Contos Inacabados J. R. R. Tolkien

Resenhas - Contos Inacabados

Halfleggr 07/01/2019

Histórias sem fim
Contos Inacabados é o que o nome já diz, uma série de escritos que foram feitos por Tolkien e deixados por aí. Muitos deles são apenas curiosidades, outros são detalhes mais profundos de histórias que já conhecemos. Esse livro seria mais um apêndice enorme. Em todo caso é bom adentrar mais uma vez na Terra-Média. Acho que esse seria o último dos livros a serem lidos pra dar aquele gosto de nostalgia e saudade.

Caio 16/12/2018

Ótimo para agregar conhecimento ao mundo de Tolkien!!
Um ótima coletanea para aprender mais detalhes do mundo criado pelo genio escritor J.R.R Tolkien. Li quase todos só faltando O Hobbit e para mim foi excelente. Primeiro: Da história de Tuor (Turambar) que é emocionante, dolorida. Fala de Númenor em mais detalhes com o mapa que a ilha estrelar. E o romance e a história mais bem construída de Contos Inacabados: Andarion e Erendis o conto do marinheiro e esposa é sensacional, fala da sucessão do trono e também dos reis de Numenor inclusive com a filha desse casal, até a queda de Númenor é falado. Detalha mais sobre a reunião (conselho branco onde Saruman era líder para caçar o anel), e da reunião de Gandalf conseguiu entre anões e Bilbo. Tem Druedain, instari,Palantiri (bolas para comunicação). Enfim só nao curtir tanto Galadriel e Celeborn pareciam incompletos com coisas esboçadas e incompletas. Vale mt a pena a quem deseja se aprofunda cada vez mais no mundo da Terra média, para mim é maravilhoso. 4/5.

Andrias 03/04/2018

Insatisfatório
Quando vemos Contos Inacabados de Tolkien pensamos que eles são inacabados no sentido de haverem partes incompletas. Entretanto, eles são inacabados em outro sentido mais amplo. Estão inacabados no sentido de que ainda estão longe de representarem o que Tolkien costuma nos apresentar em termos de profundidade e narrativa.

Após ler O Silmarillion, Os Filhos de Húrin, O Hobbit, e até agora, os dois primeiros livros da série O Senhor dos Anéis, que foram obras terminadas (O Silmarillion precisou apenas de uma compilação), é possível perceber que os textos ainda não estão à altura do que Tolkien pode entregar.

Não chego a considerar razoável que o preenchimento de lacunas feitas por seu filho é que veio a produzir esta percepção em mim. Segundo me consta, suas intervenções foram mínimas, logicamente comparadas ao material que ele possuía em mãos. Mas Contos Inacabados não é uma obra com textos lapidados, como de praxe é feito por Tolkien. O professor Tolkien parece trabalhar em camadas, revisando seus textos até transmitirem ao máximo aquilo que sua mente concebeu.

Uma vez que e a qualidade de seus livros está intimamente ligada a esta contingência de aperfeiçoar seus escritos, Contos Inacabados não pode vir a ser considerado uma obra inferior exatamente, senão no sentido de que as primeiras linhas gerais de uma ideia são inferiores ao arremate do artista.

Bruce 19/02/2018

Um ótimo livro, revela e discute a respeito de coisas discutidas sobre a Terra Média. Apresentando curiosidades e nos fazendo entender melhor diversos temas e personagens que anteriormente não tinham sido explorados.

Lili 21/01/2018

Contos Inacabados
O título descreve bem: são trechos que Tolkien começou a escrever, mas não concluiu, porque sua obra simplesmente não cabe em uma vida humana.

O livro explica muita coisa de O Silmarillion e também de O Senhor dos Anéis. Algumas partes eu achei um pouco chatinhas (por isso a nota não foi máxima), mas no geral é muito interessante. Foi uma releitura, muito mais bem aproveitada que a primeira leitura.

Recomendo MUITO para quem já leu O Senhor dos Anéis, O Hobbit e Silmarillion, e se interessa por aumentar seus conhecimentos sobre o mundo maravilhoso criado pelo mestre Tolkien.

Tali @letrasmaislivros 20/11/2017

Contos Inacabados
Contos Inacabados reúne contos de diferentes períodos da história da Terra Média, sendo necessária a leitura de O Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarilion antes da leitura destes contos. Acompanhamos velhos personagens conhecidos de O Silmarilion, como Tuor, Turin (sua história é contada de forma estendida em Os Filhos de Húrin), entre outros, em diferentes momentos, que complementam as histórias já escritas.

