Contos Inacabados

Contos Inacabados J. R. R. Tolkien

Resenhas - Contos Inacabados

Fran Kotipelto 03/01/2011

Contos Inacabados de Númenor e da Terra-Média - Ler e Saber

Contos Inacabados de Númenor e da Terra-média,é sem dúvida nenhuma uma coletânea fantástica e de grande valia para os admiradores e principalmente para os fissurados pelo universo magnífico criado por esse gênio da escrita chamado John Ronald Reuel Tolkien.

Foi com muita felicidade que tive a oportunidade de comprar "Contos Inacabados" ler e saber que o mesmo é apresentado exatamente como foi deixado por Tolkien antes de morrer. Em O Silmarillion,Christopher Tolkien teve de fazer certas alterações no texto para dar consistência à obra,mas em Contos Inacabados isso não foi necessário,embora inúmeras notas venham acompanhando o livro e explicando certos pontos obscuros e/ou inconsistente dos textos,e isso é um ponto e tanto para a obra que se torna mais clara,e bastante elaborada.

Realmente ler Contos Inacabados é ter um banquete de conhecimento sobre O Mundo-Médio,a sensação de ler e ao terminar saber que o dever foi cumprido e que valeu a pena cada página,conhecer a história dos Istari,também do magnífico Tuor Eladar (avô de Elrond e grande herói dos homens da Primeira Era),além de informações preciosas sobre Ulmo,o Vala das águas e tantas outras histórias excepcionais,não só por serem ótimas,mas sim,por serem escritas com maestria,pelo escritor mais fantástico que conheço!
Malu 25/01/2011minha estante
Ooi, amei sua resenha, esse livro entrou pra minha lista de compras :D

nerdiculo 28/01/2011minha estante
Caralho, tenho nem o que falar. Onde eu assino?

Luh Costa 31/01/2011minha estante
Sou fã de Tolkien e sempre tive vontade de ler esse livro e agora que li sua resenha tenho muito mais vontade!

Shuichi 06/02/2011minha estante
então, muitas pessoas não gostaram desse livro, porem sempre tive vontade de ler esse lvro mas fiquei na duvida, lendo sua resenha e alguns comentarios vou add na minha estante ^^

Davi 09/02/2011minha estante
Muito boa resenha. Já li o CI e é realmente excelente, aconselho.

Ronildo 14/04/2012minha estante
Tolkien conseguiu algo único descrevendo a terra media, é impossível não ser impactado com isso.

Valentina19 22/07/2023minha estante
Odiei e abandonei

Thiago548 01/08/2022

Foi bom, mas...
O livro é bom sim, mas não foi como imaginei.
Esperei um pouco mais de contos, mas foi bom, aprendi muito sobre a nossa amada Terra-Média. Agora tô esperando a série.
Gabrielly807 01/08/2022minha estante
E eu que decidi começar a ler Tolkien pelo livro O Silmarillion. Consegui ler com MTO custo, mas gostei bastante. Quero mto ler Contos Inacabados!

Monique 01/08/2022minha estante
A série é baseada nesses contos?

Thiago548 01/08/2022minha estante
Lunna Zarur, realmente O Silmarillion é bem difícil, eu achei bem cansativo, mas contos é um pouco mais fácil, se gostou de o Silmarillion vai gostar sim de contos.

Thiago548 01/08/2022minha estante
Monique, sim e não. Ela vai se passar na segunda era, e contos é dos livros principais que mais trata de Númenor e a segunda era.

