O Amor Não é Obvio

O Amor Não é Obvio Elayne Baeta

Resenhas - O Amor Não é Obvio

Maria 21/05/2024

Eu não esperava que esse livro me surpreenderia tanto. Simplesmente apaixonada, na história, nos personagens e na escrita. Elas sempre estiveram ali uma pela outra, e não vejo a hora de reler esse livro. Se vocês amam um romance sáfico e fofo, esse sem dúvida é o indicado.

giovana110802 21/05/2024

?Essa coragem pulsante. Essa conquista...
Em usar um vestido que ninguém rasga.
Laranja forte.
Laranja (extraordinariamente) forte.?
Mary Ann 21/05/2024minha estante
To lendo esse, to amando!!! ??

jfnny 21/05/2024

Agora eu sinto o pulsar do meu coração laranja ultraforte
Esse livro é de tirar o fôlego, é como uma brisa de vento fresquinha que passa pelo rosto e balança suas mechas de cabelo de forma quase que ensaiada. Ler esse livro é como se descobrir novamente como é bom amar de forma intensa e estranha, sem vergonha, sem barreiras ou qualquer coisa que impeça de ser espontânea. Acho que nunca vou conseguir ler um livro que me faria sentir tanto, hoje eu enxergo o laranja ultraforte de Íris e Edra muito claramente.

Acompanhamos a história pela visão de Íris, uma adolescente que está no ensino médio, que não tem muitas ambições, além de um romance com seu crush do fundamental e a boa companhia de suas duas melhores amigas, Polly e Dona Simia, sua vizinha, o problema é que Dona Simia é um segredo para Polly, já que Polly está tão focada em ser popular e perder sua virgindade com urgência que Íris prefere poupar a amiga ou melhor se poupar de mais um julgamento de Polly, por ela ser tão antiquada para uma adolescente.

A escola vira um caos quando a queridinha mais cheia de puxa sacos da escola termina com o crush de Íris e assume um relacionamento sáfico com uma garota muito diferente, Edra Norr, a curiosidade de Íris se aguça e ela decide então fazer um experimento científico com Edra, segue seus passos, vigia seus gostos, e até mesmo seus detalhes, com um binóculo roubado a espia por sua janela. E dali pra frente, Íris começa a se descobrir para além de uma adolescente que quer aprovação de sua gata Margot e que a vida não é só assistir novela com sua vizinha.

Sua trajetória se torna conjunta ao do leitor, quando você sente as mesmas coisas e as descobre também, a cada capítulo iniciado uma nova intensidade de euforia transborda.
Isso é ser ultraforte.

orbitlightss 21/05/2024

O MELHOR LIVRO QUE JÁ LI NA MINHA VIDA.
Vou ser bem clichê e dizer o mesmo que disse no Twitter, são 04:59 da manhã de uma terça feira, 20 de maio de 2024, e eu acordei de madrugada aleatoriamente e decidi por um fim nisso, e ler os três capítulos finais dessa obra prima que é a escrita da Elayne Baeta, e eu me sinto simplesmente, laranja ultraforte com toda essa experiência de história de amor, e com o quão real ela é e faz sentido na minha vida, pois assim como a íris, eu também tenho dezessete anos e estou em um momento de descoberta. Esse livro chegou na hora certa, mesmo que eu tenho tentado lê-lo um ano antes, a conveniência da vida me levou a lê-lo de verdade somente agora, em una duração de um pouco mais de duas semanas devido ao ritmo turbulenta que minha tomou por agora. Eu só posso agradecer a incrível escritora que a Elayne é, e esperar ansiosamente para uma continuação. Esse livro sempre estará em minha memória como um grande marco na minha adolescência e no meu próprio descobrimento. Espero ansiosamente que mais jovens como eu tenham contato com a história de íris e édra e que não tenham medo de se entenderem melhor.

Tamirys.Arauj0 21/05/2024

Uau. apenas uau
Obrigada Edra. Obrigada Íris. E, principalmente, obrigada Elayne. Esse livro me prendeu do início ao fim. Me vi várias vezes na íris, tanto na personalidade, quanto nas descobertas. Tô lendo ele em uma data muito especial. Finalmente posso ser laranja ultra forte com a pessoa que eu amo. Sem julgamentos, sem comentários desnecessários. Apenas eu e ela. Obrigada por tudo

Any.morim 21/05/2024

Não é que seja ruim, mas pelo hype enorme que ele tem acabei criando muitas expectativas que não foram atendidas

chemicalblood 20/05/2024

Elayne Baeta.
Simplesmente incrível esse livro, não tem como esperar menos de Elayne, essa história é apaixonante. O descobrimento de si feito pela protagonista é algo que nos prende e nos faz querer ver onde tudo aquilo vai dar.

