Contos Inacabados J. R. R. Tolkien

Resenhas - Contos Inacabados

Gabriel 24/09/2016

Os bastidores da Terra-Média
Resolvi deixar Contos Inacabados por último na minha saga pela conhecida Terra-Média. As diversas ordens de leitura do universo espalhadas pela internet, além do próprio texto do Christopher Tolkien no início da obra recomendando ao leitor que apresentasse um conhecimento prévio sobre o esplendoroso mundo ficcional do seu pai antes de iniciar a leitura propriamente dita do livro tinham me induzido a tratar a obra como uma espécie de capítulo final. Não que essa fosse menos importante que as outras, mas era necessário um cuidado especial. Como profundo admirador da capacidade imaginativa do Tolkien, já esperava que Contos Inacabados surpreendesse-me assim como já tinham feito O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, ainda que esse livro fosse diferente dos demais, como o seu título sugere. No final das contas, Contos Inacabados é um livro que me agradou e que deve satisfazer os fãs do autor.

Considero que a obra apresenta novas histórias, mostra um outro lado da Terra-Média, e ainda descreve mais daquilo que já ouvimos falar. Logicamente, novos contos são apresentados durante as páginas do livro, historietas que provavelmente não desagradarão ao leitor, ainda que infelizmente sem um fim. Mesmo assim, o livro navega por mares já descritos em outras obras do Tolkien. No entanto, a diferença é que o destaque nessa ocasião são personagens, povos, lugares ou batalhas que nos primeiros livros do universo tolkienieano são deixados em segundo plano, como os Drúedain e as Batalhas dos Vaus do Isen.

Dessa maneira, Contos Inacabados permite ao leitor aprofundar-se em alguns aspectos da Terra-Média, recebendo do seu autor e do editor (Christopher Tolkien) as devidas justificativas sobre por que alguns acontecimentos descritos por exemplo em O Silmarillion aconteceram, fazendo deles algo totalmente lógico ao leitor, o que é comum em Tolkien, ainda que tais descrições desagradem alguns. Por último, esboços de partes já encontradas em O Senhor dos Anéis e em outros livros são apresentados aqui, fazendo com o que o fã do autor entenda, ainda que de forma muito superficial, como as ideias vieram a tomar a forma como estão nas outras obras, assim como o que mudou ao longo do processo de escrita.

Portanto, Contos Inacabados é um livro a ser indicado principalmente àqueles que são simpatizantes do Tolkien, para aqueles que não aceitam mesmo depois de tantos livros sobre a Terra-Média não encontrarem mais nenhuma nova história do universo, para aqueles que até mesmo um rascunho de um novo conto vale a pena ser lido para matar a saudade desse mundo, e para aqueles que desejam ser surpreendido mais uma vez pela capacidade criativa desse admirável escritor que foi J.R.R. Tolkien. Embora para mim esta obra não supere O Silmarillion nem O Senhor dos Anéis, ainda assim a vejo com o bom e velho nível Tolkien de qualidade.

Joao.Vitor 23/10/2016

RESENHA DO JÃO: CONTOS INACABADOS
Se existe um escritor que encantou o mundo com sua obra e transformou a fantasia num gênero importante na literatura, esse escritor é J.R.R. Tolkien (seu simbolo ainda vai virar uma tatuagem no meu corpo!). Tolkien começou com uma história simples, aventuresca e até mesmo infantil batizada de "O Hobbit". Com o tempo o escritor britânico expandiu seu universo, elaborou medidas, alfabetos próprios e um mundo somente seu para apaixonados leitores.

"Contos Inacabados" é um livro editado pelo filho de Tolkien - Christopher Tolkien. Christopher estudou e reformulou manuscritos de seu pai para compor essa obra. O livro possui diversos contos e não segue uma linha de leitura ou uma história precisa. Os contos têm a intenção de responder algumas perguntas, juntar fragmentos e unir partes que ficaram faltando desde "O Silmarillion" até "O Senhor dos Anéis".

Alguns contos são mais completos que outros, por isso Chris faz questão de relatar o porquê tal parte não está completa.