Eduardo Spohr 26/04/2017

"Tour" pela Terra-Média
Enfim terminei de ler “Contos Inacabados” e assim encerro a minha jornada pelos principais livros considerados “canônicos” da Terra-Média (a saber: “O Hobbit”, “O Senhor dos Anéis”, “Silmarillion” e “Contos Inacabados”).
Minha opinião, muito breve, é a seguinte: gostei, mas só recomendaria para RPGistas e aqueles que são realmente aficionado pelo mundo criado por Tolkien. “Contos Inacabados” não é um poema épico como “Silmarillion” (a bíblia de Arda), mas uma coleção de textos escritos pelo autor britânico e organizado por seu filho, Christopher Tolkien, que muitas vezes precisa explicar e contextualizar as histórias. Sendo assim, “Contos Inacabados” é um tanto irregular. Há histórias muito interessantes e outras nem tanto, até porque, arrisco dizer, Tolkien (pai) não pretendia publicar todas elas.
Os primeiros capítulos, relativos à Primeira Era, são um pouco etéreos para nós, já que não se conectam com os personagens que aprendemos a gostar em “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis” — se bem que a narrativa sobre Turin Turambar é um tanto emocionante. Já os capítulos finais, que abordam acontecimentos, artefatos e personagens da Terceira Era, são muito bacanas e mais palpáveis para quem leu e curtiu principalmente OSdA. Um fato curioso é que, como vários trechos não foram concluídos por Tolkien (daí o título “Contos Inacabados”), eles acabam se contradizendo em certos pontos, como no caso das origens de Galadriel e Celeborn. Quando isso acontece, Christopher nos apresenta as diversas versões e deixa que nós, leitores, escolhamos o cânone.
Já que estou no embalo, vou partir logo pra “Filhos de Húrin”. Depois dou minha opinião. Boa sexta e um ótimo fim de semana a todos :-)
Helder 27/04/2017minha estante
"Contos Inacabados" está na minha lista de leituras para esse ano e assim completarei tbm os canônicos (apesar de ter lido muitas outras obras do Tolkien). "Filhos de Húrin" é o meu livro preferido de todos os que li na vida, arrisco dizer que vá gostar muito Eduardo. Abraço!

Bozo 09/05/2017minha estante
Estou lendo também, e eh bem como tu disse, os primeiros contos são muito etéricos. Mas estou gostando.

Douglas Roberto 22/08/2017minha estante
Contos Inacabados está, por mais engraçado que pareça, na minha lista de livros Inacabados. Parei na metade a uns 3 anos. Só faltaria ele pra completar os que o Spohr leu. Vou tentar terminá-lo um dia.

Marcio 31/05/2021

Para saber mais sobre a Terra-média
"Suponho que seja um tributo ao efeito curioso que histórias tem, quando baseadas em trabalhos muito elaborados e detalhados de geografia, cronologia e idioma, de que tantos clamem por puras 'informações' ou 'pano de fundo'"

Com estas palavras, o próprio Tolkien já demonstrava um movimento que surgiu logo da publicação do Hobbit e mais ainda depois de O Senhor dos Anéis, ou seja, a busca por parte dos leitores de maiores detalhes deste mundo, que apesar de fantástico, é congruente e possui elementos harmônicos e extremamente verossímeis para quem tem um olhar mais atento.

É impossível entrar em contato com a obra literária de Tolkien e não ter vontade de conhecer mais esse universo. Esse livro traz a história por traz da "estória" e mostra o minucioso processo de criação de Tolkien. É impressionante que da mente de um homem todo um mundo foi gestado.
Rogéria Martins 17/03/2024minha estante
Márcio, comprei este mas fiquei na dúvida: posso lê-lo logo após o Silmarillion?
Obrigada desde já!

Marcio 17/03/2024minha estante
Eu entendo que depois do Silmarillion. No entanto esse livro é mais "pesado" pois é praticamente um livro de estudos, eu recomendaria ler ele depois do cânone básico da Terra-Média: Silmarillion, Hobbit e Semhor dos Anéis. Daí você já tem adquiriu mais consistência pra encarar os Contos Inacabados. Espero ter ajudado.

Rogéria Martins 17/03/2024minha estante
Ajudou sim, Marcio! Comecei o retorno do rei agora e já emendo no Silmarillion, para depois ler este aqui.

Obrigada pela atenção!

Camila 12/02/2016

Um ótimo livro, mas não para iniciantes
[Resenha publicada primeiro no site Indique um Livro]

Tolkien é meu escritor favorito e foi com grande prazer que aceitei resenhar o livro "Contos Inacabados" da editora WMF Martins Fontes para o Indique um Livro - mas essa não é uma tarefa tão fácil assim. Antes de qualquer coisa, já aviso: não leia este livro se tu não leste no mínimo "O Senhor dos Anéis", embora eu aconselhe fortemente a leitura de "O Silmarillion" também.

