Os Manuscritos Perdidos

Os Manuscritos Perdidos Charlotte Brontë

Resenhas - Os Manuscritos Perdidos de Charlotte Brontë

Thay Freitas 17/05/2020

Incrível!
“Descobrir manuscritos inéditos de Charlotte Bronte, uma das maiores e mais amadas escritoras inglesas, é um marco célebre – e a história por trás dessa descoberta é igualmente incrível.”

O livro é introduzido com esse trecho que tanto nos diz sobre o que esperar dele. Sim, o livro é um verdadeiro deleite para os admiradores da Família Brontë.

Tudo tem início a partir de um livro que Maria Branwell, matriarca da família, possuía e que - de forma intacta - sobreviveu a um naufrágio durante uma travessia. Depois de recuperado, ele foi entregue de volta à família que, depois de tudo que aconteceu ao livro e por tudo que ele representava para todos após a morte de Maria, ele foi tido com muito apreço por Charlotte, Emily, Anne, Elizabeth, Maria, o irmão Bramwell e o pai Patrick que utilizaram o estimado bem não só para leituras, mas também para anotações... no que era para eles, uma preciosa recordação de Maria e que posteriormente nos presentearia com textos maravilhosos (alguns nunca publicados) de Charlotte.

Após a morte de todos e depois de passar por vários lugares e pessoas, ele foi adquirido pela Brontë Society, uma sociedade que tem como presidente, Judi Dench, uma fã incondicional da família. O livro tem início com a apresentação dela, mostrando todo seu apreço pela família que marcou gerações.

A edição está – impecavelmente – maravilhosa. O livro é um transcrito de informações ricas e muito bem exploradas e colocadas. Fotos, fragmentos poéticos, pinturas, autorretratos e manuscritos reais e de uma riqueza de detalhes incrível, você se sente de fato conhecendo de perto as memórias da família. Que grande acerto da Faro ♥

Continue lendo em: https://sankasbooks.blogspot.com/2020/05/resenha-os-manuscritos-perdidos.html

Ket 26/03/2021

Um livro imprescindível para os amantes da literatura inglesa e em especial da família Bronte. "Os manuscritos perdidos" nos apresenta um conjunto de ensaios que foram elaborados após a descoberta de um poema e um conto, ambos inéditos, da Charlotte Bronte. Os textos da autora inglesa estavam encadernados dentro de um livro que pertenceu à mãe dela, Maria Branwell e que estava nos EUA, em posse de um colecionador particular.

Mas a descoberta se tornou ainda mais preciosa porque, além dos textos inéditos de Charlotte, o exemplar também ofereceu aos olhos modernos uma série de marcas (caricaturas, desenhos, rabiscos, mensagens) que a família Bronte inteira foi deixando ao longo do tempo. Um tesouro literário!

Um objeto de estudos fascinante!

Dressa Lopes 16/08/2020

Os manuscritos perdidos de Charlotte Bront?
É um livro que atravessou a virada do velho mundo para o novo e que trás á historia de uma das famílias mais importantes da literatura mundial. É composto por artigos de pesquisadoras das obras das Brontë que analisam um texto inédito que foi encontrado dentro de um exemplar de The Remains of Henry Kirke White, exemplar esse que foi perdido no mar, depois achado e devolvido a família. Com o passar do tempo e depois da morte da mãe, esse livro (The Remains of Henry Kirke White) se tornou o único elo entre a família com a falecida mãe. Lido e relido diversas vezes, foi recebendo comentários e anexados textos novos dos jovens escritores. Com a morte de toda a família o The Remains of Henry Kirke White foi a leilão, mudou de pais e por fim em 2015 a Brontë Society conseguiu comprar e finalmente levar ele para o museu em homenagem a família na cidade de Haworth, no condado de Yorkshire que se chama The Brontë Parsonage Museum.Minha experiêncexperiência de leitura foi muito rica, classifico esse livro para iniciantes na leitura das Brontë e também como um livro de consulta para quem já lê as obras. Nele pude conhecer um pouco mais do dia a dia e costumes deles. Dou 5 estrelas. Se você tiver oportunidade, leia esse livro! 🌟🌟🌟🌟🌟
☕🌻

