Contos Inacabados

Contos Inacabados J. R. R. Tolkien

Resenhas - Contos Inacabados

Fabricio.Campelo 30/11/2022

Uma colcha de retalhos
Mais do que qualquer outro livro editado pelo Christopher, os contos inacabados são pedaços dos escritos de seu pai, de anotações, de notas para lembrar.

Eu fiquei dividido em ler esse livro, pois amei as partes sobre Galadriel, Os Istari, Aldarien e Erendis e A Demanda de Erebor

Mesmo assim pensando nos pedaços pequenos de papel que o Christopher resolveu juntar e criar o livro.

Eu não sei se é vontade de simplesmente criar livro pra vender, ou de realmente passar pra frente a mente genial e sem precedentes do pai na criação de um universo tão gigantesco e rico.

Não está entre os meus livros preferidos, porém o terei com carinho na minha prateleira.
Thay262 04/06/2023minha estante
Tenho a mesma sensação que você, gostei das mesmas partes, enquanto outras nem tanto. Mas é um livro que tenho com carinho pelos retalhos que ele dá em relação a O Hobbit, SdA e Silmarillion. Porém, todos os livros "extras" depois desses parecem mais uma indústria "caça níquel", há esmero no Christopher em querer mostrar mais dos rascunhos do pai (porque Tolkien é genial e os rascunhos provam isso), mas a quantidade de livros "póstumos" é absurdo já, há mais livros póstumos que livros lançados pelo próprio Tolkien em vida, o EXCESSO de livros com o nome de Tolkien estampado mostra a família e herdeiros de Tolkien e indústria literária se aproveitando do nome do cara só para vender o material a fãs inconformados com um universo que não querem ver o fim.

Debs @DeboraMaryn 17/10/2022

Um pouco mais de Terra Média
É uma leitura para quem quer um pouco mais de informação sobre as histórias da terra média, complementando O Hobbit, O Senhor dos Anéis e o Silmarillion. É cansativo, mas vale o esforço.

Gabriel 25/02/2023

Este é um livro que exige que você conheça os textos fundamentais de Tolkien: O hobbit, Senhor dos anéis e O silmarillion. Sem eles, acho que nada fará sentido. Aqui temos contos verdadeiramente inacabos comentados pelo filho de Tolkien. É um mergulho interessante nas possibilidades que estavam em aberto, nas decisões por fazer na escrita, nos processos de redação. Há muita informação adicional para quem quer ir além das histórias anteriores.

Lobinha Sincera 16/07/2023

Assim como Silmarillion, os contos inacabados será mais de interesse dos que realmente são fãs do universo do autor ...achei muito interessante e gratificante

Shiro 26/08/2023

Contos ótimos e inacabados
Nesse livro podemos ver com mais amplitude alguns contos que infelizmente ao longo do tempo foram inacabados, ele ajuda e detalha mais alguns contos que já vimos em O Silmarillion e ajuda a aumentar mais ainda esse universo imenso de Tolkien.

Ses 27/05/2020

Contos Inacabados da Terra-Media e Numenor
por mais que eu adore tolkien e todo sei fantabuloso universo, esse livro é muito picotado e sem um rumo certo então ele é para todos os lados. Mas pra um fã de tolkien é uma leitura interessante

Marcio 26/10/2020

Para quem quer saber mais.
"Suponho que seja um tributo ao efeito curioso que histórias tem, quando baseadas em trabalhos muito elaborados e detalhados de geografia, cronologia e idioma, de que tantos clamem por puras 'informações' ou 'pano de fundo'"
Com estas palavras o próprio Tolkien já demonstrava um movimento que surgiu logo da publicação do Hobbit e mais ainda depois de O Senhor dos Anéis, ou seja, a busca por parte dos leitores de maiores detalhes deste mundo, que apesar de fantástico, é congruente e possui elementos harmônicos e extremamente verossímeis para quem tem um olhar mais atento. É impossível entrar em contato com a obra literária de Tolkien e não ter vontade de conhecer mais esse universo. Esse livro traz a história por traz da "estória" e mostra o minucioso processo de criação de Tolkien. É impressionante que da mente de um homem todo um mundo foi gestado.