Este não é um livro com uma história linear; é uma linda colcha de retalhos montada por Christopher Tolkien com o que seu pai deixou para trás. J. R. R. Tolkien escreveu muito sobre o seu mundo e nem tudo é consistente, completo ou até coerente, uma vez que a mesma história pode ter versões contrastantes. O material mais organizado (ou, talvez, “organizável”) foi transformado em "O Silmarillion", que conta uma história interna e externamente coesa. Posterior ao lançamento deste, Christopher decidiu juntar sob o título de "Contos Inacabados de Númenor e da Terra-média" vários pedaços de narrativa (ou esboços de narrativa) que, apesar de incompletos, poderiam agradar a pessoas que, como eu e ele, se interessariam em saber coisas como o local do túmulo de Elendil ou mais detalhes sobre os gatos da Rainha Berúthiel (lembra dela sendo citada em "O Senhor dos Anéis"?).

Para unir pedaços de narrativa incompletos, divergentes ou de alguma forma “inacabados”, Christopher Tolkien se valeu de incontáveis comentários no corpo do texto e notas como apêndice ao final do livro; a consulta constante a essas notas pode ser um pouco cansativa, mas as informações contidas nas mais de 60 páginas valem o esforço. Por falar em apêndice, nas últimas páginas do livro podemos encontrar um mapa da Terra-média no final da Terceira Era (época durante a qual se passa O Senhor dos Anéis) e um glossário que, assim como o que encontramos em "O Silmarillion", reúne nomes de personagens, locais e outros itens relevantes – o que é muito útil, considerando o número de personagens e diferentes nomes para um mesmo lugar.

Sobre o conteúdo do livro, este é dividido em quatro partes: a Primeira Parte conta com os textos “De Tuor e sua chegada a Gondolin” e “O Conto dos Filhos de Húrin”, ambos com versões em "O Silmarillion"; a Segunda Parte é quase toda dedicada à Númenor, inciando com um mapa da ilha e “Uma descrição da ilha de Númenor“, seguindo com “Aldarion e Erendis” e “A Linhagem de Elros: Reis de Númenor“, mas encerra com o texto mais incompleto (e interessante) do livro – “A história de Galadriel e Celeborn” – e apêndices tratando principalmente dos Elfos Silvestres e Lórien; na Terceira Parte, contamos com “O desastre dos Campos de Lis” (e um apêndice sobre “medidas lineares númenorianas”), “Cirion e Eorl e a amizade entre Gondor e Rohan”, “A busca de Erebor” (contado na voz de Gandalf), “A Caçada do Anel” e “As Batalhas dos Vaus do Isen”; e a Quarta Parte é chamada de “apêndice” por Christopher em sua Introdução e traz, segundo ele, “ensaios generalizados e discursivos com poucos elementos de ‘história’ ou nenhum” sobre “Os Drúedain“, “Os Istari” e “Os Palantíri”.

Como eu disse no começo, esse não é um livro para iniciantes no mundo de Tolkien nem, tampouco, uma leitura de passatempo. Se tu leste "O Hobbit", "O Senhor dos Anéis" e "O Silmarillion" e ficou sedento por mais informações e detalhes, aí, sim, tu estás pronto para encarar e aproveitar ao máximo de sua jornada com "Contos Inacabados".

site: http://indiqueumlivro.literatortura.com/2015/11/15/contos-inacabados-j-r-r-tolkien/
Asenhoritadoslivros 12/02/2016minha estante
Ótima resenha! É bom saber que esse livro precisa de um suporte prévio, ainda não li os outros de Tolkien, mas estão na minha lista.

Camila 14/02/2016minha estante
Obrigada!! Na resenha original (no Indique um Livro), tem um "roteiro" para os iniciantes tirarem algum proveito de Contos Inacabados, mas tem muito mais graça se já tiveres lido os outros livros da Terra-média!

Thais 02/07/2016minha estante
Bacana sua resenha. Mas, sei lá, eu achei a história da Galadriel e Celeborn tão zzzzzzz (exceto as partes que falam sobre Sauron e tal). Tolkien mexeu tanto na história que eu acabei o capitulo sem entender nada... :(

Naiana 23/05/2021

Comprei esse livro há uns 16 anos, mais ou menos, como eu queria ler ele, mas sempre ficava para depois, fiquei anos sem ler nada e ele sempre na estante me espiando, me perguntando silenciosamente quando eu o leria, nunca chegava o dia. Ano passado retomei o hábito da leitura e resolvi que era a vez de ler Contos Inacabados, já tinha 17 anos que li o último livro sobre a Terra Média e a origem do mundo que Tolkien criara em O Silmarillion, tanto tempo que não andava pelo meu mundo literário favorito que eu precisava retornar a ele.

