O Amor Não é Obvio

O Amor Não é Obvio Elayne Baeta

Resenhas - O Amor Não é Obvio

babi 07/08/2022

Engoli o livro
Em 24h eu terminei ele. É uma leitura leve, fluída e muito sentimental. Por mais que eu ache impossível descrever a sensação de amar uma mulher, Elayne chegou muito perto, soube mostrar a sensação de autoconhecimento, e principalmente a aventura de viver um romance sáfico. Facilmente um dos melhores livros que já li na minha vida

Andy Andy 19/09/2023minha estante
linda eu q recomendei

dry 05/09/2020

Sim eu quero chá !
Como eu queria ter o poder de voltar no tempo e entregar esse livro para mim mesma de 12 anos...
Elayne baeta conseguiu trazer um clichê adolescente lésbico, com uma historia ótima, reviravoltas e muito romance.
Só consigo pensar em quantas garotas vão ler esse livro e se sentir "normais" e pertencentes a algum lugar.
Se vc ainda não leu, recomendo que procure na livraria mais próxima e leia acompanhado de um belo chá de camomila para aguentar as aventuras desse livro haha

lmjstxrm0 10/03/2021

O amor não é óbvio
Simplesmente não sei o que dizer sobre o quão bom foi ler esse livro, me fez rir, sentir raiva, amor... foram tantas emoções que fiquei até mesmo confusa ao sentir tanto com uma leitura. É inevitável se apaixonar pela Édra.

Just maju 29/12/2023

Laranja ultra forte.
?As luzes neon oscilavam em todas as suas cores. Mas por dentro, tudo estava laranja ultraforte. Ultra.?

Orquídea 19/11/2021

Ainda leio o nome da menina como Edna Knorr
Fofinho. É um livro fofinho, eu estava procurando uma fanfic de qualidade pelas plataformas desse mundão de internet e esse livro era justamente o que eu queria. Um romance entre duas meninas com uma leitura fluída e o tema central era uma paixão adolescente. Perfeito pra suprir as minhas carências de viver essa vida infeliz sem uma namoradinha. E o livro foi tudo isso, bem fofo mesmo e conseguiu fazer a proeza de eu acabar um livro esse ano em menos de cinco dias, o que é um milagre considerando que eu não estou lendo nem os textos da minha faculdade. Se você estiver afim(é assim que escreve esse afim?) de uma história leve com um romance sáfico fofinho esse é bom pra você.
Acontece que tiveram algumas coisas que não me fizeram dar cinco estrelas pra essa obrinha. Eu senti que, principalmente no final, muitas cenas foram puladas tão rápido que eu não entendia o que estava acontecendo. Era como se literalmente alguém tivesse retirado algumas páginas do livro e o que eu lia era o que tinha sobrado. Essa mesmo é a minha única coisa que eu me incomodei, mas o romance é sim, como a Elayne descreveu, tudo o que uma adolescente sáfica gostaria de ler, e eu super apoio uma adaptação dessa história pra uma série adolescente, por deus seria uma marco na indústria do cinema. Agora vamos ao ponto principal dessa resenha que provavelmente duas pessoas vão ler: Elayne todos nós sabemos que é VOCÊ a Edna Knorr não precisa nos enganar, e se não for com certeza é uma mistura da aparência da Edna com a personalidade da Íris.
Por essa razão vem a questão mais importante: você tá solteira princesa?

Nick 13/11/2021

Comecei o livro sem grandes expectativas, mas conforme a leitura foi se passando, ficava cada vez mais curiosa e intrigada para descobrir as coisas juntamente com a Íris.
Me identifiquei com tantos elementos que as vezes sentia que estava lendo minha lista de pensamentos.
Só posso dizer que o livro é maravilhoso, a escrita é uma delícia de ler e vai te prendendo cada vez mais. Inclusive, indico para todos!! Leitura extraordinária!

Luann 15/05/2023

"O amor é assim, Íris. Devastador, enlouquecedor, enriquecedor, arrebatador, ardente, intrigante, divertido, compreensivo, imprevisível e, às vezes, quem sabe, até mágico e surreal como cenas de novela..."

Nataka 03/04/2021

necessário!!
ah como eu queria ter lido este livro quando adolescente....

apesar de meio irritante no início, por conter várias influências do "high school americano", a autora vai amadurecendo a escrita no decorrer do livro.

um ótimo livro que aborda o descobrimento do amor e da sexualidade

extremamente necessário!!!

