Contos Inacabados J. R. R. Tolkien

Resenhas - Contos Inacabados

Vic 07/12/2021

Feito para amantes das histórias do Tolkien
Esse livro é um apanhado de trechos de histórias das 4 eras da Terra Média, podem ser muito divertidas ou as vezes extremamente entediantes, como por exemplo o conto da Galadriel e do Celeborn que foi difícil de acompanhar. Mas fora isso, esse livro é incrível e faz com que o leitor se torne ainda mais íntimo da Terra Média, pois é rico em detalhes e curiosidades da mesma.
Alex.Vargas 22/12/2021minha estante
A História de Galadriel é Celeborn quase me fez desistir agora.... Mas vamos em frente...

Geovane 02/02/2013

Particularmente, acredito que Contos Inacabados é um livro organizado especialmente para fãs e admiradores de J. R. R. Tolkien.
O Livro é uma compilação de contos, como o nome diz, inacabados, onde suas histórias revelam fatos importantes para o desenvolvimento do que foi a Terra Média.
Devo dizer que o livro em muitos momentos é maçante, mas ele contem informações valiosas para leitores que, como eu, adoram se embrenhar nos bastidores de toda a trama central.

Talita.Lobo 06/01/2022

Contos?.. que não foram terminados ????
Como o próprio título induz?. O livro vai contar histórias que não necessariamente possuem um fim ou um acabamento, mas essas histórias visam explicar, fortificar ou tapar alguns buracos que possam existir no Simarillion, no Hobbit ou nos Senhor dos anéis. Então o livro retoma a história de alguns dos vários personagens que são citados nessas obras posteriores. No estilo Tolkien de escrever, tenta-se também unir essas histórias na medida de seus acontecimento, geografia ou estudo linguístico. O livro é divido em histórias da ?Primeira Era? ?Segunda Era? e ?Terceira Era?. Particularmente, eu gosto muito de toda a criação e magia envoltas nos livros de Tolkien. Mas muitas vezes (MUITAS) perco a paciência e acho muito chato o desenrolar das histórias. Creio que é uma falha minha, obviamente. Tolkien tem toda uma preocupação em dar forma e força para sua história, que em parte é uma mitologia própria. Para tanto ele cria mundos metafísicos e físicos, conta sobre a origem dos dias, sobre a queda do sagrado, sobre a força dos homens. O que não é muito aproveitado por mim são as árvores genealógicas, as análises da formação das palavras e algumas explicações geográficas. Mas isso só mostra como a obra do autor é fantástica, rica e muito muito muito coerente.
Neste livro em específico alguns contos foram uma história a parte, em outros parece que ele teve ideias melhores no meio do caminho e deixou alguns totalmente de lado.
Mas é uma obra muito interessante e muito fundamental para entender todo o universo elaborado por Tolkien.

Dernhelm 17/06/2022

Contos Inacabados
Contos Inacabados não tem uma narrativa contínua, mas sim algumas versões de estórias já contadas em outros livros e anotações do Tolkien que não foram para o texto final de O Silmarillion. Mesmo assim, gostei muito da leitura, principalmente dos trechos sobre "Tuor e sua chegada a Gondolin" e "Aldarion e Erendis".

Nobre 17/08/2021

Fantástico!!!!
O livro é muito bom e é uma leitura indispensável para quem já leu a trilogia de O Senhor dos Anéis pois o livro amplia ainda mais o universo que tolkien criou com histórias incríveis como a de Aldarion e Erendis. Portanto, eu recomendo bastante a leitura desse livro.

Eliana 07/07/2021

Pra quem realmente é fã/curioso
É bem demorado de se ler, porque tem que ler aproveitando a maneira que o Tolkien foi desenvolvendo o livro. E esse que é o legal, o cara foi um gênio e quanto mais eu aprendo sobre o mundo da Terra Média mais curiosidade eu tenho.

Brenner 22/04/2021

Infelizmente Tolkien era um procastinador e não concluiu todas as histórias antes de sua morte, mas seu filho fez um bom trabalho reunindo esses contos nesse livro.

Thiago275 06/07/2021

Muito bom, mas não indicado para iniciantes
Publicado pela primeira vez em 1980, Contos Inacabados é o segundo livro póstumo de Tolkien ligado ao Legendarium (o conjunto de histórias fantásticas passadas na Terra-Média ou em Beleriand).

No entanto, ao contrário do Silmarillion, que contém uma história completa e coesa, aqui encontramos uma série de textos diferentes na forma, no acabamento e na data de escrita. São inacabados tanto no sentido literal (caso de "De Tuor e Sua Chegada a Gondolin") quanto num sentido mais amplo, como um texto que nunca teve uma definição conclusiva nem uma forma final (caso de "A História de Galadriel e Celeborn).