Os contos dos filhos de Húrin é fascinante, na verdade toda a história do famoso Túrin Turambar é deliciosamente trágica e grandiosamente esplêndida. A história de Galadriel e Celeborn é um pouco defasada, porém bem editada. A busca de Erebor e a Caçada ao Anel (relatados por Gandalf para Frodo) ajuda a compreender as intenções do mago em suas jornadas.

Para os fãs das obras de Tolkien, "Contos Inacabados" é um livro fundamental para a compreensão das atividades de um gênio da literatura.

Minha avaliação não poderia ser outra! 5 estrelas.
Mateus.Maia 25/10/2016minha estante
Gostaria de saber se para quem leu por completo o livro "Os filhos de Húrin", precisa ler o capítulo II da primeira parte de "Contos inacabados". Até pq Contos inacabados foi publicado antes de Os filhos de Húrin. Quem puder ajudar fico agradecido! :D

Ramires 07/11/2016minha estante
Mateus.Maia O que li a respeito é que "Os Filhos de Húrin" é um texto que está neste livro ("Os Contos Inacabados"), mas o livro "Os Filhos de Húrin" é mais completo em algumas coisas. Foi o que li por aí. Espero ter ajudado.

Fran.Andrighetti 22/01/2017

Contos Inacabados - J.R.R. Tolkien
Contos inacabados é uma coletânea de historias do J.R.R. Tolkien que, mesmo inacabadas, complementam O Hobbit, o Senhor dos Anéis e O Silmarillion.
O livro é dividido em quatro arcos que seguem uma sequencia lógica, embora independentes um do outro. Inciamos a aventura com a jornada Tuor até Gondolin, nos remetendo diretamente ao O Silmarillion. Seguindo temos uma descrição da ilha de Númenor e do rei Aldarion e os arcos contando um pouco da história dos Istari, os grandes magos que habitavam a Terra Média, a amizade de Gondor e Rohan e relatos sobre um certo anel. Também conhecemos as histórias sobre os Druedain e os Palantíri e a linhagem dos reis de Númenor desde Elros. E tudo isso acompanhado das notas explicativas do Christopher Tolkien.
É um livro grande, com muita informação, muito detalhe, mapas e um glossário maior que o do O Silmarillion. É uma leitura intensa e bem cansativa, devido a riqueza de detalhes inseridos pelo autor, porém para quem é fã desse trabalho maravilhoso que é a Terra Média, é uma satisfação e um prazer indescritível a leitura desse clássico.
A capa desse livro é sensacional, emblemática e uma das mais bonitas que eu tenho na minha estante: Tuor e Ulmo, o mar agitado, a tempestade se formando ao fundo... A arte do livro também é muito bem feita, dos mapas às transições de capítulos, é tudo feito com muito zelo e muito cuidado.
Meu conto favorito foi é o “A história de Galadriel e Celeborn”, para quem acompanhou no O Senhor dos Aneis, Galadriel é a mais poderosa e mais bela de todos os elfos que permaneceram na Terra média, é a neta Finwë e Olwë e foi um dos líderes da rebelião dos Noldor.
Sou suspeita em falar do Mestre da Fantasia, é um dos meus autores favoritos, sou fã do trabalho dele e O Senhor dos anéis é um dos meus livros favoritos.
Se você não leu Tolkien ainda, fica aqui minha dica e recomendação, é um autor brilhante e com certeza você vai se apaixonar! Para facilitar, leia na ordem: O Hobbit, O Senhor dos Anéis, o Silmarillion, Contos Inacabados e Os Filhos de Húrin.

#PrimeiraMetaLiteráriaDoAnoCumprida :)

Marcinho 08/03/2017

Perfeito
Perfeito para quem adora a obra de Tolkien, ele é cativante! Porém não passa disto, é muito massante e detalhista que passa a ser chato em alguns momentos. Mas eu curti e recomendo.

Tali @letrasmaislivros 20/11/2017

Contos Inacabados
Contos Inacabados reúne contos de diferentes períodos da história da Terra Média, sendo necessária a leitura de O Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarilion antes da leitura destes contos. Acompanhamos velhos personagens conhecidos de O Silmarilion, como Tuor, Turin (sua história é contada de forma estendida em Os Filhos de Húrin), entre outros, em diferentes momentos, que complementam as histórias já escritas.

É um importante livro para quem ama a Terra Média. Porém, como o próprio título sugere, são contos inacabados, e conforme a leitura ficamos querendo um final para determinado conto, o que não ocorre em alguns.

