Contos Inacabados

Contos Inacabados J. R. R. Tolkien

Resenhas - Contos Inacabados

Thiago275 06/07/2021

Muito bom, mas não indicado para iniciantes
Publicado pela primeira vez em 1980, Contos Inacabados é o segundo livro póstumo de Tolkien ligado ao Legendarium (o conjunto de histórias fantásticas passadas na Terra-Média ou em Beleriand).

No entanto, ao contrário do Silmarillion, que contém uma história completa e coesa, aqui encontramos uma série de textos diferentes na forma, no acabamento e na data de escrita. São inacabados tanto no sentido literal (caso de "De Tuor e Sua Chegada a Gondolin") quanto num sentido mais amplo, como um texto que nunca teve uma definição conclusiva nem uma forma final (caso de "A História de Galadriel e Celeborn).

Em certos aspectos, esse livro é mais trabalhoso, tendo em vista que, além do texto de Tolkien, temos comentários de seu filho Christopher, notas explicativas (tanto de Tolkien como de seu filho), apêndices e um glossário. Não seria exagero classificar Contos Inacabados como um livro de estudos.

No entanto, o "estudo" compensa. Aqui encontramos verdadeiras pérolas, dentre as quais, na minha opinião, as histórias de maior interesse são aquelas que dizem respeito à Terceira Era, época em que se passam O Hobbit e O Senhor dos Anéis.

Por exemplo, "A Demanda de Erebor" mostra como Gandalf escolheu Bilbo para ingressar na companhia de anões que iam à Montanha Solitária e como foi difícil para ele convencer Thorin do acerto disso. Já "A Caçada ao Anel" mostra a busca dos Espectros do Anel pelo longínquo Condado, onde morava Frodo.

Ao fim, temos três "ensaios" de Tolkein acerca de detalhes de suas histórias. O mais interessante é aquele sobre Os Istari (os magos), em que ficamos sabendo quem eram, de onde vieram e qual era sua missão.

Esse livro mostra porque Tolkien é um dos meus autores preferidos. Mesmo suas histórias "inacabadas", com várias versões, interrompidas ou somente esboçadas possuem uma grandiosidade que poucos escritores conseguem alcançar. Mesmo "inacabadas", suas histórias mostram o quão profundo e detalhado era o universo criado pela mente do Professor.

Cervethion 16/04/2012

O livro cativa o leitor através de narrativas que abordam o universo criado por Tolkien nas três Eras.

Apresenta muitos comentários explicativos de Cristopher Tolkien e não pode ser lido à parte de "O Silmarillion" e "O Senhor dos Anéis". No entanto, é um livro importantíssimo por enriquecer trechos tratados nas obras citadas!

Romulo 16/09/2020

Leitura para quem já tem prévio conhecimento das obras ligadas ao Universo de Tolkien referente ao Senhor dos Anéis.

Os capítulos sobre Os Ístari e As Palantíri já valeram o livro inteiro, show!

Gabriel2709 14/11/2022

Mais um do Homem
Uma leitura excelente, porém muito cansativa. Ele aprofunda muitas histórias contadas anteriormente e apresenta diversas novas informações. A história do Tuor é excelente aliás, mesmo já tendo sido um pouco contada antes.

Fora isso, é Tolkien né. As histórias novas que são introduzidas são fantásticas, os Dúedain é um povo incrível e os Istari também. Tem também novos diálogos do Gandalf, que são muito interessantes. Mesmo eu não me interessando por algumas partes, ainda merece um 10.

Agnis.PAmela 23/10/2023

Bom, com ressalvas
É uma obra muito interessante se você é um fã da Terra média, porém a quantidade de notas existentes fazem o leitor perder o fio da meada. Seria melhor de ler caso as notas fossem escritas de outra maneira e colocadas em anexo (e não no meio do texto). As letras das notas são de fonte muito pequena.
Mas se ignorar essa questão das notas o livro é perfeito, assim como as demais obras.

Nobre 17/08/2021

Fantástico!!!!
O livro é muito bom e é uma leitura indispensável para quem já leu a trilogia de O Senhor dos Anéis pois o livro amplia ainda mais o universo que tolkien criou com histórias incríveis como a de Aldarion e Erendis. Portanto, eu recomendo bastante a leitura desse livro.

alberto.jorge.9 24/03/2023

Massante
É um livro feito para estudiosos ou uma pessoa que é extremamente fã da obra de Tolkien, por serem textos inacabados a leitura se torna cansativa pois é repleta de notas do editor Christopher Tolkien. Se for ler tenha em mente que não é um livro para qualquer um e é extremamente necessário a leitura de O hobbit, O senhor dos Anéis e O silmarillion anteriormente.

gi 03/08/2023

Demorei muito mais que o esperado pra terminar esse livro por motivos pessoais, mas pra pessoas como eu que possuem um apego enorme à Terra Média, esse livro é muito gostoso pra retomar histórias e entender um pouco mais sobre esse lugar. como tudo do tolkien, tem MUITA informação, até demais, mas amo ver como um universo literário ganha tanta vida com essa riqueza de detalhes. parece que a Terra Média realmente existiu.

