Contos Inacabados

Contos Inacabados J. R. R. Tolkien

Resenhas - Contos Inacabados

Fran Kotipelto 03/01/2011

Contos Inacabados de Númenor e da Terra-Média - Ler e Saber

Contos Inacabados de Númenor e da Terra-média,é sem dúvida nenhuma uma coletânea fantástica e de grande valia para os admiradores e principalmente para os fissurados pelo universo magnífico criado por esse gênio da escrita chamado John Ronald Reuel Tolkien.

Foi com muita felicidade que tive a oportunidade de comprar "Contos Inacabados" ler e saber que o mesmo é apresentado exatamente como foi deixado por Tolkien antes de morrer. Em O Silmarillion,Christopher Tolkien teve de fazer certas alterações no texto para dar consistência à obra,mas em Contos Inacabados isso não foi necessário,embora inúmeras notas venham acompanhando o livro e explicando certos pontos obscuros e/ou inconsistente dos textos,e isso é um ponto e tanto para a obra que se torna mais clara,e bastante elaborada.

Realmente ler Contos Inacabados é ter um banquete de conhecimento sobre O Mundo-Médio,a sensação de ler e ao terminar saber que o dever foi cumprido e que valeu a pena cada página,conhecer a história dos Istari,também do magnífico Tuor Eladar (avô de Elrond e grande herói dos homens da Primeira Era),além de informações preciosas sobre Ulmo,o Vala das águas e tantas outras histórias excepcionais,não só por serem ótimas,mas sim,por serem escritas com maestria,pelo escritor mais fantástico que conheço!
Malu 25/01/2011minha estante
Ooi, amei sua resenha, esse livro entrou pra minha lista de compras :D

nerdiculo 28/01/2011minha estante
Caralho, tenho nem o que falar. Onde eu assino?

Luh Costa 31/01/2011minha estante
Sou fã de Tolkien e sempre tive vontade de ler esse livro e agora que li sua resenha tenho muito mais vontade!

Shuichi 06/02/2011minha estante
então, muitas pessoas não gostaram desse livro, porem sempre tive vontade de ler esse lvro mas fiquei na duvida, lendo sua resenha e alguns comentarios vou add na minha estante ^^

Davi 09/02/2011minha estante
Muito boa resenha. Já li o CI e é realmente excelente, aconselho.

Ronildo 14/04/2012minha estante
Tolkien conseguiu algo único descrevendo a terra media, é impossível não ser impactado com isso.

Valentina19 22/07/2023minha estante
Odiei e abandonei

Matheus 20/06/2021

O professor Tolkien nunca falha!
Li esse antes de terminar o Hobbit e achei muito massa, é um livro que trás muitos anexos e explicações acerca das lendas pessoas e lugares do cenário nem de longe é o melhor livro pra começar a ler Tolkien mas é uma boa leitura para quem já é familiarizado com Gandalf e companhia!

Patrick 03/10/2011

Contos Inacabados - Um Livro Para Fãs
Este é um livro que, definitivamente, não é indicado para todos. Em primeiro lugar, se você não leu O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, não deve passar nem perto do Contos. Se você leu, mesmo assim, ainda são necessários alguns pré-requisitos básicos para poder apreciar esta obra: ser muito fã de Tolkien e todo o uiniverso criado por ele; e ser muito curioso.
O livro, basicamente, tem dois tipos de conteúdo: ficcional e enciclopédico. Isso mesmo. Boa parte dele é como se fosse um apanhado de informações sobre a Terra-média (ou Númenor) e seus povos, costumes, línguas e afins. Como se você, de fato, estivessde lendo uma enciclopédia. É aqui que entra a questão de ser curioso.
Outra constante são as duas (ou até mais) versões para uma mesma história. O que é preciso entender é que o Professor planejava escrever muita, mas muita coisa mesmo sobre seu 'universo'. Acontece que ele era um ser-humano e, como tal, foi vítima do inevitável destino da espécie: a morte. Sendo assim, apesar de desejar, não pôde terminar sua obra e deixou muita coisa incompleta, em rascunhos, textos sem revisão, com mais de uma versão, sem que tivesse tido tempo de escolher por uma como a definitiva. Então seu filho, Christopher - a quem devemos agradecer pela honra de podermos ter este livro em mãos - juntou as melhores histórias deixadas por seu pai (não só as melhores, mas também as que estavam num estágio mais avançado de finalização) e nos presenteou com estes Contos Inacabados.
Em vários momentos, então, após ler uma história, somos apresentados a outra versão dela mesma, muitas vezes com informações importantes diferentes. E é aqui que entra o pré-requisito vital para se apreciar a obra: ser (muito) fã de Tolkien. Afinal, não é todo mundo que deseja saber em que ano o Professor começou a escrever um conto, depois de quanto tempo ele o modificou, o que foi modificado e por aí vai.