William.Camara 14/12/2020

Como um novo entusiasta de Tolkien, eu ainda me choco (e muito) com a complexidade de toda a obra. São inúmeras dimensões e níveis para o Legendarium, e Contos Inacabados é a prova física disso. O quanto Tolkien se empenhava em desenvolver todo o seu universo, nos mínimos detalhes, a ponto de abrir varias narrativas que não tiveram a oportunidade de serem concluídas. A riqueza de toda a obra é admirável, entretanto, Contos Inacabados é uma narrativa densa, e em partes até difícil de absorver. Sem dúvidas, é um livro para aprofundar os nossos conhecimentos sobre o universo, e deve ser lido com muito apreço e dedicação.

Levi.Sabino 23/03/2021

Mais um pouco de felicidade!
Pra quem está numa maratona de J.R.R. Tolkien desde o começo do ano, devorando tudo que tem o nome dele na capa, ansioso pra enfim ler a história que originou todo esse universo e lendo os livros que cronologicamente vem antes da história principal, Contos Inacabados é simplesmente PER-FEI-TO! Desde o panorama inicial da Primeira era e de algumas histórias importantes do início dos tempos, até as explicações e explanações de assuntos pertinentes às Segunda e Terceira eras, o conhecimento e genialidade que Tolkien passa faz você pensar em como um único homem conseguiu pensar em tudo isso e desenvolver uma história belíssima no meio de um universo imenso e rico. Não canso de dizer o quanto eu admiro esse homem!

Vane Chase 12/04/2021

Esse livro é mais um degrau pra quem quer aprender mais sobre os escritos de Tolkien e é nítida a diferença entre livros mais finalizados como O Silmarillion. Mais denso, com mais interrupções pra notas e revisões do Christopher Tolkien. Mas isso não torna a leitura menos incrível. Assim como Silmarillion muda totalmente a visão do leitor de Tolkien, esse livro faz o mesmo acrescentando diversos elementos inéditos e percepções da evolução das ideias do autor. Mais informações sobre a Segunda Era, sobre a Galadriel, os Istari... Extremamente rico pra melhorar nossa compreensão do universo de Arda, que se torna cada vez mais mágico com a expansão do entendimento.
É sim um livro denso e um tanto cansativo, talvez até mesmo difícil, porém, o prazer de entrar de novo nesse universo de um ponto de vista diferente e mais amplo faz o esforço extra valer a pena. Tem que ter força de vontade e muito interesse pra ler mas pra quem se enquadra nisso é uma ótima leitura definitivamente.

Fernando.Araujo 30/12/2021

Um livro de complementos
Fiquei surpreso com esse livro pois é realmente o que ele diz, um livro de contos inacabados. Além das histórias escritas existem muitas notas complementares. É como uma análise textual sobre os textos, um estudo. Se você gosta de histórias, esse não é um livro tão indicado.

Daniel.Victor 23/07/2021

Sem palavras!
O livro é sensacional. Impressionante como tudo é muito bem encaixado na linha do tempo da terra-média.

Bibi 04/08/2021

Tolkien ícone
Tenho nem o que falar sou apaixonada do tolkien e em qualquer coisa que ele faz eu não entendi no começo o sentido do livro mais depois entendi é ele é simplesmente tudo não tenho o que reclamar
Leoferr 04/08/2021minha estante
???. Doido pra chegar minha hr de ler tbm

Leonardo 03/09/2021

O livro é um compêndio que traz detalhes de narrativas citadas em outras obras do autor J. R. R. Tolkien

Luana 08/10/2021

Um extra do Hobbit, do SdA e do Silmarillion
Esse é um livro complementar indispensável do legendário. Parece que todas as informações e curiosidades que não couberam nos outros livros (O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion) estão aqui.

Senti falta nessa edição de mapas mais elaborados (talvez a nova edição da Harper já tenha).