No entanto, há muitos contos interessantes, alguns são apenas cenas contadas por diferentes pontos de vista. Os mais interessantes, em minha opinião, foram os relacionados a Gandalf, narrando períodos durante e após a derrota final de Sauron e seu anel do poder, assim como os da elfa Galadriel, narrando como ela e seu marido Celeborn se conheceram e se apaixonaram.

Outros contos são sobre personagens ao qual Tolkien pareceu mudar de ideia durante a criação deles, mudando suas origens e laços familiares. Descobrimos mais sobre os Istari, os magos da Terra Média, e sobre as pedras Palantír.

Em suma, é um livro essencial para os fãs do mundo de Tolkien. No entanto, para quem está começando a se aventurar pelos livros do autor, recomendo iniciar a leitura por O Hobbit, pois possui uma linguagem mais leve e simples do que os outros livros do autor.

site: https://letrasmaislivros.blogspot.com.br/

Lili 21/01/2018

Contos Inacabados
O título descreve bem: são trechos que Tolkien começou a escrever, mas não concluiu, porque sua obra simplesmente não cabe em uma vida humana.

O livro explica muita coisa de O Silmarillion e também de O Senhor dos Anéis. Algumas partes eu achei um pouco chatinhas (por isso a nota não foi máxima), mas no geral é muito interessante. Foi uma releitura, muito mais bem aproveitada que a primeira leitura.

Recomendo MUITO para quem já leu O Senhor dos Anéis, O Hobbit e Silmarillion, e se interessa por aumentar seus conhecimentos sobre o mundo maravilhoso criado pelo mestre Tolkien.

Bruce 19/02/2018

Um ótimo livro, revela e discute a respeito de coisas discutidas sobre a Terra Média. Apresentando curiosidades e nos fazendo entender melhor diversos temas e personagens que anteriormente não tinham sido explorados.

Caio 16/12/2018

Ótimo para agregar conhecimento ao mundo de Tolkien!!
Um ótima coletanea para aprender mais detalhes do mundo criado pelo genio escritor J.R.R Tolkien. Li quase todos só faltando O Hobbit e para mim foi excelente. Primeiro: Da história de Tuor (Turambar) que é emocionante, dolorida. Fala de Númenor em mais detalhes com o mapa que a ilha estrelar. E o romance e a história mais bem construída de Contos Inacabados: Andarion e Erendis o conto do marinheiro e esposa é sensacional, fala da sucessão do trono e também dos reis de Numenor inclusive com a filha desse casal, até a queda de Númenor é falado. Detalha mais sobre a reunião (conselho branco onde Saruman era líder para caçar o anel), e da reunião de Gandalf conseguiu entre anões e Bilbo. Tem Druedain, instari,Palantiri (bolas para comunicação). Enfim só nao curtir tanto Galadriel e Celeborn pareciam incompletos com coisas esboçadas e incompletas. Vale mt a pena a quem deseja se aprofunda cada vez mais no mundo da Terra média, para mim é maravilhoso. 4/5.

Halfleggr 07/01/2019

Histórias sem fim
Contos Inacabados é o que o nome já diz, uma série de escritos que foram feitos por Tolkien e deixados por aí. Muitos deles são apenas curiosidades, outros são detalhes mais profundos de histórias que já conhecemos. Esse livro seria mais um apêndice enorme. Em todo caso é bom adentrar mais uma vez na Terra-Média. Acho que esse seria o último dos livros a serem lidos pra dar aquele gosto de nostalgia e saudade.

Thaianne 28/09/2020

"Momentos de grandeza mítica" - mas apenas "momentos"
Contemplando o verso deste volume, digamos, póstumo, de J.R.R. Tolkien, nos deparamos com um trecho da crítica do Sunday Times: "momentos de grandeza mítica". De fato, "Contos Inacabados" entrega o que o Sunday promete. Infelizmente, no entanto, em apenas alguns "momentos".