Mas apesar de tudo isso, o livro também apresenta boas histórias, que acrescentarão bastante para quem deseja conhecer mais sobre a Terra-média e sobre Númenor. O melhor conto, aliás, na minha opinião é o que trata sobre Aldarion, o marinheiro númenoriano que depois se tornou Rei e Erendis, sua esposa. Dá uma boa idéia de como eram os costumes da ilha de Númenor, e de fatos acontecidos na Segunda Era - informações que não foram satisfatoriamente apresentadas n'O Silmarillion.
Outro conto muito interessante, é o que trata da formação do povo de Rohan e de como eles vieram habitar as terras ao norte de Gondor.
No mais, temos complementos de histórias já conhecidas, como as de Túrin e Tuor, dos anões que levaram Bilbo à Montanha Solitária, de Saruman e como este se tornou um traidor, entre outras.

Portanto, se você leu os três livros já citados no começo deste texto, é uma pessoa curiosa e um grande fã do Mestre Tolkien, não pode perder estes Contos Inacabados.

13marcioricardo 13/10/2022

Para fãs.
Livro recomendo para fãs. Aqui encontramos trabalhos incompletos e um maior conhecimento sobre personagens, objetos, lugares e eventos da Terra Média. O livro é comentado pelo filho do autor que fala sobre as ideias do pai, seus rascunhos, o quanto prezava pela obra, os seus dilemas e a perfeição que buscava.
steesz 15/10/2022minha estante
vou ler kingo

RafaelM 19/04/2022

Quiça inacabados..
É tão bom poder voltar e "completar" certas lacunas das histórias e/ou partes das vidas de seus personagens favoritos e nesse livro a sensação é bem assim.. E nunca vi um título ser tão justo com a obra, inacabados, como deve ser..

Para fãs do professor a obra nunca deveria acabar, e cada obra/material que vem pra somar já faz valer a pena a leitura, mesmo entrando em contradições ou divergências de algum ponto/referência já escrita ( Silmarillion), mas mesmo assim, sinto-me mais fã e realizado após acabar o inacabado (não resisto um trocadilho, kk).
Em resumo, valeu valeu..
PS: O Silmarillion ainda é meu livro favorito kk!

Ogaiht 23/11/2021

Para se Aprofundar na Obra de Tolkien
4 anos após a morte de J.R.R. Tolkien, seu filho Christopher Tolkien publicou a primeira obra póstuma de seu pai: O Silmarillion. O sucesso da publicação o incentivou a publicar as dezenas de escritos que J.R.R. Tolkien deixou. Temos aqui Contos Inacabados de Númenor e da Terra-média, uma coletânea de textos que aborda as 3 Eras do mundo de Tolkien. Alguns são como o próprio título diz: textos inacabados e outros são ensaios com várias versões diferentes e que nunca tiveram uma revisão final.
O livro é divido em 4 partes: a primeira parte é referente à Primeira Era e tem as estórias inacabadas que seriam versões estendidas dos contos de A Queda de Gondolin e Os Filhos de Húrin. A segunda parte é sobre a Segunda Era, tendo um texto descritivo sobre a geografia de Númenor, uma relação de todos seus reis e rainhas governantes, um belo conto chamada a Esposa do Marinheiro e as inúmeras versões da história de dois personagens muito importantes da Terra-média: Galadriel e Celeborn. A terceira parte tem um conto que mostra como nasceu a amizade entre os povos de Gondor e Rohan , também um texto sobre a organização militar dos Rohirrim (o texto que menos gostei) e uma narração de como Isildur perdeu o Anel e foi morto. Finalmente, a quarta parte tem dois ensaios interessantíssimos: um sobre a origem dos Istari (magos) e outro sobre as Palantíri, as pedras-videntes.
Este é um livro bem diferente dos anteriores de Tolkien, e recomendo lê-lo apenas depois de ter lido O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion. Podemos considerar este livro como uma introdução à coletânea de 12 livros chamada A História da Terra-média, que deverá ser lançada em breve. É um livro para aqueles que desejam se aprofundar na obra de Tolkien e, mesmo tendo contos inacabados ou sem uma versão com uma versão definitiva, mostram toda beleza e qualidade da escrita do pai da fantasia moderna.