No Início fiquei um pouco chateada ao perceber que seria mais um livro com comentários do Christopher Tolkien, o último que tinha lido editado por ele foi A Queda de Artur, e não me empolgou muito a tentativa dele explicar o que o pai queria dizer em seu poema, mas me admirei em ver que neste livro fazia sentido as intervenções dele. Não sei se o fato de já ter tido esse contato prévio em A Queda de Artur e me habituado a forma como ele considerava e apontava as possibilidades do texto de Tolkien mediante rascunhos encontrados da obra inacabada, ou pelo fato de já ter um conhecimento maior deste mundo, lido tantos outros livros que se passaram nele, que achei realmente importantes as considerações, me fizeram ir mais além, mas então, no meio da empolgação da leitura, me vi pensando que este livro não era para ser lido sozinho, ele faria muito mais sentido se fosse lido juntamente com outras obras de Tolkien, e havia outras publicações que eu não conhecia na época em que adquiri Contos Inacabados, agora eu já sabia da existência de A Queda de Gondolin, Os Filhos de Húrin e Beren e Luthien, sendo os dois primeiros bem presentes em Contos Inacabados, imagino que traga os contos iniciados neste de forma mais completa também... O fato é que passei a acredirar que no mínimo Contos Inacabados deveria se lido conjuntamente com O Silmarillion ou pelo menos uma leitura próxima, e já havia 17 anos que eu tinha lido O Silmarillion e lido da forma errada (ainda não sabia ler contos e achava que tinha que ler como um livro de prosa qualquer, onde sentamos e lemos a estória até o fim, mas não é assim, ele demanda mais tem e cuidado com a leitura, para que se possa saborear cada conto, entender o que cada conto quer dizer, ainda mais os contos de Tolkien, o mestre da palavras e criador de mundos e línguas). Ler Tolkien correndo é passar batido por toda a beleza de sua criação, é como andar de correndo por uma estrada só olhando para frente e deixando de apreciar a vista e as surpresas do caminho, se tiver uma estrada você consegue ir adiante sempre, mas se tiver que encontrar o caminho seguindo referências, jamais irá a lugar algum pois não viu o que tinha em sua volta. Não sei se minha analogia foi boa, mas foi isso que aconteceu comigo, a leitura de O Silmarillion não foi boa, eu passei batida na estrada e não extraí muito de seus contos, lembro de alguma coisa, mas não o suficiente, sempre falei que um dia iria reler ele, e hoje mais do que nunca tenho essa certeza, mas antes quero as demais obras citadas acima, e mais algumas que creio que compõe o mundo criado por Eru Ilúvatar, e tornarão essa leitura mais completa.

Me estendi tanto falando das impressões que tive que nem falei direito de Contos Inacabados. É um compilado de estórias desde a Primeira Era até o início da Quarta Era, com a derrota de Sauron e a destruição do Anel. Conhecemos mais sobre os grandes personagens e acontecimentos que marcaram e sem os quais a história da Terra-média poderia ser bem diferente. Começamos com a história de Tuor e como ele conseguiu chegar a Gondolin, passamos pela vida conturbada de Túrin amaldiçoada por Morgoth, conhecemos um pouco mais sobre Númenor, seus costumes e como o anseio pelo mar de Aldarion levou à ruína de Númenor anos depois, mas ao mesmo tempo corroborou para que Sauron não tivesse dominado a Terra-média muito antes e quem sabe conquistado-a de fato. A vida de Galadriel foi destrinchada aqui, grande Senhora dos Noldor, que criou um refúgio seguro em Lothlórien, cuja sabedoria por vezes impediu Sauron de ir mais além. Detalhes sobre Isildur, que desconhecia descobri aqui, assim como o reino dos numenorianos sobreviventes à Queda prosperou e decaiu após a Guerra da Última Aliança, onde Isildur arrancou o Anel de Sauron após a morte de seu pai. A aliança de Gondor com os cavaleiros do Norte que futuramente fundaram Rohan ao vir ao auxílio de Gondor em dificuldade também é contada aqui e a partir deste ponto as coisas se tornaram mais familiares para mim, tive conhecimento de alguns fatos da trama de O Hobbit que desconhecia, sob a perspectiva de Gandalf dos acontecimentos, assim como alguns detalhes sobre a busca do Anel por Sauron antes de se mostrar para o mundo novamente que deixaram Frodo em uma situação muito mais delicada do que que aparentou em O Senhor dos Anéis.