Clarinha 09/06/2021

Sobre a heteronormatividade e a autodescoberta
Íris Pêssego tem 17 anos, está na 3ª série do Ensino Médio e segue à risca o script de sua vida. Na escola sua melhor amiga é Polly, que no momento está completamente obcecada pelo baile de formatura em perder sua virgindade antes de entrar na faculdade. Na vida, porém, sua melhor amiga é a vizinha, Dona Símia, uma simpática senhora de 68 anos com quem assiste Amor em Atos, sua novela favorita.

Há três anos Íris é apaixonada por Cadu Sena, um dos meninos mais gatos do Colégio São Patrique. Mas o sentimento nunca foi nada além de platônico, já que o rapaz esteve namorando com outra garota por todo esse tempo. Um belo dia, porém, o relacionamento acaba e a ex de Cadu é vista no colégio aos beijos com Édra Norr, uma garota que, até então, Íris nunca tinha visto.

É a curiosidade de saber o que levou ao fim do relacionamento e, principalmente, ao envolvimento de Camila com Édra que faz Íris iniciar o que ela chama de “experimento científico”. Na prática, Íris passa a observar Édra de perto, buscando entender o que a menina tem de tão incrível para que Camila tenha trocado Cadu por ela.

Essa é uma história sobre auto descoberta e que nos leva a pensar sobre os reflexos da heteronormatividade em nosso comportamento e, principalmente, na vida de nossos jovens. Com muita graça e cenas fofas, Elayne Baeta descreve a descoberta e compreensão da sexualidade de Íris.

É possível perceber que o romance na vida de Íris era totalmente idealizado pelas novelas que assistia e esperava poder espelhar na vida real. Através disso, podemos ver sinais da heterossexualidade compulsória imposta socialmente e difundida pela mídia.

Os questionamentos que vão surgindo em Íris são tão reais para quem está se descobrindo... A insegurança gerada pela atração de um corpo semelhante ao seu, os medos do julgamento, a dúvida sobre o futuro, a percepção de que não irá atender aquilo que as pessoas naturalmente esperam de você.

É uma história doce, leve e que pode ajudar muitos jovens que ainda estão se descobrindo por aí. É mais que um livro sobre meninas que amam meninas, é sobre se compreender e compreender o outro.

mirely.kauani 29/09/2022

É incrível a sensação que se tem ao ler os livros da Elay, assim que li virou meu favorito, faz você se sentir em um cantinho seguro para meninas que gostam de meninas, assim como em oxe baby?

bibi.nps 01/03/2023

Eu sou idiota aí eu lir metade do livro só que depois fiquei com preguiça mais leiam sério, um dos melhores livros que lir mas quando eu pego ressaca de algum livro realmente demoro pra ler, mas elayne meu amor eu te amo, e amo suas obras

juliazanini 10/08/2020

Incrível
Esse livro tem uma leitura tão leve mas ao mesmo tempo tão importante. É o tipo de clichê que eu queria muito ter lido alguns anos atrás e que precisa muito continuar sendo publicado para que as pessoas se sintam representadas.
Scopel 27/09/2020minha estante
Que amor ??? minha gayzinha

isadora. 18/02/2022

muito simpático, muito cativante
tava querendo tanto ler um livro que me fizesse sentir a pessoa mais sozinha do mundo e esse conseguiu. SOU TÃO SOZINHA PF
eu só quero viver um romance em são patrique, comer pizza no oregano?s, cheirar livros no leoni?s (isso ficou estranho), ficar loucona no submundo, jogar sinuca no banana club, andar de bicicleta de madrugada em zigue-zague e outras paradas!!!

é um livro tão gostoso de ler, sério. a escrita da elayne é leve, cativante e com trechos poéticos e apaixonantes. acompanhar a íris em sua autodescoberta e aceitação foi tão lindo e divertido. me apaixonei e senti todo o turbilhão de sentimentos junto com ela.
édra e íris vou guardar vcs e a sua história em meu coração

Eduarda 12/01/2023

O amor não é óbvio me deixou amando
A maneira de como vemos a visão da Isis tanto sobre ela mesma e sobre Édra é simplesmente linda. O jeito ela consegue botar em palavras exatamente todos os sentimentos com uma leveza é de se admirar, não só o sentimento de estar apaixonada, mas de se descobrir, de finalmente saber quem você é. Esse livro é uma ótima leitura e que prende bastante