Thiago548 01/08/2022

Foi bom, mas...
O livro é bom sim, mas não foi como imaginei.
Esperei um pouco mais de contos, mas foi bom, aprendi muito sobre a nossa amada Terra-Média. Agora tô esperando a série.
Gabrielly807 01/08/2022minha estante
E eu que decidi começar a ler Tolkien pelo livro O Silmarillion. Consegui ler com MTO custo, mas gostei bastante. Quero mto ler Contos Inacabados!

Monique 01/08/2022minha estante
A série é baseada nesses contos?

Thiago548 01/08/2022minha estante
Lunna Zarur, realmente O Silmarillion é bem difícil, eu achei bem cansativo, mas contos é um pouco mais fácil, se gostou de o Silmarillion vai gostar sim de contos.

Thiago548 01/08/2022minha estante
Monique, sim e não. Ela vai se passar na segunda era, e contos é dos livros principais que mais trata de Númenor e a segunda era.

Alex 21/06/2022

Os acessórios que faltavam
Os Contos inacabados trazem relatos diversos, de vários momentos da mitologia Tolkeniana. Desde a primeira era, até os posteriores à Guerra do Anel.

Não é um romance , não é um livro de contos, é um livro de estudo. Se você já leu O Senhor dos Anéis e o Hobbit, se apaixonou e quer entender melhor esse universo, terá em mais material de sobra nesse livro. Agora, se vc não leu nada de tolkien, esquece, esse livro não é para você.

Tolkien era perfeccionista, por isso nesse livro, você encontra versões diversas sobre uma mesma história, em alguns casos até três versões. Por isso, reafirmo, é para quem quer completar o quebra cabeça sobre a Terra-Média. É para estudo, não para vc mergulhar numa narrativa leve e agradável.

Se recomendo? Sem dúvida, mas somente para os entusiastas, os verdadeiros apaixonados pela Terra-Média.

Silas-sama 12/12/2021

Algumas boas novidades
Sim, ele demora um pouco para trazer novos contos e fechamentos, mas os traz e é motivo o suficiente para todo amante da Terra-Média lê-lo, gostei.

Agora lerei um paliativo para ressaca pós Tolkien como sempre faço :)

Lusca 24/04/2021

Não achei tão legal...
Como o próprio título diz, são contos inacabados. Uma mistura de contos diferentes em um único livro, com alguns acréscimos de detalhes, nada que venha a ser extraordinário.
Sou grande fã de Tolkien e suas obras, mas esta não me encheu os olhos como algumas outras. Acredito que justamente pelo livro ser a junção de contos com detalhes (não seguem uma linha reta), acabou não sendo cativante como esperava.
Todavia, não deixa de ser uma leitura sobre contos do universo Tolkien.

Guilherme.Oliveira 08/05/2022

O melhor de tudo é poder retornar a alguns episódios da Terra Média.

Revisitar outras histórias com novas informações e revisá-las por outros primas é muito satisfatório.