Luísa Anjos 05/06/2023

Esse livro foi um achado numa feira literária da minha cidade. Comprei por um precinho bem camarada e não fazia ideia de tanta coisa que iria encontrar dentro dele, o que me atraiu mesmo foi o título e a sinopse. Esse livro é uma ótima pedida pra quem já conhece a família Brontë e já leu algumas obras e se interessa/identifica com os temas. Acho que se você cair de paraquedas aqui você pode ficar perdido se não tiver um conhecimento prévio.

Enfim, a edição é linda, capa dura, folha grossinha e macia, super ilustrada e comentada e cheia de notas de rodapé e leituras de apoio nas bibliografias.

Esse livro junta 5 ensaios que tratam de uma aquisição ?recente? do museu da família Brontë: um livro de poesias que pertenceu à mãe dos irmãos Brontë e foi preservado como relíquia e memória da família após a morte da matriarca. Mais interessante ainda é descobrir qual o papel que esse livro exerceu no desenvolvimento da escrita dos irmãos e como ele significa tanto para a família. Ouso dizer que, se não fosse por esse livro, não teríamos as grandes histórias escritas pelas irmãs Brontë?

Meu ensaio favorito foi o último, pois foca justamente num poema que possivelmente muito inspirou Emily a escrever O Morro? fiquei muito impressionada com as conexões e os links que a autora conseguiu fazer e pra mim fez muito sentido.

Adorei ler esse livro, foi ótimo para me sentir mais próxima das irmãs e de temas que eu era muito curiosa para me aprofundar. Como diz a professora Cassiana, ?trabalhar com literatura é conversar com os mortos o tempo todo?. E foi com essa frase em mente que li o livro inteiro. Uma leitura maravilhosa e enriquecedora, diferente do que costumo encontrar por aí.

Dri 25/06/2023

É um livro que vai agradar estudiosos de literatura. Lançado pela Brontë Society e milagrosamente publicado no Brasil pela Faro Editoral, em linda edição de capa dura, contém artigos que discutem a influência de um livro de poesias que pertenceu à mãe dos irmãos Bronte nas obras de Charlotte e Emily. No livro de poesias, arrematado em 2018 pela Bronte Society, estavam encaixados manuscritos inéditos da Juvenilia de Charlotte. Uma leitura muito rica, fascinante, um verdadeiro tesouro, se considerarmos quão pouco material desse tipo é publicado em tradução no Brasil.

Cla 16/07/2020

Resenha de Manuscritos Perdidos.
Ler esse livro foi um experiência bem diferente para mim. Eu nunca havia lido um livro desse gênero (uma espécie de biografia). Mas gostei bastante.
Esse livro conta sobre vários assuntos, envolvendo muitas pessoas. Inicialmente, nos dois primeiros capítulos, nós lemos sobre o livro onde dentro dele foram encontrados os manuscritos de Charlotte Brontë, e entendemos como este livro chegou até as mãos dos mais jovens Brontë. Estes primeiros capítulos, na minha opinião, não foram tão interessantes. Mas, os outros capítulos do livro foram bem legais. Neles, descobrimos um lado bem diferente de Charlotte que nunca conheceriamos apenas lendo suas obras.
Todos os capítulos são muito bem explicados e bem escritos.
O último capítulo do livro foi o meu favorito, e o julgo muito importante para os fãs das obras das irmãs Brontë. Neste capítulo, nos é apresentado o poema completo "Clifton Grove" escrito por Henry Kirke White, escritor do livro "The Remains of Henry Kirke White" (livro em que dentro estavam o manuscritos). O livro " O Morro dos Ventos Uivantes", escrito por Emily Brontë, foi baseado neste poema, "Clifton Grove". E neste capítulo, são explicadas diversas coisas sobre essa obra de Emily, que nos faz entender melhor a história e até mesmo olhar de uma forma diferente para ela.
Foi muito interessante saber sobre tudo que o livro conta. Recomendo para todos os fãs das irmãs Brontë.

