Contos Inacabados J. R. R. Tolkien

Resenhas - Contos Inacabados

Larissa Verena 23/09/2022

Contos Inacabados é uma coletânea de textos sobre a Terra Média dividos entre Primeira, Segunda e Terceira Era.
Organizados pelo filho do Tolkien, esses textos expandem esse universo explicando a origem e o destino de alguns personagens, detalhes de alguns acontecimentos e até versões alternativas.
Alguns contos são um pouco repetitivos, são versões mais longas de textos já apresentados em outros livros do autor.
É um livro para quem já leu, pelo menos, O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion e deseja conhecer mais sobre esse universo rico e complexo que é a Terra Média.

izzy.jpg 28/04/2022

fofoca.
a maior rede de fofocas da terra média este livro!
mas ler ele sem ler silmarillion é caçar pra cabeça.

Gabriel 25/02/2023

Este é um livro que exige que você conheça os textos fundamentais de Tolkien: O hobbit, Senhor dos anéis e O silmarillion. Sem eles, acho que nada fará sentido. Aqui temos contos verdadeiramente inacabos comentados pelo filho de Tolkien. É um mergulho interessante nas possibilidades que estavam em aberto, nas decisões por fazer na escrita, nos processos de redação. Há muita informação adicional para quem quer ir além das histórias anteriores.

Daniel.Victor 23/07/2021

Sem palavras!
O livro é sensacional. Impressionante como tudo é muito bem encaixado na linha do tempo da terra-média.

Bibi 04/08/2021

Tolkien ícone
Tenho nem o que falar sou apaixonada do tolkien e em qualquer coisa que ele faz eu não entendi no começo o sentido do livro mais depois entendi é ele é simplesmente tudo não tenho o que reclamar
Leoferr 04/08/2021minha estante
???. Doido pra chegar minha hr de ler tbm

Leonardo 03/09/2021

O livro é um compêndio que traz detalhes de narrativas citadas em outras obras do autor J. R. R. Tolkien

Luana 08/10/2021

Um extra do Hobbit, do SdA e do Silmarillion
Esse é um livro complementar indispensável do legendário. Parece que todas as informações e curiosidades que não couberam nos outros livros (O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion) estão aqui.

Senti falta nessa edição de mapas mais elaborados (talvez a nova edição da Harper já tenha).

Fernando.Araujo 30/12/2021

Um livro de complementos
Fiquei surpreso com esse livro pois é realmente o que ele diz, um livro de contos inacabados. Além das histórias escritas existem muitas notas complementares. É como uma análise textual sobre os textos, um estudo. Se você gosta de histórias, esse não é um livro tão indicado.

Costa 31/12/2021

Bem específico
É um livro bem específico pra quem é fanático na mitologia Tolkiana.

Se você é um iniciante no mundo do Tolkien recomendo q vc leia os demais livros dele antes de se aventurar nesse (e também leia todos os apêndices pq eles são mencionados nesse livro)

Inlectus 17/06/2009

Muito bom.
Texto agradável e muito rico, escrito com alegancia, altamente recomendavel.

Gabii 19/12/2012

Mais difícil que o Silmarillion...
“Contos Inacabados” consiste em um apanhado de histórias de diversas eras (isto é 1° 2° e 3° eras). Como o nome já diz, muitos desses contos estão realmente sem uma conclusão certa, muitos foram completos com notas deixadas por Tolkien ou não foram concluídos, por causa disso o livro possui notas imensas, muitas vezes desnecessárias e um glossário desanimador.
O livro em si possui uma qualidade alta, mas se você assim como eu já leu os livros “O Silmarillion” e “Os Filhos de Húrin”, você com certeza já conhece muito da história dos contos (se você já leu os três significa que você conhece a história dos filhos de Húrim de trás para frente), isso acaba tornando o glossário, por exemplo, desnecessário uma vez que ele é quase igual ao do Silmarillion.
A vantagem desse livro consiste em mostrar algumas coisas que não foram bem esmiuçadas em outros livros, como a história da Galadriel, e dos Drúedain, entre outros; e por revelar alguns detalhes sobre a guerra do anel, e sobre o período em que se passa “O Hobbit”.