Tony 17/09/2020

Mergulho no conhecimento
Ler esta obra demonstra o quanto o autor foi genial e a frente de seu tempo.
Se você é um leitor que nunca chegou perto de uma obra sequer de J.R.R. Tolkien, fuja deste livro! É necessário um conhecimento mínimo de pelo menos duas a três obras do autor para começar a ligar um ponto ao outro de todo o universo da Terra-média e suas histórias.
O texto é extremamente pesado e denso, o que as vezes pode complicar um pouco a leitura, porém é recompensador conhecer mais a fundo alguns pontos desse universo fantástico.

Eliana 07/07/2021

Pra quem realmente é fã/curioso
É bem demorado de se ler, porque tem que ler aproveitando a maneira que o Tolkien foi desenvolvendo o livro. E esse que é o legal, o cara foi um gênio e quanto mais eu aprendo sobre o mundo da Terra Média mais curiosidade eu tenho.

Brenner 22/04/2021

Infelizmente Tolkien era um procastinador e não concluiu todas as histórias antes de sua morte, mas seu filho fez um bom trabalho reunindo esses contos nesse livro.

milliaways 03/11/2021

Esse livro mostra pontos da história da Terra Média que foram muito mal abordados no Silmarillion, principalmente no conto dos Filhos de Húrin e sobre a história de Galadriel. Não é essencial, mas é interessante. Acaba por confirmar muitas ideias políticas que Tolkien tinha, principalmente sobre monarquia. O que me faz ler esse livro é gostar muito da obra de Tolkien, mas não é algo a se recomendar.

Eli 11/11/2022

Indispensável para amantes de Tolkien!
Este livro é uma experiência maravilhosa para quem ama Tolkien e seu universo.
A obra é uma coletânea de contos (alguns incompletos) da primeira, segunda e terceira era da Terra-Média; com comentários e muitas notas preciosismas escritas pelo filho do Tolkien, o Christopher.

O livro conta com histórias não contadas em outros livros do autor que surpreendem muito, como "A demanda de Erebor", "Os Istari" e "O desastre dos campos de Lis", que complementam demais a leitura de "O Hobbit " e "O Senhor dos Anéis ".

A leitura é um pouco arrastada devido a quantidade de notas e intervenções do organizador, dando aquela pincelada em cima dos textos incompletos do pai. Além de algumas explicações que ajudam bastante em contos com mais de uma versão, como o "Galadriel e Celeborn", onde Tolkien nunca deixou uma versão final e definitiva. Mas vale muito a pena cada segundo de leitura deste livro.

Para quem deseja se aventurar no universo de Tolkien, recomendo demais a leitura deste livro incrível. Vai complementar e muito a sua experiência e aprofundamento do vasto mundo da Terra-Média.

Israel.Tavares 30/12/2021

Livro para quem é fã
O nome já explica tudo. Várias histórias e muitas inacabadas. Não tem um proposta de contar a história só começo ao fim. Explica as várias histórias encontradas sobre o mesmo tema. Para quem quer entender mais sobre esse universo vale a pena. Mas talvez para o leitor que quer uma história para se divertir seja cansativo e confuso. Se for ler este livro recomendo ler os livros anteriores para ter uma noção melhor do que está falando, talvez até ler após todos os livros inclusive senhor dos anéis.

Bruno 07/12/2022

Um compilado de histórias com mais versões de um mesmo fato
Este livro reúne diversas histórias desde a primeira era até a terceira era.
Podemos ver detalhes sobre alguns personagens importantes como os Istari, a raça de Gandalf, como também de diferentes como Drúedain, além de ver a história de Galadriel e Celeborn.
Aprendemos diversos nomes de um mesmo personagem.
Lemos sobre grandes guerras da primeira e segunda era, conhecemos Númeror, e podemos ler mais detalhes sobre o que se passa em O Hobbit nos momentos que Gandalf sai de perto de Bilbo, e o que estava fazendo.
Também fatos descritos na saga do Senhor dos Anéis, como a procura de Gandalf e Aragorn por Smeagol, bem antes do primeiro capítulo da Sociedade do Anel.

Como temos diversos escritos compilados, muitos inacabados, podemos ver duas ou mais versões de algumas histórias.