Os Manuscritos Perdidos

Os Manuscritos Perdidos Charlotte Brontë

Resenhas - Os Manuscritos Perdidos de Charlotte Brontë

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 15/02/2020

Nem sempre um livro é só um livro.
Ao reaver um livro que era o bem mais precioso da família Bronte, a sociedade que cuida dos bens dessa família, descobre que esse livro esconde grandes segredos, e que pode nos mostrar como era a vida daqueles que escreveram grandes histórias!

Nise | @saymybook 03/02/2020

Uma narrativa cheia de curiosidades!
Aqui temos a história do livro THE REMAINS OF HENRY KIRKE, um livro que pertenceu a Maria - que sobreviveu a um naufrágio .

Após a morte prematura de Maria, o exemplar - que se tornara uma valiosa recordação - foi lido por todos da família. Ele também foi usado como um repositório, os filhos e o pai acrescentando comentários, fazendo rabiscos, caricaturas e anotações nas páginas .

Durante todo o livro é contado toda a trajetória desse livro, as pessoas que o tiveram em mãos. Após um intervalo de 154 anos o livro está nas mãos do Brontë Parsonage Museum em Haworth .

Foi super interessante ler esse livro, saber um pouco mais da história dos irmãos Brontë e saber que muitos acontecimentos da vida deles que acabou inspirando seus livros .

Esse livro realmente é uma jóia maravilhosa para todos que já leu algo dos Brontë. É sempre gratificante saber um pouco mais sobre o que inspirou um autor, principalmente se for um autor mais antigo, e saber o que provavelmente estava passando em sua cabeça ao escrever.

Não posso deixar também de elogiar a Faro Editorial que fizeram uma edição simplesmente maravilhosa!
???????
? O REMAIS é um objeto extraordinário, finalmente, porque os antigos donos colocaram muito de si entre as páginas: suas histórias, seu conhecimento, seus valores e, por último, seu desejo de estabelecer um vínculo permanente com o livro como um objeto físico. Poucos objetos podem fornecer tantas provas tanto de sua origem quanto de suas viagens. Cada inscrição dentro do REMAINS - cada camada encadernada entre suas capas - indica uma miríade de coleções, pessoas e ideias correlacionadas. Nem os ossos de um túmulo, nem as cinzas de uma urna contêm as histórias que continuam a existir dentro do REMAINS ?

Gio 18/01/2020

Conexão
Esse livro nós aproxima da vida dos irmãos Brontë e de sua principal inspiração para tormarem-se escritores. Eu digo irmãos, e não irmãs, pois Branwell está incluso nisso também.
Entender a importância de um livro, pertencido a mãe, uma mera lembrança física, que não possuí marco algum da mulher, é muito grande. Os irmãos, pequenos ainda, se mantinham alegres ao possuírem essa conexão e claramente marcar suas páginas com comentários e desenhos era uma forma de alimentar essa criatividade tão precoce.
Com esse livro, pude me conectar ainda mais com essas três mulheres que tanto admiro. Seus escritos são maravilhosos e poder entender os mesmos mais a fundo é uma experiência sem.igual.

@gataleitora 25/12/2019

uma obra maravilhosa
" Tantos livros testemunharam e suportaram fatos extraordinários como parte de suas vidas em coleções particulares,mas em geral, com o tempo, essas histórias acabem perdendo, são apagadas, negligenciadas ou esquecidas, juntamente com os ricos detalhes dos outros objetos e das vidas particulares que foram tocadas, e talvez moldadas, por algo que não está entre eles."

Não sei vocês mas eu fui criada para tratar um livro como uma jóia. Não se pode escrever, não se pode marcar, não se pode fazer nada além de ler. Mas eu sempre achei que um livro provar que tinha sido meu precisava ter minha marca, ter minha história. Claro que eu não sou famosa e nem terei ninguém alem da minha família interessado em meus pensamentos, mas sempre imaginei minhas próximas gerações pegando e percebendo como aquele livro me marcou. Ao ler Os Manuscritos Perdidos de Charlotte Bronte eu tive q certeza de que um simples livro para trazer muito mais do que sua própria história.

O que me deixa triste é que a família Bronte que foi marcada por tragédias também passou por grandes privações e não usufruiu da grandeza e dos números financeiros de sua fama.

" Após a morte de Patrick em 1861, os bens da casa foram vendidos em um leilão, incluindo o exemplar de The Remains of Henry Kirke White da Sra Bronte, que passou às mãos de colecionadores particulares nos Estados Unidos."

Este livro traz a opinião e os estudos de 5 ensaístas especializadas na história desta família de escritores. Cada uma delas mostra a riqueza que o livro , The Remains of Henry Kirke White, foi capaz de trazer ao longo de sua história e tantas mãos que o folhearam. Além de textos inéditos escritos por Charlotte Bronte ainda jovem que foram encontrados no seu interior, a obra ainda traz em suas páginas, desenhos e observações feitos por cada membro da família Bronte que teve acesso a ele.

" Após a morte prematura de Maria, o exemplar, que se tornara uma valiosa recordação, foi lido por todos os membros da família. Ele também foi usado como um repositório, os filhos e o pai acrescentando comentários, fazendo rabiscos, caricaturas e anotações nas paginas."

Nestes ensaios, cada uma das estudiosas se debruça em um aspecto destes detalhes encontrados para tecer teorias sobre como a infância e boa parte da vida dos filhos Bronte foi regada pela criatividade em criar histórias trazendo seus pensamentos mais íntimos sobre política, costumes, religião, atualidades.

O papai Bronte, Patrick Bronte, sempre estimulou seus filhos a ler e estes inicialmente escreviam juntos ,mas aos poucos se dividiram em duplas, Charlotte com Branwell, Emily com Anne. Os ensaios tambem analisam a influência da obra de Henry White sobre as escritas da família. Henry White que foi colega de Patrick Bronte, que também morreu muito jovem e que em sua poesia mostrava a fragilidade da vida. Obra que acabou sendo cuidada como uma relíquia da mãe por toda a família Bronte e ajudou os filhos a conectar com a mesma através de sua leitura.

" Percebe-se claramente que alguns dos Brontes se inspiraram nos poemas de White. "

Os Manuscritos Perdidos de Charlotte Bronte tem um prefácio de Jude Dench, presidente da Sociedade Bronte, uma introdução apresentando um panorama geral do que encontraremos nos cinco ensaios, além de ilustrações, fotos da peças encontradas da família Bronte, desenhos e uma explicação final sobre o que é a Sociedade Bronte.

Uma obra interessante e com uma linguagem de fácil entendimento para leitores leigos como eu e que são curiosos sobre a vida e a escrita da família Bronte. A edição da Faro traz uma fita para fechamento do livro, capa dura, boa tradução, folhas iniciais decoradas .

5/5 estrelas.

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/