É um importante livro para quem ama a Terra Média. Porém, como o próprio título sugere, são contos inacabados, e conforme a leitura ficamos querendo um final para determinado conto, o que não ocorre em alguns.

No entanto, há muitos contos interessantes, alguns são apenas cenas contadas por diferentes pontos de vista. Os mais interessantes, em minha opinião, foram os relacionados a Gandalf, narrando períodos durante e após a derrota final de Sauron e seu anel do poder, assim como os da elfa Galadriel, narrando como ela e seu marido Celeborn se conheceram e se apaixonaram.

Outros contos são sobre personagens ao qual Tolkien pareceu mudar de ideia durante a criação deles, mudando suas origens e laços familiares. Descobrimos mais sobre os Istari, os magos da Terra Média, e sobre as pedras Palantír.

Em suma, é um livro essencial para os fãs do mundo de Tolkien. No entanto, para quem está começando a se aventurar pelos livros do autor, recomendo iniciar a leitura por O Hobbit, pois possui uma linguagem mais leve e simples do que os outros livros do autor.

site: https://letrasmaislivros.blogspot.com.br/

Eduardo Spohr 26/04/2017

"Tour" pela Terra-Média
Enfim terminei de ler “Contos Inacabados” e assim encerro a minha jornada pelos principais livros considerados “canônicos” da Terra-Média (a saber: “O Hobbit”, “O Senhor dos Anéis”, “Silmarillion” e “Contos Inacabados”).
Minha opinião, muito breve, é a seguinte: gostei, mas só recomendaria para RPGistas e aqueles que são realmente aficionado pelo mundo criado por Tolkien. “Contos Inacabados” não é um poema épico como “Silmarillion” (a bíblia de Arda), mas uma coleção de textos escritos pelo autor britânico e organizado por seu filho, Christopher Tolkien, que muitas vezes precisa explicar e contextualizar as histórias. Sendo assim, “Contos Inacabados” é um tanto irregular. Há histórias muito interessantes e outras nem tanto, até porque, arrisco dizer, Tolkien (pai) não pretendia publicar todas elas.
Os primeiros capítulos, relativos à Primeira Era, são um pouco etéreos para nós, já que não se conectam com os personagens que aprendemos a gostar em “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis” — se bem que a narrativa sobre Turin Turambar é um tanto emocionante. Já os capítulos finais, que abordam acontecimentos, artefatos e personagens da Terceira Era, são muito bacanas e mais palpáveis para quem leu e curtiu principalmente OSdA. Um fato curioso é que, como vários trechos não foram concluídos por Tolkien (daí o título “Contos Inacabados”), eles acabam se contradizendo em certos pontos, como no caso das origens de Galadriel e Celeborn. Quando isso acontece, Christopher nos apresenta as diversas versões e deixa que nós, leitores, escolhamos o cânone.
Já que estou no embalo, vou partir logo pra “Filhos de Húrin”. Depois dou minha opinião. Boa sexta e um ótimo fim de semana a todos :-)
Helder 27/04/2017minha estante
"Contos Inacabados" está na minha lista de leituras para esse ano e assim completarei tbm os canônicos (apesar de ter lido muitas outras obras do Tolkien). "Filhos de Húrin" é o meu livro preferido de todos os que li na vida, arrisco dizer que vá gostar muito Eduardo. Abraço!

Bozo 09/05/2017minha estante
Estou lendo também, e eh bem como tu disse, os primeiros contos são muito etéricos. Mas estou gostando.

Douglas Roberto 22/08/2017minha estante
Contos Inacabados está, por mais engraçado que pareça, na minha lista de livros Inacabados. Parei na metade a uns 3 anos. Só faltaria ele pra completar os que o Spohr leu. Vou tentar terminá-lo um dia.

Marcinho 08/03/2017

Perfeito
Perfeito para quem adora a obra de Tolkien, ele é cativante! Porém não passa disto, é muito massante e detalhista que passa a ser chato em alguns momentos. Mas eu curti e recomendo.