Em certos aspectos, esse livro é mais trabalhoso, tendo em vista que, além do texto de Tolkien, temos comentários de seu filho Christopher, notas explicativas (tanto de Tolkien como de seu filho), apêndices e um glossário. Não seria exagero classificar Contos Inacabados como um livro de estudos.

No entanto, o "estudo" compensa. Aqui encontramos verdadeiras pérolas, dentre as quais, na minha opinião, as histórias de maior interesse são aquelas que dizem respeito à Terceira Era, época em que se passam O Hobbit e O Senhor dos Anéis.

Por exemplo, "A Demanda de Erebor" mostra como Gandalf escolheu Bilbo para ingressar na companhia de anões que iam à Montanha Solitária e como foi difícil para ele convencer Thorin do acerto disso. Já "A Caçada ao Anel" mostra a busca dos Espectros do Anel pelo longínquo Condado, onde morava Frodo.

Ao fim, temos três "ensaios" de Tolkein acerca de detalhes de suas histórias. O mais interessante é aquele sobre Os Istari (os magos), em que ficamos sabendo quem eram, de onde vieram e qual era sua missão.

Esse livro mostra porque Tolkien é um dos meus autores preferidos. Mesmo suas histórias "inacabadas", com várias versões, interrompidas ou somente esboçadas possuem uma grandiosidade que poucos escritores conseguem alcançar. Mesmo "inacabadas", suas histórias mostram o quão profundo e detalhado era o universo criado pela mente do Professor.

Aly 16/12/2021

Eu adorei! Esse conto é surpreendente, e ajuda muito a entender bem mais o universo de Tolkien!

Mas se voce não leu os outros, vai ficar meio perdido.

Tony 17/09/2020

Mergulho no conhecimento
Ler esta obra demonstra o quanto o autor foi genial e a frente de seu tempo.
Se você é um leitor que nunca chegou perto de uma obra sequer de J.R.R. Tolkien, fuja deste livro! É necessário um conhecimento mínimo de pelo menos duas a três obras do autor para começar a ligar um ponto ao outro de todo o universo da Terra-média e suas histórias.
O texto é extremamente pesado e denso, o que as vezes pode complicar um pouco a leitura, porém é recompensador conhecer mais a fundo alguns pontos desse universo fantástico.

Romulo 16/09/2020

Leitura para quem já tem prévio conhecimento das obras ligadas ao Universo de Tolkien referente ao Senhor dos Anéis.

Os capítulos sobre Os Ístari e As Palantíri já valeram o livro inteiro, show!

Luisa 10/06/2021

Livro que complementa o universo
Tive uma dorzinha no coração com esse livro. Como o titulo diz são contos inacabados, isso me fez pensar em quantas outras dezenas de histórias o Tolkien poderia ter escrito nesse universo. Isso me deixou triste.

Gostei mais de uns contos do que de outros. No geral acho que complementam muitos os livros anteriores. Consegui ter uma visão diferente e até mais profunda e humana de alguns personagens já conhecidos. Foi delicioso revisitar personagens de O Senhor dos Anéis, lá pro final e mergulhar ainda mais nas duas primeiras Eras que são pra mim as mais interessantes.

Meu maior problema nessa leitura foi que achei um sururu. Sim o Tolkien filho fez o melhor trabalho possível pra compilar e editar todos os materiais de seu pai, mas na hora da leitura é um pouco desagradável ler um texto estruturado e depois partes de rascunhos, cartas e declarações, que às vezes até mesmo se conflitam.

Cervethion 16/04/2012

O livro cativa o leitor através de narrativas que abordam o universo criado por Tolkien nas três Eras.

Apresenta muitos comentários explicativos de Cristopher Tolkien e não pode ser lido à parte de "O Silmarillion" e "O Senhor dos Anéis". No entanto, é um livro importantíssimo por enriquecer trechos tratados nas obras citadas!

Rafael.Silveira 23/09/2022

Contos Inacabados
Livro que relata alguns contos, da primeira, segunda e terceira era.
Contos que não foram acabados pelo autor, mas foram "concluidos" da melhor forma possivel pelo filho, e publicados. Contem contos da terra média e também de Numenor. Livro fantástico.

Ctakei 27/11/2020

Expande a vivência do universo criado por Tolkien
No início parecia apenas um punhado de anotações que o autor fez para criar sua obra.

Mas no decorrer dos textos surge uma compreensão mais profunda tanto das intenções do autor como de cada motivação de cada personagem.

Em especial cito a parte final, que diz respeito a trilogia do anel. Surge uma compreensão muito maior de cada personagem e de seu papel dentro dessa história.

Comecei lendo como uma curiosidade sobre a obra toda e terminei apreciando infinitamente mais esse universo que Tolkien criou.