o texto se torne maçante, não pelo livro em si, mas porque alguns deles demonstram ser o que são: contos inacabados.
Nesse livro o mundo da Terra-Média se expande consideralmente, além de nos dar mais detalhes sobre alguns dos personagens mais queridos dos livros/filmes. É uma ótima leitura e eu recomendo a todos que já tem uma experiência com o universo do Professor.

Fernanda1156 05/04/2022

É um senhor complemento para as estórias sobre a Terra Media
É um livro "enorme de grande" ? que está bem direcionado para quem ainda não explorou o suficiente a Terra Média, suas línguas, suas lendas, sua política e seus reis.
Ele foi editado pelo filho de Tolkien, Christopher e se resume em uma coletânea de escritos que se estendem desde o tempo de O Silmarilion, que são os dias antigos até o fim da Guerra do Anel que é contado no livro O Senhor dos Anéis.
Neste livro contém a única história que sobreviveu das longas eras de Númenor antes de sua queda e tudo o que se conhece sobre temas como os Cinco Magos, os Palantíri ou a Lenda de Amroth.
É um livro incrível que complementa e até mesmo completa muitas histórias, mesmo que estes escritos não estejam acabados, ou seja mesmo que incompletos estes contos, eles são muito importantes e relevantes para montar este grande quebra cabeça que é a história da Terra Média e até da margem para a nossa imaginação de completar o incompleto com o que gostaríamos de imaginar que ocorreu.
É muito bom para entender alguns pontos da estória que não ficam claros e porque alguns erros que foram cometidos a respeito de cronologia ficaram simplesmente errados mesmo... Porque não teve tempo de uma revisão... Tolkien estava sempre revisando a estória em função da primeira, segunda e terceira era... Eu fico triste só porque ele não teve mais tempo e nem o seu filho... Que estória maravilhosa minha gente. Não me canso de falar que amo estas estórias.

samucacn 28/03/2022

Contos inacabados
Um conjunto de narrativas que se estendem desde o tempo de O Silmarillion (Os Dias antigos da Terra-média) até o fim da guerra do anel em O Senhor dos Anéis. Apresenta a única história que sobreviveu das longas eras de Númenor antes de sua queda, e tudo o que se conhece sobre temas como os Cinco Magos, os Palantíri ou a lenda de Amroth.

Selma 17/03/2022

Recomendo
O livro apresenta um conjunto de narrativas que vão desde o tempo dos Dias Antigos até o final da guerra do anel. Muitas dúvidas são esclarecidas com a leitura deste. Recomendo.

Daniel.Leite 15/03/2022

Estranho
É livro que menos gosto de todos nao tem conexão entre a histórias e são algo muito jogado ao vento mas a história de Galadriel e Celeborn foi minha preferida amo a personagem desde os filmes e agora amo mais ainda todos meus amigos já lembram de mim quando vem ela kkkk olha o nível.

Mas esse livro também tem explicação da magia da Terra Média com os magos, humano rústicos e magia elfica

Dickar 13/03/2022

Universo Tolkien é maravilhoso ??
Para quem quer estudar tudo sobre o universo Tolkien "contos inacabados" é ótimo para isso. Mas sugiro que tenha os livros "O Senhor dos anéis - O retorno do rei/ O Silmarillion" para um estudo mais profundo, por que pede para consultar notas, apêndice e algumas páginas para entender alguns contos.
Sempre amei Tolkien e depois de mais uma leitura profunda passei a amar muito mais.??

Bob 02/03/2022

E um título de uma leitura bem intensa e em certos pontos, complicados.
Christopher consegue preencher algumas lacunas deixadas por seu pai e nos dá um entendimento mais preciso de algumas situações que não estavam bem exploradas.
É um ótimo complemento ao Silmarilion, e com os três maiores contos já lançados também, é essencial para entender alguns nuances sobre toda a mitologia criada por Tolkien.

Yslana 16/02/2022

Contos Inacabos, assim como o Silmarillion, são obras publicadas postumamente, ambas organizadas então pelo filho de Tolkien, Christopher Tolkien, através dos vários escritos deixados pelo pai, dentre elas, cartas, explicações mais pormenorizadas, diversas histórias diferentes, e as notas escritas pelo próprio Christopher, são essenciais para entender todo o universo criado por Tolkien, além de outras versões e narrativas sobre a história da Terra Média desde a Primeira Era, a Segunda Era e a Terceira Era, o livro segue essa ordem (por eras) e nela contém os personagens e histórias que fazem parte de cada uma delas.
À exemplo, temos Gandalf, o Cinzento que aparece na Terceira Era junto com os Istaris, a ordem dos Magos da qual ele faz parte. E ficamos sabendo de onde ele veio, como e o porquê da vinda dele à Terra-Média e os seus propósitos nessa terra e de como ele organizou toda aquela aventura com Bilbo em O Hobbit.
Em Contos Inacabos, temos portanto histórias extendidas (mesmo que inacabadas) tanto do Silmarillion quanto do Senhor dos Anéis, isto é, partes importantes que estão inseridas nos dois livros citados, encontram-se aqui ampliadas e perfeitamente detalhadas. Por exemplo, uma das minhas favoritas que também está em o Silmarillion, é sobre Tuor e a sua chegada a Gondolin, e a triste e épica história da vida de Turin, a história de Galadriel e Celeborn e inúmeras outras igualmente interessantes e incríveis.
Os livros vão, dessa forma, se complementando, e serve também como um aprofundamento das histórias da Terra-média e pra quem quer ter mais informações sobre as histórias que estão no Silmarillion, e pra quem quer seguir uma ordem cronológica de todas essas histórias.
É necessário incluir também os apêndices que estão no livro do Senhor dos Anéis, pois são super importantes para compreender toda essa fantástica e maravilhosa história, que inclusive a história da nova série da Amazon será baseada nesses apêndices que estão em O Senhor dos Anéis.

Keylon 05/02/2022

COMPLEXO
Acho que ler esse livro foi bem mais difícil do que imaginei, não por ter uma escrita difícil, mas sim pela complexidade e quantidade de personagens, acontecimentos e versões.

A narrativa dos contos é muito boa. É possível sanar diversas dúvidas sobre Arda. Tolkien construiu um universo grande e sólido. Triste saber que infelizmente muitas coisas não puderam ser finalizadas, seria muito legal ver um pouco do Povo de Haleth e as "amazonas", as mulheres guerreiras.

Por fim, pra quem gosta de Tolkien, esse livro aqui é indispensável

Johnny12 30/01/2022

Para entender a complexidade da Terra-Média!
Qualquer um que tenha um mínimo contato com as histórias do Tolkien sabem que a o universo da Terra-Média é demasiado complexo, porém nesse livro vemos sua real complexidade.

Como o próprio nome revela, o livro nos traz um conjunto de contos inacabados por Tolkien.

Como um fã de Tolkien, eu amei esse livro! A maioria dos contos são muito interessantes, um ou dois que me deixaram um pouco entediado.