A Velocidade Da Luz

A Velocidade Da Luz Javier Cercas

Resenhas - A Velocidade Da Luz

Lari 12/09/2014

Também li esse livro por indicação da Tatiana Feltrin. Não esperava tanto desse livro, nas primeiras páginas demorei muito pra ler, achei a história amarrada, mas depois de algumas páginas não conseguia mais largar o livro. Sem duvida alguma essa foi a melhor leitura do ano (junto com Os pilares da Terra). Talvez tenha sido o livro que mais fiz marcações também.

Esse livro é narrado por um personagem que não sabemos o nome dele. É um aspirante a escritor que se muda de Barcelona, na Espanha, para uma pequena cidade universitaria dos Estados Unidos, Urbana para lecionar na universidade.
Ele faz alguns amigos, mas o mais incomum de todos eles é Rodney, ninguém sabe muito dele ou se da bem com ele, e nosso narrador acaba dividindo uma sala com ele.
Entre uma cerveja e outra num bar, eles se dividem entre falar sobre literatura e o Narrador ensinar catalão (língua oficial da Catalunia, onde fica Barcelona, pra quem não sabe a língua lá e o catalão, mas em toda Espanha se fala castelhano, esse é o espanhol que conhecemos ~informações desnecessárias~) para Rodney.
Como o narrador quer ser escritor, ele entrega seu primeiro manuscrito para Rodney, este que critica muito o livro. Durante as conversas Rodney fala muito sobre o fracasso e o sucesso, como sucesso pode estragar tudo, ele da uma serie de dicas, até um pouco confusas, para o narrador, mas que ao decorrer do livro o leitor consegue perceber que tudo o que ele diz faz sentido.
Chegam as férias, e o Narrador parte para uma viagem com outros colegas da universidade, quando ele volta fica sabendo que Rodney não trabalha mais na universidade.
Ele acaba conseguindo o endereço do pai do Rodney, que fica numa cidade próxima de Urbana e vai até lá.
O pai de Rodney o trata de maneira ostil, e avisa que ele não esta em casa, que não sabe pra onde foi e quando volta. Passa então alguns meses e o pai de Rodney convida o narrador para ir em casa, onde conta toda história de Rodney, nesse momento o narrador fica sabendo que Rodney esteve na guerra do Vietnã, e que essa guerra deixou marcas profundas nele. O pai também deixa com ele algumas cartas que foram enviadas para ele enquanto Rodney estava no Vietnã.
Com essas cartas o narrador pensa em escrever um livro, mas existem algumas falhas na história, buracos que só se encontrando com Rodney para explicar.
Passam alguns anos, ele já escreveu alguns livros, mas ainda segue com a ideia do livro sobre Rodney. Já casado e com um filho, um dos livros dele faz bastante sucesso, ele se torna um escritor aclamado por toda Espanha. Até que um dia ele se reencontra com Rodney, que revela os buracos da história.
A partir dai, muita coisa acontece, e que não vale a pena contar pois seria Spoiler.

Caroline Gurgel 27/02/2014

Cru...
Quando Tatiana Feltrin disse que A Velocidade da Luz foi um dos melhores livros que ela leu no ano passado (2013), não hesitei. Confiando no gosto da blogueira, comecei a leitura às cegas, sem ter lido sinopse ou sequer alguma resenha e, portanto, não tinha ideia do que me aguardava.

A Velocidade da Luz conta a história de um espanhol aspirante a escritor- o narrador, que sonha em escrever um livro, e Rodney Falk, um americano veterano da guerra do Vietnã. O narrador deixa a Espanha para lecionar língua espanhola em uma universidade em Urbana, no estado americano do Illinois, onde cria uma amizade estrita com o ex-combatente. Em posse das cartas que Rodney enviara ao pai durante a guerra, o narrador tentará compreender o que, de fato, aconteceu e escrever a história do amigo.

Ao passo que o autor discorre sobre as dificuldades de se narrar uma história, tenta entender o ex-combatente e toda a bagagem que se traz de uma guerra. É uma história de glória e declínio. De degradação, de bebedeira e traição, de fracasso – e das consequências disso nas amizades e na família.

Não tenho como falar pelos que leram a sinopse, mas, para mim, a história é intrigante e completamente imprevisível. Lá pela página 80 eu ainda não tinha ideia do que viria, nem ao menos conseguia enumerar algumas possibilidades. O livro é cheio de citações que tocam o leitor, mas não do tipo “bonitinhas”. Não. São verdades crudelíssimas sobre o comportamento humano, nem sempre admitidas.

Há os que consideram boa parte desse livro como autobiográfica, pois a história do narrador assemelha-se consideravelmente com a do autor, seus livros, sua cidade natal, seu estilo de vida e o período em que lecionou em Urbana, onde, de fato, conheceu um veterano de guerra.

A escrita mantém um padrão elevadíssimo e faz a leitura fluir muito bem. O autor vai e volta no tempo com destreza, dentro do mesmo capítulo e, muitas vezes, no mesmo parágrafo. Gostei do que li, mas devo admitir que não é meu “tipo” de livro. É sério demais – mas não me entendam mal, não que eu não goste de estórias sérias, pois gosto, não seria esse o problema – mas aqui é tudo muito cru, duro, sem floreios, sem cor, meio deprimente. É sério, mas não emociona. É sentimental, mas não comove. Não a ponto de ser meu-tipo-favorito-de-livro, de me encantar. Talvez seja daqui a uns 15 ou 20 anos, mas não hoje. Porém, não posso negar que se trata de um excelente autor e um digno livro.

★ ★ ★ ★ ★
❤ ♡ ♡ ♡ ♡
Caroline Gurgel 25/02/2014minha estante
Gleidson, me senti assim mesmo, sem saber o que estava por vir rsrs
Espero que você goste, é uma história dura, mas o livro é muito bom.

Matheus Caixeta 06/08/2014minha estante
Também cheguei a esse livro através da Tatiana =D

Caroline Gurgel 15/08/2014minha estante
Pois é, Matheus, a Tatiana sempre com boas recomendações, não é!
:))

Jorge Reymão 12/01/2013

Tempo.
Magistral, o amor que o protagonista Rodney narra a história, mostra sentimentos complexos para um amigo, é como ver uma vida passar em um segundo, onde que os sentimentos o tomam tão rapidamente que se consegue sentir á todo tempo. Foco narrativo fora genial.

Vida 08/08/2011

Muito boa a obra!!! Em vários momentos, ela impulsiona o leitor a refletir. Eis as palavras que a definem: AMIZADE e SUCESSO.

André Goeldner 18/01/2010

Recomendo
Voltas, reviravoltas e inteligência.