O título é sugestivo. O leitor não espera, com "narrativas inacabadas", portanto, ter experiência equivalente a de obras finalizadas por Tolkien. No entanto, justamente porque o livro é anunciado como uma coletânea de "contos", eu imaginava que haveria textos com uma estrutura mais narrativa, em detrimento dos muitos ensaios e esboços que permeiam a maior parte do livro. Nos poucos momentos (de grandeza mítica) em que aparecem, esses textos narrativos mais trabalhados - como a chegada de Tuor a Gondolin, a apaixonante e trágica narrativa dos filhos de Húrin ou o inédito e interessante conto sobre Aldarion e Erendis - trazem um vislumbre delicioso do que o livro poderia ter sido. No entanto, minha experiência de leitura acabou sendo similar à sensação de ler um compêndio de apêndices - fatos acessórios (e às vezes até interessantes) que complementam o conhecimento do leitor sobre a Terra Média, mas que não necessariamente nos envolvem como as outras histórias elaboradas pelo mestre da fantasia. Uma decepção parcial, já que esperava algo pelo menos similar ao também inacabado (embora ainda assim maravilhoso e melhor lapidado) "O Silmarillion".

Para quem quiser conferir, considerando que "Contos Inacabados" versa sobre as três eras e tem uma série de menções às outras obras (constantemente presentes nas extensas notas), vale a pena ler primeiro a "tríade" "O Hobbit", "O Senhor dos Anéis" e "O Silmarillion".

Reis 26/12/2020

Perfeito pra leitores de curiosidade aguçada
Como o próprio nome anuncia, este livro contém pequenos trechos e relatos sobre personagens e lendas mencionadas nas obras acabadas por Tolkien, como Senhor dos Anéis e Silmarillion, mas que não puderam ser aprofundadas devidamente em tais obras e aqui se encontram alguns fios do emaranhado de possibilidades do Universo, infelizmente porém não completas e em alguns casos em contradição com outros. Tudo isso torna essa obra um prato perfeito para servir leitores insatisfeitos com as poucas informações dadas a respeito de alguns heróis e tradições e cuja curiosidade só se aguçou com o tempo.

Sebo Gato Bibliotecário 12/06/2021

Maravilhoso
J.R.R.Tolkien é maravilhoso, quem julga a história de senhor dos Anéis pelos filmes, nunca leu os livros, e quem reclama dele ser muito detalhista, não sabe ler direito. Tolkien não escreveu apenas senhor dos Anéis, também escreveu outras tantas histórias. Me ferve o sangue quando falam que fulano é melhor que Tolkien, sendo que foi com Tolkien que as histórias de fantasia começaram a ser escritas, muito outros autores se inspiraram em Tolkien, teoricamente J.R.R.Tolkien é o pai de todos. Seu filho Christopher Tolkien, reuniu essas histórias inacabados, que por algum motivo, o autor não terminou de escreve-las. E editou como livro. Essas histórias, são das diferentes eras da Terra Média, escritas ao longo da vida de Tolkien. O livro é dividido em quatro partes, com introdução, notas, glossário e mapas. Tive que pular o segundo capítulo da primeira parte, "Os filhos de hurin" pois já tinha lido a história em um outro livro separado no ano passado. Infelizmente pouco se conhece de Tolkien porque aqui no Brasil tem a cultura do não-ler, ler cansa, ler é chato, pra que ler tem o filme, só leio a biblia, ler dá sono, não gosto de ler, entre outras desculpas esfarrapadas. Não tem um livro ruim de Tolkien. Cada parte do livro, corresponde a uma era da Terra média. A primeira era é época pós-criação da Terra média, a segunda era é de antes da Guerra do Anel, a terceira era é onde acontece os eventos que se passam as histórias de O Hobbit e O Senhor dos Anéis e a quarta era, é depois da guerra do Anel. Histórias que complementam todo o imaginário da Terra média pelo Tolkien.

Talita Hanna Cabral 04/10/2021

Essencial
Contos Inacabados nos apresenta textos e fragmentos de textos que explicam muito sobre a Terra Média nas três eras, sobre os povos e o reconhecimento dos Valar na não intervenção contra o mal. Por isso é essencial lê-lo.

Dominic nic nic 07/12/2022

Tolkien é genial, como sempre, mas essa é uma leitura bem densa e mais a cara de quem quer estudar a fundo o universo da Terra-Média do que o leitor comum.

Igor14 31/10/2021

Contos inacabados
Embora algumas partes dos contos já estejam relatados em outros livros, esse livro é de grande importância para um maior intendimento do universo da terra média.