Enfim, para quem ama Tolkien, com certeza esta obra é um deleite, se lida em conjunto com outras obras dele, ou ao menos uma leitura não muito distante de suas outras obras sobre este mundo fantástico que Tolkien criou, lhe traz detalhes da história que são tão importantes e deixam a narrativa dos fatos muito mais completa e maravilhosa.

O que ficou dessa leitura? A certeza de que irei adquirir as demais obras de Tolkien e ler e reler toda a sua obra, conhecer melhor esse mundo que tanto amo estar. Tolkien é meu autor favorito no mundo, e toda vez que leio ou releio algo escrito por ele descubro novas coisas que ainda não tinha visto, há sempre mais atrás de uma pedra que talvez tenha passado despercebida a primeira vista que você sempre se surpreende ao passar de novo por ela.
Glauber 23/05/2021minha estante
Massa! Ainda não adentrei no universo literário de Tolkien. Mas tenho a impressão de que vou gostar muito quando o fizer!

Naiana 24/05/2021minha estante
Eu sou suspeita, meu autor favorito, mas ele é incrível na criação dos mundos e seus textos se complementam muito bem, parece realmente que vc está lendo um relato histórico do mundo.

Matheus 28/07/2022

Uma experiência com um efeito bem diferente do que esperava
Livro ?: Contos Inacabados
Autor ?: J.R.R. Tolkien
Faixa etária ?: +12
Nota ?: 3.5?

Eu realmente não queria ter que falar sobre o que vou falar nessa resenha, mas será necessário. "Contos Inacabados" é uma obra póstuma do autor J.R.R. Tolkien e complementada pelo seu filho também já falecido Christopher Tolkien.

O livro não tem uma história fixa, fácil de descrever na hora da resenha. É uma junção de contos que se passam na ilha de Númenor e na Terra-Média durante todas três eras... mas não entregou o que prometeu.

Todas, senão a maioria, das histórias já são mencionadas em outros livros do autor, os personagens também aparecem nas outras estórias e ganham uma pequena extensão no vasto universo da Terra-Média, no entanto, serviu mais como uma obra meramente opcional do que como um complemente necessário.

Na minha opinião, as histórias foram muito enroladas e presas entre si, uma sem ligação com a seguinte e vice-versa. Entretanto, o ponto que mais me causou incômodo foi a narração de Christopher Tolkien na obra.

Eu sou um grande admirador diante o trabalho que Chris fez nas obras póstumas de Tolkien e em "Os Filhos de Húrin" ele me surpreendeu bastante ao tentar finalizar o conto e ainda se passar pela escrita de J.R.R... mas aqui foi bem diferente.

O livro deixa bastante destacado onde o pai está escrevendo e onde o filho está complementando, mas acabou que ficou bem misturado. Algumas coisas "sem né com cré" e que ficaram totalmente fora de contexto na obra. Uma decepção.

De todas as quatro partes, a que mais me prendeu foi a terceira por me levar de volta às páginas de O Senhor dos Anéis na famigerada missão de Frodo de levar o Um Anel para Mordor. Isso foi um ponto bastante positivo.

O livro, portanto, como já falei, consegue estender corda da história de vários personagens na Terra-Média e até responder metade das perguntas que o livro veio pra responder, mas com uma linguagem cansativa e um desenvolvimento bem enrolado.

Posso estar errado, mas, infelizmente acho que está chegando um momento em que os livros de Tolkien que estão saindo agora servem mais como uma extensão de histórias já escritas ou como tentativas de resposta para perguntas de fãs. Não estou dizendo que "Contos Inacabados" se encaixa nessas categorias.