Visitem:
Curtam também:

Tali @letrasmaislivros 20/11/2017

Contos Inacabados
Contos Inacabados reúne contos de diferentes períodos da história da Terra Média, sendo necessária a leitura de O Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarilion antes da leitura destes contos. Acompanhamos velhos personagens conhecidos de O Silmarilion, como Tuor, Turin (sua história é contada de forma estendida em Os Filhos de Húrin), entre outros, em diferentes momentos, que complementam as histórias já escritas.

É um importante livro para quem ama a Terra Média. Porém, como o próprio título sugere, são contos inacabados, e conforme a leitura ficamos querendo um final para determinado conto, o que não ocorre em alguns.

No entanto, há muitos contos interessantes, alguns são apenas cenas contadas por diferentes pontos de vista. Os mais interessantes, em minha opinião, foram os relacionados a Gandalf, narrando períodos durante e após a derrota final de Sauron e seu anel do poder, assim como os da elfa Galadriel, narrando como ela e seu marido Celeborn se conheceram e se apaixonaram.

Outros contos são sobre personagens ao qual Tolkien pareceu mudar de ideia durante a criação deles, mudando suas origens e laços familiares. Descobrimos mais sobre os Istari, os magos da Terra Média, e sobre as pedras Palantír.

Em suma, é um livro essencial para os fãs do mundo de Tolkien. No entanto, para quem está começando a se aventurar pelos livros do autor, recomendo iniciar a leitura por O Hobbit, pois possui uma linguagem mais leve e simples do que os outros livros do autor.

site: https://letrasmaislivros.blogspot.com.br/

Lili 21/01/2018

Contos Inacabados
O título descreve bem: são trechos que Tolkien começou a escrever, mas não concluiu, porque sua obra simplesmente não cabe em uma vida humana.

O livro explica muita coisa de O Silmarillion e também de O Senhor dos Anéis. Algumas partes eu achei um pouco chatinhas (por isso a nota não foi máxima), mas no geral é muito interessante. Foi uma releitura, muito mais bem aproveitada que a primeira leitura.

Recomendo MUITO para quem já leu O Senhor dos Anéis, O Hobbit e Silmarillion, e se interessa por aumentar seus conhecimentos sobre o mundo maravilhoso criado pelo mestre Tolkien.

Bruce 19/02/2018

Um ótimo livro, revela e discute a respeito de coisas discutidas sobre a Terra Média. Apresentando curiosidades e nos fazendo entender melhor diversos temas e personagens que anteriormente não tinham sido explorados.

Caio 16/12/2018

Ótimo para agregar conhecimento ao mundo de Tolkien!!
Um ótima coletanea para aprender mais detalhes do mundo criado pelo genio escritor J.R.R Tolkien. Li quase todos só faltando O Hobbit e para mim foi excelente. Primeiro: Da história de Tuor (Turambar) que é emocionante, dolorida. Fala de Númenor em mais detalhes com o mapa que a ilha estrelar. E o romance e a história mais bem construída de Contos Inacabados: Andarion e Erendis o conto do marinheiro e esposa é sensacional, fala da sucessão do trono e também dos reis de Numenor inclusive com a filha desse casal, até a queda de Númenor é falado. Detalha mais sobre a reunião (conselho branco onde Saruman era líder para caçar o anel), e da reunião de Gandalf conseguiu entre anões e Bilbo. Tem Druedain, instari,Palantiri (bolas para comunicação). Enfim só nao curtir tanto Galadriel e Celeborn pareciam incompletos com coisas esboçadas e incompletas. Vale mt a pena a quem deseja se aprofunda cada vez mais no mundo da Terra média, para mim é maravilhoso. 4/5.