Fran.Andrighetti 22/01/2017

Contos Inacabados - J.R.R. Tolkien
Contos inacabados é uma coletânea de historias do J.R.R. Tolkien que, mesmo inacabadas, complementam O Hobbit, o Senhor dos Anéis e O Silmarillion.
O livro é dividido em quatro arcos que seguem uma sequencia lógica, embora independentes um do outro. Inciamos a aventura com a jornada Tuor até Gondolin, nos remetendo diretamente ao O Silmarillion. Seguindo temos uma descrição da ilha de Númenor e do rei Aldarion e os arcos contando um pouco da história dos Istari, os grandes magos que habitavam a Terra Média, a amizade de Gondor e Rohan e relatos sobre um certo anel. Também conhecemos as histórias sobre os Druedain e os Palantíri e a linhagem dos reis de Númenor desde Elros. E tudo isso acompanhado das notas explicativas do Christopher Tolkien.
É um livro grande, com muita informação, muito detalhe, mapas e um glossário maior que o do O Silmarillion. É uma leitura intensa e bem cansativa, devido a riqueza de detalhes inseridos pelo autor, porém para quem é fã desse trabalho maravilhoso que é a Terra Média, é uma satisfação e um prazer indescritível a leitura desse clássico.
A capa desse livro é sensacional, emblemática e uma das mais bonitas que eu tenho na minha estante: Tuor e Ulmo, o mar agitado, a tempestade se formando ao fundo... A arte do livro também é muito bem feita, dos mapas às transições de capítulos, é tudo feito com muito zelo e muito cuidado.
Meu conto favorito foi é o “A história de Galadriel e Celeborn”, para quem acompanhou no O Senhor dos Aneis, Galadriel é a mais poderosa e mais bela de todos os elfos que permaneceram na Terra média, é a neta Finwë e Olwë e foi um dos líderes da rebelião dos Noldor.
Sou suspeita em falar do Mestre da Fantasia, é um dos meus autores favoritos, sou fã do trabalho dele e O Senhor dos anéis é um dos meus livros favoritos.
Se você não leu Tolkien ainda, fica aqui minha dica e recomendação, é um autor brilhante e com certeza você vai se apaixonar! Para facilitar, leia na ordem: O Hobbit, O Senhor dos Anéis, o Silmarillion, Contos Inacabados e Os Filhos de Húrin.

#PrimeiraMetaLiteráriaDoAnoCumprida :)

Joao.Vitor 23/10/2016

RESENHA DO JÃO: CONTOS INACABADOS
Se existe um escritor que encantou o mundo com sua obra e transformou a fantasia num gênero importante na literatura, esse escritor é J.R.R. Tolkien (seu simbolo ainda vai virar uma tatuagem no meu corpo!). Tolkien começou com uma história simples, aventuresca e até mesmo infantil batizada de "O Hobbit". Com o tempo o escritor britânico expandiu seu universo, elaborou medidas, alfabetos próprios e um mundo somente seu para apaixonados leitores.

"Contos Inacabados" é um livro editado pelo filho de Tolkien - Christopher Tolkien. Christopher estudou e reformulou manuscritos de seu pai para compor essa obra. O livro possui diversos contos e não segue uma linha de leitura ou uma história precisa. Os contos têm a intenção de responder algumas perguntas, juntar fragmentos e unir partes que ficaram faltando desde "O Silmarillion" até "O Senhor dos Anéis".

Alguns contos são mais completos que outros, por isso Chris faz questão de relatar o porquê tal parte não está completa.

Os contos dos filhos de Húrin é fascinante, na verdade toda a história do famoso Túrin Turambar é deliciosamente trágica e grandiosamente esplêndida. A história de Galadriel e Celeborn é um pouco defasada, porém bem editada. A busca de Erebor e a Caçada ao Anel (relatados por Gandalf para Frodo) ajuda a compreender as intenções do mago em suas jornadas.

Para os fãs das obras de Tolkien, "Contos Inacabados" é um livro fundamental para a compreensão das atividades de um gênio da literatura.

Minha avaliação não poderia ser outra! 5 estrelas.
Mateus.Maia 25/10/2016minha estante
Gostaria de saber se para quem leu por completo o livro "Os filhos de Húrin", precisa ler o capítulo II da primeira parte de "Contos inacabados". Até pq Contos inacabados foi publicado antes de Os filhos de Húrin. Quem puder ajudar fico agradecido! :D

Ramires 07/11/2016minha estante
Mateus.Maia O que li a respeito é que "Os Filhos de Húrin" é um texto que está neste livro ("Os Contos Inacabados"), mas o livro "Os Filhos de Húrin" é mais completo em algumas coisas. Foi o que li por aí. Espero ter ajudado.