Dri F. @viagenscomlivros 23/03/2023

É um livro bastante técnico, com textos sobre a vida, e as obras deixadas pela irmãs Brontë. Fala bastante da perda da mãe quando elas eram crianças, da importância do livro encontrado e que pertencia a mãe e de como essa obra influenciou Emily Brontë na escrita de O morro dos ventos uivantes.
Os manuscritos perdidos são pouquíssimas páginas de rascunho de ideias de Charlotte.
Para quem for fã das irmãs vale a pena conhecer, mas levando em consideração que é um livro de estudos. Ele tem muitas imagens de objetos que pertenceram à família, trechos de notas encontradas e até alguns esboços e quadros.

Vai Lendo 12/11/2020

Quando uma escritora clássica se torna um marco da história da literatura, muitas pessoas começam a estudar o seu estilo de escrita, de desenvolvimento de narrativa e personagens. Além disso, sua vida gera curiosidade. No caso de Charlotte Brontë, não foi diferente. Assim, qualquer nova descoberta tanto sobre a sua obra quanto a sua vida revela um novo mundo de possibilidade de análises. Em 2016, a Sociedade Brontë, da qual Judi Dench (sim, a maravilhosa atriz) é presidente, conseguiu adquirir um novo manuscrito da juvenília de Charlotte, após ele ter feito uma longa viagem pelo mundo. E, no livro Os Manuscritos Perdidos, publicado pela Faro Editorial, conseguimos saber mais sobre ele e sobre essa escritora incrível.

OS ARTIGOS DE OS MANUSCRITOS PERDIDOS

O livro é dividido em cinco estudos. O primeiro deles, escrito por Ann Disdale, fala sobre a história brontiana do percurso do livro onde os manuscritos foram encontrados. A mãe de Charlotte, Maria, tinha poucos pertences e, entre eles, estava o exemplar de The Remains of Henry Kirke. Na mudança para um novo lar, inclusive, o baú aonde estava o livro sobreviveu a um naufrágio. Esse livro realmente era para pertencer à família Brontë.

“Desse modo, os livros parecem sítios arqueológicos: as alterações realizadas por várias mãos são camadas de depósitos – os estratos deixando ainda outra camada de resíduos históricos com as atividades dos leitores e donos atuais. Os livros não tratam apenas de história: eles constituem e incorporam o próprio registro histórico vivo. É precisamente porque os livros têm esse poder de encapsular o passado que servem como lembrança da efemeridade do presente. Todo ‘livro velho’ é um memento mori, que sobrevive aos seus donos, lembrando-nos de que somos apenas os curadores temporários das histórias que seguramos nas mãos.”

Por sua vez, o segundo estudo desenvolvido, de autoria de Barbara Heritage, nos introduz a quem foi Henry Kirke e como a sua poesia marcou a literatura inglesa. O próximo, de Emma Butcher, já nos apresenta os manuscritos encontrados dentro do exemplar da mãe de Charlotte. Ele é um claro exemplo da sua escrita de juvenília, quando se aventurava na Cidade de Cristal e em Angria, reinos inventados na infância com seu irmão Branwell, e com personagens de caráter duvidoso e aventureiros.

É justamente sobre essa criatividade da juventude de Charlotte que Sarah E. Maier discute no penúltimo estudo do livro. Nele, ela lembra da coragem da autora em falar sobre homens, violência e crenças em um momento no qual as mulheres que conseguiam escrever – que já não eram muitas – não se arriscavam para além do romance. Por fim, Ann-Marie Richardson desenvolve a possível influência que o Remains, de Kirke, possa ter em O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë.