Boni 08/08/2021

Um completamento perfeito pra história de senhor dos anéis e o Silmarillion, bem informativo e uma linguagem mais fácil que o Silmarillion
Lala 08/08/2021minha estante
Nossa, bom saber que a linguagem é mais fácil que o Silma kkkk. Amo O Silmarillion, mas mds, é mto difícil, quero mto ler os Contos tbm, q bom q é mais tranquilo

Eduardo Spohr 26/04/2017

"Tour" pela Terra-Média
Enfim terminei de ler “Contos Inacabados” e assim encerro a minha jornada pelos principais livros considerados “canônicos” da Terra-Média (a saber: “O Hobbit”, “O Senhor dos Anéis”, “Silmarillion” e “Contos Inacabados”).
Minha opinião, muito breve, é a seguinte: gostei, mas só recomendaria para RPGistas e aqueles que são realmente aficionado pelo mundo criado por Tolkien. “Contos Inacabados” não é um poema épico como “Silmarillion” (a bíblia de Arda), mas uma coleção de textos escritos pelo autor britânico e organizado por seu filho, Christopher Tolkien, que muitas vezes precisa explicar e contextualizar as histórias. Sendo assim, “Contos Inacabados” é um tanto irregular. Há histórias muito interessantes e outras nem tanto, até porque, arrisco dizer, Tolkien (pai) não pretendia publicar todas elas.
Os primeiros capítulos, relativos à Primeira Era, são um pouco etéreos para nós, já que não se conectam com os personagens que aprendemos a gostar em “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis” — se bem que a narrativa sobre Turin Turambar é um tanto emocionante. Já os capítulos finais, que abordam acontecimentos, artefatos e personagens da Terceira Era, são muito bacanas e mais palpáveis para quem leu e curtiu principalmente OSdA. Um fato curioso é que, como vários trechos não foram concluídos por Tolkien (daí o título “Contos Inacabados”), eles acabam se contradizendo em certos pontos, como no caso das origens de Galadriel e Celeborn. Quando isso acontece, Christopher nos apresenta as diversas versões e deixa que nós, leitores, escolhamos o cânone.
Já que estou no embalo, vou partir logo pra “Filhos de Húrin”. Depois dou minha opinião. Boa sexta e um ótimo fim de semana a todos :-)
Helder 27/04/2017minha estante
"Contos Inacabados" está na minha lista de leituras para esse ano e assim completarei tbm os canônicos (apesar de ter lido muitas outras obras do Tolkien). "Filhos de Húrin" é o meu livro preferido de todos os que li na vida, arrisco dizer que vá gostar muito Eduardo. Abraço!

Bozo 09/05/2017minha estante
Estou lendo também, e eh bem como tu disse, os primeiros contos são muito etéricos. Mas estou gostando.

Douglas Roberto 22/08/2017minha estante
Contos Inacabados está, por mais engraçado que pareça, na minha lista de livros Inacabados. Parei na metade a uns 3 anos. Só faltaria ele pra completar os que o Spohr leu. Vou tentar terminá-lo um dia.

roseli.ferreiraedu 20/01/2022

O incrível e maravilhoso mundo de Tolkien
Como grande fã da Saga maravilhosamente escrita por Tolkien: O Silmarilion, o Hobbit e O Senhor dos Anéis, tinha uma expectativa imensa pela leitura de Contos Inacabados. Que leitura rica, que histórias bem construídas e entrelaçadas.
Tolkien esclarece em Contos Inacabados questionamentos que fazemos ao ler as sagas, com uma riqueza de detalhes que mais uma vez me cativa e impressiona. Destaque para os contos aprofundando sobre as palantír, os istari e sobre a história de Galadriel e Celeborn, meus preferidos.

Dickar 13/03/2022

Universo Tolkien é maravilhoso ??
Para quem quer estudar tudo sobre o universo Tolkien "contos inacabados" é ótimo para isso. Mas sugiro que tenha os livros "O Senhor dos anéis - O retorno do rei/ O Silmarillion" para um estudo mais profundo, por que pede para consultar notas, apêndice e algumas páginas para entender alguns contos.
Sempre amei Tolkien e depois de mais uma leitura profunda passei a amar muito mais.??