Gabriel 24/09/2016

Os bastidores da Terra-Média
Resolvi deixar Contos Inacabados por último na minha saga pela conhecida Terra-Média. As diversas ordens de leitura do universo espalhadas pela internet, além do próprio texto do Christopher Tolkien no início da obra recomendando ao leitor que apresentasse um conhecimento prévio sobre o esplendoroso mundo ficcional do seu pai antes de iniciar a leitura propriamente dita do livro tinham me induzido a tratar a obra como uma espécie de capítulo final. Não que essa fosse menos importante que as outras, mas era necessário um cuidado especial. Como profundo admirador da capacidade imaginativa do Tolkien, já esperava que Contos Inacabados surpreendesse-me assim como já tinham feito O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, ainda que esse livro fosse diferente dos demais, como o seu título sugere. No final das contas, Contos Inacabados é um livro que me agradou e que deve satisfazer os fãs do autor.

Considero que a obra apresenta novas histórias, mostra um outro lado da Terra-Média, e ainda descreve mais daquilo que já ouvimos falar. Logicamente, novos contos são apresentados durante as páginas do livro, historietas que provavelmente não desagradarão ao leitor, ainda que infelizmente sem um fim. Mesmo assim, o livro navega por mares já descritos em outras obras do Tolkien. No entanto, a diferença é que o destaque nessa ocasião são personagens, povos, lugares ou batalhas que nos primeiros livros do universo tolkienieano são deixados em segundo plano, como os Drúedain e as Batalhas dos Vaus do Isen.

Dessa maneira, Contos Inacabados permite ao leitor aprofundar-se em alguns aspectos da Terra-Média, recebendo do seu autor e do editor (Christopher Tolkien) as devidas justificativas sobre por que alguns acontecimentos descritos por exemplo em O Silmarillion aconteceram, fazendo deles algo totalmente lógico ao leitor, o que é comum em Tolkien, ainda que tais descrições desagradem alguns. Por último, esboços de partes já encontradas em O Senhor dos Anéis e em outros livros são apresentados aqui, fazendo com o que o fã do autor entenda, ainda que de forma muito superficial, como as ideias vieram a tomar a forma como estão nas outras obras, assim como o que mudou ao longo do processo de escrita.

Portanto, Contos Inacabados é um livro a ser indicado principalmente àqueles que são simpatizantes do Tolkien, para aqueles que não aceitam mesmo depois de tantos livros sobre a Terra-Média não encontrarem mais nenhuma nova história do universo, para aqueles que até mesmo um rascunho de um novo conto vale a pena ser lido para matar a saudade desse mundo, e para aqueles que desejam ser surpreendido mais uma vez pela capacidade criativa desse admirável escritor que foi J.R.R. Tolkien. Embora para mim esta obra não supere O Silmarillion nem O Senhor dos Anéis, ainda assim a vejo com o bom e velho nível Tolkien de qualidade.

Natalie Lagedo 16/09/2016

Os Contos Inacabados de Tolkien, como o próprio nome diz, é uma coletânea de trechos ou contos à parte que falam sobre vários detalhes de Arda e seus personagens históricos. Foi uma publicação póstuma realizada pelo filho do escritor, o qual optou por não concluir nada, apenas organizou o que havia de solto para que os fãs pudessem apreciar os "esboços" existentes.

O livro tem características muito diferentes de um capítulo para o outro é não é para menos, pois o intervalo entre eles muitas vezes foi de décadas. O estilo também é versátil: genealogias, tratados sobre a geografia de Númenor e da Terra Média, instruções acerca das espécies habitantes do lugar, lendas dos Dias Antigos... tudo isso forma uma maravilha de livro, mas não para um contato inicial com o tema, uma vez que é mais complementar do que introdutório.

Aconselho a leitura para aqueles que já tem algum conhecimento sobre os livros de Tolkien e desejam se aprofundar em pontos que ficam um pouco obscuros em O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, assim percebemos quão rica era a imaginação do autor e temos a sensação de fazer parte de seu processo criativo.

Meiry 26/08/2016

Perfeito
e um dos melhores livros que ja li.....por mais que os personagens e linguas nao sao conhecidas esses livrosa sao otimos...ainda mais a historia deste autor magnifico

Luana 27/02/2016

Preenchendo algumas lacunas
Este é um excelente livro. Recomendo sua leitura após ler o Silmarillion, há diversas referências a ele e talvez os contos fiquem muito confusos. Isso porque o editor já presume que o Silmarillion foi lido e perfeitamente assimilado.
Neste livro, algumas lacunas foram preenchidas como a origem e queda de Númenor, os Istari, os Espectros do Anel e a aventura de Bilbo. Muito interessante descobrir que personagens queridos tiveram objetivos além daqueles colocados em o Hobbit e o SDA.