Infelizmente, "Contos Inacabados" não veio aí para mim e causou uma amarga decepção, mas espero que "Béren e Luthien" e "A Queda de Gondolin" (volumes do autor que ainda pretendo ler em 2022) não surtam o mesmo efeito.

Não recomendo a leitura de Contos Inacabados se você está ansioso para a série de Senhor dos Anéis ou já é fã das obras já lançadas, porque eu, como leitor das obras de Tolkien, acredito que possa causar um leve repúdio às obras do professor. O livro não chegou a cumprir o que prometeu, mas também não foi inteiramente ruim. Foi uma experiência diferente.

Obrigado por ler até aqui :)
Mayhara 28/07/2022minha estante
Rapaz, não pela sua resenha mas por outras opiniões que jay ouvi por aí, acho que vou parar Tolkien em Senhor dos anéis (ainda não li). Tenho a impressão de que quando ler e terminar, vou pensar "já deu Tolkien, partiu novo autor, nova fantasia" kkkkkk Vamos ver...

Matheus 28/07/2022minha estante
Olha KKK se você se ENCANTAR e ficar viciada no universo da até pra ler O Silmarillion também... mas passar daí não dá muito certo não kk

Joao.Vitor 23/10/2016

RESENHA DO JÃO: CONTOS INACABADOS
Se existe um escritor que encantou o mundo com sua obra e transformou a fantasia num gênero importante na literatura, esse escritor é J.R.R. Tolkien (seu simbolo ainda vai virar uma tatuagem no meu corpo!). Tolkien começou com uma história simples, aventuresca e até mesmo infantil batizada de "O Hobbit". Com o tempo o escritor britânico expandiu seu universo, elaborou medidas, alfabetos próprios e um mundo somente seu para apaixonados leitores.

"Contos Inacabados" é um livro editado pelo filho de Tolkien - Christopher Tolkien. Christopher estudou e reformulou manuscritos de seu pai para compor essa obra. O livro possui diversos contos e não segue uma linha de leitura ou uma história precisa. Os contos têm a intenção de responder algumas perguntas, juntar fragmentos e unir partes que ficaram faltando desde "O Silmarillion" até "O Senhor dos Anéis".

Alguns contos são mais completos que outros, por isso Chris faz questão de relatar o porquê tal parte não está completa.

Os contos dos filhos de Húrin é fascinante, na verdade toda a história do famoso Túrin Turambar é deliciosamente trágica e grandiosamente esplêndida. A história de Galadriel e Celeborn é um pouco defasada, porém bem editada. A busca de Erebor e a Caçada ao Anel (relatados por Gandalf para Frodo) ajuda a compreender as intenções do mago em suas jornadas.

Para os fãs das obras de Tolkien, "Contos Inacabados" é um livro fundamental para a compreensão das atividades de um gênio da literatura.

Minha avaliação não poderia ser outra! 5 estrelas.
Mateus.Maia 25/10/2016minha estante
Gostaria de saber se para quem leu por completo o livro "Os filhos de Húrin", precisa ler o capítulo II da primeira parte de "Contos inacabados". Até pq Contos inacabados foi publicado antes de Os filhos de Húrin. Quem puder ajudar fico agradecido! :D

Ramires 07/11/2016minha estante
Mateus.Maia O que li a respeito é que "Os Filhos de Húrin" é um texto que está neste livro ("Os Contos Inacabados"), mas o livro "Os Filhos de Húrin" é mais completo em algumas coisas. Foi o que li por aí. Espero ter ajudado.

rafamassagardi 14/08/2023

Para virar uma Wikipédia ambulante do Tolkien
Contos Inacabados é uma leitura ideal para os verdadeiros fãs do Tolkien!
O livro traz múltiplas narrativas novas sobre a Eä; detalha e acrescenta novos detalhes a respeito daquelas que já conhecíamos de seus outros livros; nos informa sobre aspectos interessantíssimos que não foram tão explicados anteriormente; e nos traz de volta ao seu tão querido universo!?????
Não foi um livro rápido nem leve, mas vale muuito a pena! Recomendo a leitura deste após às de O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion.
brenda1 14/08/2023minha estante
não vejo a hora de ler esse ???? ele segue mais ou menos a mesma vibe de Silmarillion?

rafamassagardi 14/08/2023minha estante
Tem sim, especialmente as histórias da Primeira Era ;)

Tinúviel 17/05/2021

O meu conto favorito sempre vai ser sobre os filhos de Hurin, gostaria muito que a série da Amazon pudesse abordar essa história.
Bola de Neve 26/05/2021minha estante
Qual a série da Amazon,m

Fabricio.Campelo 30/11/2022

Uma colcha de retalhos
Mais do que qualquer outro livro editado pelo Christopher, os contos inacabados são pedaços dos escritos de seu pai, de anotações, de notas para lembrar.

