Luzes de Emergência se Acenderão Automaticamente

Luzes de Emergência se Acenderão Automaticamente Luisa Geisler


Compartilhe


Luzes de Emergência se Acenderão Automaticamente





Luisa Geisler constrói em Luzes de emergência se acenderão automaticamente uma narrativa sutil, às vezes entremeada com um humor desconcertante, em outras com passagens cativantes. Ao compor esse mosaico, a autora desenvolve um romance surpreendente, emocional, sobre as incertezas do amadurecimento.

De certa forma, um relacionamento são duas pessoas que se recusam a desistir uma da outra. Duas pessoas igualmente ferradas, claro. É o que escreve Henrique, ou Ike, em cadernos que carrega consigo para todos os lugares. São cadernos em que fala de seu dia a dia, dos amigos, e de sonhos difusos que ele guarda para o futuro.

Henrique mora nos subúrbios de Porto Alegre com os pais, e é um garoto que se considera, em todos os aspectos, uma pessoa normal. Está na faculdade, trabalha num posto de gasolina em meio período, tem uma namorada. Fala pouco, é introspectivo, mas cultiva amizades sólidas. Tudo muda quando seu melhor amigo, Gabriel, bate a cabeça num acidente banal e, pouco tempo depois, é hospitalizado em coma. Após uma cirurgia de emergência, não há muito que fazer por ele, dizem os médicos. Apenas esperar. E Ike, os pais de Gabriel, o irmão mais velho e os amigos aguardam o menor sinal de melhora.

É então que, perto do Natal, Ike começa a escrever. São cartas em sequência ao amigo, como uma conversa, onde relata o que se passa na ausência do amigo. Para “quando tu acordar”, diz ele. “Queria saber quando tu ia acordar, como tu tá, o que tem acontecido, se tem algo que dê pra fazer”, escreve Henrique. As cartas são entremeadas por narrativas curtas, que dão a elas uma dimensão adicional: até que ponto Ike sabe realmente o que acontece à sua volta? O que pensam os outros?

Ficção

Edições (1)

ver mais
Luzes de Emergência se Acenderão Automaticamente

Similares

(12) ver mais
Noites de Alface
Todos nós adorávamos caubóis
O Primeiro Homem Mau
Quiçá

Resenhas para Luzes de Emergência se Acenderão Automaticamente (9)

ver mais
Um retrato da juventude atual
on 14/3/15


Depois que Gabriel (Gabi) entra em coma, seu melhor amigo, Henrique (Ike) decide escrever cartas para ele em um caderno para que, quando ele acordasse, soubesse o que aconteceu enquanto estava "dormindo". As cartas - o livro é escrito em forma de cartas, intercalado com algumas passagens descritas por narrador onisciente - são escritas em Canoas, cidade da Grande Porto Alegre, onde Ike mora e onde Gabi morava antes de ser internado em Porto Alegre. Os dois eram vizinhos desde criança. ... leia mais

Vídeos Luzes de Emergência se Acenderão Automaticamente (5)

ver mais
Luzes de emergência se acenderão automaticamente - Luisa Geisler

Luzes de emergência se acenderão automaticame

LUZES DE EMERGÊNCIA SE ACENDERÃO AUTOMATICAMENTE, de Luisa Geisler

LUZES DE EMERGÊNCIA SE ACENDERÃO AUTOMATICAME

RESENHA: Luzes de emergência se acenderão automaticamente (Luisa Geisler)

RESENHA: Luzes de emergência se acenderão aut

Literatorios #010 - Luzes de Emergência se Acenderão Automaticamente

Literatorios #010 - Luzes de Emergência se Ac


Estatísticas

Desejam250
Trocam2
Avaliações 3.6 / 238
5
ranking 19
19%
4
ranking 39
39%
3
ranking 33
33%
2
ranking 6
6%
1
ranking 3
3%

26%

74%

Marcos
cadastrou em:
08/07/2014 15:25:21
Alexsandra
editou em:
09/07/2016 20:52:58