Evelyn655 20/05/2024

Aliens
Meu coração tá tão quentinho com esse livro. Me senti tão representada nas loucuras da Íris.
Chorei tanto com a música(que graças a um vídeo que vi no Instagram da Elayne Baeta, eu descobri que tem no Spotify e YouTube Music).
Eu vou sentir tanta saudade da Édra Norr quanto a Íris Pêssego.
É um romance YA nacional extremamente necessário e que aborda algumas polêmicas que precisam de visibilidade, tipo: Bissexuais existem!!!
O livro já era especial por ter sido presente, aí ficou mais especial ainda por essa escrita incrível de Elayne. Que mulher boa ?.
Totalmente um favorito que poderia ser adaptado pra audiovisual.

i2romanovas 19/05/2024

A Elay sabe o que escreve! ?
Este livro é simplesmente maravilhoso, foi uma aventura ler, ainda mais me ajudou demais sobre ser e me sentir uma garota lésbica ?; este foi o melhor romance sáfico brasileiro que já li

itswilliard 19/05/2024

Skoob bugou quando eu tava lendo esse queria muito deixar minha reação por aqui?
mas foi lindo incrível história linda casal lindo amei as descobertas da personagem sobre si mesma foi lindo aí

Carolina3105 19/05/2024

Um dos meus livros favoritos da vida
?O amor pode ser traduzido em várias palavras que a gente pula no dicionário, mas têm significados intensos e incríveis. A gente é nada e o amor é tudo. Tudo. Menos óbvio. Por isso a gente leva um tempo até enxerga-lo, mesmo que ele esteja assim, dançando na nossa frente? - Dona Símia
Esse com certeza foi um dos trechos que mais me marcaram nesse livro. Acho que não podia ser melhor. Tudo nesse livro é extremamente marcante. A escrita única da Elayne, o jeito apaixonante da Édra Norr e até mesmo a forma como nós, leitores, conseguimos nos colocar facilmente no lugar da Íris em diversas situações, a forma como nós nos vemos nela. Esse livro sem dúvidas marcou a minha adolescência, minha forma de pensar e enxergar as pessoas a minha volta e eu vou indicar ele sempre que eu puder.

carol!! 19/05/2024

Bom, mas poderia ser melhor
Um resumão da minha opinião aqui.
A ideia é boa, boa mesmo, mas na hora da execução a autora falhou várias vezes. Furos, cenários desnecessário, personagens secundários sem relevância e atitudes completamente sem noção da protagonista. Assim, eu gosto quando a protagonista é humana e faz merda mesmo, mas a Íris conseguiu ser um porre. Era uma stalker e se vitimizou quando ela era a maior errada (e sabia disso). Consegui me identificar com ela muitas vezes, gostei de acompanha-la na sua autodescoberta mas tem coisas que não consegui engolir. Édra Norr não tem erros, ela é perfeita (sem discussão para isso). Uma relação de amor é ódio com a escrita pq ao mesmo tempo que ela é boa, é enrolada. Ou era muito enrolada, não tendo foco narrativo, pulando de história pra história dentro da cabeça da protagonista, ou era muito rápida, que em três páginas, quatro eventos já tinham acontecido e você ficava ?. Os personagens secundários meio who, apareciam e desapareciam. A que eu mais senti falta foi a Dona Símia, que sumiu de repente e depois voltou como se nada tivesse acontecido (inclusive, fiquei com o coração quentinho quando percebi que a carta era pra ela). Geralmente sou a maior fã de romance cliche adolescente, mas esse nao conseguiu me pegar muito. Enfim, não acho que a autora seja ruim, acredito que ela tem muito potencial e estarei torcendo para seu sucesso. Afinal, não é qualquer uma que consegue nos fazer sentir o laranja ultraforte, né?
Patrícia 26/05/2024minha estante
na minha humilde opinião, sua resenha foi perfeita

larah41 19/05/2024

Elayne poderia escrever 10 livros sobre Íris e Édra e eu leria todos com muita empolgação, pq nada pode explicar os mil sentimentos lendo essas páginas.