Eu fiquei dividido em ler esse livro, pois amei as partes sobre Galadriel, Os Istari, Aldarien e Erendis e A Demanda de Erebor

Mesmo assim pensando nos pedaços pequenos de papel que o Christopher resolveu juntar e criar o livro.

Eu não sei se é vontade de simplesmente criar livro pra vender, ou de realmente passar pra frente a mente genial e sem precedentes do pai na criação de um universo tão gigantesco e rico.

Não está entre os meus livros preferidos, porém o terei com carinho na minha prateleira.
Thay262 04/06/2023minha estante
Tenho a mesma sensação que você, gostei das mesmas partes, enquanto outras nem tanto. Mas é um livro que tenho com carinho pelos retalhos que ele dá em relação a O Hobbit, SdA e Silmarillion. Porém, todos os livros "extras" depois desses parecem mais uma indústria "caça níquel", há esmero no Christopher em querer mostrar mais dos rascunhos do pai (porque Tolkien é genial e os rascunhos provam isso), mas a quantidade de livros "póstumos" é absurdo já, há mais livros póstumos que livros lançados pelo próprio Tolkien em vida, o EXCESSO de livros com o nome de Tolkien estampado mostra a família e herdeiros de Tolkien e indústria literária se aproveitando do nome do cara só para vender o material a fãs inconformados com um universo que não querem ver o fim.

Boni 08/08/2021

Um completamento perfeito pra história de senhor dos anéis e o Silmarillion, bem informativo e uma linguagem mais fácil que o Silmarillion
Lala 08/08/2021minha estante
Nossa, bom saber que a linguagem é mais fácil que o Silma kkkk. Amo O Silmarillion, mas mds, é mto difícil, quero mto ler os Contos tbm, q bom q é mais tranquilo

13marcioricardo 13/10/2022

Para fãs.
Livro recomendo para fãs. Aqui encontramos trabalhos incompletos e um maior conhecimento sobre personagens, objetos, lugares e eventos da Terra Média. O livro é comentado pelo filho do autor que fala sobre as ideias do pai, seus rascunhos, o quanto prezava pela obra, os seus dilemas e a perfeição que buscava.
steesz 15/10/2022minha estante
vou ler kingo

Vic 07/12/2021

Feito para amantes das histórias do Tolkien
Esse livro é um apanhado de trechos de histórias das 4 eras da Terra Média, podem ser muito divertidas ou as vezes extremamente entediantes, como por exemplo o conto da Galadriel e do Celeborn que foi difícil de acompanhar. Mas fora isso, esse livro é incrível e faz com que o leitor se torne ainda mais íntimo da Terra Média, pois é rico em detalhes e curiosidades da mesma.
Alex.Vargas 22/12/2021minha estante
A História de Galadriel é Celeborn quase me fez desistir agora.... Mas vamos em frente...

Ewerton Ricardo 27/08/2012

Tive que fazer uma mínima crítica mesmo...
O livro começa bem contando histórias de Tuor e os elfos da terra-média. Essa história fala sobre a missão dada por humo, Deus das águas,onde ele o dever de levar uma importantíssima mensagem ao mundo oculto. Mas depois o livro é separado por muitas histórias, algumas de difíceis entendimento. Fala sobre Turin, um grande aventureiro das terras de Númenor e de todos os seus reis. Encontrei muitos capítulos, ambos distintos e com historias difundidas, poderia ser organizado de forma continua. Ele deveria falar mais sobre as aventuras de Tar-Aldarion, um reis de Númenor etc. O livro possui muitos apêndice e o glossário e as notas parecem infinitos.
Enfim, o livro possui algumas histórias excelentes,mas não chegou a me agradar perfeitamente.
Eder 08/10/2012minha estante
É por isso que contém no nome "Contos inacabados..." =)