VEREDITO…
Os Manuscritos Perdidos é um livro especial, feito sob medida para aqueles que buscam um pouco mais do que as obras da família Brontë, em especial Charlotte, e perfeito para os estudiosos de literatura inglesa. Para mim, foi uma leitura que me tirou da zona de conforto, cheia de informações incríveis e inéditas, e fez crescer minha admiração pela autora de Jane Eyre. Espero que faça o mesmo por vocês.

site: https://www.vailendo.com.br/2020/09/28/conheca-os-manuscritos-perdidos-de-charlotte-bronte-especial-irmas-bronte/

Berenice.Thais 27/05/2023

Esse livro é livro para fã. Não só da família desses escritores incríveis mais da época. Nos narra como pode ter cido a infância, adolescência e fase adulta de nossos ídolos. Uma leitura que vale a pena

Nise | @saymybook 03/02/2020

Uma narrativa cheia de curiosidades!
Aqui temos a história do livro THE REMAINS OF HENRY KIRKE, um livro que pertenceu a Maria - que sobreviveu a um naufrágio .

Após a morte prematura de Maria, o exemplar - que se tornara uma valiosa recordação - foi lido por todos da família. Ele também foi usado como um repositório, os filhos e o pai acrescentando comentários, fazendo rabiscos, caricaturas e anotações nas páginas .

Durante todo o livro é contado toda a trajetória desse livro, as pessoas que o tiveram em mãos. Após um intervalo de 154 anos o livro está nas mãos do Brontë Parsonage Museum em Haworth .

Foi super interessante ler esse livro, saber um pouco mais da história dos irmãos Brontë e saber que muitos acontecimentos da vida deles que acabou inspirando seus livros .

Esse livro realmente é uma jóia maravilhosa para todos que já leu algo dos Brontë. É sempre gratificante saber um pouco mais sobre o que inspirou um autor, principalmente se for um autor mais antigo, e saber o que provavelmente estava passando em sua cabeça ao escrever.

Não posso deixar também de elogiar a Faro Editorial que fizeram uma edição simplesmente maravilhosa!
???????
? O REMAIS é um objeto extraordinário, finalmente, porque os antigos donos colocaram muito de si entre as páginas: suas histórias, seu conhecimento, seus valores e, por último, seu desejo de estabelecer um vínculo permanente com o livro como um objeto físico. Poucos objetos podem fornecer tantas provas tanto de sua origem quanto de suas viagens. Cada inscrição dentro do REMAINS - cada camada encadernada entre suas capas - indica uma miríade de coleções, pessoas e ideias correlacionadas. Nem os ossos de um túmulo, nem as cinzas de uma urna contêm as histórias que continuam a existir dentro do REMAINS ?

Josiane.Castro 16/09/2021

Manuscritos perdidos
O caminho que os manuscritos da familia Brontë fizeram até serem descobertos e publicados. Muito interessante . Sugiro para os fãs dessas escritoras geniais

_bbrcam 25/04/2023

Gostei!!!
Tem um capítulo meio chato, mas de resto foi muito interessante! Eu gosto do panorama que eles fazem a partir do livro da Maria e acabam abraçando Charlotte e Emily. Queria mais da Anne, mas sei que não dá pra se ter tudo. Boa leitura.

Karin 16/10/2020

Tenho interesse em tudo que envolve as irmãs Bronte. E esse livro traz muitas informações da dinâmica familiar!

Cris 06/06/2021

Gostei muito, pois além do livro The Remains, de Henry Kirke White, que pertencia a Maria, mães dos Bronte, voltar ao seu lar em Harworth, foi um influenciador na composição das histórias escritas, principalmente por Emily em O morro dos ventos uivantes e Charlotte em Jane Eyre. Também conta que dentro do livro foram achados fragmentos de prosa e poesia escritos pela Charlotte, além de rabiscou feitos pela família o que permite um estudo pelos historiadores, criticos, etc. Muito interessante.